Apple

Apple vai adotar padrão aberto para acessórios de casa inteligente, junto com Google e Amazon

Há algum tempo, a tendência de acessórios domésticos inteligentes vem crescendo, e hoje é bastante fácil você ter em sua casa um sistema que permita, por exemplo, acender a luz apenas com a voz ou ajustar o ar condicionado para ligar quando você esteja chegando do trabalho. 

As gigantes da tecnologia, como Apple, Google e Amazon ajudam a difundir isso, oferecendo dispositivos integrados com os sistemas e popularizando a tecnologia.

O problema é que cada fabricante adotou seu próprio padrão proprietário: dispositivos HomeKit que só funcionam com a Siri da Apple não respondem à um smartphone Android, e isso acontece também com acessórios das concorrentes.

Ou seja, caso você resolva implementar este tipo de funcionalidade na sua casa, terá antes que decidir qual plataforma adotar, e ficará preso à ela no futuro. E em um mercado que cresce a cada ano, à espera da tecnologia 5G, isso tende a se tornar uma grande bagunça.

Felizmente isso parece que irá mudar. Apple, Google e Amazon decidiram entrar em acordo e irão trabalhar juntas para criar um novo padrão universal aberto, em que todos os produtos, independente da marca, poderão interagir entre si dentro de casa.





O projeto tem o nome de CHIP (Connected Home over IP) e tem como objetivo criar um padrão que permita que os dispositivos sejam compatíveis entre si.

A própria Apple divulgou um comunicado sobre isso e já publicou o código fonte do HomeKit, para que qualquer um possa criar um acessório compatível sem a prévia autorização da maçã.

Mas para a certificação MFi (Made for iPhone), no entanto, ainda será necessário pagar para ter direito de colocar o selinho na caixa. Mas com o código aberto, já é possível adaptar um dispositivo para torná-lo compatível, mesmo sem certificação.

A diferença é que a versão comercial também irá conter em primeira mão todas as novidades lançadas em novos sistemas da Apple, como o futuro iOS 14. Apenas empresas que possuam MFi poderão disponibilizar de imediato novas funcionalidades não presentes na versão de código aberto.


O novo padrão será criado por um pool formado por Apple, Google, Amazon e a Zigbee Alliance, que por sua vez é formada por  empresas que oferecem dispositivos domésticos inteligentes. Para citar algumas: Ikea, Legrand, NXP, SmartThings (Samsung), Schneider Electric, Signify (Philips Hue), Silicon Labs, Somfy e Wulian.

É apenas o começo e é provável que não vejamos o novo padrão finalizado antes de 2021. Mas já é um grande passo para facilitar muito a vida (e o bolso) do consumidor.

Bem-vindos ao futuro!

PS: é de se notar a ausência de Microsoft e Facebook nesta parceria.

Tags

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Evertonhxc

    SHOW

  • Gabriel Dias
  • Alexandre Queiroz

    Quase tudo que funciona no google também ja funciona na amazon e vice-versa. A apple tá chegando tarde nesse mundo!

    • Chegando tarde nesse mundo? A tecnologia ela já tem faz tempo também, o que ela está fazendo é se aliando às concorrentes, o que é sensacional, e está chegando na hora certa, porque a tecnologia não está tão avançada assim a ponto de dizer que todos já tem a sua casa inteligente e ela perdeu sua oportunidade de expandir, muito pelo contrário, poucos tem essa tecnologia em casa ainda, principalmente porque não é algo tão acessível financeiramente falando.

      Fico feliz demais em saber disso, quando eu conseguir colocar em minha casa, terei uma larga variedade de escolha.

      • DjCarrey Carrey

        Está mas não funcionava com quase nehum dispositivo de terceiros (pra variar) .A Siri não entende legal ainda o Português. Nese quesito perde feio pra Amazon alexa. Olha que eu tenho quase tudo da Apple e sou Fã, mas ficou pra tras. Só funciona bem em ingles e para os dispositivos dela.

    • iCardeX

      A compatibilidade com o sistema Alexa e Google veio depois, ao menos aqui na minha residência. Mas é meio que uma gambiarra: Funciona? Claro! É igual? Nunca foi! Se não houver conexão com a Internet Alexa e Google não servem de nada na minha residência… Além do mais tem a questão do breve delay. O HomeKit, aliás, a automação (essa que comanda a cada sozinha) funciona independente da internet.

