Notícias

Conexão 4G no iPhone 5 passa a ser realidade em mais cidades brasileiras

Talvez nem todos se lembrem de como era difícil usar o iPhone com a rede 4G no Brasil. Em 2012, quando a Apple lançou seu primeiro celular compatível com a tecnologia (o iPhone 5), o dispositivo não suportava a frequência 2.600MHz do LTE usado no país, tornando-o incompatível. Na época, o modelo apenas usava a frequência 700 MHz, que era a padrão nos Estados Unidos.

Mas com o desligamento da TV analógica no Brasil, cada vez mais cidades estão começando a adotar o 4G LTE na frequência de 700 MHz, permitindo assim que o iPhone 5 (e o iPad 3 LTE) possam se conectar na rede mais rápida.


Apesar de ser um modelo bastante antigo (está fazendo 6 anos em 2018), muita gente ainda o usa e vem nos relatando o fato de, “magicamente“, começarem a conseguir conexão 4G em um aparelho que teoricamente não o suportava. Mesma coisa para o iPhone 5c (lançado um ano depois, com o mesmo hardware) e o iPhone 5s que foram comprados em determinados países.

O sinal de 700 MHz tem um maior alcance e atravessa melhor as paredes. O poder de penetração portanto é bem maior, podendo atender mais regiões por um custo menor para as operadoras, o que beneficia cidades do interior.

As três maiores operadoras do país entraram no leilão das bandas 4G de 700 MHz (Claro, Vivo e TIM) e portanto a cobertura tende a aumentar com o passar do tempo. Nesta semana, a TIM liberou o VoLTE (voz pelo LTE) para 182 cidades no interior de São Paulo (DDDs 13, 14, 15, 16, 17, 18 e 19), para clientes do pré e pós pago.

Portanto, se você ainda é usuário de um velho e bom iPhone 5 (ou 5c), experimente ver se na sua região você consegue se conectar no 4G. Se conseguir, conte aqui pra gente. 😉

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Em 2014 a Nextel passou a oferecer 4G em 1800MHz pro iPhone 5s A1533 comprado nos EUA (que era o meu modelo).
    Mas o 5c, sempre consegui 4G.

  • Doctor Taliesin

    Existe alguma maneira de saber se a ligação está sendo feita por voLTE? 🤔📱🕵🏻‍♂️

    • Carlos Luna

      Acho que só a TIM tem esse serviço. Pelo que sei, a internet continua ativa mesmo com a ligação sendo feita.

      • lnpBR

        A internet continua ativa de qualquer forma, mas se não tiver VoLTE, vai ser 3G durante a chamada e só vai voltar para 4G quando desligar.

      • gnc03

        Vivo também tem a partir do iOS 11.3, tem ate na pag de suporte dela como ativar VoLTE no iPhone com iOS 11.3

        • Carlos Luna

          Não sabia. Talvez por isso tenho constantes erros de conexão quando tento fazer uma ligação. Obrigado por informar.

    • lnpBR

      Sim, faz um ligação e vê se continua aparecendo 4G no topo da tela. Se continuar é porque está usando a rede LTE para chamadas e não somente para dados. Se ao iniciar a chamada imediatamente mudar para 3G, então não tem VoLTE. A TIM só libera para os planos pós, ou seja, controle e pré-pago não tem.

    • Luiz Emilio

      Se os dois aparelhos estão usando o VoLTE o tom de chamada muda (pelo menos aqui em Curitiba) parece o tom usado nos EUA.

  • Gabriel Franco

    Quando eu tinha o meu em 2015 eu sempre consegui conectar pelo LTE normalmente ‘-‘

  • rjlgarcia

    Será que meu iPad 3, vai ver o 4G, tambem?

  • Será que os nossos Apple Watches série 3 com LTE poderão ainda funcionar no Brasil!?? Homologados pela ANATEL eles já estão!

  • Não vai funcionar. O Brasil adotou o padrão APT para a frequência de 700 MHz (banda 28) e o iPhone 5 tem suporte a 700 MHz na banda 17. O primeiro iPhone compatível com a banda 28 é o 6/6 Plus, então nem o 5s e 5c funcionarão com a nova frequência.

    • Dhuanny Almeida

      mas e os 5S, 5 5 e 5C que estao pegando o 4G?

      • Funcionam com as bandas 3 (1.800 MHz), 5 (850 MHz, embora seja raro LTE band 5 no Brasil) ou 7 (2.600 MHz), dependendo do modelo.

    • lnpBR

      Também achei isso muito estranho, a banda de 700Mhz adotada no BR não é a mesma dos EUA.

      • lnpBR

        Quero dizer, achei estranho pessoas relatarem que está funcionando 4G no i5.

