2010ARQUIVO

Estoques do iPhone 4 começam a se normalizar no país, mas operadoras cometem irregularidades

Conforme se previa, os estoques de iPhone 4 no Brasil parecem que finalmente estão se normalizando para as vendas de Natal. As lojas estão recebendo novas remessas desde o início do mês, conforme vários relatos que o Blog vem recebendo. Porém, as operadoras estão aproveitando a grande procura para impor algo irregular segundo a legislação: só vendem o aparelho para planos pós. Algumas ainda vão mais além, exigindo a ativação de um novo número.


Foto de Raphael Rondelli

Nenhuma operadora pode obrigar o cliente a adquirir um plano se ela possui o aparelho disponível na loja (a chamada “venda casada”). Mas o que muitas fazem é esconder que possuem o aparelho, só revelando-o quando percebem que o cliente quer adquirir um plano pós-pago.

Como não há fiscalização para este tipo de coisa, a única arma que o consumidor tem é a denúncia. Caso você presencie uma situação como esta, denuncie para a ANATEL (telefone 133, nos dias úteis, das 8h às 20h).

O que vários leitores estão fazendo para garantir o seu direito é o seguinte: eles chegam na loja e pedem diretamente pelo iPhone 4 com plano pós. Depois que o vendedor mostrar a caixa e se preparar para finalizar o pedido, aí é só dizer que mudou de ideia e decidiu comprar pelo plano pré. O vendedor não tem como não vender, ou estaria assumindo a irregularidade. Se ele colocar problemas, é só pedir para falar com o gerente e ameaçar ligar para a Anatel. Se não resolver, aí sim tem que ligar mesmo (não basta ficar só na ameaça), pois a loja deve ser denunciada.

Comprar celular sem contrato é um direito seu. Se você quer um iPhone sem fidelização de plano, brigue por ele. ;)

Botão Voltar ao topo