Um novo método desenvolvido pelos criadores do Installer permite instalar aplicativos não oficiais no iPhone sem precisar de nenhum desbloqueio ou jailbreak. Confesso que mesmo tendo lido, relido, instalado e testado, ainda estou de queixo caído com isso!
O RiP Dev apresentou hoje seu revolucionário programa chamado Pusher, que coloca o Installer no firmware 2.2 (e também nos anteriores) de forma limpa e sem tocar na partição do Sistema do aparelho. Mas como eles fizeram isso?
Eles postaram hoje em seu blog uma longa explicação: no começo, o jailbreak surgiu para liberar o iPhone que era preso exclusivamente à operadora americana AT&T. Mas segundo eles, este mesmo jailbreak deixa o telefone altamente vulnerável, pois possibilita que qualquer um tenha acesso à tudo que há no aparelho (contatos, emails, fotos, etc) através do SSH. Isto é verdade, é muito fácil hoje entrar em um iPhone desbloqueado em uma rede wi-fi, pois 99% dos usuários não mudam a conhecida senha “alpine“.
O firmware do iPhone vem com duas partições, uma para o Sistema (originalmente bloqueada, read-only) e outra para o Usuário (onde são armazenados os contatos, SMS, aplicações da AppStore, musicas, vídeos, etc). O jailbreak muda as propriedades da partição de Sistema para que possam ser instaladas as aplicações não-oficiais. Ou seja, quem consegue acessar o aparelho via SSH tem permissões de root e pode fazer o que quiser.
O que o novo aplicativo do RiP Dev faz é colocar o Installer e todos os aplicativos dele na partição do Usuário, não alterando em nada a parte do Sistema. Com isso, quem não quer fazer o jailbreak em seu iPhone oficial, mas quer poder usar alguns aplicativos do Installer, agora é possível. Claro que justamente por não poder modificar o sistema, nem todos os aplicativos poderão funcionar (como o BossPrefs, por exemplo). Mas o grupo já garantiu que o Kate, o Qik e o Snapture funcionarão sem problemas.
Instalei já no meu iPhone 3G com o firmware 2.2 e estou nesse momento com o Installer nele. O Pusher por enquanto só tem versão para o MacOS X, mas uma versão Windows será liberada em breve.
Logo mais faremos um outro artigo dando mais detalhes deste programa, fique ligado!