    • Não, Lucas, você não entendeu.
      Não é questão de “acho que não vai funcionar”. De fato JÁ ESTÁ funcionando em diversos iPhones 5.

      O que foi publicado aqui foi uma notícia, não um achismo. Fonte: blogdoiphone.com

      • iLex, recomendo que você procure sobre saber mais sobre bandas de LTE. Não é porque a frequência nominal é a mesma que vai funcionar nos aparelhos antigos.

        • Lucas, muito obrigado pela recomendação. Já conheço todas as especificações e sei que na teoria não deveria estar funcionando. Mas está. Não publicaríamos uma informação dessas se não tivéssemos certeza de que ela é real. Afinal, não é à toa que estamos há 10 anos neste mercado, lidando com dezenas de milhares de visitantes diários, que nos compartilham constantemente suas experiências da vida real (que muitas vezes divergem da teoria).

          • macjulius

            De fato os iPhones 5 A1429 aqui no interior já funcionavam em 4G há 1 ano, pois aqui é comum a banda 3 de 1800MHz ter chegado antes da banda 7 de 2600MHz. Já a banda 28 de 700MHz jamais funcionaria nos iPhones 5 A1428 e nem A1429. Tem certeza que viu algum iPhone 5 A1428 tendo sinal 4G? Se foi um A1429, tem como mostrar o UARFCN do Debug Mode pra eu analisar qual a exata frequência e banda que está conectado? Estou ansioso! Obrigado.

          • Exatamente, @macjulius:disqus. Eu, que acompanho telecom há vários anos, ficaria boquiaberto ao ver um A1428 usando 4G aqui no Brasil. Tem como você mostrar isso funcionando, @blogdoiphone:disqus? Se for um A1428, entra no Field Test e cole o UARFCN pra ter certeza que não tá conectado na banda 1, 3 ou 5 (que são utilizadas também pelas operadoras brasileiras, mas nenhuma delas é a de 700 MHz).

            • Patrick Dill

              O iPhone 5s da minha esposa ja funciona 4g há quase 2 anos aqui em floripa.

            • Todos os modelos do iPhone 5s possuem suporte às bandas 1, 3 e 5. A banda 3 foi adotada massivamente por Claro, TIM e Vivo para complementar a banda 7 (essa só disponível nos modelos asiáticos e europeus). Por isso que funciona.

              No entanto, nenhum 5s tem suporte a banda 28 APT, que é a faixa de 700 MHz no Brasil.

            • Rodrigo Tschope

              Maluco!! Tu é chato em!!! A noticia é que o treco está funcionando. Pare de teoria, está funcionando a 4G no iPhone 5 e pronto.. chega de teoria, funciona e acabou a conversa. Blog do iPhone não está supondo nada, o site escreveu um artigo sobre o relato real de pessoas que possuem o iPhone 5 e estão com a 4G funcionando. PONTO

            • Eu não duvido que existam iPhone 5 funcionando com 4G no Brasil, só duvido que esteja em 700 MHz. Se está funcionando com essa frequência, eu realmente gostaria de ver isso de perto, só isso. Se o Blog do iPhone tem uma reputação a zelar com seus milhares de visitantes nos seus 10 anos de história, não custa nada pro iLex mostrar um print do service mode de algum dos diversos iPhones 5.

            • Guilherme Andrade

              “Pare de teoria” afinal informática não precisa de teoria nem de cálculos né? Só de achismo de usuarios é de um blog que divulgue sem investigar a validade dos mesmos.

            • Wendel Schelhan

              Pois é! Coisa chata esse comportamento de questionar o veículo pelo fato da notícia não se sustentar frente aos fatos! Onde já se viu!!!!1111111

            • hecnpo

              Porém não em 700MHz.

            • macjulius

              Já vi alguns iPhones 5 A1429 americanos e japoneses funcionarem o 4G da Vivo, TIM e Claro, aqui em Ilha Solteira, onde há mais de 1 ano tem cobertura na banda 3 de 1800MHz e agora surgiu na Vivo cobertura também na banda 7 de 2600MHz, mas acredito que seja impossível funcionar na banda 17, pois aqui no Brasil só existe 4G nas bandas 7 e 38 (ambas de 2600MHz), bandas 3 de 1800MHz e 28 de 700MHz

            • Daniel Ferreira

              Nada a ver com o assunto, vc eh eng da telecomunicações ou elétrico?

            • Não.

            • Daniel Ferreira

              Ah bom, pq todo mundo que comenter aqui só ta repassando informação né rs pq conhecimento técnico ninguém tem

            • O fato de eu não ser formado em engenharia não significa que eu não tenha conhecimento técnico, uai. Cubro o telecom há vários anos e sei dos aspectos técnicos.

