Apple WatchDicas

[BDI Responde] Perguntas e respostas sobre o Apple Watch no Brasil

Nessa semana tivemos várias notícias relativas ao Apple Watch, e por mais que tenhamos escrito diversos artigos explicativos, ainda há muita gente confusa e repetindo as mesmas perguntas.

Para acabar com esta confusão, o Blog do iPhone reuniu as dúvidas mais comuns, respondendo todas em um só lugar, para que não fique mais nenhum mal entendido em relação às novidades. Compartilhe este artigo com seus amigos e familiares que possuam um Apple Watch.





1. Em quais modelos de Apple Watch eu posso ativar o eletrocardiograma (ECG)?

Relógios comprados no Brasil por enquanto não podem ativar o ECG. A função de eletrocardiograma só pode ser liberada em países em que o órgão sanitário regulador permitiu. Ou seja, para funcionar no Brasil, a Anvisa primeiro precisa autorizar. A Apple já fez o pedido de análise, mas isto leva tempo e não há nenhuma previsão de quando teremos o ECG por aqui.

Com o iOS 12.2, a função ECG só pode ser ativada se o usuário estiver presencialmente em um país autorizado. Antes do 12.2, bastava comprar o modelo dos EUA e ativar no Brasil, mas isso não é mais permitido.



2. Já possuo o ECG ativado no meu Watch americano. Mas se agora eu atualizar meu iPhone para o iOS 12.2, perderei o ECG?

Se você simplesmente atualizar o iPhone (sem restaurá-lo do zero), poderá continuar usando o ECG normalmente, porque ele já está ativo. Porém, se você, por algum motivo, tiver que emparelhar o relógio novamente, não conseguirá mais ativar o ECG, pois a geolocalização é conferida no momento da ativação.


3. Já tenho o ECG habilitado em meu Watch e uso normalmente no Brasil. Mas tive que trocar de iPhone. Continuarei podendo usar o ECG?

O Apple Watch é pareado com um único iPhone. Portanto, se você precisar trocar de aparelho celular, por consequência terá de refazer o pareamento com o novo iPhone, precisando passar novamente pelo processo de ativação do ECG. E aí, se você não estiver geograficamente em um país habilitado, não conseguirá.


4. Eu comprei meu Watch em um país da Europa que já tem suporte ao ECG. Porém, não estou conseguindo ativar a função no Brasil. Pode isso, Arnaldo?

Justamente por você estar no Brasil é que não é possível ativar o ECG. O iOS 12.2 identifica onde você está geograficamente, e se estiver em um país onde o ECG ainda não foi autorizado, não conseguirá ativar a função. Mesmo que tenha comprado o aparelho na França, Portugal, Espanha ou qualquer outro habilitado.



5. Se eu só atualizar o iOS no iPhone e não no relógio, isso influencia no ECG?

Mesma coisa do que foi dito acima. Quem faz a conferência geográfica de onde o usuário está é o app Saúde no iOS. Portanto, se você atualizar para o iOS 12.2, é ele quem irá lhe dedurar, independente se você atualizou ou não o watchOS no relógio.


6. Comprei meu relógio nos Estados Unidos, mas não consigo habilitar o serviço para usar meu número da Vivo/Claro no Apple Watch. O que pode ser?

Modelos do Apple Watch GPS + Cellular comprados nos Estados Unidos, Canadá e México não são (e provavelmente nunca serão) compatíveis com operadoras brasileiras. Portanto, nesses casos a opção “Celular” nem aparece nos Ajustes.

Para habilitar o serviço SYNC da Claro e Vivo, o Watch precisa ser o modelo vendido no Brasil ou de países da Europa e Ásia (modelos A2007 e A2008).



7. Eu tenho plano Pré na Vivo/Claro e não estou conseguindo habilitar o SYNC no meu Apple Watch. É bug?

Não é bug. É que as duas operadoras só disponibilizam o serviço de sincronia de número com o Watch para clientes de planos pós, cuja mensalidade seja a partir de R$119,90.


8. Se eu entregar o meu relógio para alguém que for viajar para um pais habilitado, a pessoa conseguirá habilitar o ECG para ser usado aqui no Brasil?

