Notícias

Universidade brasileira dá iPod touch de presente

A exemplo de algumas universidades americanas, a UnP (Universidade Potiguar, situada no Rio Grande do Norte) está presenteando seus alunos com um iPod touch. A promoção é válida para os matriculados no primeiro ano dos cursos de Administração e Direito, que acabaram de passar no vestibular 2009.

Universidade dá iPod touch a seus alunos

A intenção da universidade é facilitar aos seus alunos o acesso aos portais da instituição de qualquer ponto de seu campus, que já conta com uma ampla cobertura de internet sem fio (wi-fi).

A UnP é uma das mais bem conceituadas universidades do Rio Grande do Norte, atraindo inclusive alunos de outros estados vizinhos, como Ceará e Paraíba. 

A iniciativa de dar um iPod touch aos seus alunos é pioneira no Brasil e merece todo o nosso aplauso. Agora é torcer para que outras universidades repitam a estratégia. Será que essa moda pega?

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Este incentivo está mais para “desespero” da UnP em segurar seus alunos. Todos sabemos que boa parte das universidade privadas enfrentam escassez de demanda. Então se faz de tudo para segurar o aluno. Já não houve caso de universidade privada dar um carro de presente para aquele aluno que tirar melhor nota no Enade?!

  • Em universidade pública acho muito difícil hehe.
    Mas bacana a idéia.

  • É verdade, concordo que é mais desespero por alunos…ahuhaua

    Como a minha, aqui no RS, também é particular, e aposto que logo estão aderindo tb, além de ser cara e tb estar perdendo vários alunos, como eu, que estou pensando em mudar de universidade. Até a PUC é melhor que a minha e mais barata…

  • Leca

    Gente!!
    Que preconceito!!
    Pq não pensar que a universidade esta interessada em melhorar o desepenho dos alunos e facilitar muito a vida dos alunos com um iPod???

  • Renato

    Cara, pelo contrário, conheço a UNP e a demanda não está em falta, e sim a concorrência que está crescendo a FARN que é mais reconhecida pelo curso de Direito acaba de criar o curso de administração através de uma parceria com a fundação Getúlio Vargas; Aqui em Natal as faculdades particulares não concorrem com a Universidade Federal (que, como disse o Diego, é mais difícil).

  • Renato

    Sim, a facilidade de ter o Wifi é porque o campus que estão presentes os cursos de Administração e de Direito é dentro do Shopping; acho que essa promoção é uma sacanagem com os alunos dos cursos da área biomédica por exemplo que pagam bem mais caro.

  • Jocas

    Acho louvável essa idéia. Não acredito que seja para atrair alunos. Se é uma faculdade particular o preço vai ser caro do mesmo jeito. Quem pode pagar uma particular pode comprar um iPod. O legal é que fica padronizado. E vez de carregar laptop, carrega-se iPod.

  • Rômulo Wagner

    A cada dia tenho mais orgulho de ser aluno UNP, não por causa do ipod (que nem receberei), mas pela preocupação da mesma com a qualidade. No Campus onde estudo o número de alunos aumentou uns 40% esse ano e 70% deles vão para cursos que não têm direito ao ipod touch. Sem falar que é muito bom ver o nome da sua universidade em um blog que é lido no Brasil inteiro.

  • Mauro Jales

    Sou aluno da UnP e digo com certeza que falta de demanda não é. Apenas para incentivar o uso dos meios que a Universidade proporciona ao aluno. Reservar um livro na biblioteca pela internet, baixar os exercícios, etc… (e como o amigo Rômulo Wagner aí acima, não irei ganhar um iPod Touch)

  • Max Costa

    Parabéns pela iniciativa da UNP, que sempre está inovando em tecnologia, sou aluno e acho muito louvável a instituicao padronizar um instrumento entre seus alunos, no qual o mesmo irá agregar mais conhecimento entre os alunos. O maior destaque foi pelo instrumento escolhido, o ipod touch é ideal para esse tipo de acesso aos portais da universidade, ipod de facil manuseio com comando intuitivos, que nós membros do excelente blog do iPhone estamos cansados de saber. No mais vai um recado aos que dizem ser desespero da UNP por aluno, procure se informar melhor, pois trata-se de uma universidade a nivel global que preenche as vagas que disponibilizar e coloca no mercado a maioria dos profissionais capacitados da nossa regiao, alem de que nao é qualquer um que fecha um acordo com a apple para uma acao como essa.

  • Acho válida a iniciativa de Universidades assim. Se fosse nos EUA ninguém criticária, mas quando chega no Brasil tem que ter sempre o lado sujo… Espero que em breve as Universidades ofereçam não apenas iPods, mas também Macs!

