2009ARQUIVO

Chega à App Store o primeiro aplicativo que usa a realidade aumentada no iPhone 3GS

Os parisienses têm sorte, pois são os primeiros usuários do mundo a terem já um aplicativo com realidade aumentada disponível para a compra. É o Métro Paris, utilitário que indica a direção de estações de metrô na Cidade Luz.

Métro Paris

A tecnologia de Realidade Aumentada no iPhone já foi demonstrada antes por outros, mas muitos diziam que isso seria possível apenas com o OS 3.1. Pois a Presselite, desenvolvedora do Métro Paris, provou que não e já disponibilizou seu aplicativo. E ele é realmente fantástico.

Com a técnica virtual, é possível direcionar a câmera do iPhone para a paisagem e ele indicará placas na direção exata de onde há estações de metrô, tudo atualizado em tempo real conforme você for se locomovendo. Por utilizar a bússola integrada, esse tipo de função só é compatível com o modelo 3GS, nem jailbreak pode mudar esta situação.

O aplicativo é um verdadeiro canivete suíço de visitação de Paris, perfeito para turistas da cidade mais visitada do mundo. Além de indicar visualmente a direção das estações mais próximas, ainda informa pontos de taxi, alimentação (McDonalds, Starbucks), lojas, hotéis e outros POI (pontos de interesse), tudo isso com aquisições In-App, ou seja, você pode comprar separadamente os POI extras (em grupos de categoria, como Fast Food, Hotéis, Lazer, etc) direto no aplicativo. O preço é de 0,99$ (0,75€) cada módulo, um bom investimento para quem usa.

Aquisições In-App

O aplicativo também incorporou outras funções do OS 3.0, como a integração do Google Maps dentro do aplicativo, não precisando mais fechá-lo para acessar os mapas.

Confira no vídeo como funciona a realidade aumentada (em francês):

YouTube video

Este aplicativo também serve como exemplo de estudos a todos os que querem viver da App Store. O Métro Paris surgiu logo após o lançamento da loja virtual e era o único dedicado às 14 linhas de metrô da cidade. Esta exclusividade durou até maio deste ano, fazendo-o ser o aplicativo mais comprado na França em todos os tempos. Porém, a empresa oficial de transportes parisienses (RATP) lançou um aplicativo próprio, fazendo as vendas do primeiro baixarem. Agora eles inverteram de novo a situação, se adiantando mais uma vez à solução oficial e retomando a vantagem com funções inéditas e impressionantes.

Um grande exemplo a ser seguido por outros desenvolvedores: inovar sempre é a chave da App Store.

E o Brasil, quando terá um aplicativo do tipo?

Botão Voltar ao topo