AplicativosApp Store

[review] Testamos a Pesquisa de voz do Google no iPhone

Está finalmente disponível na App Store a nova atualização que traz ao aplicativo Google Mobile várias novidades, entre elas o reconhecimento de voz para realizar buscas na internet. E o Blog do iPhone quer saber: o serviço funciona no Brasil?

A primeira coisa que reparamos é que o aplicativo continua todo em português, o que é ótimo. Agora há muito mais serviços do Google acessíveis com um simples toque, entre eles o Orkut, o Picasa e o Tradutor. Na verdade são apenas atalhos para a versão iPhone desses sites, que abrem diretamente no Safari.

E a pesquisa de voz? Como previmos, não é ainda perfeita como no vídeo, principalmente para quem não mora nos Estados Unidos. A busca até que funciona bem, mas o problema é o programa conseguir reconhecer o que você diz.

clique nas imagens para ampliar

Como ele se propõe a achar lugares perto de onde você está, partimos para o primeiro teste: PIZZA. Com sotaque brasileiro apareceu uma palavra estranha, “fafsa“. Tentamos arranhar uma pronúncia americana, que acabou resultando na palavra “sexy“. Realmente nada fácil de fazê-lo funcionar.

Até mesmo a palavra “iPhone” foi difícil de ser reconhecida, resultando em “priceline“. Ou seja, nem perto…

Como idéia, a busca por voz é excelente, trazendo um real diferencial para o telefone da Apple. Nem mesmo o G1 (aka “GooglePhone“) tem esse serviço ainda.

Ainda é cedo para dizer se para os americanos a ferramenta já está funcional como se propõe, mas para brasileiros comuns a função de pesquisa por voz ainda não é uma realidade. Porém o Google sempre se mostrou interessado em nosso país, a prova está que o aplicativo é completamente em português desde sua primeira versão. É muito provável, portanto, que logo tenhamos uma versão nacional desta ótima função que a gigante das buscas oferece ao iPhone.

O aplicativo infelizmente não está disponível na loja brasileira (nem na argentina), podendo ser baixado apenas na App Store americana (ou nas européias). Se você ainda não tem uma conta lá, pode aprender como fazer uma através de nosso tutorial.

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • gaio

    realmente um app muito bom mas pouco funcional por enquanto vamos ver qnto tempo demora para isso ser corrigido

  • Jalão

    é, ninguem pnsou no “sotaque” Brazuca !!!

    alguem sabe onde eu compra na Inglaterra um iPhone Classic?
    Deve estar barato por lá !

  • Buenas… vou ter que acreditar que o sotaque de vcs é mais forte do que vcs imaginam… :))

    Eu testei e ateh agora todas as buscas foram perfeitas (a nao ser PETA que saiu PayPal…)

  • ok… (5 min depois) hamm… nem sempre é muito fácil fazer ele te entender.

  • Thiago Giolo

    Já instalei duas vezes o app. Ele abre e fecha… Alguma ajuda?

  • Thiago Giolo

    Resolvido. Era a conexão wi-fi do meu trabalho q não permitia acesso aos servidores do Google. Desligando o wi-fi td funcionou!!!

  • Lucas Vinícius

    Tá lá escrito: a pesquisa de voz funciona apenas em inglês e funciona melhor com pronúncias do inglês norte americano.

  • Duty

    Nos testes que fiz, consegui “acertar” metade das palavras.

  • guilherme bravin

    appulo.us tambem fora do ar!!!

  • Lucas, inclusive colocamos justamente esta tela no artigo, não percebeu?

  • LoRd, se quiser pode usar nosso forum, mas aqui não podemos publicar estas coisas, ok?

