2010ARQUIVO

[aperitivo iOS 4] Opção nativa para desligar a rede de dados no iPhone

O iPhone foi originalmente projetado para ser um dispositivo que fica constantemente conectado na internet. Por isso mesmo que nos Estados Unidos e em outros países, os planos das operadoras incluem um acesso ilimitado de dados para que se consiga aproveitar o máximo do aparelho.

Mas a realidade brasileira infelizmente é diferente: além das opções de internet móvel não serem assim tão acessíveis, a cultura nacional valoriza acima de tudo o sistema pré-pago, não contratando muitas vezes nenhum plano de dados. Além de limitar (e muito) a experiência que se tem com o iPhone, há um outro problema um pouco grave nisso tudo: o aparelho acaba consumindo involuntariamente dados em plano de fundo, sem que o usuário se dê conta.

Isso sempre foi uma dor de cabeça para muita gente. Afinal, não é nada divertido quando você põe créditos em um chip e quando vai ver, eles desapareceram sem você nem usar. Nós até disponibilizamos uma solução não oficial para isso (chamada de APN Config), que já ajudou muita gente, mas que infelizmente é incompatível com certas operadoras.

Mas esse problema está com os dias contados. Com o lançamento do iOS 4, a Apple apresenta finalmente uma opção para desligar, diretamente no sistema, o acesso à internet pela rede de dados da operadora.

Para isso, basta ir em Ajustes > Geral > Rede e desligar a opção “Dados da Rede Celular“. Com isso, só será possível acessar a internet no aparelho pela rede Wi-Fi ou quando o usuário ligar novamente a opção. A rede telefônica para ligações não é afetada por essa função.

O iOS 4 será disponibilizado pelo iTunes nesta segunda-feira, 21, gratuitamente para todos os proprietários de iPhone 3GS, 3G e iPods touch 2G e 3G. Para conhecer a tabela de compatibilidade, confira nosso guia especial.

Para ver as outras novidades do que virá no novo sistema, não deixe de conferir nossa série de aperitivos.

Botão Voltar ao topo