Notícias

Tim Cook publica carta aberta aos acionistas

Na tarde desta quarta-feira, o manda-chuva da Apple, Tim Cook, publicou uma carta aberta direcionada aos acionistas da companhia. Nela, ele avisa que as vendas de iPhones foram menores do que o previsto e que eles não devem esperar recordes de faturamento na próxima apresentação dos Resultados Fiscais.





Isto é bem raro de acontecer na Apple. Geralmente cartas abertas deste tipo são publicadas quando algo mais sério acontece, como por exemplo quando o mesmo Tim Cook pediu desculpas públicas pelo vexame dos Mapas, ou então quando aconteceu o chamado antennagate do iPhone 4.

Neste caso, a intenção é antecipar a decepção dos acionistas quando forem publicados os resultados fiscais do trimestre OUT-NOV-DEZ.

O fato é que a Apple acabou vendendo bem menos iPhones do que imaginava nesse último trimestre. E Tim culpa mercados emergentes (como o Brasil) que contribuíram para este resultado.

“Nós esperávamos uma fraqueza econômica em mercados emergentes, e isso acabou tendo um impacto significativamente maior do que havíamos planejado. O dólar forte criou ventos contrários que reduziram nosso crescimento de receita.”

Tim também citou a queda na economia da China como fator importante dos resultados negativos. Mas disse que outros como México, Polônia, Malásia e Vietnam tiveram crescimento notável.

Apesar disso, ele afirma que o número da base instalada de dispositivos ativos cresceu e é maior do que nunca. Isto significa que não há menos gente usando iPhones e iPads, pelo contrário, há mais.

Ele também tranquiliza, dizendo que o faturamento com serviços, wearables e Mac bateu mais uma vez seu recorde histórico, com destaques ao Apple Watch e ao AirPod.

“Não podemos mudar as condições macroeconômicas, mas estamos realizando e acelerando outras iniciativas para melhorar nossos resultados. Uma dessas iniciativas é tornar simples a troca de um telefone em nossas lojas, financiar a compra em parcelas e oferecer ajuda na transferência de dados do atual para o novo telefone. Isso não é ótimo apenas para o meio ambiente, é ótimo para o cliente, pois o telefone existente funciona como um subsídio para o novo telefone e é ótimo para os desenvolvedores, pois pode ajudar a aumentar nossa base instalada.”

Os resultados fiscais definitivos serão publicados no final de janeiro, no dia 29.

Botão Voltar ao topo