Uma das novivades do iPhone OS 3.0, lançado em junho passado, foi a possibilidade dos desenvolvedores venderem partes do aplicativo dentro dele mesmo (as chamadas compras In-App). Mas apesar das várias vantagens que o sistema traz, nenhum aplicativo brasileiro* ainda tinha incorporado a funcionalidade. A história mudou com o novo jogo Mahjong, de Gustavo Cassab.
O Gustavo vem trabalhando há meses neste jogo e agora se descobre porque. O trabalho final ficou muito bem acabado e caprichado e com certeza contentará a todos os fãs deste estilo de game.
O Mahjong é um clássico jogo de mesa de origem chinesa, onde você deve encontrar os pares das peças para poder liberar outras. A modalidade Tempo é bem difícil, obrigando você a completar todas as peças em um tempo determinado. Se não conseguir, a animação de um dragão queima as peças que restaram.
O aplicativo vem com 5 mapas iniciais e a possibilidade de comprar outros. No começo, apenas um pacote de expansão (Expansion pack com 25 mapas novos) está disponível, mas outros poderão vir no futuro.
O sistema é ótimo, pois você só paga se gostar, que é o que muitos reclamam na App Store. Sem falar que torna o jogo quase sem limites, podendo ser melhorado cada vez mais.
Como curiosidade, a Apple aprovou o jogo em tempo recorde, 5 dias, devido à semana de natal em que o envio e aprovação de aplicativos serão interrompidos por uma semana.
O Mahjong com os 5 mapas iniciais é gratuito e pode ser instalado pela App Store (link). O pacote com mapas extras custam 0,99$ cada, mas é totalmente opcional. Necessita do iPhone OS 3.0 e funciona em iPhone e iPod touch.
* Na verdade, o jogo Arcade Hockey foi o primeiro aplicativo “brasileiro” a implementar o In-App Purchase, mas não há versão em português e não pode ser comprado pela App Store brasileira.