DicasTutoriais

Saiba como abrir uma reclamação na Anatel pela internet ou pelo aplicativo

Viver no Brasil não é para os fracos. O consumidor brasileiro é constantemente desrespeitado pelas empresas, tento que muitas vezes correr atrás de um problema gerado por elas, e ainda por cima pagar pelo mau serviço que recebe. Para dar suporte nesses casos, felizmente existem alguns canais de ajuda ao consumidor, que vez ou outra funcionam. O ótimo Reclame Aqui é um exemplo, mas o problema dele é que o site é independente, sem nenhuma relação com órgãos públicos, o que limita bastante a sua ação e o transforma apenas em uma vitrine de problemas. A própria Apple se recusa a responder qualquer reclamação feita por lá, por não considerar um canal oficial.

O ideal é sempre procurar canais oficiais, e para questões de operadoras e fornecedoras de internet, a ANATEL (Agência Nacional de Telecomunicações) disponibiliza canais bastante eficientes para resolver problemas, através de seu site ou aplicativo de smartphone. Veja como abrir uma reclamação oficial e fazer as operadoras prestarem atenção em você.


A grande vantagem da Anatel é que ela tem o poder de autuar as empresas de telecomunicação que não respeitam as normas, e por isso quando uma reclamação é feita, as operadoras fazem de tudo para resolver o problema rapidamente. A agência não trata individualmente das reclamações, mas cobra os prazos de resposta das prestadoras.

É impressionante a forma diferenciada como você é tratado após abrir uma reclamação. Mas claro que você só deve apelar para esse recurso depois de ter contatado a operadora e ela não ter resolvido o seu problema. Inclusive, para abrir uma reclamação na Anatel você precisa de um protocolo fornecido pela prestadora.

A ANATEL disponibiliza vários canais, inclusive de forma presencial ou por telefone. Mas aqui falaremos de dois deles: pelo aplicativo e pela internet. Veja o passo a passo:

* PELO APLICATIVO

Passo 1: Baixe o aplicativo para iPhone neste link. Existem também versões para outras plataformas.

Anatel Consumidor

Passo 2: Se você ainda não tem cadastro, faça o seu usando o número do CPF e uma senha que você não poderá esquecer. É importante que seja o mesmo CPF registrado no contrato com a prestadora.

Passo 3: Registre a sua reclamação, escolhendo o tipo de atendimento e o serviço (celular, telefone fixo, TV, etc). Aparecerá então uma lista de tipos que especificam o seu caso. Escolha o que mais se encaixa nele.

Anatel ConsumidorAnatelCons3

Repare que o aplicativo também conta com uma parte bem legal chamada ‘ Seus Direitos“, que elenca diversas dúvidas sobre os direitos que o consumidor tem. Vale dar uma lida.

Pelo aplicativo você também pode consultar todo o histórico dos seus registros, inclusive podendo reabri-los caso a operadora o encerre sem ter solucionado o seu caso. Bem útil.

* PELO SITE

Passo 1: Acesse o site da Anatel neste link. Ele leva diretamente à página do Fale Conosco, que permite o registro de reclamações.

Anatel Site

Passo 2: Se você ainda não tem cadastro, clique em “Ainda não sou cadastrado” e faça o seu registro usando o número do CPF e uma senha que você não poderá esquecer. É importante que seja o mesmo CPF registrado no contrato com a prestadora.

Passo 3: Registre a sua reclamação, escolhendo o tipo de atendimento e o serviço (celular, telefone fixo, TV, etc). Aparecerá então uma lista de tipos que especificam o seu caso. Escolha o que mais se encaixa nele.


Este é um ótimo instrumento de proteção dos seus direitos em matéria de prestadoras de telecomunicação. Muitas vezes apelamos para as redes sociais e ficamos reclamando ao vento, quando o ideal é tomar uma atitude mais efetiva e acionarmos os canais mais efetivos. Mas claro que, como todo o instrumento, deve ser usado com responsabilidade e bom senso. Tente primeiro resolver o problema com sua operadora e, caso não consiga sucesso, aí sim opte pelos meios cabíveis. Você verá que a solução a partir daí será bem rápida e o tratamento com você será outro. É exigindo nossos direitos, de forma correta, é que contribuímos para que a prestação de serviço melhore cada vez mais.

Conteúdo original © Blog do iPhone

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Gabriel

    Uso direto, minha namorada brinca até falando que os atendentes ja atendem falando ” Eai Gabriel Firmeza?”
    Sabe que principalmente para Contagem do 3G eu sofro muito por isso, mas sempre que eu reclamo lá funciona!

  • April

    Boa dica, nem sabia que a Anatel tinha um aplicativo pra iphone.

  • Jefferson Soares

    Realmente, viver no Brasil não é para os fracos.

  • Bruno

    Aproveitando a matéria, o Ministério da Justiça também possui um canal para atendimento de reclamações dos consumidores e funciona muito bem.

    https://www.consumidor.gov.br

  • Arley Martins

    O pais esta mais parecendo terra de ninguem.

  • Patrick Rademaker Burke

    Já utilizei o aplicativo e deu muito certo! Acompanhei o andamento da minha reclamação contra a NET e obtive resposta e resolução bem rápido. Recomendo para todo mundo que tem problemas com essas empresas.