  • egito

    Como sempre nós temos o segundo Iphone mais caro do mundo, a minutagem das ligações uma das mais caras também, e ainda fomos um dos últimos a receber o produto no Brasil (não só Iphone como tudo que existe desde jogos a eletrônicos, cadê a abertura de mercado? o Brasil é ultra protecionista e hiper-taxador de impostos logo…)garanto que temos uma grande fatia no mercado no gloogle, tanto em propagandas quanto em buscas no entanto… cade o prestígio do pais? acho que vou fazer greve e daqui para frente só usar as buscas do yahoo e meu email ymail, sempre somos descriminados em tudo, os últimos a ter as coisas (pelo menos não os últimos a saber graças ao nosso blog aqui e a internet em geral)neste caso não é política das barreiras do Brasil, nem tão pouco da appstory como na maioria das vezes é, porém os problemas citados estão na mesma categoria deste “PRIORIDADE” tanto da parte do governo Brasileiro, quanto das empresas que lançam os produtos no exterior se houvesse esta palavrinha mágica “PRIORIDADE” o Brasil era outro.

  • Guilherme A.

    Opa! Eu curti!
    Ele funciona bem, porém tem que ser bem com sotaque
    E pra mim “iphone” funcionou de primeira hehe.

  • Overlord

    Cara, eu nem tinha visto a notícia no Blog do iPhone e instalei o aplicativo.

    E, adivinha: testei com PIZZA também! huahauahua 😉

    Mas funcionou na segunda vez: na primeira, eu falei baixo (tô no trabalho) e o aplicativo da Google não reconheceu nada. Na segunda, reconheceu perfeitamente e procurou por resultados relacionados à pizza ao redor das minhas coordenadas de GPS!

  • haga. Alguem reparou que enquanto está executando a busca se ouve uma voz cantando? Algo como: piripiri pororori… Hahaha
    Com os fones se houve melhor.

  • Para mim funcionou perfeitamente… disse Pizza e apareceu um Pizza Hut aqui por perto, testei também com “movies”, trouxe reviews de filmes em cartaz e sites de cinema.. 🙂

  • Claro que eu não forcei muito a pronúncia americana porque o objetivo do artigo era testar dentro do contexto brasileiro. Eu acredito que um dia eles farão compatível com várias linguas.

    Só espero que não demore muito…

  • Funcionou algumas vezes.
    Mas teve uma que eu disse “Where do I get to eat pizza?”
    e ele retornou “Briget Jones Beack”
    Hauhauhauahauhauha

  • Marcos Melo

    Acabei de instalar. Excelente, incrível, mesmo com meu sotaque patético de inglês americano.

  • LoRd of iPhone

    Ok iLex sorry.
    Se quiser pode excluir o comentário.

  • Baris

    Will Appulo.us be back up?

    Yes it will be back up next week on Monday, November 24.

  • Edguitarra

    Até hoje não vi um sistema de reconhecimento de voz 100%. Houveram melhoras, antigamente tinhamos que gravar o som previamente para o sistema reconhecer, hoje isto não é necessário e ainda os sistemas estão muito melhores. Mas é claro ainda temos entraves muito grandes, como: pronúncia, jeito de falar, ruído externo, etc. Acredito que com o tempo isso será melhorado.

  • LoRd of iPhone

    Para mim uma grande porcaria.
    Os produtos do Google são links para os sites hahaha
    Que coisa mais inútel. Já tenho links no Safari p/ que mais um programa para acessar apenas os links do Google.

    Eles deveriam desenvolver programas para a própria plataforma.

    E na boa dá mais trabalho falar do que simplesmente digitar.

    A Apple deveria ter recusado o programa!!!

    Apple Church

  • LoRd of iPhone

    @iLex Vamos fundar a Apple Church Brasileira?
    Você pode ser um pastor!

  • LoRd of iPhone

    A única coisa que salva nesse programa é o turum turum turum cantado enquanto está procurando hahahahaha muito bem bolado!

  • Baris e Guilherme,

    Só prá deixar meus 2¢, o appulous atende agora na url: http://appulous.us pq o domínio anterior deles foi sacaneado pela concorrência.

    Tudo funcionando perfeito lá.

    ILex, muito obrigado pela dica, vou instalar o mobile assim q chegar em casa e tentar usar com meu ingrish tupinikim prá ver colé.

