Notícias

Segundo round na luta pela legalização do jailbreak

JailbreakNesta sexta-feira aconteceu em Palo Alto, California, mais um capítulo da luta para legalizar oficialmente a liberdade do usuário de poder fazer o que quiser com o seu iPhone ou iPod touch, ato conhecido também como jailbreak.

A Apple (através do seu advogado David Hayes da Fenwick & West) veio com tudo e preparou um documento de 27 páginas (link para o PDF) cheias de argumentos que a fazem crer que o jailbreak é ilegal. Para ela, a legalização infringiria claramente os direitos autorais, podendo inclusive danificar os aparelhos.

Do nosso outro lado, a EFF (Electronic Frontier Foundation), representada por Fred von Lohmann, rebateu os argumentos dizendo que quando um usuário faz o jailbreak no seu iPhone, não está infringindo nenhuma lei de direito autoral. Criando uma exceção no DMCA não reduziria o número de aplicativos disponíveis, muito pelo contrário. Tornaria o mercado mais competitivo e todo mundo sabe que “mercado competitivo” quer dizer inovações e melhorias constantes para os usuários.

O  Digital Millennium Copyright Act (DMCA – Lei dos Direitos Autorais do Milênio Digital) é uma forma de impedir a pirataria, pois possibilita implementar um sistema contra cópias ilegais no iPhone. O problema é que isso também impossibilita que usuários legítimos possam rodar programas legais que não foram aprovados pela Apple. Uma exceção ao DMCA acabaria com esse problema.

Não se espera um resultado final antes de outubro, mas se a EFF ganhar a causa, não somente o iPhone e iPod touch serão beneficiados, mas outros dispositivos também, como o Android (aka GooglePhone) e o futuro Palm Pre.

Seja como for, o tempo de vida de uma exceção do tipo é de três anos. Isso quer dizer que, independente do resultado, todo esse processo terá que se repetir em 2012, quando a decisão que será tomada em 2009 não valerá mais.

Para entender mais do processo, não deixe de ler nosso artigo anterior.

[fonte]

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • vinicius

    a Apple devia dexar logo, o jailbreak fez muita coisa q ela não fez…

  • Ana

    Pessoal, perdi meu fone de ouvido do iPhone. Alguem sabe onde posso comprar outro original?

    Obrigada!

  • oldboy

    Ana, em qualquer fast shop vc encontra.. pela bagatela e 149,00 reais… ou algo próximo disso..

  • Bruno

    fiz o jailbreak do meu e me arrependi, apesar dos muitos programas que instalei e que nao tem na app store, mas o aparelho ficou bem mais lento e travando muito. nao recomendo. qt a ser ilegal ou nao. acho q nao eh ilegal o q a apple quer eh uma forma de proteger quem faz os programas, pois nao da pra rodar aplicativos piratas sobre o iphone sem jailbreak…

  • Krikaoli

    Infelizmente isso facilita a pirataria. Ana, o fone original custa pelo menos 120 reais. Entretanto, vc pode optar por genéricos que custam entre 20 e 90 reais. Um dos patrocinadores do blog vendem tudo isso, só não sei se tem o original http://www.negev.com.br outra opção é o ML.

  • É complicado, se libera o jailbreak é bom para os usuários, que terão mais opções de aplicativos e o desenvolvimento do iphone iria acelerar, por outro lado tem a empresa que iria perder um mercado, que hj ela controla, para os desenvovedores fazerem o que quiserem em termos de programas para o iphone…
    Particularmente se eu fosse o dono da empresa não permitiria jamais, acredito que o jailbreak contribui mais sendo ilegal do que o contrario, iria se tornar mais uma mina de ouro só dessa vez nas mão de outros e se for assim prefiro que a mina fique com a apple pq assim sai mais gadgets que tanto amamos!!!

  • Igo

    Muitos fazem o jailbreak para obter o desbloqueio do aparelho e não os aplicativos, acredito que a melhor resoluação em parte da Apple seria vender aparelhos desbloqueados, tirando essa limitação ajudaria muito a combater a pirataria…

  • Igo

    Resolução* corrigindo..

  • Vicente

    Para o desbloqueio não é utilizado o yellowsn0w?

    Eu entendi que o jail é desbloqueio para apps “apps não oficiais”. E o desbloqueio de operadora, é feito pelo yellowsn0w.

    Tem como desbloquear operadora pelo jail?

  • Nelson

    A Apple inventou o Iphone e tem todo o direito de querer manter o controle sobre sua criação, porque não fazem jailbreak do Xbox, do Wii ou de outro gadges do gênero, ilegal ou não sou contra o jailbreak!

  • @Vicente

    Você precisa do jailbreak para poder instalar o yellowsn0w!

  • AndreSS

    E o desbloqueio dos aparelhos, sem a necessidade do YellowSn0w, será que isso um dia acontecerá ??

  • ifire

    Marcio Mauricio disse tudo, sou radical se eu fosse o dono da apple e fosse legalizado o jailbreak retirava do mercado o iphone, graças à Deus que eu não sou o dono da apple.

  • Vicente

    Ahhhhhhhh bom…

    Então se for considerado ilegal pela justiça, vamos nos f%¨#@ pagando o valor cobrado no Brasil…hehehe

  • ihenrique

    quanta bobagem

  • Henry

    Axo meio dificl ela liberar o jailbreak, mais c liberar OTIMO

  • João

    @Ana e @Krikaoli

    Já comprei um fone nessa loja Negev. Vai na intra-auricular (aquela preta que custa 39,99). Pedi num dia, recebi no outro. Eu pessoalmente achei melhor que o fone original. Vem com aqueles negocinhos de silicone para colocar no ouvido.