2009ARQUIVO

Apple começa a proibir blogs de falarem sobre jailbreak

Opinião: OFF

O cerco parece estar apertando cada vez mais.
Depois que começou a brigar na justiça para que o jailbreak se torne oficialmente ilegal e proibiu seus desenvolvedores de participar do movimento, a Apple agora parece focar nos blogs que falam do método de liberação do aparelho.

A primeira vítima foi o italiano Melamorsicata (“maçã mordida” em português), que é um site inscrito no Programa de Afiliação da Apple, que dá uma comissão toda vez que é feita uma venda de algum produto da maçã através dos banners do site. É bem difícil de entrar neste programa, eu mesmo já tentei mas fui recusado porque não coloco na parte de baixo aqui do Blog a frase dizendo que a marca iPhone é propriedade da Apple (coisa que ainda não achei tempo para fazer).

Hoje pela manhã, o editor do referido blog, Kiro (já publicamos aqui um texto dele), recebeu um email do programa de afiliação, pedindo para que fosse retirado do ar um antigo artigo (de 2007) que ensinava como fazer o jailbreak no então recém lançado iPod touch. Contra sua vontade, ele o fez, para não ser expulso do programa.

Blog italiano Melamorsicata

Mas isso não foi tudo. Algumas horas depois ele recebeu outro email, com uma lista de outros artigos que deveriam ser retirados do ar, todos contendo a palavra Cydia, jailbreak ou Installer.app. Se ele não fizesse isso, pararia de ganhar comissão pelas vendas de músicas, aplicativos e computadores vendidos pelo seu site.

Kiro respondeu que “não é a prostituta do Rei“, e se a Apple quiser expulsá-lo de seu programa, que o faça. 

É a Apple mostrando que está levando a sério a briga para impedir que “liberem” o iPhone e o iPod touch de suas amarras. Mas não seria um pouco tarde para isso?

Enquanto lhe era conveniente, ela nunca fez nada.
Até o lançamento do modelo 3G em várias partes do mundo, ela vendeu milhares de aparelhos graças ao desbloqueio realizado pelo jailbreak, que os permitia funcionar fora da rede AT&T.

Resta esperar para ver se esse foi um caso isolado ou se a Apple resolveu mesmo atacar os blogs que falam de jailbreak.

Será mesmo que ela vai comprar esta briga?

Para saber mais sobre o que é o jailbreak, leia nosso artigo especial.

Botão Voltar ao topo