Notícias

Aconteceu o previsível: drone cai no teto do Apple Park

O novo campus da Apple em forma de nave espacial sempre chamou a atenção de todos desde o início da construção, por ser algo enorme e bem diferente. Com isso, um grupo de youtubers descobriu um ótimo filão para vídeos: filmagens aéreas do andamento da construção, com o uso de drones. Além de atrair milhares de visualizações, ainda ganham publicidade gratuita em dezenas de sites de tecnologia pelo mundo a fora.

Mas drones operados por amadores possuem seus riscos e a Apple inclusive se manifestou tentando proibir que eles fossem usados sem autorização sobre suas propriedades. Afinal, se um desses cai na cabeça de alguém, é um problema não só para quem controla o aparelho, mas também para a maçã que costuma ser alvo de processos movidos por qualquer motivo.

Agora o que se imaginava finalmente aconteceu: um drone caiu.

Felizmente desta vez não resultou em ferimentos a ninguém. O dispositivo sofreu uma pane em pleno ar e caiu sobre o teto do edifício principal. Um outro youtuber conseguiu achar onde o aparelho caiu e registrar o acontecido.

A Apple já foi notificada sobre o ocorrido, mas dificilmente irá devolver o drone para o proprietário. Acidentes com este tipo de equipamento podem, além de ferir pessoas, também danificar as instalações, visto que o teto é todo coberto por caríssimas células fotovoltaicas que fornecem energia renovável para o estabelecimento. E é bem provável que a Apple faça de tudo para desestimular este tipo de prática.

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Leonardo Sezerino

    Se isso acontece no brasil já bolamos um plano de resgate com um “anzol” e pescamos o Drone… Falta de coragem desses Youtubers americanos ;P

  • KB

    Drone são os balões do século 21 …. rsrs.

    • Pivatt0

      Nem de longe drones podem ser comparados com balões (esses normalmente de fogos de artifício), e sabe porque?

      Não existe baloeiros autorizados, ao contrário de “droneiros”.

      É possível (e somente se deve) voar com um drone na regularidade, seja para uso recreativo ou profissional, para isso são necessários varios procedimentos, desde homologação na ANATEL, cadastro na ANAC, DECEA e autorização de voo, o SARPAS, além de plano de voo, seguro para terceiros, entre outros no caso de uso profissional, além de diversas regras da ANAC a serem seguidas, afinal drone não é brinquedo, é uma aeronave.

      Acho que falta informação e conciência das pessoas.

      • KB

        Eita… o comentário foi uma alusão descontraída ao fato de drones também caírem em telhados como balões. Ninguém aqui está comparando drone e balão, regulamentação de um ou outro… easy, menos seriedade… De qualquer forma, valeu a explicação! Depois compartilha teu site com as dicas e procedimentos sobre drones para o pessoal mais leigo se inteirar, e ter mais conSCiência… Peace!

  • André Costa

    Ué, mas e so fazer um gancho de fio rígido de cobre, fixar em um drone mais potente e “pescar” o outro. Do mesmo jeito que o que caiu chegou lá, o drone “pescador” também chega ‘-‘ parece que norte-americanos não tem criatividade

  • Maycon Vinicius Ferreira

    Sou piloto de drone por conta do meu serviço não saio brincando por aí … e a Apple está certinha em não devolver o equipamento.

  • Douglas Knewitz

    Eu queria ver a Apple desenvolver um sistema de defesa contra drones. Algo que impeça o funcionando deles quando tentarem sobrevoar a nave.

    • Isso seria interessante!

      • Douglas Knewitz

        Podia ter algo com relação a Campos eletromagnéticos ou algo mais sofisticado …

      • iCardeX

        Isso já existe.

    • Paulo Correa

      Isto já acontece em zonas militares.

      • Douglas Knewitz

        Mas no caso de um local como o apple park o drone n pode ser abatido por inúmeros motivos. Mas pode ser inviabilizada seu sobrevoo .

    • Leonardo VimpriO

      Uma bateria aérea anti-drones com misseis ou foguetes seria bem legal tbm!

      • Douglas Knewitz

        Hehehe né! Ehhej. Mas eu acho que a solução mais Apple like seria o drone não reconhecer o Apple park como local existente, se o drone se aproximar do local ele sempre voltaria pro local de partida.

    • Mas aí vai acontecer o seguinte: A pessoa vai sobrevoar com o Drone, o Drone vai dar pane por causa do sistema, cair, atingir alguém e a polêmica começa. Ela jamais vai assumir um risco desses.

      • Douglas Knewitz

        Nao. O drone tem a função home. A Apple usaria um sistema sofisticado, onde o drone não conseguiria sobrevoar a nave e sempre voltaria pro local de partida. Ele n precisa dar pane .

    • Fabio Ricardo Bulgaron

      Tipo uma bateria antiaérea! Rsrs..

  • bruno

    Seu Zé com uma espingarda de chumbinho resolve o problema fácil!

  • Roger Rocha Moreira

    Sou do tempo em que sabíamos qual vizinho devolvia a bola e qual não.

  • KB

    Sem problemas! Desculpa aqui também, interpretei errado o tom. Valeu a explicação de qualquer forma! 👍🏻