Aplicativos

Conheça alguns aplicativos que replicam a função ‘Controle de Profundidade’ dos novos iPhones

Um dos destaques das novidades apresentadas esta semana pela Apple foi uma nova funcionalidade exclusiva dos novos iPhones XS, XS Max e XR: o Controle de Profundidade.

Vamos detalhar aqui o que é a função e como replicá-la em dispositivos de geração anterior.


Modo Retrato

A câmera dupla do iPhone 7 Plus introduziu, em 2016, um recurso sensacional para quem gosta de tirar fotos: o modo Retrato, que aplica o efeito bokeh que desfoca o fundo da imagem enquanto o objeto principal fica em primeiro plano. Este modo foi depois disponibilizado em todos os modelos com câmera dupla, como o 8 Plus e o iPhone X. No X também é possível usar esse modo na câmera frontal, para fazer selfies.

Todos os novos iPhones de 2018 ganharam o modo Retrato, até mesmo o modelo XR, que não possui câmera dupla. A Apple está experimentando aplicar o efeito de profundidade usando exclusivamente o software, a exemplo do que já fazem smartphones de outras marcas, como o Google Pixel. Vai ficar igual aos aparelhos de câmera dupla? Isso só poderemos dizer quando tivermos o novo modelo em mãos e fizermos os testes (e acredite, faremos!).

O modo Retrato é capaz de fazer fotografias lindas, apenas tirando o iPhone do bolso e apontando a câmera para alguém. Mas o iOS não permite, de forma nativa, ajustar a intensidade do desfoque de fundo da foto. Do jeito que você tirou é como ficará a imagem, a não ser que você baixe aplicativos independentes que permitam editar isso.

Controle de Profundidade

Os novos iPhones XS e XR trazem uma nova funcionalidade chamada Controle de Profundidade. Ela permite, no próprio app Fotos, editar o desfoque de fundo acentuando-o ou deixando-o mais suave.

.
Não, esta não é uma nova funcionalidade do iOS 12. A Apple a fez exclusiva para os novos dispositivos com o processador A12 Bionic, pois ela afirma que ele é necessário para permitir este tipo de manipulação na imagem.

Mas nós sabemos que isso não é bem verdade. 😉

Aplicativos com a mesma função

Há tempos existem apps que permitem exatamente isso: alterar a intensidade do desfoque de fundo das fotos tiradas com o modo Retrato. Afinal, já que o iOS divide a imagem em camadas tridimensionais, não há porque não ser possível manipular isso em qualquer dispositivo compatível com o modo Retrato.

Então, quem já possui um modelo de câmera dupla não precisa trocar de iPhone para manipular a profundidade de campo de seus retratos. Nós até já fizemos um review aqui de um app que faz exatamente isso.

Então veja abaixo alguns exemplos de aplicativos que alteram o nível de desfoque de fundo em fotos tiradas em modo Retrato. Lembre-se que eles não tem poder de desfocar imagens que não possuam informações de profundidade de campo, como as tiradas em dispositivos de câmera simples.

The app was not found in the store. 🙁
The app was not found in the store. 🙁
The app was not found in the store. 🙁

Note que estes apps trabalham com fotos feitas já no modo Retrato. Há outras opções que simulam o bokeh em dispositivos que não possuam câmera dupla, desfocando partes da imagem, mas eles raramente conseguem reproduzir com qualidade o mesmo efeito.

Fonte
Conteúdo original © Blog do iPhone
Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Olddark

    Serviço melhor do que esses app apresentados faz o Photoshop Express na opção desfoque, gratuitamente. E é Adobe né!

    • É, parece que você não entendeu o artigo, principalmente o parágrafo final.

  • Marco A. Matsunaga

    Pessoas me ajudem numa duvida, fazer uma instalação limpa do ios garante uma melhor performance se comparado a uma simples atualização do sistema?

      • Henrique A.

        iLex, na época do artigo ainda não era possível fazer backup do iMessage no iCloud. Atualmente é.
        Mas e com relação aos dados de saúde e do Watch? Já existe backup no iCloud ou ainda é necessário recorrer a àqueles métodos alternativos se quiser uma instalação limpa do iOS?

  • Jeff

    Tenho um iPhone 8 Plus e me incomoda o fato de não ter o tal efeito profundidade na selfie (camera frontal). Será que vale a pena trocar para um IPhone Xs?

    • Jeff, vou me basear apenas nas informações que você forneceu no seu comentário.

      Se o fato do seu 8 Plus não fazer selfies em modo Retrato lhe incomoda, então sim, acho que você deve cogitar trocar para um modelo mais moderno. Lembrando que o XR também possui selfie modo Retrato.

  • Luan

    Tem um app que se chama “AirBrush” que faz um efeito bokeh nas fotos já tiradas com uma qualidade que me deixou surpreendido. E olha que sou usuário exigente. Ele permite ajustar a intensidade e o estilo do bokeh. Você pode visualizar o efeito na foto,mas tem que pagar pra liberar o efeito. Mas vale super a pena .

  • Henrique A.

    Depois que atualizei para o iOS 12 GM (iPhone X), o meu modo retrato (câmera traseira) está péssimo de focar… Vi que outro leitor também reclamou disso. Alguém mais está tendo esse problema?

    • Anderson Siqueira

      Vai começar a Obsolescência Programada… mas a Apple vai negar

  • KB

    Sobre o Controle de Profundidade… lembrei das câmeras Lytro… permitia regular o foco após a foto tirada…

  • Gustavo

    Obrigado por me deixar saber da existência do “Focos”.

    Interface intuitiva e efeitos úteis mesmo na versão free. Consegui recuperar várias fotos que haviam ficado muito aquém do esperado pelo telefone não ter aplicado a quantidade de efeito que gostaria ou por ter focado onde não queria… Sorte que não havia deletado!

    Acabou de se transformar em um dos meus raros apps indispensáveis. Valeu BDI!

  • Ana rodrigues

    O notch do iphone XS tá menor?

  • Marcelo Castro

    Dúvida!! Uma vez que essa nova funcionalidade é viabilizada por software, será que ela não estará disponível para os iPhones das gerações passadas após a instalação do IOS 12?

    • KGB07

      “Não, esta não é uma nova funcionalidade do iOS 12. A Apple a fez exclusiva para os novos dispositivos com o processador A12 Bionic, pois ela afirma que ele é necessário para permitir este tipo de manipulação na imagem.”

    • Gustavo Rezende

      Para gerar a foto com as camadas necessárias que posteriormente serão manipuladas pelos apps como o Focos, é preciso q ela tenha sido tirada no Modo Retrato em iPhones com câmera dupla como o iPhone 7 Plus, 8 Plus e X (além dos novos).

Back to top button