Códigos do beta do iOS 17.2 confirmam sistema de atualização dentro da caixa
Já comentamos aqui sobre a informação divulgada pelo site Bloomberg, sobre um novo procedimento da Apple que possibilitaria a atualização do iOS nas lojas sem nem precisar retirar o aparelho da caixa lacrada.
Agora, com o lançamento do primeiro beta do iOS 17.2 para desenvolvedores, essa informação parece ter sido confirmada.
A finalidade desse novo sistema é viabilizar a atualização de iPhones selados antes de serem entregues aos clientes, assegurando que eles já estejam equipados com o software mais recente disponível.
Este tipo de sistema, que deve estar em desenvolvimento há anos e só agora começará a ser implementado, ajuda a evitar problemas do tipo dos que aconteceram no lançamento do iPhone 15, em que havia um bug no iOS 17 que impedia a ativação do aparelho pelo comprador.
Essa confusão poderia ter sido evitada se na própria loja, antes da compra, fosse possível atualizar todos os aparelhos sem nem precisar tirá-los da caixa.
A versão beta do iOS 17.2 Software Development Kit (SDK) revela a existência de três novos frameworks internos: FactoryOTALogger, FactoryOTANetworkUtils e FactoryOTAWifiUtils.
Esses frameworks possibilitam a atualização de firmware sem fio, utilizando um dispositivo externo especial.
Isso parece confirmar o que Mark Gurman descreveu no início do mês, sobre a implementação de um sistema composto por um “dispositivo similar a uma base de uso exclusivo da loja, sobre a qual as caixas de iPhones são colocadas”.
Importante ressaltar que essa funcionalidade inicialmente não se destina aos usuários finais e está claramente marcada como interna nos códigos identificados.
Será que um dia será possível atualizar nossos sistemas em casa apenas colocando sobre uma base de indução?