Notícias

Apple publica carta aberta a respeito da recepção do iPhone 4

A Apple publicou hoje uma carta aberta, falando a respeito do tão falado suposto problema de recepção das antenas do novo iPhone 4, dando uma resposta oficial aos inúmeros relatórios e vídeos mostrando dificuldades na recepção no novo aparelho.

Ela começa o comunicado reafirmando que o iPhone 4 é o lançamento de maior sucesso da história da companhia (com mais de 1 milhão e 700 mil vendas nos três primeiros dias) e que vários usuários se mostraram muito satisfeitos com ele.

Mas ela também afirmou que ficou surpresa ao ver os diversos vídeos mostrando a queda de sinal ao segurar o aparelho com a mão esquerda, o que a fez investigar mais a fundo o problema. Como pode que o fenômeno só aconteça com certos usuários, enquanto outros afirmam que a recepção é bem melhor que a do modelo 3GS?

O resultado das investigações, segundo ela, mostram que o problema é muito mais simples de resolver do que parece. Ele ocorreria devido a um erro de cálculo da quantidade de barras no sinal na tela. Ou seja, o que aparece ali nem sempre seria o resultado real da recepção. Isso explicaria que muitos vídeos mostravam visualmente a queda de sinal, mas não a queda da ligação.

O problema não é novo: este erro ocorre desde o primeiro iPhone (exatamente como mostramos aqui). Ela prometeu corrigir este defeito de cálculo em uma atualização futura do iOS (leia “iOS pode receber atualização 4.0.1“), inclusive para os modelos 3GS e 3G (e o Classic? Vai ficar de fora?).

Toda esta declaração confirmaria a teoria de que o problema não é de erro de projeto e sim de software na interpretação da recepção das antenas. Agora e esperar a atualização acontecer para comprovar se realmente os depoimentos mudam ou se o buraco é mesmo mais embaixo.

via

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Vitor Sá

    Boa noticia, não agüento mais essa história!

  • É engraçado como existe uma cambada de gente sempre querendo denegrir os produtos da Apple. Por isso gosto do blog que, apesar de destacar diversas dessas críticas, sempre enfatiza uma postura saudável da empresa da maçã perante seus consumidores e, principalmente, seus produtos – que por sinal são sempre muito bem desenvolvidos e com incrível tecnologia (sem falar que oferecem updates gratuitos o tempo todo!).
    Vejo muita gente frustrada com o iPhone (principalmente quem queria ter um mas não admite). Quem gosta mesmo do produto, não muda de jeito nenhum.
    Obrigado pelo update iLex!

  • Mau

    Será?

    Em TI é fácil culpar o software… mas por outro lado esse seria um erro crasso que não faz o perfil da grande maça.

    Fico ainda em dúvida… com problem ou sem problema fico com iPhone.

  • lupita

    vai ter uma atualização para mudar as barras de sinal do iPhone, ouvi esses comentarios na proximo atualização que a apple prepara.

    • Será que foi no Blog do iPhone??? hum…. :-)´

  • iAlex

    Mais uma para a estatística: tenho um modelo 3GS e, mesmo após migração para o iOS 4, não houve qualquer queda de sinal…

    • Quimeramal

      Posso estar errado mais isso não é um problema fisico do IPHONE 4 ?

    • Alpheu

      tenho um 3G , atualizei para iOS4 e não tenho nehum problema com sinal e nunca tive com outros iOSs !

      • henriqueG

        Vocês não sentiram porque a posição da antena dos modelos anteriores era diferente do atual modelo. No Classic, 3G e 3GS a antena ficava na parte de cima do aparelho, assim a mão não atrapalhava, agora no modelo 4 a antena fica bem aonde alguns seguram o aparelho fazendo com que o sinal caia. Tomara que seja problema de software mesmo.

        • Daniel

          A antena fica na parte inferior nos modelos anteriores também, dá até pra conferir isso em fotos de desmontagem. Na verdade, fica na parte inferior de praticamente todos os celulares de formato “candybar” (peça única estilo iPhone, ao invés de abrir como uma concha ou deslizar), e quase todos os outros que não têm antena externa.

