A Apple pode enfrentar uma desaceleração na demanda por seus smartphones, apesar de ter alcançado um novo recorde de preço médio de venda de iPhones próximo a US$1.000 e um recorde de receita para o iPhone no primeiro trimestre deste ano.
Isso é o que sugere um novo relatório da CIRP, que mostra como os usuários da Apple estão mantendo seus iPhones por mais tempo antes de fazer uma nova compra.
O que é CIRP
CIRP é a sigla para Consumer Intelligence Research Partners, uma empresa de pesquisa de mercado com sede nos Estados Unidos.
Ela é especializada em análise de dados do setor de tecnologia e realiza pesquisas sobre o comportamento do consumidor e tendências de mercado para empresas como Apple, Google e Amazon.
A CIRP é conhecida por seus estudos sobre o mercado de smartphones, tablets e outros dispositivos eletrônicos de consumo, bem como por seus relatórios sobre o comportamento dos consumidores em relação a esses produtos.
As pesquisas e relatórios da CIRP são amplamente divulgados pela mídia especializada e são considerados uma referência no setor de tecnologia.
iPhones duradouros
De acordo com este recente estudo, de 2019 a 2021, os clientes da Apple mantiveram seus telefones por períodos cada vez mais longos, com 34% deles tendo um iPhone com três anos ou mais.

Embora tenha havido um aumento no número de atualizações em 2022, a maioria dos usuários relatou que está segurando seus iPhones por 2 a 3 anos ou mais.
A CIRP acredita que esse aumento nas atualizações em 2022 pode ser atribuído a fatores como a pandemia de COVID-19 e os programas de troca agressivos que ofereceram valor excepcional para os telefones usados.
Mas é também sabido que o iPhone é conhecido pela sua longa vida útil, por receber por vários anos atualizações do sistema, além de ser um produto de maior qualidade.
Modelos antigos
Um fator que o estudo parece não ter abordado é o fato de que, pelo menos no Brasil, a procura por iPhones usados também cresceu nos últimos anos. Tanto que no ano passado o celular da maçã esteve entre os 5 mais vendidos na categoria de telefones usados.
Há também o fato de alguns modelos novos de gerações anteriores terem apresentado queda de preços nos últimos meses, o que fez inclusive as vendas no país baterem recorde no primeiro trimestre.
Eu mesmo pretendo manter meu 13 mini por um tempo maior que mantive os meus anteriores. Minha média de permanência era de 14 meses. Não vi vantagem no 14, e adoro o tamanho, recursos e bateria do 13 mini. Quase que o aparelho perfeito pra mim.
O tempo de permanência é diretamente proporcional ao custo e a durabilidade do produto.
Mas existe uma forma muito eficiente por meio das atualizações de “incentivar” o usuário a trocar de aparelho . Todos nós sabemos qual.
Estou com um 11 e está impecável, não vejo motivo real para trocar.
Prometi pra mim mesmo que vou trocar somente no 16 pro.
foi tudo friamente pensado desde o iPhone X.. lembram q a apple teve perda nos lucros? aumentar o preço do iPhone foi uma decisão financeira ja prevendo que os celulares durariam mais tempo.
Claro, Eu ja tive mais de 10 iPhones, trocava todo ano, agora, estou tendo cada vez mais dificuldades em trocar. Preços Altíssimos, dificultam não só a compra mas também a vendo do meu iPhone usado.