2011ARQUIVOEXCLUSIVO

[exclusivo] Apple pode estar realizando estudos regionais no Brasil para comando de voz no iOS

Segundo uma fonte exclusiva, a Apple estaria atualmente realizando testes em diversas regiões do Brasil, afim de estudar os sotaques regionais da nossa língua. O objetivo seria um projeto de implementação de comandos vocais contextuais no iOS. A informação foi revelada em primeira mão para o Blog do iPhone.

Há quase duas semanas, recebemos a informação de que a Apple estaria realizando testes e estudos vocais em diversas cidades brasileiras, entre elas São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Porto Alegre e Salvador. Em cada cidade, 30 pessoas (15 homens e 15 mulheres, que receberam uma ajuda de custo de R$50) tiveram que responder cerca de 400 perguntas afim de se avaliar o sotaque regional de cada uma delas.

O iOS atualmente já possui um sistema de Controle por Voz, mas é bem limitado. Um novo iOS poderia permitir comandos mais elaborados e que abordassem mais funções.

A possibilidade não é absurda. Em dezembro de 2010, foi publicado o registro de uma patente onde a Apple sugere ter planos justamente de ampliar a atual função para algo mais sofisticado.

O sistema seria capaz de reconhecer comandos de voz para as mais diversas funções, como abrir aplicativos, ler emails, escrever torpedos SMS ou até mesmo interagir com jogos. Por isso a necessidade de estudos no Brasil, que possui diversos acentos linguísticos regionais.

Coincidência ou não, foi também em dezembro que a Apple começou a procurar profissionais especializados em reconhecimento de voz para fazer parte de sua equipe de engenheiros. Na época até se recordou que a Apple adquiriu a Siri, uma companhia de Inteligência Artificial capaz de reconhecer comandos de voz.

Veja um vídeo com os estudos que eles já estavam realizando antes da aquisição:

YouTube video

Atualmente, o Google é quem possui na prática os recursos mais avançados em termos de reconhecimento de voz no iOS, com sua busca por voz e seu aplicativo Tradutor. Uma API própria da Apple com esta tecnologia poderia permitir que qualquer desenvolvedor integrasse este tipo de função em seus aplicativos.

Como não temos ainda meios de comprovar a informação que nos foi recebida, classificamos por enquanto esta notícia como rumor. Como há a possibilidade da Apple já apresentar esta novidade na próxima quarta-feira (caso decida incorporá-la já no próximo iOS), decidimos revelar a nossos leitores o que sabemos, a espera de uma confirmação oficial.

Conteúdo original © Blog do iPhone

Botão Voltar ao topo