            • Daniel Ferreira

              Mas dai seu caso e a parti, falo pq pra dar opinião tem que embasar, não ainda pegar texto falando d frequência isso qualquer site diz.

            • Primeiramente que eu não peguei texto de site nenhum. Eu tenho conhecimento técnico suficiente pra apontar isso.

              Ao mesmo tempo estou questionando o autor do post sobre os fatos que ele publicou. Se fosse um texto meu, iria procurar saber mais, provar que o que foi dito é verdade ou simplesmente corrigir a informação se eu tivesse noticiado de forma equivocada – algo que sou perfeitamente capaz de fazer e já fiz outras vezes nos meus posts.

              ¯_(ツ)_/¯

            • macjulius

              Sou analista de sistemas formado e posso lhe afirmar que o Lucas Braga entende do que fala. Acredito inclusive que ele, assim como eu, seja entusiasta de telecom. Você poderia também apresentar seus conhecimentos na área por aqui. Estamos todos absorvendo conhecimento a cada minuto do dia.

            • Estamos todos para aprender e aquirir conhecimento. Eu quase apostei, porque achei ser impossível o i5 estar no 4G, mas iria perder. O iPhone em questão desse “estagiário” que vos escreve, modelo A1428, de uso diário, estando presente em varias cidades entre RJ e SP, nunca viu conexão 4G, ate que na localidade de São Bento do Sapucai, vizinha a cidade de Campos do Jordão, conectou a rede 4G da TIM, acessando perfeitamente a internet e a câmeras de segurança.
              Se houver uma nova oportunidade, tentarei acessar o field test para pegar as informações do ‘impossível” 4G.
              Voltei a realidade da minha cidade com 3G, mas o print tirado no momento, mostra que aconteceu. https://uploads.disquscdn.com/images/f0cce0125a92cbee3bd898220d3e1f050be7f9193f9315e098598d7784e11280.png

            • macjulius

              Realmente. Se deu 4G só lá e nunca havia dado em qualquer outro município, então pode ser que a TIM tenha instalado uma antena de 700MHz não na banda 28 e sim na banda 17, algo inesperado por se tratar de uma banda até então não licenciada no Brasil. Vamos aguardar uma nova oportunidade de você ir lá ou de a cobertura nesta nova banda chegar a outros municípios. Vou pesquisar sobre a implementação da banda 17 no Brasil. Obrigado pelo esclarecimento!

            • David Diniz

              Se a TIM instalou o 700MHz em outra frequencia não homologada pela ANATEL isso deve ser denunciado com urgência pois trata se de pirataria.

              @Moderacaobdi:disqus posta aqui em qual banda a TIM está com 4G ai na localidade(é só entrar no menu de serviço do iphone que descobre a banda) mas vou chutar: Banda 3 > 1800MHz

            • Valter

              Quase isso….conversei com um amigo da Vivo e ele me confirmou que eles (e as outras Teles também devem fazer) tem equipamentos em bandas diferentes das que estão em uso atualmente. Tudo para teste, só que não são homologadas pela Anatel e se um fiscal (da Anatel) bater na porta da central tem que desligar ou pagar uma multa. Então, funcionar pode funcionar mas da mesma maneira que apareceu/aparece esse sinal, ele pode sumir sem explicações….

              Agora, porque fazem isso (testes com algo não homologado pela Anatel)? Hoje se as Teles ficarem aguardando a decisão/regulamentação da Anatel sair para começar a planejar/comprar equipamentos vai demorar 1ano pelo menos. Então se a tele tem a licença na frequência X, ela se arrisca a fazer o teste e deixar tudo pronto pra quando sair a regulamentação da Anatel.
              Não sei se na freqüência de 700MHz poderíamos ter várias bandas como ocorre nos USA (não sei poderíamos ter a banda 28 – 700MHz APT em conjunto com uma banda 17 – 700MHz), talvez não porque os 700MHz dos USA é dividido em várias bandas (12, 13, 14, 17 e 29 por exemplo). Alguém com conhecimento de telecomunicações poderia responder.

            • João de Paula

              To vendo aki que vc entende do assunto, vc está sabendo do Modelo do Iphone Xs 2018 Americano que NÃO da suporte a banda 28 no Brasil?

            • macjulius

              Estive vendo que tem um modelo sem suporte a B28 mesmo. Desde o iPhone 5s (e SE) não tínhamos que nos preocupar com isso!

            • João de Paula

              Ou saja, posso comprar o Xs americano tranquilo?