  • Poleto

    Bom isso é o que eles dizem né 🙂

    Vamos esperar essa atualização

  • LG

    Estou muuuuito ansioso para saber o que a Apple está planejando fazer com o iTouch :B Ela deixando o iTouch muito de lado nas suas ultimas apresentações. Alguma coisa BOA está sendo planejada para ele. Não posso esperar para saber o que é *—* . Será que teremos um iPod Touch 4 em mãos?!

    • Pedro Borges

      Os ipod touch são sempre actualizados em setembro nunca nesta altura…

  • Stenk

    Mas se fosse erro de software, todo mundo deveria conseguir reproduzir este erro, não?

  • Dynho

    Ta no G1…

  • Arthur

    Consegui mexer num iPhone 4 Nina loja AT&T e o problema existia tambem

  • Vale ressaltar que a Apple declarou ali no final da carta que todos os clientes que não se sentirem satisfeitos com o iPhone 4 poderá devolver seus iPhones SEM DANOS e receber reembolso total.

    Acho super legal essa forma que a Apple trata os seus clientes. Mesmo tendo o top de vendas eles mantém um porte de satisfazer o cliente, que é mais importante do que número.

    Curti a postura da Apple de lançar uma carta aberta e baixar a cabeça diante o erro. Muito bacana.

    • Marco Toyota

      Devolver um produto e receber o valor pago é um direito de quem compra e se arrepende da compra.
      Chama-se Direito de Arrependimento ou Direito de Reflexão.

  • Nicolas Catalani

    Está ficando claro que o problema não é de Software.

    • eloy

      Se é que existe problema, né? Pode ser de software sim. Em determinadas condições específicas de sinal fraco, o software interpreta mal o que deve mostrar e as barrinhas somem mesmo não caindo a ligação.

  • Algus Helm

    Vamos aguardar pra ver se a atualização resolve mesmo

  • Max

    Basta ler o artigo no Anandtech. Ele explica tudo isso lá. E olha que ele é viciado em Apple!!!

  • Brayan Schroeder

    Fiz o teste no Nokia E65 da minha mãe, e cai drasticamente igual o novo iPhone…
    Mas acho que a Apple não iria dar na bola com esse novo sistema de antenas, devem ter testado antes…
    Afinal, o iPhone é perfeito 😀
    O que eu queria ver é quando lançar a atualização do software um teste com o aplicativo do Speed Test, colocando a mão na antena inferior esquerda, e outro teste sem colocar a mão, só para ver se a atualização resolveu mesmo em 😉
    iLex, quando lançar essa atualização você poderia por favor fazer o teste com o Speed Test pra gente?
    E se possível gravar em vídeo?

    Muitíssimo Obrigado,

    Brayan Schroeder.

  • Bona

    Não entendo nada, mas não é só “calibrar” o cálculo pro sinal ficar maior do que realmente é, já que o Jobs alega que o software informa que hoje é menor do que é???

    • Martin

      Jovem.

      Ele vai calibrar sim, mas isso não quer dizer que o sinal vai aumentar ou melhorar, apenas vai ser mais fiel a realidade de DBI do sinal naquele local de medição que o aparelho estiver.

  • Glicose

    Padrão Apple de desculpas !

    Gosto muito do meu Iphone, mas sinceramente a Apple deve começar mesmo o caminho de descida.

    Vale lembrar que esse sucesso de vendas deve-se muito ao fato da fama dos seus antecessores.
    Muita gente que já tinha o antigo, vendou os olhos e comprou o 4 e agora está tendo algumas dores de cabeça.

    Aparelho bom é aquele que vende MUITO depois de 3,4,5 meses de ter sido lançado.

    Lançar um aparelho novo, substituindo um que já tem uma fama boa e ter as vendas alavancadas não quer dizer absolutamente nada !

    Acorda Apple, voce conhece bem este ramo de tecnologia. Já esteve no fundo do poço pelas escolhas erradas que fez no passado. Não faça M#@! no seu principal e quase único ganha-pão !

    • Stefano Angelo

      Acredito que todo produto que tenha tido um antecessor de sucesso, seja visto como “um pouco melhor”.
      É isso que atrai o consumidor.

