tvOS 16.1 traz Siri menos invasiva na tela da TV
Na próxima semana, chega à Apple TV (o aparelho) um novo sistema que implementará uma mudança que no iPhone chegou lá no iOS 14: a função Siri ficará mais compacta na tela ao ser acionada.
Ao apresentar a nova Apple TV 4K, a Apple mostrou alguns novos recursos que na verdade não serão exclusivos do novo aparelho, mas virão no novo sistema tvOS 16.1 (prometido para o dia 24/10).
A atualização traz algumas mudanças interessantes, principalmente na interação do Siri Remote. Quando o assistente virtual for acionado, ficará limitado apenas à parte direita da tela. Esta região já vinha sendo usada para outras interatividades como trocar de conta e acesso rápido a algumas funções.
É a primeira alteração na interface da Siri da Apple TV desde que ela foi lançada, em 2015. Mas não é só o visual que muda.
Para quem tem mais de uma conta de usuário registrada no sistema da TV, a Siri conseguirá reconhecer a voz de cada usuário e assim personalizar a execução das ações.
A Apple define assim as mudanças:
A Siri na Apple TV foi completamente reformulada e agora conseguirá reconhecer a voz dos usuários para que possam facilmente acessar filmes, seriados, músicas, jogos e apps e continuar usando o aparelho de onde pararam. Será possível usar o Siri Remote para receber recomendações personalizadas. É só perguntar à Siri o que tem para assistir.
O interessante é que você pode inclusive pedir sugestões de filmes em serviços específicos, como o Amazon Prime Video ou o Globoplay,
Além da mudança visual, agora será possível também habilitar a função “E aí Siri” para quem tiver AirPods conectados à TV. Com isso, toda a interação com a assistente poderá ser feita sem precisar usar as mãos.
O tvOS 16.1 também traz suporte ao novo protocolo Matter, que será compatível com todas as Apple TVs que rodem o sistema, menos com a nova 4K no modelo sem Ethernet…