Notícias

Operadora Vivo irá desativar serviço TU Go no final de março

As operadoras brasileiras parecem fazer de tudo para atrapalhar a vida dos seus clientes. Mesmo quando conseguem propor um serviço que vira unanimidade entre os usuários, com 100% de satisfação, eles insistem em acabar com ele e piorar a experiência do consumidor.

Um exemplo claro disso é o popular serviço Vivo TU Go, que permite fazer e receber ligações e SMS através da rede Wi-Fi, mesmo em locais em que não há cobertura de rede celular. A operadora anunciou que o serviço será definitivamente encerrado no dia 31 de março.





A bem da verdade, já faz alguns meses que a Vivo retirou o aplicativo da App Store e não estava mais permitindo o cadastro de novos números ao serviço. Mesmo assim, quem tinha o app instalado ainda estava conseguindo usá-lo normalmente.

O serviço era bastante útil em viagens para o exterior, pois permitia fazer e receber ligações do Brasil por preço local, sem usar o (caro) roaming internacional. Muitos usuários também aproveitavam para manter dois números diferentes no mesmo iPhone (conforme ensinamos neste tutorial).

Independente do aplicativo, a Vivo sempre associou o serviço TU Go à função de Wi-Fi Calling compatível com o iPhone a partir do modelo 5. Com isso, mesmo sem ter o aplicativo instalado era possível fazer e receber ligações e SMS pelo Wi-Fi em regiões sem cobertura da operadora.

Aparentemente a Vivo está abandonando de vez o TU Go. Não ficou claro se a operadora manterá a função de Wi-Fi Calling para os usuários, ou se ele também será descontinuado (visto que a plataforma era a mesma). Neste último caso, a Claro ficaria assim como a única operadora brasileira (até o momento em que este artigo foi escrito) compatível com a função de Wi-Fi Calling.





Meu Vivo Mais

Desde o final do ano passado, a operadora tem investido no que seria um substituto do TU Go, o aplicativo Meu Vivo Mais. Com este app, o cliente pode realizar ligações pela internet para outros números, além de enviar SMS descontados do plano que você tem contratado. O uso do aplicativo em si não consome o seu plano de dados, o que permite gerenciar a conta de forma fácil.

O problema é que esta solução proposta pela Vivo é capenga e incompleta, principalmente se comparada com o TU Go. Você só pode realizar ligações, mas não pode receber de outros números. A única maneira de receber uma chamada é se a outra pessoa também tiver o Meu Vivo Mais instalado, pois a ligação neste caso é do tipo App-to-App (coisa que o WhatsApp, Facebook, Skype e o FaceTime já fazem). Mesma coisa para mensagens SMS, que você não pode receber de números de outras operadoras.


É lamentável a Vivo descontinuar um serviço tão importante e que beneficiava realmente os usuários. Isto apenas reforça o sentimento do cidadão de que as empresas de telefonia no país estão mais preocupadas com seus lucros do que com o real bem estar de seus clientes.

Botão Voltar ao topo