Aplicativos

Aplicativo traz efeito ‘modo Retrato’ do iPhone 7 Plus para outros aparelhos

Uma das grandes vantagens do modelo maior do iPhone 7 é justamente a câmera dupla, capaz não só de tirar fotos com zoom óptico, mas também de aplicar profundidade de campo em imagens de pessoas, nublando o fundo como em câmeras profissionais.

Um aplicativo chamado FabFocus promete permitir isso também em outros modelos a partir do iPhone 5s, sem precisar de uma lente dupla.

Na verdade, o efeito de profundidade de campo do iPhone 7 Plus (chamado de modo Retrato, como já detalhamos aqui) é aplicado via software (iOS 10.1) e não pelo resultado da captação óptica das lentes, como acontece nas câmeras SLR mais sérias. A teleobjetiva do Plus apenas ajuda a definir a pessoa na foto e informa ao sistema o que embaçar e o que não embaçar. Tanto que, caso o usuário queira, pode visualizar as duas fotos, uma antes e outra depois da aplicação do truque. Na verdade, isso é algo que já é possível fazer no Photoshop (ou outros programas de imagem) com uma foto tirada em qualquer aparelho.

Seguindo este princípio, alguns desenvolvedores resolveram disponibilizar um aplicativo que faz exatamente isso: aplica o efeito de fundo desfocado para simular uma profundidade de campo. Veja alguns resultados:

 dsrl5 dsrl4fabscare2acouplesquare

Ele usa inteligência artificial e tecnologia de detecção de rostos para aplicar o efeito automaticamente nas fotos. Como se vê, algumas imagens não ficam tão perfeitas, mas para uma parcela dos usuários isso já pode ser suficiente para dar uma incrementada em suas fotos.

A profundidade de campo é legal porque destaca o que é importante em uma foto. Sem dúvida é algo que, quando bem feito, melhora muito o trabalho final.

O FabFocus ainda não chegou na App Store, mas deve ser liberado na semana que vem. Atualizaremos este artigo assim que isso acontecer. (ATUALIZAÇÃO: veja o teste que fizemos do aplicativo)


Este tipo de aplicativo não é novidade. Um dos que gostamos muito e até já comentamos aqui no blog é o Tadaa SLR, que permite aplicar este tipo de efeito em suas fotos, com a vantagem que você pode regular manualmente o que quer embaçar e em qual intensidade. Não é algo automático e é necessário certa destreza manual, mas quando se tem capricho pode-se conseguir ótimos resultados.

dsrl2fabscare3Ambas as fotos acima foram feitas em um iPhone 6s e trabalhadas no Tadaa. Ele custa $3,99, mas a dica é esperar pois, de tempos em tempos, o preço dele cai. 😉


Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Eduardo

    Gente, alguém sabe qual a diferença entre o Tadaa SRL e o Tadaa – HD Pro Camera (grátis na App Store), especialmente no que toca a esse efeito bokeh? O grátis também permite aplicar o efeito na edição pelo que eu percebi! Compensa comprar o SRL?

    • Silas Barbosa

      Eu uso esse Tadaa hd pro e consigo o mesmo efeito

  • Victor Miranda

    Bom artigo. Uma dica. O termo correto em português é “fundo desfocado” e não nublado. ?

    • Na verdade, não há absolutamente nenhum erro de português na frase “fundo nublado”. Você se equivocou.

      O que talvez você tenha pretendido dizer (e aí eu concordo com você) que a expressão foi usada de forma errada. Para o que o texto gostaria de dizer, o mais adequado seria “fundo desfocado”. Obrigado mesmo assim pela dica.

    • Para ser ainda mais preciso, o termo correto deveria ser “embaçar”. Pois na verdade, como não há um desfoco real (feito pelas lentes), usa-se o efeito de embaçamento da imagem para simular uma imagem fora de foco.

  • Korben Dallas

    Uso o TADAA e gosto bastante, de começo é um pouco trabalhoso mas rapidamente se pega o jeito, melhor ainda quando se consegue o app de forma gratuita em alguma promoção, acho até que divulgada aqui no blog.

  • Fabrício

    TADAA vale a pena! Até fotos do 4S ficam muito boas com ele.

  • Saulo Rogério

    Esse efeito aí é também chamado de Blur e pode também ser feito pelo Facetune, faço há tempos. Fica perfeito!

  • Anderson Lopes

    Eita não precisei paga-lo, o mesmo já estava baixado a muito tempo mas excluido no IPhone, o adquirir ele em um app que fornecem apps grátis…..

  • Anderson Lopes

    Não gostei kkkkkkkkkkkkk, sou 1000 vezes o Touch Blur!!!

  • Carlos Dasmer

    As fotos de exemplo da matéria chega dar uma dor no peito só de ver, muito ruim, as duas últimas que mostram o trabalho do App Tadaa até que não ficaram ruins. – Duas câmeras que fazem do aparelho o mais caro, pra descobrir que o efeito é feito por software, aff é demais hehehe

    • vwerneck

      O efeito é pelo processador de imagem mas ele utiliza as duas câmeras para detectar diferentes níveis de profundidade na foto. Depois ele aplica um blur na imagem em camadas, de forma que aquilo que está mais próximo do objeto em foco fica com menos blur do que o que está mais ao fundo. É fato que o efeito é obtido após a imagem ser processada no ISP. A existência de duas câmeras consegue detectar NOVE (!!!) camadas de profundidade na foto. https://tctechcrunch2011.files.wordpress.com/2016/09/depth-map.png?w=1024&h=576

  • Rafael Anciães

    Realmente as fotos com esse aplicativo, FabFocus, ficaram horríveis, extremamente artificiais. As fotos do blog, por sua vez, ficaram muito boas.

    • Cristiano M. Machado

      Por ser primeira versão deve haver melhorias. Mas a idéia é bem bacana.

  • Roger Rocha Moreira

    Esse FabFocus está onde? Só na loja americana?

    • Carlos

      Ainda não foi lançado.

      • Cristiano M. Machado

        Previsão dia 19/10 segundo site do desenvolvedor.

  • Duane

    Tenho minhas dúvidas se estes aplicativos não serão removidos agora!
    Tem todo aquele lance de os aplicativos não poderem simular características de outros aparelhos.

  • Gabriel Quessada

    Ninguém notou que os wallpapers do iPhone 7 NÃO vieram no iPhone 7???

    • Juan

      Eu… foi a primeira coisa que percebi

  • Cristiano M. Machado

    Alguém pode indicar site sobre melhores aplicativos para iPhone? Principalmente relacionados a fotografia?

  • Cristiano M. Machado

    Aplicativo disponível. Achei nota 10. Mesmo quando não reconhece automático é fácil de ajustar. Top.

  • Cristiano Machado

    Aplicativos de edição de fotos que gosto muito desde clonar, isolar cor, inverter video. Espero que gostem.

    Clipstro – criador automático de vídeos e fotos de ActionShot.

    ClonErase – Clona pessoas de forma automática.

    Bitpoem – Utlizo muito para deixar apenas uma parte da foto colorida (muito fácil de usar).

    Color Accent – Também para isolar cores em uma foto mas de uma forma diferente (seleciona na imagem as cores que serão isoladas).

    CamAccent – Isola cores em tempo real.

    WordFoto – Transforma foto em texto.

    Reverser Cam – inverte video, permite efeito bem legais.

    São alguns dos que eu mais gosto.

  • Yoshinori Yazutake

    Então com esse app tira a principal função do Plus, que é a foto com o fundo desfocado. A única vantagem é 1 GB a mais de RAM.