Aplicativo VLC Media Player chega à sua grande atualização 3.0, com algumas novidades
O VLC é um projeto open source desenvolvido por uma comunidade ávida em oferecer um reprodutor de mídia completo, de forma gratuita. Graças à ele, é possível visualizar no iPhone e iPad vídeos e áudios em formatos que não são suportados nativamente pelo sistema.
No final da semana passada, uma grande atualização do aplicativo foi liberada para diversas plataformas, e agora o iOS também conta com ela.
A VideoLAN (que é o grupo que organiza o projeto) deixa claro que esta não é uma atualização qualquer. A versão 3.0 está chegando após 6 anos da última grande atualização, a 2.0, com melhorias significativas que trazem novidades mais atuais da tecnologia de vídeo (e áudio).
O núcleo do reprodutor foi todo renovado para que o mesmo código fosse comum para todas as diferentes plataformas. Foram também consertados mais de 1.500 erros e falhas, coisa que não acontecia desde a versão 2.2 do programa.
Exigências modernas
O aplicativo se adaptou a diversas tecnologias novas, entre elas, os vídeos em 360º. Eis uma lista mais detalhada das novidades:
- Aceleração por hardware na reprodução de vídeos em 4K e 8K
- Compatibilidade com vídeos HDR
- Compatibilidade com codecs H264 e H265
- Suporte a vídeos 360º
- Suporte a áudio 3D
Ele também ganhou suporte ao Face ID (para o iPhone X) e integração com mais serviços de nuvem.
A tradução para o português ficou meio prejudicada nessa versão, mas isso é algo que pode ser arrumado facilmente nas próximas atualizações.
Para instalar o VLC no seu iPhone ou iPad e poder reproduzir vídeos e áudios dos mais diversos formatos, basta seguir este link da App Store.