Notícias

Em fevereiro, iPhones sem Apple Pay poderão ser usados como bilhete de metrô em Paris

Diversas cidades do mundo, inclusive no Brasil, estão implementando pagamento com o Apple Pay nas catracas de seus metrôs e ônibus. Mas isso tem seus inconvenientes. O turista pode usar o serviço sem precisar comprar o bilhete, mas paga cada viagem individualmente com seu cartão de crédito, pelo preço cheio, sem descontos.

Em Paris, o sistema de transporte oferece pacotes para residentes e turistas, que permitem por exemplo viagens ilimitadas durante alguns dias, com um preço fixo. É o chamado cartão Navigo.

A partir de fevereiro, será possível registrar este cartão de descontos no Wallet do iOS, permitindo passar nas catracas dos trens e ônibus da capital francesa mesmo se a bateria do aparelho tiver acabado durante a jornada.

O recurso não é novidade e já está implementado no iOS há algum tempo. E não tem nada a ver com o Apple Pay.

Se chama Transporte Público Expresso e usa o NFC do iPhone para validar catracas em estabelecimentos e transporte público.

O princípio é simples: tudo o que precisa fazer é passar o iPhone bem ao lado do sensor dedicado das catracas para abri-las. Tudo funciona como os já tradicionais cartões de acesso, tanto que o usuário não precisa nem ao menos ativar a função ou autorizar biometricamente o uso. Basta passar o aparelho e a catara abre.

O cartão é recarregável e pode ser gerenciado pelo aplicativo. E caso o aparelho tenha desligado sozinho por falta de bateria, a reserva de energia ainda garante que o bilhete eletrônico funcione por algumas horas.

Seria muito, muito legal se este tipo de iniciativa fosse adotada também aqui no Brasil.

Via
Le Parisien
Botão Voltar ao topo