Apple

Estudo indica que usuários da Apple estão mantendo seus iPhones por mais tempo

Isso pode indicar menos vendas, o que é um problema para a Apple

A Apple pode enfrentar uma desaceleração na demanda por seus smartphones, apesar de ter alcançado um novo recorde de preço médio de venda de iPhones próximo a US$1.000 e um recorde de receita para o iPhone no primeiro trimestre deste ano.

Isso é o que sugere um novo relatório da CIRP, que mostra como os usuários da Apple estão mantendo seus iPhones por mais tempo antes de fazer uma nova compra.

O que é CIRP

CIRP é a sigla para Consumer Intelligence Research Partners, uma empresa de pesquisa de mercado com sede nos Estados Unidos.

Ela é especializada em análise de dados do setor de tecnologia e realiza pesquisas sobre o comportamento do consumidor e tendências de mercado para empresas como Apple, Google e Amazon.

A CIRP é conhecida por seus estudos sobre o mercado de smartphones, tablets e outros dispositivos eletrônicos de consumo, bem como por seus relatórios sobre o comportamento dos consumidores em relação a esses produtos.

As pesquisas e relatórios da CIRP são amplamente divulgados pela mídia especializada e são considerados uma referência no setor de tecnologia.

iPhones duradouros

De acordo com este recente estudo, de 2019 a 2021, os clientes da Apple mantiveram seus telefones por períodos cada vez mais longos, com 34% deles tendo um iPhone com três anos ou mais.

Toque na imagem para ampliá-la

Embora tenha havido um aumento no número de atualizações em 2022, a maioria dos usuários relatou que está segurando seus iPhones por 2 a 3 anos ou mais.

A CIRP acredita que esse aumento nas atualizações em 2022 pode ser atribuído a fatores como a pandemia de COVID-19 e os programas de troca agressivos que ofereceram valor excepcional para os telefones usados.

Mas é também sabido que o iPhone é conhecido pela sua longa vida útil, por receber por vários anos atualizações do sistema, além de ser um produto de maior qualidade.

Modelos antigos

Um fator que o estudo parece não ter abordado é o fato de que, pelo menos no Brasil, a procura por iPhones usados também cresceu nos últimos anos. Tanto que no ano passado o celular da maçã esteve entre os 5 mais vendidos na categoria de telefones usados.

Há também o fato de alguns modelos novos de gerações anteriores terem apresentado queda de preços nos últimos meses, o que fez inclusive as vendas no país baterem recorde no primeiro trimestre.

Via
9to5mac
Botão Voltar ao topo