  • Daniel Regis

    Sempre uso o sistema da Anatel e realmente funciona. Sempre me retornam e até me chamam de “Sr. Daniel”!

  • Seria muito bom se todas as pessoas que necessitam desse tipo de atendimento realmente os utilizassem!!! Infelizmente a grande maioria da população não sabe disso. Temos que lutar por nossos direitos!!!

    • Junior Rinaldi

      Infelizmente, nosso pais nao conta com fiscalizacao, sendo assim, reclamar na anatel e ter retorno disso, depende muito da reclamada. caso ela nao queira responder, ela nao responde!
      Nao existe nenhum tipo de alternativa caso ela nao queira responder. Nao existe multa, nao existe intermediacao, nao existe NADA!
      no meu caso, é a vivo. ladra, safada e tenho problmas de servico desde que assinei o contrato.
      eu sendo PJ, nao conto nem com Procon!

      • procure por proteste.org.br sou associado deles, pago uma anuidade mínima e eles realmente entram para ajudar até mesmo em causas jurídicas. vale a pena conhecer!

      • procure pela ProTeste – Associação Brasileira de Defesa do Consumidor. É uma entidade sem fins lucrativos e que ajudam, e muito, nessas causas. Eles até mesmo auxiliam juridicamente os associados. Acho que vale a pena!

      • Nathan Scapini

        Tem o consumidor.gov.br
        Funciona melhor que a Anatel, pois a Anatel é conivente com a roubalheira das operadoras. Só resolvem problemas pequenos, quando o peixe é grande e o valor devido é elevado, sempre jogam a causa ganha para a operadora. Com o site consumidor.gov tive 100% de satisfação, retornam quando dizem que vão retornar, e são muito prestativos. Nem uso mais anatel e protocolo de operadoras,

  • Mattheus Santos

    Fiquei quase 1 mês “brigando” com uma operadora, depois que fiz minha reclamação na Anatel, resolverem o problema menos de 1 semana. Muito bom serviço da Anatel, pelo menos pra mim funcionou. ;D

  • Hinode Cuiabá

    ótima Dica

  • Roberson Annunziato

    Apesar de concordar com todo o texto e reconhecer as mazelas brasileiras (que são óbvias) acho que deviamos tentar diminuir se não parar completamente com frases do tipo “Viver no Brasil não é para os fracos”, “Nesse país isso ou aquilo…”, enfim, o famoso complexo de vira-latas que nos assombra diariamente… Jamais iremos superar isso? Como um país com o nosso tamanho, com uma canal desse de reclamação que funciona pode se achar atrasado? Todos os outros locais do mundo são melhores? Em nenhum outro país o consumidor é lesado? Não precisam mais reclamar? Não digo que devamos nos conformar com situações que nos desagradam mas ficar o tempo todo se achando o cocô da mosca da bosta do cavalo do bandido não da né?

    • Nesse caso acho tudo bem, foi efeito cômico. Mas fora isso eu concordo plenamente com você amigo, os caras falam muita besteira por aí. Outro dia mesmo os caras falando como “ah a internet brasileira é descontrolada” “ah a gente faz vergonha, lá fora não é assim” quando a “Internet” americana é bem pior, eles não se dão nem ao bom senso de procurar saber.

      AH! lembrei aqui agora de quando eu discuti com um cara que achava que o Brasil tava em GUERRA. Eu tava comparando como a situação tá lá no México e o cara me vem com “ai mas aqui eu não posso sair de casa mais isso não é guerra?” Credo mano.

      • Roberson Annunziato

        Sim, no texto foi mais cômico do que trágico mas olha o efeito nos comentários. 80% colocam alguma frase dessas entrando na onda do complexo. Triste. Quem sabe um dia a gente tenha mais orgulho das nossas riquezas… E antes de cair no conto do vigário vá investigar e saber se realmente somos o pior pesadelo do planeta terra. Concordo contigo, não se dão nem ao bom senso de procurar saber. Ahahahaha.

  • wwtorejani

    Uso o sistema de reclamacao desde 2008 pela internet da Oi -antes antiga Brasil telecom no Parana- resolve bem
    Hoje em dia uso frequentemente para valores de conta de fixo. Celular e tal
    Unica prestadora que pela anatel nao resolve e a Sky brasil tv por assinatura
    Nessa so pela forma que voce vai cancelar pelo 0800 mesmo
    Mas muito bom o aplicativo para celular

  • macjulius

    70% das reclamações são atendidas. Abro reclamações na ANATEL há uns 15 anos, mas de um tempo pra cá, cada vez mais não ando obtendo sucesso. Hoje a ANATEL anda defendendo as operadoras mais do que o consumidor. Triste.

  • Salvando esse artigo nos meus favoritos em 3, 2, 1…

  • Karol Lima

    Ótima dica. Já utilizei duas vezes e só consegui resolver os problemas porque incluí a Anatel no caminho. A NET por si só não teve nenhum interesse de resolver.

  • Gui Bracco

    Alguém sabe por que o app da Anatel para iOS não está mais disponível na loja? Apenas o para iOS não está mais disponível — nem pela busca, nem pelo link.