      “Aparelho bom é aquele que vende MUITO depois de 3,4,5 meses de ter sido lançado.”

      Pois é… o iPhone vende muito desde 2007.

      Abraços.

  • Alex Japan

    Mudei o meu ios para o 4 e ta normal e qd tem queda no sinal eu coloco a culpa na operadora Softbank que é a autorizada aqui no Japão rsrsrs

    • Martin

      O problema é o iPhone4 e não o iOS 4 (que apenas indica os dbi da antenna de forma estranha

    • Tito Reis

      Vc mudou o seu sistema não o aparelho

    • Martin

      O pessoal da AnandTech acaba de publicar sua revisão da 4 iPhone,,,, um olhar mais atento sobre a questão da antena que está afligindo o aparelho.

      Em estilo geek verdade, eles mapearam a representação bar da intensidade do sinal de-51dB (perfeita intensidade do sinal) para-131dB (mínimo para manter uma ligação) e mediram atenuação do sinal em termos de decibéis.

      O resultado do mapeamento mostra que mais de 40% da gama de intensidade do sinal é representado por 5 barras, o que significa que sinal tem que cair de forma significativa (mais de 40dB) para ir 4-5 barras e apenas 10 dB para ir de 4 a 3 barras.

      Pretty grande diferença. Eles também descobriram que os 4 modelos de iPhone, em média perdem 24.6dB, quando pego firmemente na mão e 19,8, quando pegado naturalmente, devido ao posicionamento da antena e do fato de que ele carece de revestimento isolante.

      Estes dois fatores combinados acima explicam porque quem vive em áreas de forte cobertura não ve nenhuma queda perceptível em barras, enquanto aqueles em áreas marginais piram.

      Se você está situado consideravelmente em -60dB você pode facilmente absorver uma perda de 24dB a-84dB e não ver nenhuma mudança nas barras. Mas se você estiver em-91dB e 25dB você vai ver cair de quatro barras para quase nada num piscar de olhos.

      Curiosamente, eles acham que a antena do novo iPhone é significativamente melhorada comparando com o 3GS, mas é prejudicada pela escolha da Apple não proteger a agora famosa banda de metal.

      • Dynho

        O pessoal da AnandTech mandam bem nesses testes.
        Considerando que todo material é condutivo, inclusive a pele humana, e no processo da transpiracao o corpo libera cloreto de sódio (sal), lembrando que agua salgada conduz mais eletrecidade que agua doce.
        Portando não é de hoje que todo mundo sabe que até o clima (humidade do ar principalmente) influencia nas ondas eletromagneticas.
        E…no hemisferio norte é verão agora. Por isso quem tem iphone no brasil agora não apresenta tal “defeito” porque no frio suamos menos. Deixa chegar o verao.

      • Julio Cesar Bianki

        Essa era a minha grande dúvida! Obrigado por trazer essa informação!

      • Edmilson

        Realmente não se atentaram ao calculo das barrinhas. O decibél é uma medida logarítmica, logo tem que ser tratada como tal, ou seja, utilizar uma escala de barras logarítmica também.

        Provavelmente utilizaram as medições em escala decimal e encontraram essas discrepâncias. O problema é que, se o iOS4 manda mais ou menos potência para o circuito de rádio (telefone) de acordo com o nível (que já vem de uma escala errada) da ligação, ajustando os valores além de fidelizar software e hardware, também irá melhorar o consumo de energia.

  • Fernando

    Amigos, comprei um iPhone 4 na França e cheguei ontem no Brasil. Ansioso pelo teste do “Death Grip”, meti meu chip Claro e fui pro teste. Acreditem: o iPhone 4 pega melhor que qualquer outro celular. O que falam por aí, somente ocorre se vc tapar seu celular com as mãos, coisa que com meu BlackBerry fez o sinal sumir antes que no iPhone. Mas sabem como é… histería. Trata-se da Apple.