  • André

    Pode até oferecer ipod, laptop, etc, mas um simples hotspot para que os alunos levem seus aparelhos é ainda melhor para quem já tem os aparelhos. Na PUC Minas, onde eu começei meu curso, tem! E na maioria das universidades, provavelmente.

  • aaaaaaaaaaaaahuhauahuahuauauhaua…

    Nada contra essa universidade. Mas é uma jogada de marketing EXTREMA. Porque se fosse exclusivamente para melhorar, nao seria para os BIXOS dos cursos que mais tem entrada, e sim para a grande maioria, ou ainda, demais cursos.

    Aqui na região a minha tb é a maior e a melhor, mas a jogada dela ainda não é essa. Quem sabe ela pega essa moda.

    Uma das jogadas aqui é de sortear mensalmente mensaligades gratuitas para todos os cursos, e ofereçer interatividade com todo o campus. Já deu carros e notebooks, e shows todos os anos, gratuidamente…

  • Bruno

    acho q isso desmoraliza a instituição e só leva a crer que faculdade virou algo totalmente fora do objetivo inicial que era aprendizagem, ao invés de comercializar currículo.

  • Tullio

    Uma universidade deve ser reconhecida e atrair pessoas por seu potencial, por suas perspectivas, como trazer dados REAIS sobre seu desempenho e seus programas de extensão e pesquisa, ou mesmo usar o nome de pessoas da sociedade que VERDADEIRAMENTE estudaram lá e alcançaram o sucesso na área e não ficar oferecendo presentinho para ninguém. Nem universidade brasileira nem americana.

  • rasf

    Convenhamos,o próprio anúncio já entrega: “para ouvir suas músicas favoritas, ver seus vídeos prediletos e (EM TERCEIRO LUGAR)acessar o conteúdo dos portais…”
    E outra coisa, acessar o conteúdo do portal que já existe parece pouco. A Universidade tem preparado material específico que explore todo o potencial do iPod (ou de qualquer outro gadget?) Seminários em podcasts? Palestras e mini cursos que possam ser baixados para o iPod? Porque nesse ponto sim, algumas (ótimas) universidades norte-americanas fazem isso, basta dar uma navegada pelo iTunes U para constatar.
    Se a UnP estiver disposta a investir nisso, aí sim dar um iPod para calouros deixará de ser só uma estratégia para garantir matrícula de alunos ou mesmo ficar dando presentes para quem definitivamente poderia pagar por eles.

  • Tá bom que é para dar acesso a internet aos alunos, eles querem é chamar clientes, isso é óbviu!!!

  • Pedro

    O Bruno Monin, diz que eles querem chamar clientes e diz isso com um certo tom de ironia, QUAL O PROBLEMA DE CHAMAR CLIENTES ???

  • Vicente

    Eu não vou nem arriscar palpites pra não ter mais um post trancado…hehe ^^

  • Vicente

    É só eu que não consigo entrar nos links dos blogs de quem comenta, ou tem mais alguém?

  • Estudo na UnP e informo que gostei muito de um comentário anterior que dizia que “se
    fosse nos EUA ninguém criticaria, mas quando chega no Brasil tem que ter sempre o
    lado sujo…”. Na verdade, não adianta as outras IES imitarem a UnP. Pra se distribuir
    IPOD para os alunos, é necessário ter conteúdo a ser acessado. A UnP desenvolveu um
    portal para o curso de Direito e um para o de Administração. Nestes portais, além
    dos alunos e professores acessarem notícias, artigos, matérias de colunistas de
    renome nacional, acessam também a todos os conteúdos de todas as disciplinas, com
    exercícios com correção on line e plantão de dúvida. O curso todo na sua mão (IPOD
    touch). Não é pra quem quer, é pra quem pode. Parabéns, de novo, UnP!

  • Vicente

    Hoje em dia só não tem um portal a universidade que não tem um bom setor de informática e um EAD.
    Francamente isso não é nada difícil quando se tem uma hospedagem própria…

  • Bráulio

    Felismente serei um dos contemplados com o IPod… Pois estou iniciando o curso de direito na UnP.
    Eu a escolhi pelo fato de ser uma universidade de ponta, bem conceituada (3ª melhor universidade privada do norte/nordeste do Brasil e uma das 15 melhores do país, segundo ranking do MEC), pertencente à uma rede internacional que integra universidades de diversos peíses e possibilita intercâmbio acadêmico entre si, que tem o curso de Direito recomendado duas vezes pela OAB nacional, e agora com mais um recurso tecnológico disponibilizado gratuitamente aos discentes. Sinceramente, havendo ou não IPod, trata-se de uma universidade que não precisa de estratégia como essas para atrair estudantes para seus cursos, mas se é assim, está juntando o útil ao agradável.
    Parabéns à capacidade que a UnP tem de estar sempre à frente, inovando e se destacando em todos as áreas que deseje atuar.

