O discurso de Steve Jobs sobre a fragmentação do Android parece ter ganho um apoio de peso. Os desenvolvedores de um dos jogos mobiles mais populares do momento, o Angry Birds, declararam que estão tendo dificuldades em adaptar seu aplicativo para todos os diferentes celulares que rodam o sistema do Google, isso porque não é tão fácil assim lidar com as várias alterações feitas por cada fabricante.
Em seu blog, a Rovio pede desculpas pelo jogo se apresentar lento ou simplesmente não funcionar em algumas marcas e diz que está já trabalhando para torná-lo compatível com todos. Os modelos que não são atualmente suportados são:
- Droid Eris
- HTC Dream
- HTC Hero/T-Mobile G2 Touch
- HTC Magic/Sapphire/Mytouch 3G
- HTC Tattoo
- HTC Wildfire
- Huawei Ideos/U8150
- LG Ally/Aloha/VS740
- LG GW620/Eve
- Motorola Backflip/MB300
- Motorola Cliq/Dext
- Samsung Acclaim
- Samsung Moment/M900
- Samsung Spica/i5700
- Samsung Transform
- Sony Ericsson Xperia X10 mini
- T-Mobile G1
São modelos antigos que rodam o Android, mas o que é de se estranhar é que o mesmo jogo no iPhone não precisou de nenhuma adaptação para rodar normalmente na primeira geração de iPhone (o Classic).
Em outubro, Steve Jobs destacou a diferença entre a fragmentação de um sistema aberto que roda em vários hardwares diferentes e a integração do iOS, que roda em um número limitado de aparelhos. Para os desenvolvedores, segundo Jobs, é muito mais simples programar para uma plataforma mais uniforme, onde não há a preocupação de adaptar seu produto para mais de 100 dispositivos diferentes, como é o caso do Android.