Apple TV

Regras mais rígidas do Oscar podem dificultar indicações de filmes da Apple TV+

Em uma tentativa de tornar mais difícil para os serviços de streaming se qualificarem e ganharem o cobiçado prêmio de Melhor Filme no Oscar®, as regras que podem impactar a elegibilidade dos filmes da Apple TV+ foram formalizadas.

A Apple tem obtido considerável sucesso no Oscar, conquistando várias vitórias, incluindo o prêmio de Melhor Filme por “No Ritmo do Coração (Coda)” em 2022.

No entanto, mudanças nas regras que foram discutidas no início deste ano e que poderiam dificultar a inclusão de filmes de serviços de streaming foram agora codificadas pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas.

De acordo com as regras atuais, um filme precisa ter uma exibição qualificada de uma semana em um dos seis cinemas nas cidades dos Estados Unidos designadas pela Academia.

A partir do 97º Oscar, para os filmes lançados em 2024, as regras sofrerão alterações significativas.

Inicialmente, será necessário uma exibição qualificada de uma semana em uma das seis cidades mencionadas, seguida por uma exibição expandida de sete dias em dez dos 50 maiores mercados dos Estados Unidos, que deverá ocorrer em até 45 dias após o lançamento inicial.

Para filmes lançados mais tarde no ano, com expansões após 10 de janeiro de 2025, os distribuidores precisarão submeter seus planos de lançamento para verificação pela Academia.

Esses planos também deverão incluir uma exibição expandida em cinemas a ser concluída até 24 de janeiro de 2025.

No caso de lançamentos em territórios internacionais, eles poderão ser considerados para dois dos dez mercados exigidos. Os mercados internacionais qualificativos incluem os 15 maiores mercados internacionais, além do país de origem do filme.

“Como fazemos todos os anos, estamos revisando e avaliando nossos requisitos de elegibilidade teatral para o Oscar. Em apoio à nossa missão de celebrar e honrar as artes e ciências do cinema, esperamos que essa maior presença teatral aumente a visibilidade dos filmes em todo o mundo e incentive o público a vivenciar nossa forma de arte em um ambiente cinematográfico.”

As mudanças nas regras se aplicam apenas à categoria de Melhor Filme, com a elegibilidade para as demais disciplinas permanecendo inalterada.

A estrutura das novas regras, juntamente com os comentários do CEO da Academia, não afeta significativamente os estúdios tradicionais que dependem de lançamentos nos cinemas, ao invés de lançamentos diretos em streaming.

No entanto, para a Apple, que já implementa lançamentos nos cinemas para seus filmes, essas mudanças podem tornar os programas de lançamento mais caros ou mais difíceis de serem produzidos do que atualmente.

Além disso, essa nova regulamentação pode ter um impacto na audiência dos serviços de streaming, pois haverá um incentivo para encorajar o público a assistir aos filmes nos cinemas como forma de justificar os custos e a distribuição dos filmes.

As mudanças só terão efeito na apresentação do Oscar de 2025. Então a Apple ainda tem o ano que vem para ganhar mais algumas estatuetas.

Botão Voltar ao topo