2009ARQUIVO

TomTom finalmente lança aplicativo de navegação GPS para iPhone

Desde as 0h desta segunda, dia 17, está disponível na App Store (link) o aplicativo de navegação GPS curva-a-curva da TomTom para Estados Unidos, Canadá, Europa Ocidental, Austrália e Nova Zelândia. Mapas do Brasil ainda não estão previstos pela empresa, apesar do português ser uma das línguas inclusas no navegador.

TomTom para iPhone

Os preços das várias versões variam de US$80 a US$140, não deixando claro uma ligação com o kit automotivo da empresa, prometido para setembro.

O aplicativo parece muito bem feito. Além das funções normais presentes nos concorrentes, ele ainda permite acesso aos endereços dos contatos do iPhone. Possui também uma exclusiva função IQ Routes, que guarda em um banco de dados as velocidades habituais de cada estrada.

TomTom para iPhone

Na questão interface gráfica, eles seguiram à risca o manual de design da Apple, adaptando completamente em seus menus o look and feel do iPhone OS. Na parte dos mapas, o design é o clássico de outros aparelhos da marca.

TomTom para iPhone

O estranho na estratégia da TomTom é que, mesmo chegando com três meses de atraso, seu preço não é nada competitivo. Considerando que as férias escolares no hemisfério norte estão acabando, pode ser difícil que o aplicativo se torne um sucesso de vendas, pelo menos no início. Também não se sabe se o tal kit para o carro terá um preço associado ao app ou não, o que pode fazer com que muitos fãs da marca esperem ainda mais por uma definição.

No Brasil, a Sygic é a única que oferece para o iPhone uma solução oficial para navegação curva-a-curva para o nosso território.

Botão Voltar ao topo