Notícias

Vivo retira Chamadas Wi-Fi de seus clientes durante a Copa do Mundo

Depois de ter acabado com o TU Go, um serviço bastante útil e popular (afinal, clientes servem apenas para gerar dinheiro, não para receber benefícios), a operadora Vivo agora retirou também as Chamadas Wi-Fi de seu catálogo. No site do serviço, a empresa afirma que o Vivo Voz WiFi (nome dado à função) está indisponível até julho.

Por uma ENORME coincidência, é exatamente o período que acontece a Copa do Mundo de futebol. A Vivo está oferecendo uma promoção (sic) que oferece roaming grátis para quem for até a Rússia. Porém, esta promoção (sic) só vale para os clientes Platinum e V do programa Vivo Valoriza, ou seja, quem paga mais.

As Chamadas Wi-Fi (wi-fi calling) são um benefício que a atual tecnologia nos proporciona. Os aparelhos mais modernos (como o iPhone) permitem que se realize ligações usando a rede internet sem fio, mesmo quando não há sinal de operadora no local. Isto é bastante útil para regiões do interior do Brasil em que há poucas antenas, ou interior de prédios em que o sinal não chega. Ele também permite que você use seu celular em viagens internacionais, pagando o preço local.

Mas apesar da tecnologia ter evoluído e possibilitar este tipo de benefício para o usuário, algumas operadoras não gostam que a evolução atrapalhe seu plano de negócio$. Se dependesse de muitas delas, ainda viveríamos no tempo em que os aparelhos não permitiam a troca de chip e o usuário só podia mudar de operadora se trocasse de aparelho.

Com a função Voz WiFi ativa, quem iria pagar mais para poder fazer ligações estando na Rússia? Ninguém. Então, para não atrapalhar o marketing da promoção (sic) da Copa, aparentemente a Vivo retirou de todos os clientes (até mesmo os que nem curtem futebol) as Chamadas Wi-Fi, para que nenhum espertinho (sic) conseguisse fazer ligações da Rússia sem pagar mais por isso. Para ganhar alguns trocados, a operadora desrespeitou a maioria de seus clientes.

Quando o objetivo de uma empresa é focado mais em ganhar dinheiro e menos em oferecer o melhor para seu cliente, é porque os valores estão distorcidos. Você que é cliente Vivo, saiba que sua operadora não lhe vê como um usuário e sim como um simples saco de dinheiro. E o que ela puder fazer para lhe arrancar ainda mais, ela fará.

Não que as outras operadoras brasileiras sejam muito diferentes, mas isso não deveria ser justificativa para desrespeitar o consumidor.

Botão Voltar ao topo