    • Glicose

      Caro,

      Tenho um 3GS e um Blackberry tb, ambos com Vivo e posso te afirmar com toda certeza, algo no Iphone não funciona legal com relação a recepção. Não conheço o 4, logo não posso falar sobre.
      Mas comparando os dois celulares, já notei em vários lugares que meu Black funciona normalmente enquanto meu Iphone fica zerado de sinal. Não estou comparando funcionalidades e outras coisas ( Iphone é disparadamente o melhor ), agora no quesito recepção: Perde e perde feio ! Pelo menos esta é a minha experiencia com os dois aparelhos que tenho.

  • caio andrade

    Ilex, sou seguidor assiduo deste blog. Admiro o seu trabalho e profissionalismo.

  • Dynho

    Voce restaurou o backup então essas mudancas permanecem, caso restaure e configure como novo ipod, vai voltar como original, isso vale pro iphone tbm.
    []s.

  • Skeat

    Se alguém não estiver satisfeito com o iPhone 4 eu troco com prazer pelo meu 3 GS xD

  • iEaf

    alguém d^e glicose pro glicose que ele ta totalmente hipoglicemico, transtornado pela grandeza da apple. Gelo no cotovelo melhora a dor… Cada um que me aparece…

  • Bruno

    Amo a Apple, mais isso de software soa a conversa fiada…

  • O problema das barras acontece com o 3G e o 3Gs tambem? eu sempre achei que o iPhone sempre mostra o sinal mais forte que outros celulares.

  • Claudio Bauer

    Caros

    Minha experiência é a seguinte: tenho um 3 GS e era cliente Claro. Minha vida era só alegria. Depois que mudei para Vivo é uma tristeza total.

    O sinal de voz é super instável e o sinal 3G idem. Alguma sugestão?

    Grato a todos.

    • Marcus

      Volta pra Claro……
      hauihaiihai….

      Eu não sei de onde voce é, mas talvez a cobertura da Vivo seja ruim na sua cidade.

      Eu sou cliente Vivo, mas aqui onde moro a cobertura é muito boa, não tenho do que reclamar.
      Só o tal do 3G que nunca chega, mas mesmo assim estou satisfeito, só a Claro possui sinal 3G aqui na minha cidade, mas não podia me dar ao luxo de recusar a ótima proposta que a Vivo me fez, para ficar com a Claro, apenas pelo 3G.
      Já fui cliente TIM, e só tinha problema, por isso mudei pra Vivo.

      Mas acho que isso varia muito de regiao para regiao….

      • Maurício

        Sou cliente Vivo em Porto Alegre e o meu sinal (tanto para ligação como para 3G) é excelente.

  • Caetano Brasil

    O que me faz acreditar que o problema seja de software é o fato de que tenho tido problema de queda de sinal no meu 3GS desde instalei o iOS4. A barra vai caindo, caindo, aparece mensagem dizendo que perdi o sinal da operadora, mas na verdade continua conectado e funcionando. Fora que é meio absurdo um erro tão grotesco passar batida por uma grande empresa como a Apple.

  • Meu iphone4 nao apresentou nenhum problema, nem mesmo com o sinal, ja to achando que esses problemas estao virando lenda urbana!

    • Djefferson Ramos

      O meu esta muito bem obrigado!!!!!

    • Brayan Schroeder

      Assistam Gugu, no Domingo, vai passar lendas urbanas com o iPhone 4 😉

  • Havoc

    Essa carta da Apple é a maior história pra boi dormir que eu já ouvi na vida!!

  • Dennis

    Boa noite iLex !
    Primeiramente parabéns pelo Blog. Acompanho ele diariamente, praticamente “instantaneamente” pelo twitter. Admiro sua dedicação em trazer sempre novas informações para todos nós e a “linha” editorial que você segue…
    Não sou muito de comentar mas acho que posso contribuir um pouco para este assunto.
    Tenho 2 iphones o 3G e o 3GS, e claro, não vejo a hora de ter a oportunidade de comprar o iPhone4.

    Bem, o que tenho a relatar é que este problema de colocar a mão no telefone e sinal da operadora ser atenuado, ocorre no meu 3GS, mais precisamente ao tocar próximo ao conector de dados, chegando a deixar o telefone fora de área momentaneamente. O mesmo efeito não ocorre no 3G. Quando percebi que isto ocorria, comuniquei a VIVO que prontamente trocou o telefone, mas para minha surpresa o problema continuou. Atualmente estou com iOS4 instalado nos dois aparelhos.

