Notícias

Apple faz lista oficial com os países que são compatíveis com a rede 4G LTE do iPhone 5

Apesar de termos falado bastante aqui sobre a não-compatibilidade do iPhone 5 com a quase inexistente rede 4G brasileira, muitos leitores e usuários ainda tem dúvidas a respeito disso, nos perguntando diariamente se o novo modelo será compatível um dia com as redes nacionais.

Para acabar com a confusão, a Apple publicou uma página em que elenca todas as operadoras em diversos países que suportam a tecnologia LTE adotada no iPhone 5. E Brasil realmente não está entre eles.

Muitas lendas correm pela internet referentes ao assunto, inclusive a de que a rede 4G da Dinamarca e Suíça seria iguais a frequência adotada no Brasil, mas de fato nenhum destes países está na lista oficial, o que anula as esperanças. O iPhone 5 não será compatível com a rede 4G brasileira, apesar de funcionar normalmente nas redes 3G e EDGE das operadoras brasileiras.

Ou seja, ele funciona tão bem no Brasil quanto o iPhone 4S, mas não terá acesso à rede mais rápida 4G, quando for implementada no país.

Outro “mito” que roda a internet é que, no futuro, a Anatel irá liberar a frequência de 700MHz que atualmente é compatível com o iPhone 5. Mas é ilusório achar que isto pode ser um argumento de compra do novo modelo. Esta mudança não deve acontecer antes de 2016/2017, ano em que provavelmente o iPhone 5 já terá sido esquecido e virado peça de colecionador, como acontece hoje com o iPhone Classic.

O iPhone 5 é um ótimo aparelho, mas se você insiste em usar o 4G no Brasil, tem dinheiro para pagar pelos caros planos e, acima de tudo, mora em uma das poucas cidades que terá cobertura da nova rede, você terá que optar por outro celular.

Claro que estamos dizendo isto com as informações que temos no dia de hoje. Se, no futuro, a Apple inventar uma maneira de mudar esta compatibilidade através de software, ou se no Brasil houver mudanças na rede, tudo pode mudar. Mas é pouco provável.

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Douglas

    Sdds Brasil ;/

  • Monkey King

    Uma pena. Por que ha esta mudança de faixa? Nao da pra ser igual em todo o mundo?

    • Bruno do Amaral

      Pq cada país tem diferentes necessidades. Por exemplo: o 700 MHz é utilizado pelo sinal de TV aberta analógica em todo canto, inclusive aqui no Brasil. Nos EUA, o desligamento disso foi fácil pq não a maioria tem TV fechada e, mesmo assim, Obama teve que fazer um puta programa de incentivo de compra de TVs digitais e set-top boxes. Aqui no Brasil, isso é infinitamente mais difícil. O prazo da Anatel para desligamento do sinal analógico é 2016, mas todo mundo na agência já admite que isso deverá ser prorrogado.

      Por outro lado, em áreas como São Paulo, isso pode ser adiantado porque aqui tem mais gente com equipamentos compatíveis com TV digital. Ainda assim, é complicado. Mas tem outras áreas, como o lado oeste do Brasil, que têm mais cidades que sequer usam a faixa de 700 MHz, só que aí não tem o interesse das operadoras.

      • patrickgouy

        Bruno, perfeito seu comentário. É isso mesmo.

        Acredito que o iPhone 5S/6 já seja compatível com as duas bandas.

        • patrickgouy

          *já deverá ser

        • Pedro Silva

          Duvido muito que tenha, pois pela velocidade de lançamentos da Apple o IPhone 5S deve sair em Abril e o 6 em novembro de 2013, portanto não daria tempo para ter a freqüência em uso, logo não faz sentido. Talvez o IPhone 6S tenha, contudo é mais provável que o 7 que tenha.

          • Evandro

            Acho ainda muito difícil da Apple lançar o iPhone nessa época do ano, não chuto que lancem nem o iPad nessa época.

      • Leonardo

        Então não vale a pena comprar o Iphone 5.. é isso

        • Celso F. Araujo

          [2].

        • juca

          Claro que vale a pena comprar o iphone 5, pois como aqui tudo é atrasado, até que se aplie a rede 4G e cheguem os iphones 5s e seguintes já se passaram mais um ano, ehehehhehehe

        • Marcelo Cid

          Até agora, o único aparelho que tenho conhecimento que funciona na rede 4G brasileira é o Motorola Razr HD. Além do mais o post fala que a rede 4G ainda vai demorar um pouco pra funcionar de fato, de forma ampla. Se você não for usar mini modens para acessar a rede 4G brasileira, não adianta ter pressa. Não temos uma rede operante e implantada e tão pouco smartphones pra usa-la.

