Apple disponibiliza SOS via satélite para iPhones na Austrália e Nova Zelândia
Neste domingo, a Apple anunciou que o recurso de conectividade de emergência via satélite, disponível nos modelos iPhone 14, iPhone 14 Plus, iPhone 14 Pro e iPhone 14 Pro Max, agora estão disponíveis também para os clientes na Austrália e na Nova Zelândia.
Essa novidade permite que os usuários desses dispositivos se comuniquem em situações de emergência quando estiverem fora da cobertura de rede celular ou Wi-Fi.
Quando confrontados com a falta de sinal, os usuários agora podem utilizar o recurso de SOS de Emergência via satélite para enviar mensagens de texto curtas aos serviços de emergência.
Além disso, é possível compartilhar a localização com amigos e familiares por meio do aplicativo “Buscar”.
A interface do iOS guia os usuários para apontar seus iPhones em direção aos satélites no céu, sendo necessária uma visão clara para estabelecer a conexão.
A transferência de dados através da rede de satélite é mais lenta, e por isso, o sistema orienta os usuários com textos curtos e otimizados.
A Apple está oferecendo gratuitamente esses recursos de satélite por um período de dois anos, a partir da ativação do dispositivo ou da disponibilidade do serviço em cada região.
A empresa ainda não revelou os planos de cobrança após o término desse período gratuito.
Com essa atualização, a Apple busca melhorar a segurança e a comunicação em situações de emergência, garantindo que os usuários possam receber assistência mesmo em locais remotos ou com falhas de conectividade.
Agora, além de Austrália e Nova Zelândia, contam com o serviço de SOS por satélite Áustria, Bélgica, Canadá, França, Alemanha, Irlanda, Itália, Luxemburgo, Holanda, Portugal, Reino Unido e Estados Unidos.
Ainda não há nenhuma previsão de quando ele passará a funcionar na América do Sul. Porém, o fato de dois países do hemisfério Sul contarem com o serviço, pode ser uma boa notícia para nós.