      No aplicativo do fabricante:
      https://uploads.disquscdn.com/images/81b62cbc7e430f6415cce413566bdd0b0415e4b4c1b26a666595cc11e0564017.jpg

      E no HomeKit:
      https://uploads.disquscdn.com/images/c4112b2a0957a70d150634070fa8f189ebab03682e04839c72f145b0ffd85b4f.jpg

      • Leonardo Negrisoli

        Como assim independente da internet? Vc diz pelo app Home?
        Pq se for pela Siri, ela sem internet não funciona tbm.
        O meu maior objetivo em ter smart items em casa é poder trabalhar via comando de voz, então no meu tipo de uso, a internet é essencial independente do serviço.

        • iCardeX

          Em casa uso pouco os comandos de voz, justamente porque é necessário o processamento na nuvem para a ordem acontecer. E a taxa de acerto pode irritar devido a uma séries de fatores que invariavelmente prejudicam a experiência: ruídos ambiente (tv ligada ou conversa de familiares por exemplo), sobrecarga na internet, falha de processamento na nuvem, delays, interpretação incorreta do comando, etc… Sem contar que não é nada cômodo deixar o ambiente plenamente satisfatório para a realização dos comandos de voz. É mais fácil dá o comando direito no app. Enfim, 99% das vezes, é por comando de hardware (switch sem fio) ou comando pelo app Home (no celular) que eu resolvo as ordens com a minha residência. O Google ou o Alexa não funcionam por comando de App sem a internet, e ponto final. O HomeKit sim, porque o App home faz ponte direta dentro da mesma rede Wi-Fi da AppleTv.

          Comandos de voz que eu uso com mais frequência:

          Para a Siri: um simples “Boa noite” (para desligar todos os dispositivos da cena, e encerra de fato, o dia.

          Para o Google: um simples “Bom dia”, para ele me informações sobre a previsão do tempo, informar de alguma eventualidade na minha agenda, e a condição de trânsito até o trabalho.

          Para o Alexa: Alexa, plays On Spotify My “nome” playlist.

          • DjCarrey Carrey

            Concordo. Mas dependendo do lugar que vc posiciona os dispositivos da Amazon, os seus 4 microfones interpretam bem no portugues e as vezes de longe. Mas a dependencia da internet é um problema mesmo. Se a internet cai, ja era

            • iCardeX

              Meu apartamento tem 70 metros quadrados. O Alexa está presente numa barra de som denominada Sonos Beam, e que está no meu quarto. Nela eu posso escolher entre o Google Assistant ou Alexa. É incrível como a solução da capitação de áudio do Sonos Beam é avançada. Ele basicamente se utilizada de nada mais e nada menos que 5 microfones com cancelamento de eco multicanal. Para você ter uma ideia meu prédio aqui é da década de 90, e foi construído com paredes de 25cm de espessura!

        • iCardeX

          Por comando de voz é mais ou menos isso aqui:

          https://vimeo.com/282479247

          Mas repare que eu preciso chamar meu Rack de Estante, porque senão a Siri entende Huck ou qualquer coisa, menos Rack. Tem outros dispositivos que eu tive que adaptar o apelido para os comandos de voz funcionarem corretamente com a Siri.

    • DjCarrey Carrey

      Verdade. Apple correndo atrás do Prejuízo. Eu sou fã da Apple, mas confesso que desanimado com a Siri ficando pra trás e não funciona bem em portugues. Comprei um Amazon Echo Dot e estou espantado com a compatibilidade da Alexa com o português e as suas funcionalidades. Siri entrou nessa faz tempo e ficou pra trás. Vamos ver se agora recuperam o tempo.

  • Excelente notícia! Entretanto me preocupo um pouco com os dispositivos atuais. Haverá retrocompatibilidade do novo padrão com dispositivos já compatíveis com HomeKit? Ter que trocar tudo por uma mudança de padrão seria um inferno na vida de quem já tem a casa conectada.

  • Edley Santana 

    Finalmente.
    Agora é ter concorrência pra diminuir os preços.

  • Anderson Campos

    Isso quer dizer que a Alexa conseguiria controlar meus itens do Homekit???

    • Ao que tudo indica, sim.

    • iCardeX

      Em casa, tenho vários dispositivos HomeKit e que a Alexa também consegue controlar. Não é nenhuma novidade.

      • Anderson Campos

        Minha dúvida é pedir para ela ligar uma lâmpada que está configurada no Homekit, sem app de terceiros. Ela faz isso?

