AppleDesenvolvedoresJailbreakNotícias

Licença do novo SDK proíbe que desenvolvedores façam jailbreak em seus aparelhos

Sem jailbreak para desenvolvedores

E a Apple aperta o cerco cada vez mais.
O site Ars Technica revelou ontem um ítem importantíssimo no contrato do novo SDK 3.0. Uma cláusula que proíbe terminantemente que desenvolvedores façam jailbreak em seus dispositivos ou, até mesmo, ajudem outros a fazê-lo (como, por exemplo, participar de projetos do tipo QuickPwn ou Pwnage).

Os desenvolvedores também são proibidos de usar o SDK, o iPhone OS ou qualquer outra ferramenta da empresa para fins que não sejam a App Store ou a distribuição Ad Hoc (aplicativos particulares de empresas, por exemplo). Ou seja, não podem distribuir seus aplicativos pelo Cydia, Installer, RYP ou qualquer outro meio não-oficial. Isso nunca foi lá muito permitido, mas agora está explícito, preto no branco.

Essa parece ser uma tentativa de impedir que desenvolvedores barrados na App Store lancem seus programas via Cydia Store, como estava começando a acontecer. Além disso, a proibição de fazer jailbreak em aparelhos registrados pode inibir o hack, pois os desenvolvedores terão que escolher qual via querem continuar seguindo: App Store ou jailbreak.

A Apple tem como identificar se o aparelho é hackeado ou não. Resta saber se ela vai mesmo partir para as vias legais contra os desenvolvedores ou se é mais uma maneira de inibir o desbloqueio do aparelho.

[dica do leitor Abel]

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Abel

    Pra pedir patente pode? ;P

  • Dan Cautella

    iLex, sabe qual a maneira que a Apple usa para averiguar que o iPhone é JailBreaker ou não?

  • Apple malandra!

  • Frederico

    A Apple peca nessa questão de querer ser a controladora de tudo que fabrica.

    Não adianta, porque sempre haverá quem a desafie. O Jobs é um cara revolucionário, mas não do gosto do jeito dele que querer ser o dono de tudo.

    O iPhone é uma ferramenta fantástica, parabéns pra ele, mas ela se tornará mais fantástica ainda na mão de caras inteligentes, com sacadas geniais e com liberdade de tirar proveito de tudo que iPhone tem pra oferecer.

    Mas ele (Jobs) é “zoiudo”, quer ganhar em cima de todo mundo, do que vende, do que desenvolve, não posso compreender isso.

    A desculpa de que é pra manter a estabilidade do aparelho, bem, acho que os colegas podem dizer se é justificável ou não…

    Jobs ainda não se deu conta de que o aparelho que ele inventou é “filão”, é uma ferramenta que pode criar milionários, à medida que ele criar restrições, pessoas irão criar novos caminhos. Até chegar uma hora em que não haverá mais como “combater”.

    Nenhuma dessas ações dele ao estilo “ditadura militar” me metem medo, porque sei que tem cara por ai que sabe tudo do iPhone, e pode esperar, vai haver contra ataque.

    No fim das contas, pode ter certeza, Jobs dirá: “Se não pode com eles, junte-se a eles” (Ou eles juntam-se a nós).

  • Rick Dam

    Não achei errada a atitude da Apple não. Ela lançou o telefone, e colocou as regras. Se não gostou, mude de telefone ou desenvolva software para outros telefones. Obviamente que o Cydia e afins é ótimo para mostrar a Apple que vale a pena mudar algumas coisas (como o processo de aprovação de aplicativos ou liberar algumas funções do iPhone no SDK) para atrair mais clientes. Mas achar que a Apple deva deixar todo mundo lançar programa de qualquer jeito sem controle é no mínimo pensamento de quem ama o Windows. Aliás, para os que acham que deva ser assim, o incrível desempenho e estabilidade do Windows Vista mostra como é bom deixar qualquer um criar software de qualquer jeito.