  • José Henrique

    Muito boa iniciativa e/ou insentivo para nós alunos da UnP. Espero que não saía na de nosso bolso.

  • Vicente

    José Henrique, o INCENTIVO com toda a certeza sai do bolso de quem paga, mais que óbvio não?

  • Bráulio

    Sr. Vicente, por que vossa excelência, não cumpre o que escreveu acima e pàra de arriscar palpites? Já que você está descontente com a sua auniversidade e pretende sair, que saia. Procure uma como a UnP, que lhe valorize e que lhe dê incentivos, pois já que está pagando deveria pelo menos receber alguma coisa.
    Não acho que você saiba fazer boas escolhas, caso contrário teria acertado sua universidade desde o princípio.
    Ao invés de ficar julgando algo que não conhece procure julgar a sua antes ter certeza.
    E por enquanto se contente com a falta de benefícios da sua universidade, OK?

  • Vicente

    Bruno,

    Obrigado pela cortesia e ironia infimas.

    Mas eu vou explicar mesmo assim.
    Primeiro, eu não me referia a arriscar palpite no assunto que me pré-dispus a continuar falando, mas sim, no assunto de “CHAMAR CLIENTES”. Nisto eu não iria arriscar palpites…

    Segundo, porque você estuda na UnP não quer dizer que seja a melhor para mim, ou para outros. A minha também é nota 10 na avaliação do MEC, e eu não estou satisfeito com o valor cobrado pela minha, apenas isso…

    Terceiro, quem está julgando aqui é você, e da pior forma, falando que a universidade em que estudo falta benefícios sem nem ter conhecimento de causa…

    Mas eu não vou ficar aqui defendendo universidade nenhuma. Até porque, eu não espero um ipod da minha, eu espero qualidade de ensino. O que a minha já tem. E como a sua também ,ainda ofereçe brindes, talvez até melhores, como sorteio de notebooks e carros. Mas eu não fico vangloriando dizendo que a minha é melhor por causa disso e nem pela avaliação do MEC, que vamos ser francos não é 100% uma nota justa, reconhecendo que inclusive a minha, que é nota 10, não merecia essa totalidade, por alguns argumentos que nem cabe falar aqui.

    Consegui ser claro agora, caro estudante?

  • Vicente

    Com toda atenção: Bráulio* (ao invés de Bruno) hehe

  • HenriqueG

    que raiva que os kras do 2o ano devem estar hein?

  • Tainá

    Geennte! Pelo amor de Deus, no ano passado a unp tinha 12 turmas de administração, cada uma com em média 65 alunos.. Só no 1º semestre… de direito nem se fala neh.. sem falar q é a que tem as melhores parcerias com outras universidades nacionais e internacionais. Acho q eles podem até tá tentando atrair alunos… mas desespero n é mesmo….kkkkkkkkk bem q eu queria tá desesperada assim.. kkkkkkkk

  • Tainá

    E cara, sinceramente, eu não acredito que um monte de gente grande tá discutindo por isso!

    Vai ajudar, sim! Isso é fato e ngm muda!
    até porque ñ é td mundo q tem disponibilidade de internet 24h por dia.

    Agora, se a intensão da UnP foi ou não ajudar os alunos, isso não interessa! O importante é que vai realmente ocorrer essa ajuda.

    Que bobagem!

  • Tainá

    intençaõ* kkkkkkkkkkkkk

  • Tainá

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    opa…

    *intenção.

  • Vicente

    Desenterrou essa do fundo do poço heim…hauhuauaa

  • Taise

    Fui Aluno UnP do curso de Direito, transferi para outra faculdade, a UnP sempre foi uma universidade que não tem o interesse de saber quem está entrando, pela capacidade intelectual e sim se você pode pagar, um antigo lema de lá, conheço bem, pois sou estudante deste grupo desde 1991, então posso dizer: PPP (Papai Pagou Passou). Vocês acham que deve ter crédito um curso com 3% de aprovados no exame da Ordem? … a proporção de 100 alunos sendo 3 aprovados é absurdo!!!!
    E ainda estende uma bandeira que Direito – UnP é recomendado pela OAB, pelo amor de Deus isso foi a 8 anos atras!!!