    []’s
    Gean

  • LoRd of iPhone (iPhone) (iPhone) (iPhone) (iPhone) (iPhone) (iPhone) (iPhone) (iPhone) (iPhone) (iPhone) (iPhone) (iPhone) (iPhone) (iPhone) (iPhone) (iPhone) (iPhone)

    A moral é uma coisa mega estranha vamos fazer tutoriais para desbloquear o iPhone, vamos divulgar matérias sobre os programas de desbloqueio (considerados ilegais pela Apple), vamos ensinar a todos a utilizar a Apple Store amreicana ou argentina dando enreços falsos! Mas não vamos falar de programas crackeados, nem mencionar os sites que tem programas, isso é pecado mortal.

  • Eduardo

    Cria um blog, amigão!!!

  • iRodolfo

    Vamos ver o que falar sobre o programa:

    O que gostei é que não precisa apertar o botão, basta encostar na orelha que ele entende que você vai falar, inclusive apaga a tela (como se fosse uma ligação) “10”

    Os “Apps” são uma piada, pois são links e já que são links da mesma forma que deixa apagar os indesejados, deveria deixar adicionar mais links. “-8”

    As configurações são até que bem completas para o que o programa se compromete. “5”

    A pesquisa por voz pelo que li em alguns reviews em inglês funciona perfeitamente lá, é claro que temos sotaque. Como o Google tem fama de não demorar muito para lançar versões globais acredito que no máximo no início de 2009 já teremos a versão brasileira.
    Meu sotaque é péssimo, para mim só funcionou a Pizza.

    Show a parte como mencionado por alguns acima é o barulho/ cantando enquanto procura, um easter egg bem bacana.

    Abraços a todos e continuem assim com o Blog.

    Sobre comentários de pirataria, acho que o site não deveria publicar nada sobre desbloqueio, nem sobre como criar contas e muito mesmo sobre sites com conteudo pirata. A legalidade é um caminho sem meio termo.

  • iRodolfo

    Uma dica para o Blog, vocês poderiam fazer um review atualizado sobre quais são os programas disponíveis na App Store para envio de fotos para o Flickr.

    Parace uma coisa tão simples e inclusive em meu Nokia N95 é simples. Mas para o iPhone não me parece uma coisa tão simples. Teho utilizado a opção de envio por e-mail, mas o limite é de uma foto e isso dá trabalho.

    Desculpe mudar o foco.
    Abraços

  • iRodolfo

    Ultima coisa, lí um artigo no Mac Magazine dizendo que o Google ficou chateado pois este aplicativo ficou sendo avaliado pela Apple e não foi lançado na sexta como prometido. Eles disseram que a Apple deveria olhar com mais carinho pois eles poderiam ter lançado antes para o Android e preferiram lançar primeiro para o iPhone.

    Realmente entendo a estratégia do Google de estar em todos os lugares, quase uma dominação global, mas não entendo lançarem antes para o iPhone e não para o sistema deles (Android) um add tão interessante como este de procura por voz.

  • Maurício™

    1º O sistema de reconhecimento é bom, mas precisa de sotaque mesmo.

    2º o Appolous está on-line, segue o link:
    http://appulous.us/appdb/

    Abraços!

  • Dino

    Esta é boa, o nosso querido Jerry Yang saiu do Yahoo e as ações já subiram 10,25%.

    Aí se tivesse comprado ontem!

    Imaginem se a Microsoft aparecer com um cheque.

  • LoRd of iPhone

    FUI….
    FINITO…
    THE END…
    FINISHED…

    AQUI ENCERRO MINHA PARTICIPAÇÃO NO BLOG DO IPHONE.

    QUEM GOSTOU, GOSTOU, QUEM NÃO GOSTOU, NÃO ESTOU NEM AÍ.

