Segurança

Como funciona a nova função de proteção contra roubos de iPhone do iOS 17.3

A Apple está introduzindo uma nova funcionalidade de segurança no iOS 17.3, denominada “Proteção de Dispositivo Roubado“, projetada para fornecer uma camada adicional de segurança aos usuários de iPhones.

A funcionalidade está atualmente em fase de testes na versão para desenvolvedores do sistema operacional.

Entenda como funcionará o recurso e o que a Apple está fazendo para dificultar ao máximo o acesso a seus dados em caso de roubo ou furto do iPhone.

Como acontece hoje

O iPhone já possui há tempos uma boa proteção dos dados do cliente. Porém, tem um problema: se o ladrão souber a senha do aparelho, ele pode até mudar sua senha do iCloud.

E convenhamos, não é muito difícil um criminoso ter acesso a isso. Basta ele ter visto você de longe digitando o código, ou então forçando você a informar durante o roubo.

Tem um outro agravante. Hoje em dia, há dispositivos de força bruta capazes de descobrir em questão de horas ou até minutos senhas menos complexas, permitindo que o meliante tenha acesso a todos os seus dados.

Reconhecimento biométrico para acesso restrito

A principal característica da Proteção de Dispositivo Roubado é a exigência de informações biométricas dos usuários, como escaneamento facial ou impressões digitais, para acessar funções críticas do telefone.

Isso inclui a capacidade de alterar a senha do ID Apple ou desativar o Face ID.

Porém, essa ativação da proteção ocorre quando o dispositivo se encontra em uma localização desconhecida.

Três camadas de segurança adicionais

Uma vez habilitada, a função estabelece três barreiras de segurança adicionais:

  1. A primeira requer a autenticação facial para acessar senhas salvas no dispositivo. Essa medida é particularmente crucial, pois o Face ID é utilizado em uma variedade de serviços, incluindo pagamentos pelo Apple Pay.
  2. A segunda camada de proteção consiste em um atraso intencional de segurança. Se um indivíduo mal-intencionado obtiver acesso ao código de desbloqueio do dispositivo e tentar alterar as credenciais do ID Apple, a Apple imporá um atraso para permitir que o usuário original intervenha. Isso é projetado para impedir atividades indesejadas em casos de roubo.
  3. A terceira barreira permite que o usuário remova remotamente todo o conteúdo armazenado no iPhone em caso de perda ou roubo, utilizando um dispositivo de confiança. Essa medida é uma salvaguarda adicional para proteger dados sensíveis.
Toque na imagem para ampliá-la

Como habilitar a Proteção de Dispositivo Roubado

Ativar a Proteção de Dispositivo Roubado no iOS 17.3 é um processo simples.

Os usuários precisam garantir que estejam utilizando a versão específica do sistema operacional (iOS 17.3) e, em seguida, acessar as configurações, selecionar “Face ID e Código” e ativar a opção de proteção contra dispositivos roubados.

Protecao Dispositivo Roubado Ajustes

Esta função já está disponível para todos os iPhones ocm o sistema a partir do iOS 17.3.

Botão Voltar ao topo