Calma, devido ao pouco espaço o título ficou meio alarmista, mas no final é uma boa coisa.
A universidade japonesa de Aoyama Gakuin, na cidade de Sagamihara, está inovando ao usar a tecnologia do iPhone para fazer o controle de aulas. De fato, ela deu para cada aluno um iPhone 3G, com a intenção de saber se ele está indo para a aula ou não.
Através de um aplicativo próprio da instituição, o aluno entra seu código pessoal assim que chega na aula, avisando ao sistema central que ele está presente. Ao mesmo tempo, é verificado pelo GPS se suas coordenadas geográficas são mesmo as da sala de aula, validando o processo.
O que a princípio pode parecer uma invasão completa de privacidade, na verdade é uma idéia genial. Porque o dever do estudante é mesmo estar na sala de aula e o aplicativo só manda informações de localização quando é ativado. Quem não aceitaria ganhar um iPhone de graça para isso? :)
Mas a universidade já avisou que não pretende usar o aparelho apenas para o controle de seus alunos. Ela já está estudando maneiras de integrar o iPhone ao seu ensino, como transmissão das aulas em vídeo ou troca de informações entre alunos e professores.
A utilização do iPhone na universidade começará já no mês que vem.
Assista ao vídeo feito pela Reuters (em inglês):
Visto que já tem universidade brasileira dando iPods touch de presente, bem que poderiam adotar esse tipo de solução também, não acham? ;)