    MAS A VERDADE É QUE ESTA HISTÓRIA DE NÃO DIVULGAMOS SITES COM CRACKERS MAS ENSINAMOS A DESBLOQUEAR/ CRIAR CONTAS NOS EUA E ARG É O CÚMULO DA CONTRADIÇÃO.

  • Pedro Alves

    @Lord of iPhone, você sabe que essa notícia não tem NADA haver com aplicativos piratas né? o>O

  • Pedro Alves

    @Lord of iPhone, uma coisa é você fazer um cadastro em uma iTunes Store que não é do seu país, a outra é você piratear aplicativos. Utilizar aplicativos piratas não é nada menos do que roubo!

  • LoRd of iPhone

    Eu sei maninho, é que tipo assim surgiu o assunto quando uma mano aí em cima falou sobre o Appolus e tipo indiquei o novo site deles tá ligado brow, o movimento foi esse e tipo no stress, porque eu tou super relax, na moral.

  • LoRd of iPhone

    Legalidade ou é total ou é nula, não tem meio termo não maninho.

    Ou você acha que é legalizado e super sussa ter uma conta na app store americana com um endereço de outr pessoa. Ou então usar aplicativos para desbloquear iPhones que nem deveriam ser vendidos no Brasil….

    Claro brow, tudo isso é mega legalizado, nem tem nenhum problema….

    Porque será que a Anatel baixou na Sta. Ifigênia no meio do ano apreendendo iPhones…. hein… será que é porque é ilegal…..

    tipo assim super relax mas na boa hein legal não é.

    e o app pirata é a mesma coisa, tipo assim um determinado joguinho massa não tem para vender no brasil vou lá e baixo….

  • LoRd of iPhone

    Se a lei diz que o super mega joquinho mesmo free não pode ser vendido no brasil pela lei, então porque temos em nosso iphones?

    Tá na mesma linha, então defender que aqui se fala de tudo isso, menos de sites que possamos baixar progamas crack dá na mesma

  • LoRd of iPhone

    Agora chega de discusão, nem vou voltar no blog, fui de vez para a alegria de muitos e tristeza de poucos

  • Bah, perdi 30 minutos de minha vida lendo os comentários sem sentido de um leitor que acha que o blog é dele.

  • Lucio

    @jonas Junte-se ao time, estou na mesma situação!

  • Lucio

    Cade o iLex para acabar com esta palhaçada?

  • PoolS

    É só comentar a notícia e nem se esquentar com os comentários.
    Muito interessante o App.
    Já testei e funciona bem. Assim como você iLex, estou no aguardo de futuras versões com suporte a outras línguas.
    Até mais,

  • Lucio

    @Jonathan Não posso dizer o mesmo!
    Mas risadas eu dei!

  • Lucio

    @PoolS Você está certo!

  • RENATO

    no meu não esta aparecendo o icone do orkut …alguem sabe com faz?

  • Amandinha

    comigo não funcionou 🙁

    nada que falei ele entendeu 🙁

    magoei 🙁

  • Amandinha

    o que ele tem contra as mulheres?

  • Amandinha

    o meu também não aparece o ícone do orkut mas fui eu que apaguei sem querer, você não apagou sem querer, hein Renato. A gente nem percebe e sem querer apaga.

  • Amandinha

    Hey people, alguém sabe colocar o ícone denovo. Ajuda a gente (eu e o re)

  • Nossa hein, uma gatinha aqui.
    Quem diria, passa seu telefone para meu e-mail que te ensino direitinho.

    [email protected]

  • RENATO

    Não foi não amanda.. a primeira vez q instalei já não tinha o icone do orkut…

  • cassio

    jalão…vc pode comprar em várias lojas na oxford street. Não esta barato não! Cerca 300 libras. Bem caro!

  • Marlin

    E desde quando dar endereço errado é crime? Crime é dar nome falso, isso é falsidade ideológica.

  • Amandinha

    Há tá Renato, deveria ter um sinal de maiszinho para adicionar. Talvéz já tenha uma versão nova com isso. você já tentou apagar e instalar de novo?
    Sempre que tenho algum problema faço isso e quase sempre dá certo.