  • Bruno do Amaral

    É provável que São Paulo adote o 700 MHz em 2014 já. E existe uma possibilidade de haver oferta de 4G com a faixa de 1.8 GHz, já licenciada pela Anatel para 2G, mas que pode ter refarming por operadoras menores como Nextel. O mais provável mesmo é que a Apple lance os próximos aparelhos com a frequência de 2,5 GHz no futuro, já que é a segunda banda LTE mais utilizada no mundo (em número de operadoras), embora não mais influente do que os 700 MHz do mercado americano.

    • Harrison

      Já em 2014? Estanos em 2012 só pra constar.

      • Bruno do Amaral

        Sim. Tudo vai depender se existir um programa de incentivo ou não. Na prática, existe pressão de operadoras do mundo inteiro para usar o padrão de 700 MHz. Aqui no Brasil, a radiodifusão aberta é muito influente (sim, a Globo e demais emissoras), mas é inegável que a Anatel está pendendo mais para o lado das teles.

        • Daniella

          Fora isso novas bandas largas estão chegando com força com a tecnologia LTE o que poderá estimular as operadoras de telefonia móvel que tem nos seus produtos a banda larga (ex. telefônica) a aderirem a tecnologia para nao ficarem para trás

        • iFumachi

          Acho q poderia render alguma coisa para alguns…

          Logo algum politico, que possui empresa de conversores de tv digital ou conhece alguem, aparecera com projeto para Bolsa TV Digital…

      • Matheus

        Quase 2013, 1 ano rapaz, passa rápido.

    • Vitor Sá

      Estou esperançoso em relação ao uso da faixa de 1,8Ghz, acredito até a Copa algumas operadoras ofereçam 4G nesta faixa. Aí sim teríamos 4G no iPhone sem precisar da “boa vontade” da Apple…

  • MrX

    Raiva.

    • SamuEX

      Cara, já estou conformado.
      Aliás, já virou padrão ler notícia da Apple com o complemento:
      “Mas não no Brasil”.
      Os blogs mais otimistas ainda dizem: Pelo menos hoje, não no Brasil.

      Eu sinceramente espero que o iPhone venda muito abaixo do esperado no Brasil e que “os Androids” e “Microsofts” arrebentem de vender. Quem sabe a Apple não aprende uma lição percebendo que aqui tem gente, e muita, com dinheiro disposta a investir num gadget de verdade, e que se ela não abrir o olho vai perder boa parte deste enorme mercado.

  • Danilo Bezerra

    Acredito que isso seja muito ruim para o Brasil, ainda mais com olimpíadas e copa vindo ai, porque virão para cá centenas de turistas e a rede que eles irão encontrar é uma “3G” de péssima qualidade, se não houver mudanças, mais um ponto negativo para o Brasil.

  • Alexander Novarro

    Uma dica pra quem quiser o 4G o quanto antes no iPhone 5 no território brasileiro vai ser os MiFi… aparelho que retransmite o sinal 4G usando um mini modem em forma de wifi!!!

  • Daniel

    Uma coisa que nunca ficou claro, a Fifa que obrigou o Brasil ter rede 4G? As redes em 2014 terão que ter neste ano pelo menos na cidades sede da copa!!! Acredito que isso seja voltado para o estrangeiro que querem usar o 4G!!! E se nao for compatível como fica? iPhone eh igual aqui e lá fora!!! Se nao tiver a freqüência nada servira e parece que estamos mascarando algo para a Fifa!!!!

    • Bruno

      iPhone não é o único com 4G.
      E não é a anatel simplesmente “querer”

    • Overlord

      Não foi a FIFA que obrigou a implementação do 4G no Brasil.

      Quem vinculou a implantação da rede 4G ao torneio de futebol foi o governo, dentro dos preparativos de infraestrutura para o Mundial de 2014.

  • Sergio Carvalho

    iLex, confusão está grafado confisao…

  • iRon

    Primeiro semestre do ano que vem a Apple deve lançar um Iphone que resolve esse problema e aí virão as queixas dos proprietários dos i5, que lançaram um modelo muito rápido e que o i5 virou um mico…

    • Jonas

      Depois do iPhone 5, só vão lançar outro iPhone aqui no Natal se 2013

      • Jonas

        *de

      • Leonardo Henrique Ribeiro

        Ou será que não? o iPad tbm era lançado apenas uma vez por ano, e o que aconteceu esse ano mesmo?!