            • macjulius

              tem que se preocupar sim, se quiser usar a nova banda de 4G que vai ter cobertura mais ampla. comprar o iPhone Xs A1920 e Xs Max A1921 americano ou Xs A2100/A1920 e Xs Max A2104 chineses, você vai consegui usar 4G no Brasil só nas bandas 7 e 3, nada de 28. comprando os modelos global e japonês, ambos têm banda 28 (A2097/A2101/A2098/A2102)

  • Eduardo Fernandes

    Eu não to conseguindo nem usar o 3G mais no meu 4S. 🙁
    Foi pro saco depois de mais de meia duzia de anos bem usados…

    • GILIARD José

      Galera 4g só funciona 4g+isso no interior nao funciona

  • Chico Stopassola

    No meu Iphone 5 A1428 não funciona o 4G, tento conexão há muito tempo e nada! 😉

  • Chico Stopassola

    No meu Iphone 5 A1428 tento conexão no 4G há muito tempo e não funciona.

  • Fabiam Fagner

    Apenas uma observação a ser corrigida na matéria. A frequência de 700Mhz tem de fato maior alcance, só que as frequências mais altas, como a de 1800Mhz tem maior facilidade para transpor obstáculos como paredes por exemplo. Mas tem um alcance bem menor. A facilidade em transpor obstáculos como paredes de prédios depende diretamente do comprimento de onda da frequências, que é sempre calculado por 1/pela frequências em hertz. Dessa forma: 700Mhz tem um alcance maior, mas não tem a mesma facilidade de transpor obstáculos como a frequências de 1800Mhz.

    Já com o inicio de uso da frequências de 700Mhz, as operadoras podem disponiiblizar a agregação de portadoras (conhecido popularmente de 4.5G) em que através da transposição de frequências, o aparelho usa mais de uma delas ao mesmo tempo para atingir velocidades de transferencias de dados maiores. Carrier Agregation em inglês.

    • Outro fator a ser considerado é a degradação do sinal, este diretamente proporcional a frequência, quanto maior a frequência, mais o sinal atenua ao se afastar da estação de radio. Com isso, apesar de, em teoria, o sinal de 1800 ter maior facilidade em transpor obstáculos, ele chega frago e não alcança todos os lugares.
      Porem na pratica, o sinal de 700MHz tem alcançado maior cobertura, mesmo indoor, como é mostrado no link abaixo, com dados da cidade de Brasilia, onde com o 700MHz a cobertura indoor aumentou consideravelmente.
      https://www.youtube.com/watch?v=P292sQhsSJc

      • Daniel Ferreira

        E vc crê em papai Noel? Kk cobertura péssima, ma administração pela Anatel, preços abusivos, ma vontade política e inúmeras dificuldades econômicas, operadoras querem que a gnt se fere e tome no toba com esses serviços lixos e achando que estão arrasando.

    • Daniel Ferreira

      Isso eh do Wikipedia? Rs

      • Guilherme Andrade

        Pode ser, não entendi qual é o problema com a Wikipedia? E uma forma de tentar desqualificar o que o colega falou?

        • Daniel Ferreira

          Eh pq temos péssima mania d opiar Info alheia, mal sabemos termos técnico ou funcionado real, e dai parece que temos propriedade sobre assunto. NAo vi nenhum eng elétrico aqui ou físico, só vejo usuário falando sobre

          • macjulius

            Parece que você sabe de algo que não sabemos. Trabalha com ERBs? Poderia expor seu conhecimento, talvez esteja doido pra nós dizer que a TIM anda trabalhando com B17 ou outra frequência presente nos A1428 que até então não está licenciada no Brasil. Mistério…

      • macjulius

        Concordo que nem tudo que está publicado na Wikipédia seja verdade, mas acredito que determinada info esteja correta por se confirmar em outras fontes.

  • Foi um modelo A1428.

    Modelo GSM A1428*: UMTS/HSPA+/DC-HSDPA (850, 900, 1700/2100, 1900, 2100 MHz); GSM/EDGE (850, 900, 1800, 1900 MHz); LTE (Bandas 4 e 17)

    • macjulius

      Poderia me informar a operadora e a cidade onde ocorreu sinal 4G neste A1428?

    • David Diniz

      B4: 1700MHz(AWS) 700MHz(B) o A1428 teoricamente deveria funcionar em 2G/3G apenas.

  • David Diniz

    Ué mas o 700MHz adotado aqui é o APT B28 e não B12 ou 17… Então só apartir do iphone 6 que será compatível.

  • André Chuma

    Quando eu tinha o iPhone 5c eu conseguia usar o 4G.

  • Antonio Baia

    Pequei meu Iphone 5 para testar só por curiosidade, moro em SP (Vila Olímpia) e não funcionou 4g não. Resetei rede, desabilitei 4g e reabilitei e nada.

  • rAs

    Tenho um iPhone 5 nacional, que esta em uso com meu filho de 10 anos, mas não estou conseguindo conexão em 4G somente em 3G, alguém sabe se já está funcionando em SP