    E você Musg pode ficar esperando que no dia que lançarem o iPhone 100ª versão eu te mando meu telefone.

  • Lucio

    Alguém indica um bom site para comprar créditos para Apple Store, nada de ML.

  • Lucio

    Ei pessoal, nem sei se podia perguntar isso aqui, se não podia, foi mal.

  • Amandinha

    Renato, apaguei o meu do iTunes e baixei de novo e adivinha, o orkut voltou…. faz isso e vê se dá certo com vc. O meu baixei da App Store Americana pela senha do meu irmão.
    Beijos

  • Cardoso

    Bom programa, fico no aguardo da versão em português.

  • Cardoso

    Um pequeno adendo, na minha visão o Google lançou antes para o iPhone pois o iPhone gera muito mais publicidade que o Android.

  • Quem não concorda com o fato de termos optado (afinal, este é um país democrático) por não divulgar aplicativos crackeados, tem toda a liberdade de falar com a gente através de nosso email. Ficar de flood nos comentários não é nada maduro.

  • Cardoso

    @iLex Cara deixa eu te fazer uma pergunta, quanto tá durando em média a bateria do seu iPhone?
    O meu é 3G da Vivo e não passa de 3 horas de uso direto, queria saber se preciso levar na assistência ou se é o normal.

  • Lordzão voltou para dar suas considerassões finais

    bele carinha tipo assim brow me passa então seu mega mail para podermos discutir este assunto no particular

    não sei tipo assim quem é esse tal de flood mas bele manda o email dele também que podemos trocar uma idéia

    do mais carinha na boa vamos falando por e-mail daqui por diante tá cumbinadu

    do mais fico sem treta e na boa com os sentimentos tudo no bem com a paz na vida e a realisação de um movimento do lado do bem na maior paz e no maior sentimento de puresa que a vida neste planetão que abitamos nos permite viver com o orgulho de ser brasileiro ate morrer sem preder este orgulho da nossa vida de cabessa erguida com amor no coracao e paz no interior da cabessa de cada mano que abita a nossa terra

    terra essa que tenho orgulho de morrar com todos os manos que tenho amisade.

    fui

  • Paulo, pare com isso, já deu.

  • Cardoso, 3h é muito pouco tempo. O meu, usando ao máximo, dura das 9h às 20h sem ligar na eletricidade. Com as dicas que falamos aqui, dura bem mais.

    Veja direito isso, se realmente só durar 3h tem algum problema, aí tem que mandar trocar.

  • RodrigoDC

    Que cara Mala esse Lord

  • RodrigoDC

    galera app testado e aprovado

  • TecoRJ

    poh o meu nao dura 3 hrs mas deve ta durando umas 4 ou 5 hrs mas eu falo d 4 ou 5 hrs direto cm o dedo na tela…
    3g, safari, jogos (gameloft) e entre outros aplicativos!
    fikr 11 hrs como vc ta falando .. nao eh usando ao maximo deve ser dando aquelas paradinhas neh (standby – algumas hrs)..
    pq ate as especificaçoes q nunk acredito nelas nao dura isso tudo usando no maximo!

    Tempo máximo de conversação
    Até 5 horas em 3G
    Até 10 horas em 2G
    Uso de internet:
    Até 5 horas em 3G6
    Até 6 horas em Wi-Fi7
    Reprodução de vídeo: até 7 horas8
    Reprodução de áudio: até 24 horas

    a unik coisa q dura mais d 10 hrs eh no modo standby q fik 300 hrs (diz a apple)!!

  • Jaime Nortyner

    Teco e iLex, o meu iPhone dura com uso direto no máx. 4hs
    Acho que nunca durou direto 10hs

  • Sim, esse tempo que eu postei foi com algumas pausas sim. Uso direto vendo filmes, email e internet enquanto vou para o trabalho, deixo ele parado até meio-dia, mas com o push ligado, vejo mais emails e alguns aplicativos durante uma hora, deixo ele parado, depois uso mais uma hora direto quando volto pra casa. Nesse ritmo no final do dia a bateria ainda está pela metade.

