2009ARQUIVO

Vírus no iPhone: verdades e mentiras

 

Vírus do sensacionalismoPrimeiro de tudo: se seu aparelho não sofreu jailbreak, não existe nenhum vírus que possa atingir o seu iPhone.

Já que vários sites começam a divulgar o aparecimento de “vírus” para iPhone e considerando que existe muita gente que só lê o título e não o resto do texto, é importante que deixemos bem claro até que ponto é preocupante ou não essa história toda.

Há uma teoria que diz que grande parte dos vírus existentes foram criados pelas próprias empresas de anti-vírus. Essa teoria da conspiração não deixa de ter uma certa lógica, e alguns atos às vezes parecem confirmá-la.

Depois que um brincalhão na Holanda resolveu se aproveitar de um lapso de alguns usuários e trocar o papel de parede de certos aparelhos, o mundo se deu conta da brecha de segurança que existe (há muito tempo) em aparelhos destravados pelo jailbreak.

Como que por acaso, apenas alguns dias depois, a empresa de anti-vírus Intego (conhecida no passado por descobrir malwares bizarros no Mac que mais fizeram falso alarde do que estrago) espalhou essa semana a notícia de que está em circulação uma ferramenta para hackers (em nenhum momento ela cita a palavra “vírus”), chamado Privacy.A. Este programa permite que um hacker invada aparelhos que possuam o SSH ativado (através da instalação do aplicativo OpenSSH) e que não tenham alterado a senha padrão (que é alpine). Essa invasão só pode acontecer na mesma rede Wi-Fi, ou seja, quando você se conecta à redes públicas como shoppings, cafeterias, etc.

A melhor maneira de se prevenir de um ataque, portanto, é mudar a senha padrão, apesar da referida companhia não citar essa alternativa, sugerindo apenas comprar seu maravilhoso anti-vírus. Dá para confiar em uma empresa assim?

Portanto, não existe vírus para iPhone. Muitos sites e mídia em geral estão fazendo sensacionalismo, seja por ignorância ou por oportunismo.

Mesmo assim, a vulnerabilidade existe para quem não muda a senha padrão, pois qualquer um pode invadir seu aparelho. Há um tutorial, em português, de como mudar a senha do SSH. Se você quiser saber como fazer, siga este link.

Repetindo: se você não fez jailbreak ou não usa o OpenSSH, não precisa se preocupar com isso.

Botão Voltar ao topo