Coberturas

Apple anuncia o iPhone 13, mudando o tamanho do notch da tela pela primeira vez

No evento da Apple, o único produto em que os rumores acertaram parece ter sido no iPhone 13.

Tanto o nome quanto algumas características (câmera, modo cinematográfico, A15 Bionic, notch menor) foram antecipados em alguns dias pelos boatos.

São diversas novidades que tornaram os novos iPhones melhores que a geração passada.

Assim como no ano passado, a Apple dividiu os novos modelos em duas categorias: a “normal” e a “profissional”. Os modelos Pro possuem alguns diferenciais a mais, geralmente voltados para quem usa o iPhone como instrumento de trabalho e precisa de recursos mais sofisticados.

A seguir vamos elencar as novidades gerais, deixando para detalhar as diferenças de cada modelo em um segundo momento.


Maior bateria

Todos os modelos receberam uma bateria de maior capacidade em relação ao ano passado. Em junção com a melhor performance energética do novo processador A15, a autonomia pode aumentar em 2 horas e meia.


Processador A15 Bionic

A Apple enche a boca para dizer que é o mais rápido processador que qualquer outro celular.

Construído com a tecnologia de 5nm, ele é capaz de conter 15 bilhões de transistores, o que permite ter uma maior performance e, ao mesmo tempo, mais eficiência energética.

Sua CPU tem 6 núcleos, sendo que 2 são de alta performance e 4 de alta eficiência. A GPU também é poderosa, com 4 núcleos, permitindo um aumento de 30% na velocidade de gráficos, em relação à geração anterior.

A15 Bionic


Notch menor

Desde o iPhone X que o corte na parte de cima da tela seguia sempre o mesmo tamanho.

Agora, finalmente ele foi reduzido. Nada que faça realmente alguma diferença, mas para aqueles que sempre reclamaram, já é um começo.

YouTube video


Novas câmeras

As câmeras de todos os modelos receberam melhorias. A primeira delas anunciada foi o sistema de estabilização ótica da lente grande-angular, que antes era exclusivo do modelo Pro Max. Inclusive eles dizem que por essa razão que tiveram que colocar as câmeras dos modelos básicos na diagonal, para caber o estabilizador.

Todas as lentes também ganharam novos sensores, captando mais luz que antes. Isso permite que se tenha o Modo Noite em todas as lentes.

E os modelos Pro também ganham a capacidade de tirarem fotos Macro.


Modo Cinema

Uma das novidades mais empolgantes dos novos modelos foi o que eles chamam de Modo Cinema. Ele permite deixar o fundo dos vídeos desfocados, como em fotos no modo Retrato. É um efeito que já estamos acostumados a ver no cinema e na televisão, mas poder fazer isso diretamente nos vídeos caseiros é algo bem legal.

E o interessante é que não é uma função apenas dos modelos Pro: todos os da linha 13 possuem o recurso.


Efeitos em fotos, em tempo real

Os novos modelos oferecem o recurso Estilos Fotográficos, que permite você reforçar ou suavizar cores, antes mesmo de tirar a foto, sem alterar o tom natural da pele.

Escolha Vibrante para fotos mais claras e vivas. Contraste Rico para intensificar sombras e cores. Ou Quente ou Frio para acentuar os tons de dourado ou azul. É só ajustar uma vez e sair clicando.

Você configura uma vez só o estilo e as fotos seguintes seguirão o mesmo padrão.


Tela ProMotion

Os modelos Pro ganharam, finalmente, a tela ProMotion do iPad Pro, com taxa de atualização de 120Hz. Mas para economizar energia, essa frequência varia de acordo com a atividade do usuário, Para ler uma página estática de internet, por exemplo, ela pode cair para 10Hz, e aumentar somente quando é preciso um recurso gráfico maior, como jogos.

No ProMotion, não é preciso configurar nada. As taxas de atualização estão associadas ao que acontece na tela. Se o jogo cair para 30 qps, o ProMotion vai atrás. Se você estiver assistindo a um vídeo gravado em 24 qps, ele será reproduzido a 24 qps. Tudo isso economiza bateria.


Novas cores

Os modelos básicos virão em 5 cores: vermelho, estelar, meia-noite, azul e rosa.

Já os modelos Pro estarão disponíveis em 4 cores diferentes: grafite, dourado, prateado e o novo azul-Sierra, que é mais claro que o azul do iPhone 12.


Preços

Os preços nos Estados Unidos continuam os mesmos dos praticados no ano passado na linha 12. Já no Brasil, eles diminuiram um pouco. Falamos deles neste outro artigo:

YouTube video

Botão Voltar ao topo