  • Camila Junqueira

    Nossa a sua bateria dura muito. Faço quase o mesmo e não dura tudo isso não.

    Uso 1h de manhã – filmes e música
    Depois fico no push e acesso alguns sites, tudo 3g
    Chego no trabalho fico no wi-fi mas só faço consultas no twitter e no e-mail
    Depois do almoço uns 15 minutos com algum joguinho
    Continuo no wi-fi até o final do dia, acessando vez ou outra algum site/ twitter.

    Depois de volta p/ casa 1h30 de videos e/ou musicas
    Em casa 30 mim de joguinhos e minha bateria tá implorando para ser carregada

  • RENATO

    amanda, valeu .. mas não deu certo… ainda não aparece o icone do orkut..

  • bruno

    Infelizmente a bateria deixou muito a desejar, e esse é o motivo de eu ter me desfeito do meu Iphone 3G, adorei o aparelhoe tudo mas percebi que ele é mais voltado para o lazer e não para trabalhar ,a sua bateria não dá conta do recado…..

  • TylerDurden

    Po eu tentei aqui com umas frases maiores e funcionou perfeito!
    “Atttention Deficit Disorder”, “Haley Joel Osment”, “Tomb Raider Underworld”. Mas tem que fazer uma força no sotaque.

    “Pizza” também deu. Cara, a pizza hut deve pagar muito caro pro google hehe

  • Edguitarra

    Testei o reconhecimento de voz do google e funcinou bem. Algumas palavras mais complicadas ele não reconhece mas a maioria dos termos ele reconheceu.

  • Homero

    Cara a idéia do programa é otima. Pena que ainda não esteje disponivel em portugues. Os Apps apesar de “links”, também são uma tendência. Conheço muita gente que tá deixando o velho Office de lado para usar os gratuitos do Google, que podem ser lidos em qualquer lugar do mundo, do computador ao iPhone. É isso aí.
    Parabens pelo blog (de novo)

  • Pingback: Teria o Google privilégios no SDK do iPhone? | Blog do iPhone()

  • Rafael

    Galera, muito bom esse app. Usei ele no meu iPhone 3G e foi que é uma beleza, a pesquisa de voz. Aliás gostei muito por trabalhar já com o mapas funcionando junto. Ele leu tudo que eu disse, por exemplo, “microsoft”, “apple”, “burger king”, “pizza hut”. E o melhor de tudo é quando eu disse burger king ele já me da a localização e o telefone do mais próximo, aí é só um clique em “como chegar” e pront. Achei muito eficiente, e espero ter ajudado em algo com esse post.

    Valeus. E parabéns mais uma vez ao blog com esse post muito bom dessa novidade.

  • Renato

    Galera,
    Ajuda aí… Não consigo fazer de jeito nenhum o icone do orkut aparecer… ja instalei de tudo quanto e jeito.. me ajudem por favor.

  • Pingback: Google admite ter usado APIs não públicas em seu aplicativo para o iPhone | Blog do iPhone()

  • Pingback: [rumor] Próximo firmware pode trazer comandos de voz ao iPhone | Blog do iPhone()

  • Pingback: [vídeo] Teste completo do Controle por Voz do iPhone 3GS em português | Blog do iPhone()

  • Usei muito bom, tem que ter um ingles bom pq se voce fala qlqr outra palarvra por ex, sex com sentido de 6 ele marca como 06 ahUIHAuiHUAh!!

    Mais muito bom o aplicativo!!

  • Gus

    O meu não fica em português de jeito nenhum, já reinstalei, resetei… Desde q fiz a ultima atualizacao ele so fica em inglês.
    Alguma sugestão?!?!
    Valeu

  • rafael

    claro q o google se interessou pelo brasil, olha o tanto de brasileiro prontinho pra gastar com os androids da vida, fora o orkut ser todo brasileiro né…