Prefeitura de São Paulo começa a aceitar pagamento pelo Apple Pay em ônibus da capital
A Prefeitura da cidade de São Paulo anunciou nesta quinta-feira (12) o início de um projeto piloto para novos meios de pagamento de tarifa do transporte coletivo, através de aproximação de cartões de crédito ou débito (usando tecnologia NFC). Com isso, será possível pagar a viagem usando o Apple Pay.
A iniciativa começará a ser implementada inicialmente em 12 linhas de ônibus da cidade, a partir da próxima segunda-feira (16). Os testes durarão 3 meses (ou até completarem o limite pré-definido de 500 mil transações) e se tiverem sucesso, o sistema será implementado definitivamente em toda a capital.
Edson Caram, Secretário de Mobilidade e Transportes, comentou:
“É para facilitar a vida do cidadão e também dos turistas. Os cartões da Visa, Elo e MasterCard e celulares com a tecnologia por aproximação podem ser usados normalmente para o pagamento da tarifa.”
O funcionamento é simples: em terminais habilitados, bastará aproximar o Apple Pay (ou outro sistema de pagamentos por NFC) e passar pela catraca. O valor do bilhete será debitado do cartão.
Mas apesar da facilidade, ainda não haverá integração com o Bilhete Único. Isto significa que cada pagamento vale somente para uma única viagem, sem integração tarifária com outras linhas.
Eis as 12 linhas que participarão do teste inicial:
- 2590/10 — Pq. D. Pedro II/União de Vl. Nova
- 4031/10 — Metrô Tamanduateí/Pq. Sta. Madalena
- 6030/10 — Term. Sto. Amaro/UNISA – Campus 1
- 917M/10 — Metrô Ana Rosa/Morro Grande
- 2002/10 — Term. Bandeira/Ter. Pq. D. Pedro II
- 715M/10 — Lgo. da Pólvora/Jd. Maria Luiza
- 908T/10 — Butantã/Pq. D. Pedro II
- 9300/10 — Ter. Pq. D. Pedro II/Ter. Casa Verde
- 9500/10 — Pça. Do Correio/Term. Cachoeirinha
- 5129/10 — Term. Guarapiranga/Jd. Miriam
- 807M/10 — Shop. Morumbi/Term. Campo Limpo
- 675R/10 — Metrô Jabaquara/Grajaú
Em abril deste ano, o Rio de janeiro habilitou o pagamento por aproximação em catracas do metrô. Mas apenas para cartões da bandeira VISA, diferente de São Paulo que também aceita Elo e MasterCard.