Dicas de iPhone e iPad

Assistência técnica “autorizada” ou “especializada”? Qual a diferença?

É muito comum vermos assistências técnicas com o logotipo da maçã na porta e já pensarmos: “É da Apple“. Porém, o fato é que muitas empresas não autorizadas usam indevidamente o logotipo da empresa (e de outras marcas) para promover seus serviços.

Entenda a diferença entre autorizada e especializada, para não acabar colocando o seu aparelho em risco nas mãos de quem você não conhece.





Antes de tudo, é importante deixar uma coisa clara: assistências especializadas são muitas vezes uma alternativa para fugir dos altíssimos preços das assistências oficiais. Portanto, não há nada de errado você procurar uma, quanto tem a plena consciência das diferenças entre uma e outra. O problema é quando você leva seu aparelho achando que está entregando para uma assistência oficial da Apple, pois as consequências podem ser bem diferentes.


Assistência Autorizada

As assistências técnicas que fazem parte do programa de Centro de Serviço Autorizado Apple (AASP) são empresas terceirizadas que possuem contrato com a Apple para fornecer serviços de manutenção e reparo. Elas possuem técnicos treinados pela Apple e, portanto, são reconhecidos pela empresa de Cupertino como aptos a realizar qualquer tipo de reparo em seus dispositivos. Vários procedimentos de segurança devem ser seguidos e respeitados conforme regras internas e só elas podem adquirir peças originais diretamente da Apple. Ou seja, se você trocar uma tela em uma loja não autorizada, terá a certeza de que aquela tela é uma “genérica”, e não a original do iPhone.

Para as autorizadas, a Apple fornece acesso a um conjunto completo de informações e ferramentas relacionadas a produtos, reparos, serviços, desmontagem, solução de problemas e informações de atualização, além de suporte técnico local disponível para os técnicos certificados. Ou seja, mesmo um modelo que acabou de ser lançado, os técnicos já conhecem todos os mínimos detalhes por dentro.

Os preços das peças e serviços de manutenção são tabelados, e os valores também costumam ser “padrão Apple”, ou seja, bem mais alto que em lugares alternativos.


Assistência Especializada

As assistências que são apenas especializadas são, como o nome diz, especializadas em arrumar equipamentos. Os técnicos geralmente são experientes em desmontar e arrumar aquela determinada marca, porém seu conhecimento não vem de documentos técnicos oficiais. Como não seguem um padrão estabelecido pela fabricante, acaba que cada assistência especializada treina seus técnicos da forma que achar melhor. Este aprendizado pode vir de fontes alternativas (como YouTube ou troca de informação com outros profissionais), ou até mesmo pela chamada “mão na massa” ao arrumar dispositivos de clientes.

As especializadas não são obrigadas a seguir nenhum protocolo de segurança ou padrões pré-determinados pela marca, tendo assim muito mais liberdade para agirem conforme seus conhecimentos e experiências.

Esta falta de padrão faz com que acabe se tornando uma verdadeira loteria o usuário escolher uma assistência especializada. Ela tanto pode ter profissionais realmente competentes como também pode ter técnicos que trabalham de forma mais amadora.

A grande vantagem das especializadas sem dúvida é o preço, bem menor que o das autorizadas. Porém, grande parte disso se deve ao uso de peças “alternativas”, que raramente possuem a mesma qualidade da peça original, muitas vezes reduzindo assim a vida útil daquele conserto.


Mas afinal, qual escolher?

A escolha entre uma ou outra vai depender de uma série de fatores, inclusive da sua situação financeira. A resposta óbvia sempre tende a optar pela solução mais barata, até porque alguns valores de reparos oficiais chegam a causar indignação muitas vezes, de tão altos. É comum vermos situações que, por causa do estrago de uma única peça, a autorizada sugere trocar o aparelho todo por um preço fixo, geralmente bem mais do que você esperaria pagar.

Como dito antes, há dois pontos a serem considerados no momento de se escolher uma assistência especializada não oficial: a confiança nos profissionais disponíveis e o uso de peças não originais nos consertos. E como não tem como saber isso com antecedência, o aparelho pode apresentar resultados diferentes depois de um tempo de uso. Na hora da entrega, o aparelho funciona que é uma beleza, mas não dá para garantir que aquela nova tela ou bateria trocada irá aguentar 100% depois de um ano.

Vale ressaltar que há muita gente que usa assistências paralelas com um resultado excepcional. Porém, o que estamos afirmando é que não tem como você saber quais as de qualidade antes de experimentar. O ideal é sempre você tentar conseguir recomendações de alguém que confia (e experimentou) antes de entregar seu aparelho a um profissional não autorizado.

Já se dinheiro não é problema para você, ou se você acha que vale a pena pagar mais pela garantia de ter um serviço qualificado e com peças originais (que na teoria livrarão você de futuras dores de cabeça), a escolha certa é buscar uma assistência oficial autorizada. Neste outro artigo nós já ensinamos como você pode procurar uma na sua cidade ou próximo de você.

Portanto, a dica de ouro é a seguinte: preste atenção sempre nas palavras autorizada e especializada. Agora que você sabe a diferença entre uma e outra, terá condições de fazer suas escolhas de forma consciente. Compartilhe este artigo com seus amigos e familiares, para que mais gente conheça as diferenças e saiba o que fazer em caso de necessidade.

Fonte
Conteúdo original © Blog do iPhone
Tags

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

Back to top button
Close