  • Thiago fernandes

    Estou aguardado o lançamento do iphone5. Posso comprar ou não? Não entendo muito dessa coisa de redes…

    • Marcos

      Depende. Minha opinião: Se vc ja tem iPhone: Se tiver 4 ou 4S eu nao compraria, e esperaria a proxima geracao. Se tiver 3G ou 3GS sim. Isso por que acho que o iphone 5 é melhor que o 4 mas foi um modelo que me pareceu mais criado para enfrentar a concorrência do Galaxy S3 que voltado para reais necessidades do usuário, e creio que a próxima geração será mais madura.

  • Belton

    Ja testei 4G em Campos do Jordão/SP com Motorola HD a velocidade é excelente participarei de teste aqui em SP a partir de março/2013..

    • Felipe Gasparino

      O que seria excelente?

      • Belton

        Realizei download com 23 mbps e upload 7 mbps

        • Jeff

          Isso é realmente excelente.

  • Julius

    O iPhone 5S deverá vir com LTE 700 / 800 / 1700 / 1800 / 2600 (2,5GHz), assim como o Motorola RAZR HD. Até lá, pelo menos, a Vivo e Claro já teriam instalado 4G em uns 40% das torres de cada capital.

    • Belton

      Isso mesmo.

      Tenho um Razr HD e estou inscrito para participar de testes do 4G da Claro em SP e região do ABCD a partir de março de 2013.

  • Eduardo

    O ILex disse que a apple pode inventar uma maneira de alcançar a compatibilidade do atual I5 com nossa 4G através de software. Isso seria possível ?

  • Luís. M

    É possível mudar isso por software?!?!?!?!?!?

    • Victor

      Acho que o hardware tem que ter capacidade de suportar diferentes frequências pra poder fazer essa compatibilidade via software, se não qualquer aparelho radiotransmissor conseguiria operar em qualquer frequência, só alterando a programação dele…

  • Felipe Gasparino

    O que as pessoas nao entendem é que o Brasil malema tem 3G. O 4G vai ser um 3G mais potente que atinge-se no 3G americano.

    • iPc

      Moro a 120km da metrópole de São Paulo e só a Vivo tem 3G por aqui…. Internet (pela Vivo, Telefônica) tem até 8mb só e há poucos meses.

      Dou risada de quem deixará de comprar um iPhone por não suportar 4G brasileiro.

    • Victor Sabioni

      Felipe, moro nos EUA e digo que o sinal de celular em denver é bem pior do que o que eu tinha com a vivo em belo horizonte. Inclusive, o 3G aqui é a mesma coisa. Mas aqui o celular perde sinal facilmente ate em restaurantes…

  • riot.claudio

    Por que no site da Apple o 4S não consta HSPDA + se ele é compattivel com essa tecnologia?

  • simpletech

    realmente to começando a ficar cansado dessa frase: E Brasil realmente não está entre eles………

  • Bruno Bougleux

    Também acredito que o i5 foi um equipamento de testes, lançado no desespero, para não deixar o rápido avanço do S3. Portanto a ” versão final” do i5 poderia sim, ser lançada em meados de 2013!
    Esta “versão final” seria menos impositora e mais “flex”, de forma a atender todas necessidades dos usuários!
    Opinião minha, nada disso que eu disse eu ouvi dizer ou li em algum lugar! Mas é o que eu penso!

  • Bruno

    O que não tira o Brasil do grid uma vez que o nosso Iphone 5 pode ser de modelo diferente, pois o do Estados Unidos não é igual da Inglaterra.. possivelmente a Apple lance um compatível em nosso País.

  • Severin

    Só tenho a declarar que quem já tem o iPhone 5 sabe quanta diferença e que a experiência de usa-lo é infinitamente melhor e ele não é um aparelho de testes. E na boa até a rede 4G funcionar vai demorar muito, n a 3G funciona

  • Fausto

    Aqui no Rio o 3G, quando funciona, é rápido e quebra um galho. Isso é um ponto negativo pra Apple e com certeza a concorrência só tem a ganhar com isso.

  • Gilberto

    Pelo menos, deu para perceber que o Brasil não é o problema. Pela lista, o LTE do ip5 funciona apenas em 9 países. Entre os países europeus, só Reino Unido e Alemanha…

    Não consigo entender porque fazer um aparelho tão limitado.

    • Dashboard

      Aparelho limitado??? São as operadoras q devem investir bilhões para fazer a passagem para a rede LTE mas somente depois que a Anatel lançar os editais para a concorrência das bandas.