É algo possível de se fazer, se o relógio tiver sido comprado em um pais onde a função é habilitada. Mas para isso ela teria que levar também o seu iPhone, pois a ativação é feita no aplicativo Saúde do iOS, com o relógio emparelhado. É uma gambiarra bem trabalhosa.

Se for VOCÊ quem for para um dos países habilitados e comprar o relógio lá, poderá ativar o ECG antes de vir para o Brasil e usá-lo aqui.


Se você tiver alguma outra dúvida em relação ao Apple Watch, coloque aqui nos comentários. Se ela for relevante, incluiremos no artigo.

Compartilhe o link deste texto com todos os usuários de Watch que você conheça, para que as dúvidas sejam todas sanadas.

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Alexandre

    Tenho um iPhone que não foi atualizado ainda pro iOS 12.2. Após a liberação do eSIM da VIVO, vou comprar um AppleWatch hoje. Terei como utilizar o aplicativo ECG mesmo assim? Obrigado, iLex!

    • A função de eletrocardiograma só pode ser liberada em países em que o órgão sanitário regulador permitiu. Ou seja, para funcionar no Brasil, a Anvisa primeiro precisa autorizar. A Apple já fez o pedido de análise, mas isto leva tempo.

      A pergunta nº 1 responde a sua dúvida. 🙂

      • Sérgio Sabino De Carvalho

        Agora com as atualizações, mesmo sendo o A2008, se for para os EUA e ativar lá o relógio, terá habilitado o ECG, correto?

  • Rudimar Serves

    Acabei de fazer o ECG aqui no AppleWatch c/Gps, junto com meu Xs, ambos comprados em Seattle por uma amiga minha. Mas ela trouxe o relógio fechado, eu ativei tudo aqui no Br. Se atualizar ele, vai para de fazer o ECG?

    • A pergunta nº 2 responde a sua dúvida. 🙂

  • Alexandre

    Caso compre um AppleWatch em Portugal, posso habilitar a função ECG de lá, mesmo sem o celular por lá? Se positiva a resposta, depois posso continuar usando a função ECG aqui no Brasil, pareando com meu celular, já que meu iPhone ainda não foi atualizado para o iOS 12.2?

    • A pergunta nº 8 já responde a sua dúvida. 🙂

      teria que levar também o seu iPhone, pois a ativação é feita no iOS, com o relógio emparelhado.

  • Lucas

    E se eu utilizar um daqueles apps Fake GPS ? será que funciona ?

    • Não testamos. Se você conseguir, nos avise. 🙂

    • BS

      Pensei nisso também. Mas estes apps funcionam sem Jailbreak? Achei que só com JB….

  • Gustavo Castro Cardoso

    Não tenho o Apple Watch, então não testei, mas, vocês já tentaram fazer o procedimento de ativação do ECG aqui no Brasil, porém usando uma VPN de outro país (EUA, por exemplo) tanto no iPhone como no relógio?

    • Não funciona com VPN.

  • Lucas Turqueti

    E seu eu restaurar um backup de um iphone ativado com ECG em um iphone novo?

  • Mariliza Montagnini

    Acabei de fazer a atualização do IPhone (tenho um XS Max ) e não perdi o ECG do meu relógio que comprei nos EUA , ainda não atualizei o relógio por medo de perder o recurso, mas conforme o texto explicativo acima seria o App Saude que iria interferir na perda ou não da ativação, então acho que não corro o risco.

    • Seu raciocínio está correto.
      Depois que atualizou para o iOS 12.2 no iPhone, fica indiferente atualizar ou não o relógio, porque não é o sistema dele quem determina a ativação do ECG e sim o app Saúde no iPhone, que confere tanto a localização atual do usuário quanto as informações de onde o relógio foi fabricado.

      • Cizenando G de Lima Junior

        Olá. Ao comprar um AppleWatch nos EUA, terei problemas caso o SIM Card inserido no iPhone for trocado? Tipo: nos EUA uso um SIM Card de lá. Compro o AppleWatch e ativo ele lá. Daí volto para o Brasil e troco o SIM Card por um daqui. O ECG do AppleWatch continua funcionando? Grato.

        • O eSIM do iPhone não tem nenhuma relação com o Watch.
          Tente imaginar a situação como se fosse com um chip físico normal. O comportamento é o mesmo.

