Apple

Os jovens da geração Z gostam mais do iPhone do que do Android

Muita gente acredita que os mais jovens talvez possam preferir celulares com Android, pelo fato de ser um sistema com menos amarras e possibilitar personalizações e alterações no sistema com maior liberdade. Mas este raciocínio pode não ser verdadeiro.

Em um artigo intitulado “How Apple captured Gen Z in the US — and changed their social circles” (Como a Apple capturou a Geração Z nos EUA — e mudou seus círculos sociais), o jornal Financial Times se debruça no questionamento da razão da Apple ser a preferida dos mais jovens.

O jornal explica que a estratégia da Apple para manter seu ecossistema fechado está funcionando, chegando ao ponto de criar pressão social na chamada “Geração Z“.

iPhone é a preferência entre os jovens

Como você provavelmente sabe, chama-se de Geração Z as pessoas nascidas entre os anos de 1997 e 2010, ou seja, que hoje tem entre 13 e 26 anos. É definida como uma geração nascida quando as comunicações digitais já estavam bem instaladas na sociedade.

A liderança da Apple entre essa faixa etária nos Estados Unidos é bem maior, diferentemente das outras idades em que a divisão entre iOS e Android é mais equilibrada.

De acordo com alguns especialistas ouvidos pelo Financial Times, o domínio do iPhone está moldando os círculos sociais dos jovens americanos: quem tem um Android, fica excluído dos grupos de discussão no iMessage.

Sim, para nós brasileiros, é algo bem doido, pois em nosso país o WhatsApp é quase uma obrigação social. No entanto, nos EUA ele é insignificante.

Usuários da Geração Z representam 34% de todos os proprietários de iPhone nos Estados Unidos. Ou seja, um terço, o que é uma quantidade bastante significante.

E apesar dessa proporção ser evidente mais nos Estados Unidos do que em qualquer outro lugar no mundo, a Europa também não fica muito atrás.

De acordo com o Canalys, 83% dos usuários europeus da Apple com menos de 25 anos planejam permanecer no iPhone. A percentagem de utilizadores Android da mesma idade que estaria prestes a continuar no sistema do robozinho seria inferior a metade, com muitos considerando experimentar o iOS.

Entende o por quê de se acreditar que as vendas da Apple não devam cair nos próximos anos?

E com isso, é possível compreender melhor algumas atitudes da concorrência, como a grande campanha do Google para que a Apple adote o padrão RCS no iMessage. Um mensageiro que funcione em qualquer plataforma seria um motivo a menos de se comprar um iPhone.

Fonte
Financial Times
Botão Voltar ao topo