  • Abel

    @Rick Dam: [2]

  • @Rick Dam: [3] 🙂

  • Nakita

    @Rick Dam: [4]

  • rodrigo

    é ridiculo.O modo como Steve o a Apple, sei lá querem controlar o iphone depois de vendido para alguem.Imagine voce alguem compra um carro 0/KM pelado, sem nenhum acessorio.Ai o camarada vai na loja da esquina e coloca $ 10.000,00 em acessorios de diversas marcas.Dias depois a montadora diz que vai travar o motor do carro dele porque ele não colocou acessorios da propria marca.A me poupem né RIDICULO.
    Cada um faz o que quer com seu aparelho.Se der pau o problema é do dono do aparelho e não da Apple. :/

  • Abel

    @rodrigo: Exatamente, o problema é do dono do aparelho. A proibição da Apple impede que os usuários continuem fazendo o jailbreak? É óbvio que não. E não impede nem mesmo que os desenvolvedores inscritos no seu programa publiquem no Cydia sob outros nomes/nicks, de outros endereços. Claro que, para todos os efeitos, eu *não* disse isso… 😛

    Mas o que precisa ficar claro, e que o Rick Dam muito bem expressou, é muito simples: a Apple faz isso porque ela pode. E pronto.

  • Iron Junior

    Isso sempre existiu…. A apple nunca aceitou jailbreak, tanto que alertam na garantia (sabemos que com um restore resolve), mas eles tentam botar o medo de não fazer…

    A diferença é apenas que está em cláusula contratual com os desenvolvedores. Não muda nada! Eu vou esperar sair o novo jailbreak para atualizar o meu para o 3.0.

    O Rick Dam falou um monte, com um monte de besteiras. Já que o objetivo do jail nunca foi instalar qualquer coisa, mas sim fazer as funções do iphone funcionar. Sem o jail até essa versão atual nosso telefone infelizmente não presta, na 3.0 parece ser outra realidade, mas como não confio, pois com a aplle nem tudo são flores, esperarei o jail para a 3 também.

  • Abel

    @Iron Junior: Bom, “to each his own”, como se diz. Quanto a mim, a única coisa do jailbreak de que eu absolutamente faço questão é o Net.-Local Number Format. Sem o resto eu consigo viver numa boa, já que, com o que peguei da AppStore, meu iPhone efetivamente presta, sim. Muito, até, obrigado. 🙂

  • Lucas

    @Rick Dam: Epa! Uso Windows Vista desde o seu lançamento e venho desde lá percebendo que um mito foi criado. Conheço muitas pessoas, e a maioria delas ao serem perguntadas se usam o Windows Vista me respondem da seguinte forma:
    – Windows Vista? Você está maluco? Aquilo é muito lerdo.
    – Mas você já usou um computador com Vista?
    – Não. ¬¬

    Aposto que você acha giló ruim e nunca provou. 😛

    O Vista é lerdo em máquinas com baixo desempenho, e não é só o Vista não. Imagine, se fosse possível, um MAC OS X rodando em um PC com um Celeron, 256MB de RAM e uma placa de vídeo meia boca onboard na placa-mãe.

    Na história todos sempre falaram muito mal do Windows em todas as suas versões. Uma hora dizendo que é inseguro, outra dizendo que é lerdo demais. Aposto que você está usando ele agora.

    Não é à toa que 92.7% dos computadores no mundo usam Windows.

    O Windows XP é um sistema operacional da década passada. Faça um upgrade na sua máquina e troque de OS.

    A propósito, desculpe-me por falar de Microsoft no blog com Apple-Fan-Boys, mas a verdade tem que ser dita. Antes de falar mal do Windows olhe para o canto inferior esquerdo da sua tela e se deprima com o símbolo do Windows estampado.

  • Markim

    @Rick Dam: [5]

  • leonardo

    isso é mais uma maneira da apple nao sofrer com apps crack que circulam por ai e etc……bom se todo mundo que tem iphone e ipod touch resolvesse so pegar copias e nao originais da apple store certamente a apple iria ter um grave crise!e voltaria a ser a apple só a apple!

  • rafael

    Brincadeira nao, ateh os Dev do Iphone usam JailBreak, uma questão é certa, se nao tivesse jailbreak no iphone eu nao teria comprado o meu

  • Iron Junior

    @rafael: [2]

    Assim como vc sou apaixonado por hardware e não pela empresa…

    Portanto, não estou nem aí se meu aparelho é da apple, da microsoft, sony, sei lá oque. Eu gosoto é de estar com um excelente aparelho com as funções disponíveis para usar.

    Mas antes fiquei um bom tempo na dúvida entre o iphone e o Htc diamond e o que fez eu optar pelo iphone foi o jailbreak, já que 60% das funções não valem nada sem ele. Eu sei que a 3.0 parece mudar essa realidade, mas… ainda prefiro não arriscar!

