Análise

Android 15 trará uma funcionalidade que usuários de iPhone sonham há anos

A crescente onda de roubos de celulares, tanto no Brasil quanto no resto do mundo, é um problema sério nas grandes cidades, impulsionando a busca por soluções eficazes. A própria Apple lançou recentemente uma proteção maior que impede que ladrões mudem as principais contas do aparelho sem a biometria do proprietário.

No entanto, o problema mais comum atualmente é o roubo rápido, onde o ladrão passa correndo e arranca o celular ainda desbloqueado da mão da vítima. Isso permite que ele acesse aplicativos bancários e contas digitais, causando grandes prejuízos financeiros em questão de minutos.

Muitos de nossos leitores sempre pediram para a Apple disponibilizar alguma funcionalidade que protegesse mais certos tipos de aplicativos, como senha para abrir ou a possibilidade de escondê-los.

Porém, até a publicação deste artigo, nada foi feito, obrigando os usuários a apelarem para gambiarras.

Neste sentido, o Google passou na frente e irá oferecer na próxima grande atualização do seu sistema um recurso que suprirá essa demanda dos usuários: a possibilidade de esconder aplicativos.

Espaço Privado

O Google anunciou essa semana, durante sua conferência I/O, que a próxima versão de seu sistema operacional, o Android 15, trará uma solução aguardada por muitos: o “Private Space”.

Este recurso permitirá que os usuários escondam aplicativos em um espaço protegido por autenticação biométrica ou PIN, garantindo maior segurança para dados sensíveis.

O “Private Space” funcionará como um cofre digital dentro do dispositivo, isolando não apenas os aplicativos, mas também as notificações e arquivos associados a eles.

Isso significa que, mesmo que um ladrão consiga pegar o celular desbloqueado, ele não terá acesso imediato a informações confidenciais, como aplicativos bancários ou mensagens privadas.

Detecção de Roubo

Outra nova funcionalidade de segurança bem legal que virá no Android tem tudo a ver com os dias de hoje.

O recurso chamado “Detecção de Roubo” faz exatamente o que o nome diz: detecta movimentações suspeitas e ativa o bloqueio de tela automaticamente se o aparelho for retirado das mãos do usuário de forma brusca.

A proteção também é acionada se o ladrão tentar desativar a internet ou errar repetidas tentativas de desbloqueio.

Não seria muito legal se o iPhone tivesse isso também?

Claro que nesse momento há vários haters da Apple gritando desesperados ao lerem este artigo, se vangloriando de que isso é a prova de que o Android sempre foi superior…

Mas o fato é que o Google também está implementando no Android 15 diversas funções inspiradas no iOS, como a exigência de biometria para alterar configurações da conta ou desativar a função “Encontrar Meu Dispositivo” (função essa também inspirada no iOS).

A grande verdade é que o roubo de celulares hoje em dia é um problema sério e engloba todas as fabricantes. Por isso, encontrar soluções efetivas que sejam implementadas em todas as plataformas é a melhor maneira para tentar desestimular essa prática criminosa, colocando dificuldades para os bandidos.

Então, sim, o Google pode e deve levar essas ideias para seus usuários, assim como a Apple também pode se inspirar no Google para também proteger seus usuários.

E por favor, Apple, adote logo essa função de esconder apps, de preferência já no iOS 18!

Botão Voltar ao topo
//