2008ARQUIVO

[review] Testamos a Pesquisa de voz do Google no iPhone

Está finalmente disponível na App Store a nova atualização que traz ao aplicativo Google Mobile várias novidades, entre elas o reconhecimento de voz para realizar buscas na internet. E o Blog do iPhone quer saber: o serviço funciona no Brasil?

A primeira coisa que reparamos é que o aplicativo continua todo em português, o que é ótimo. Agora há muito mais serviços do Google acessíveis com um simples toque, entre eles o Orkut, o Picasa e o Tradutor. Na verdade são apenas atalhos para a versão iPhone desses sites, que abrem diretamente no Safari.

E a pesquisa de voz? Como previmos, não é ainda perfeita como no vídeo, principalmente para quem não mora nos Estados Unidos. A busca até que funciona bem, mas o problema é o programa conseguir reconhecer o que você diz.

clique nas imagens para ampliar

Como ele se propõe a achar lugares perto de onde você está, partimos para o primeiro teste: PIZZA. Com sotaque brasileiro apareceu uma palavra estranha, “fafsa“. Tentamos arranhar uma pronúncia americana, que acabou resultando na palavra “sexy“. Realmente nada fácil de fazê-lo funcionar.

Até mesmo a palavra “iPhone” foi difícil de ser reconhecida, resultando em “priceline“. Ou seja, nem perto…

Como idéia, a busca por voz é excelente, trazendo um real diferencial para o telefone da Apple. Nem mesmo o G1 (aka “GooglePhone“) tem esse serviço ainda.

Ainda é cedo para dizer se para os americanos a ferramenta já está funcional como se propõe, mas para brasileiros comuns a função de pesquisa por voz ainda não é uma realidade. Porém o Google sempre se mostrou interessado em nosso país, a prova está que o aplicativo é completamente em português desde sua primeira versão. É muito provável, portanto, que logo tenhamos uma versão nacional desta ótima função que a gigante das buscas oferece ao iPhone.

O aplicativo infelizmente não está disponível na loja brasileira (nem na argentina), podendo ser baixado apenas na App Store americana (ou nas européias). Se você ainda não tem uma conta lá, pode aprender como fazer uma através de nosso tutorial.

Botão Voltar ao topo