        • iCardeX

          Aqui em casa os dispositivos que a Alexa também pode controlar só funcionam se tiver internet. Sem internet nada feito! Mas respondendo a sua pergunta sim: Alexa ou Google Home quando conseguem controlar dispositivos HomeKit é porque o fabricante nativo do dispositivos mantém uma plataforma de conexão baseada em
          APIS da Google ou da Alexa. Depois de realizada a configuração de integração o servidor do desenvolvedor é que não pode parar. No caso, meio que existe uma ponte, baseada em computação na nuvem, entre o Alexa, o fabricante e o dispositivo controlado. A integração Alexa/Google Home, com dispositivos HomeKit, só
          funcionam com internet.

        • iCardeX

          As integrações com o HomeKit, que eu fiz aqui na minha residência, ou foram configuradas no app do fabricante (Caso da Koogeek) ou no site dele (caso da Nanoleaf), ou com a disponibilização de novos firmwares que simplesmente habilitaram a capacidade de se tornar um assistente de Voz! Minha Sonos Beam, a exemplo, é um dispositivo Homekit que recebeu atualização de firmware primeiro para permitir compatibilidade com o Airplay2 da Apple, e, tempos depois, novos firmares para se transformar no assistente Alexa e/ou Google Home. Cada fabricante é um caso a parte. Os dispositivos HomeKit da EVE, já tem u s 3 anos, nunca fizeram integração alguma com assistentes de terceiros. Enfim, depois de concluída a integração (Google ou Alexa) não precisa manter o app do fabricante aberto não. Basta dar o comando, e pronto!

  • iCardeX

    Tenho em casa os 3 assistentes: Google Home, HomeKit e o Alexa. O Google funciona mas não é nenhuma Coca-Cola. O Alexa impressiona pela naturalidade de voz e comandos. O HomeKit simplesmente funciona, e sem mimimis, embora a voz da Siri não seja nada empolgante. Minha residência é automatizada, mais de 95%, com a solução HomeKit da Apple. Parte desses dispositivos tem integração com a Alexa, mas por serem nativamente concebidos como solução HomeKit funcionam infinitamente melhor sob o comando da Siri, AppleTv ou iPhone. Eu já tentei outras soluções (por conta do Android da minha namorada) mas a minha percepção e conclusão é a de que o sistema HomeKit, da Apple, se sobressai: é mais organizado, mais eficiente, mais responsivo e bem mais seguro. Até os dispositivos HomeKit operando por Bridge de seus respectivos fabricantes funcionam impecavelmente bem sobre o controle da AppleTv. Alias, teve um dia que precisei desligar uma das AppleTvs, e toda a automação passou a ser controlada automaticamente pela AppleTv que ainda estava em operação. Outro detalhe: no meu quarto, por exemplo, tenho um Apagador Dimerizador da Koogeek (Wi-Fi) e que conversa perfeitamente com um controlador de iluminação sem fio da Philips, e que ainda usa uma bridge de comunicação e outro protocolo completamente diferente (acho que zigbee). enfim, as coisas simplesmente funcionam na solução da Apple, e praticamente sem delay perceptível. Um amigo tentou automatizar a residência com a solução Google Home e ficou bastante decepcionado. Estou plenamente satisfeito com o HomeKit.

  • Ocelo Filho

    Não acredito que a maior empresa do mundo no momento não tá aí também. Xiaomi, sentiremos sua falta…

  • Matheus Cecato

    Acho ótimo, produtos HomeKit são absurdamente caros aqui na Europa. Enquanto um smart plug compatível com Alexa e Google Assistant custa 15 euros um compatível só com HomeKit é quase o triplo disso.

  • Leonardo Negrisoli

    Finalmente! É bem chato ter uma lampada que só funciona com a Alexa e não com a Siri.
    Na verdade, hoje tem muuuuito mais opção acessível que funciona com a Alexa do que com a Siri, por isso tudo que eu compro pra casa hoje que é smart, eu dou opção pra ser pareada com o Echo.

  • BS

    Na minha residência uso dispositivos Sonoff. Baratíssimo (~40,00) e consigo integrar com app IFTTT, que por sua vez integra com app nativo Atalhos. Com isso faço todo o controle pelo app Atalhos, controle por voz da Siri e controle pelo AppleWatch que é o mais legal!! Integrei tudo e ficou muito bacana! Tenho 10 dispositivos e gastei menos de 400,00 pra tornar minha casa inteligente. E vou comprar mais e integrar outros pontos!

  • Rafa Morley

    Finalmente isso. Tu tens que ter um hub pra cada dispositivo diferente se não comprar tudo da mesma empresa. Isso vai dar um empurrão extra pra casas conectadas. Esperando ansioso pelos resultados do anúncio.

Back to top button
Close