    Afirmo também que não consegui reproduzir este problema em mais nenhum lugar, apenas dentro da minha residência. O sinal da operadora mostra barra completa em ambos os telefones. A verdade é que isto não incomoda, pois não consegui reproduzir o problema em nenhum outro lugar, e mesmo dentro da minha residência quando estou utilizando o telefone em ligação, ou ele está sendo carregando, não ocorre o problema. Se colocar uma capa de borracha, também não ocorre o problema e se segura masi em cima também não. Na época, eu também digitava *3001#12345#* , que me levava a um tela de teste (Field Test Mode) que substituía as barras do sinal da operadora, pela informação em dB.

    Onde quero chegar… acredito que o problema do iPhone 4 pode ter ocorrido, mas pontualmente em situações e locais específicos. Podem ser mesmo um bug de software (que poderia corrigir estas situações) ou mesmo problema físico, de algum lote lote específico.

    É isso
    Um grabde abraço
    Dennis.

  • Omarbh

    A própria resposta da Apple é uma confirmação de que algo de errado realmente aconteceu e merece ser reparado. Se naonhouvesse nada, ou seja, se fosse uma lenda, não justificaria uma atualização de OS e a revisão de critérios de mediçãonde sinal. Se fossem casos isolados, não haveria carta aberta e pedido de desculpas. Se fosse uma ação de concorrentes, não teria destaque Em um parceiro, como o NYT (http://www.nytimes.com/2010/07/03/technology/03apple.html?_r=1&partner=rss&emc=rss).

    Mas há algo positivo: a aceitação de que há erro a ser corrigido e que não se trata de infundada histeria. Isso não tira a aura celestial da Apple, mas mostra que ela é passível de erros mundanos e de desculpas humanas.

  • Rogerio

    Testei o meu IPHONE 4 de todo que foi jeito e nao mudou em nada o sinal !!!! Japao (SOFTBANK)

    • Deniro

      pra quem nao sabe a softbank tem o pior sinal de celular aqui do japao, uahauah

  • Você pergunta ali.. ‘e o classic?’.. o iOS roda no classic? 🙂

  • Claudio Bauer

    Prezado Marcus

    Grato pela mensagem.

    Moro em São Paulo – Capital na região da Avenida Paulista. Também mudei para a Vivo por questões de preços.

    Um abraço

    Claudio

  • iMatews

    Espero que essa história acabe, pois se não, a apple vai sofrer uma forte queda de vendas.

  • Rodrigo Alineri

    O que a Apple não pode fazer é lançar uma atualização que “mascara” a real situação do sinal para tentar disfarçar um erro REAL de hardware. Isso seria uma burrice.

  • Vitor Sá

    Claudio,

    Muito estranho isso que vc está sofrendo, pq ano passado morei em SP na região da paulista (no Cerqueira César) e nunca tive problema com o sinal. Era sempre perfeito! Inclusive quando teve aquele apagão em vários estados, tinha 3G pra saber as notícias. Claro, isso no ano passado, mas acho estranho mudar tanto assim em 7 meses… Veja se não é problema com o chip.

  • Thi

    Tenho um Blackberry e dependendo de como seguro ele perde duas barras de sinal, e nem por isso tem meio mundo condenando a RIM. Maldito sensacionalismo

  • Fernando

    Brilhante Edmilson. Matou a charada e explicou sucintamente.

  • ifires

    A Apple anunciou as tres vagas de engenheiros de antena

  • Dark Knight

    Já falei em outro tópico do site! No meu 3GS a recepção está bem melhor no iOS 4.0 do q antes no iOS 3.1.2 ! Ficava sempre sem serviço na minha garagem agora já chegou até em 3 barras! Eu acho q seja uma questão do metal do iPhone 4 mesmo pois a antena está muito exposta! Mas isso eh soh um palpite pois não tenho um iPhone 4 e não pude ver como ocorre o problema ap vivo