  • Homero

    @Rick Dam: [6]

  • Ricardo

    Não entendi porque tanto ódio ao Windows, ou entrar no aspecto de sistemas operacionais, quanto deveríamos estar falando aqui sobre o iPhone. De qualquer forma, essa batalha de “melhor ou pior” existe apenas no gosto de usuário, pois no meio “empresarial” cada um esta lá, fazendo o que sua proposta sugere. Os servidores Sun, IBM, Virtualização, o pessoal operacional com seu desktop Windows, o departamento de marketing e criação com seu Mac, e por aí vai. O melhor, é aquele que satisfaz suas necessidades, com o melhor custo/benefício.

  • Abel

    @Ricardo: tens razão. Mas, que a Apple fez o que fez porque pode, isso fez. Com justiça até, acho, embora um pouco “pointless”, na minha opinião.

  • Frederico

    @Ricardo, @Lucas, não adianta. Aqui no blogdoiphone ou em qualquer outro lugar que exista usuários Mac, sempre vão falar mau do Windows.

    Não julgo se estão certos ou não, porque cada um tem suas preferências e seus pontos de vista.

    Há de se respeitar.

    @Rick Dam: A Apple está certa sim, ela pode fazer o que faz, ela é dona da invenção. Mas essas coisas que acontecem faz parte da teoria da evolução.

    A gente fica aqui saindo no tapa, e a Apple está lá, achando graça disso tudo, porque até onde sei, o único celular que permite esse tipo de situação é o dela.

    De toda forma, ainda continuo achando o Jobs “zoiudo”. E antes que você me corrija, eu sei, ele está no direito dele.

    Pra mim, tá bom do jeito que tá, mas sempre haverá quem defenda e sempre haverá quem critique.

    Ah, e por favor, deixa o Windows de fora disso.

  • Rick Dam

    Bem, vou tentar compactar a resposta o máximo possível:
    @ Rodrigo: Cara, ou você processa a montadora porque ela não te avisou que não podia instalar acessório ou compra outro carro. 😀

    @ Iron Junior: Graças a Deus todo mundo não pensa como você. É só ver a quantidade dos usuários que fazem questão de não usar o jailbreak. Quem usar, que use por conta e risco. Agora….. A função do jailbreak não é instalar aplicativos, dentre eles aplicativos que liberem funções do iPhone?

    @ Aos usuários de Windows que se sentiram ofendidos: Desculpem-me, meu objetivo não era menosprezar o windows, como muitos entenderam. Era dar um exemplo oposto ao que a Apple faz. Eu já tive dois laptops com Windows Vista e sei o que estou falando, e poderia citar inúmeros problemas, mas esse não é o objetivo desse site. Ah, e a propósito Lucas, no canto esquerdo inferior da minha tela não tem nenhum ícone de janelas, mas sim um carinha azul escuro olhando pra um carinha azul claro 😀

    @ Frederico: Cara, a gente não tá saindo no tapa não! Trocas de pontos de vista é sempre enriquecedor! 🙂

  • @Rick Dam: [7]

  • Vini

    Concordo com a Apple nesta questão… Vivemos em um mundo capitalista e as empresas só pensam no lucro, obviamente. O que aconteceria se o jailbreak estivesse em todos os aparelhos? Os desenvolvedores não perderiam tempo em pagar altas quantias pra Apple se todos podem baixá-los gratuitamente pelo jailbreak. Todos migrariam pra cydia store e pronto, acabou app store.
    Outro ponto é a estabilidade do aparelho, é o próprio exemplo do Vista, alguns começaram a instalar softwares não identificados pela Microsoft, o sistema ficou lento e a resposta está aí, ninguém migrou para o Vista por causa da má fama que alguns criaram. Convenhamos que estabilidade é essencial para um aparelho desse porte.
    Mas há um ponto pró ao jailbreak, ele cobre os recursos que o SO do iPhone não disponibiliza. Mas a Apple vai acabar cedendo as vontades dos consumidores, como o caso do GPS por exemplo.
    As pessoas podem não concordar com a Apple, mas é direito dela, e dever dela proteger os desenvolvedores da pirataria.

  • Rodrigo

    @ Lucas: [2] 😉