          Respondendo sua dúvida: se você ativar o ECG nos EUA, ele continuará funcionando no Brasil independente do chip que você estava usando, porque não tem relação.

  • Roger Rocha Moreira

    Eu atualizei o iPhone mas não o Watch. Meu ECG continua funcionando.

    • Já que atualizou o iOS, pode atualizar o watchOS, que continuará funcionando.
      O problema é caso você precise repetir o emparelhamento e reativar o ECG do zero, aí o app Saúde irá averiguar sua localização e não permitir a reativação.

  • Roger Rocha Moreira

    ma sacanagem que percebi agora: fui usar o app do Watch para tentar o Sync e o app abre com duas opções: ou atualiza ou o relógio é resetado. Coisa de máfia.

  • Anderson Ribeiro

    Já atualizei meu iPhone para 12.2 e esta funcionando normalmente. Se eu atualizar o Watch para a versão 5.2 vou perder ECG? Obrigado.

    • Há informação suficiente tanto no artigo quanto nos comentários, para eliminar qualquer dúvida que você possa ter a esse respeito, Anderson. Boa leitura!

  • Igor Alves

    Em relação a pergunta 8, e se o relógio foi comprado num país sem o ECG?

    Por exemplo, tanto meu telefone quanto o relógio foram comprados na Polônia (sem ECG), mas em maio vou para Portugal (com ECG) que eu consigo habilitar lá?

  • Rudimar Serves

    Meu AW 4 c/GPS e meu iPhone Xs, comprados em Seattle em Nov/18, acabei de atualizar ambos e o ECG tá funcionando de boas! UFA!

  • Arivaldo

    Tenho Apple Watch comprado na Europa e um iPhone com iOS 12.2. Se eu fizer o downgrade do iOS para o 12.1 e ativar o meu Apple Watch posso restaurar meu backup do 12.2 e seguirá ativado ou restaurar um backup conta como começar do zero?

    • Não é possível restaurar um backup de versões posteriores no iOS atual.

      • Arivaldo

        Olá Junior! Obrigado pela resposta!
        Então.. se eu fizer o downgrade, ativar no 12.1, atualizar novamente para o 12.2 e restaurar meu backup? A ativação será mantida mesmo com a restauração?

        Um abraço!

        • Neste caso, ele iria recuperar o backup de quando a função não estava ativa, e aí desabilitar o ECG.
          O backup recupera o mesmo estado em que o iPhone estava no momento que ele foi feito.

        • Arivaldo, não vai ser possível. você vai ter que instalar o 12.1 sem o backup e após fazer isso não tem como trazer o backup do 12.2 de volta de você somente atualizar o iOS como está, sem fazer uma instalação limpa, do zero. A possibilidade de trazer o backup só aparece na configuração do iOS zerado.

  • Boa tarde! Minha dúvida é em relação ao Apple Care. Posso comprar um Apple Watch aqui no Brasil e comprar o Apple Care on line?
    Desde já agradeço pela atenção!

    • Não. Você precisa levar até uma loja pra que seja verificado que não há nenhum dano físico antes deles venderem o applecare

  • Gleidson Oliveira

    meu Watch chegou dos EUA (garantia) sábado, ainda bem que não havia lido aqui para nao atualizaro IOS do iphone, ja ativei o cardiograma e deu tudo certo. Agora irei atualizar o celular, mas estou com medo de atualizar o relógio novamente e ficar na tela da maçã hahahahahahha

  • Gustavo

    “Ou seja, para funcionar no Brasil, a Anvisa primeiro precisa autorizar. A Apple já fez o pedido de análise, mas isto leva tempo e não há nenhuma previsão de quando teremos o ECG por aqui.” Qual a fonte, Blog do iPhone?

    https://macmagazine.uol.com.br/2019/04/02/recurso-ecg-do-apple-watch-nao-chegara-ao-brasil-tao-cedo/

    • Fonte: Blog do iPhone

      • Gustavo

        Certo, mas o outro blog/site informou que a Anvisa ainda não recebeu pedido de análise da Apple. Qual a informação correta?

  • Felipe Amaro

    Ainda é possivel fazer o downgrade para o iOS 12.1.4 mas e quanto ao Watch é possível fazer o downgrade?Caso seja, isso resolveria o problema?

  • Fabiana Romano

    todas as apple watch trocam pulseiras?