App Store

Páginas web dos aplicativos da App Store ganham novo design

Desde a chegada do iOS 11, a Apple praticamente abandonou a gestão de aplicativos pelo computador. Ela lançou um iTunes que não é mais capaz de baixar apps e a versão web da loja (que aparece quando você clica em um link de app no computador) permaneceu inalterada desde então, perdendo sua finalidade. A Apple até lançou mais tarde uma versão do iTunes que traz de volta a capacidade de gerenciar apps, mas as páginas web dos aplicativos não eram capazes de abrir mais o link no programa.

Agora, a maçã finalmente resolveu atualizar o design das páginas web dos aplicativos, voltando a permitir que eles abram o link para quem tem o iTunes antigo instalado.

O visual segue a mesma linha clean da nova App Store, com destaque ao ícone e às telas de demonstração.

Pela página agora é possível ver o histórico completo de atualizações, além de diversos detalhes técnicos do aplicativo.

Apesar da Apple se mostrar contra o gerenciamento de apps do iOS pelo computador, esta é uma maneira prática e cômoda de descobrir aplicativos quando não se está no iPhone ou iPad. Mesmo a maçã querendo acelerar a tal “era pós-PC”, muitos de nós ainda temos e usamos computadores em casa ou no trabalho, e poder ver o link de um app e até mesmo ser direcionado para o iTunes para baixá-lo pode ser bem útil em determinadas situações, sem sermos obrigados a pegar o iPhone somente para isso.

O Android e até a Amazon permitem autorizar o download de aplicativos e livros diretamente pela página web, iniciando a instalação diretamente na conta do dispositivo móvel. Isso é ótimo para aproveitarmos algumas promoções de preço em momentos que não podemos usar o celular ou não queremos gastar a franquia de dados. Uma ótima ideia que adoraríamos ver a Apple adotando também.

Quem sabe?

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Clarimerdes Filho

    Tenho mais de 500 apps vinculados à minha Apple ID. Pra mim ainda é muito útil poder gerenciar os apps do meu iPhone via iTunes, além de ser bem mais prático. Bola fora da Apple na minha opinião, por isso vou ficar no iTunes 12.6 por um bom tempo ainda.

    • KB

      Idem…

    • Gustavo

      Concordo plenamente . Eu também vou Ficar um bom tempo…

  • Dhuanny Almeida

    Meu sonho um dia a apple liberar pra você comprar ou baixar um app direto do navegador, igual a Play Store, pq às vezes quero baixar alguma coisa dai até pegar o iPhone ou abrir pelo iTunes

    • Estan Duarte

      Sinto falta desse recurso, ver um site e instalar no aparelho sem precisar pegar no aparelho, Apple tem algumas coisas primitivas.

  • Jeff

    ILex , ja que estamos na sugestão o que vc acha se a Apple adotar o sistema de alugar um filme e caso queira comprar vc teria 24h (prazo para assistir) e pagaria a diferença e comprar o filme?
    pois como no meu caso eu assisto e não compro quando gosto pois já gastei parte na locação…será que isso não aumentaria a receita?

  • Eu sempre li que a maioria das pessoas odeiam o iTunes. Depois que o itunes fez essa alteração de não mais permitir que os aplicativos sejam baixados e gerenciados, eu constantemente vejo nos comentários dos sites que as pessoas querem que o iTunes volte a ser o que ele era no passado. Eu não entendo.

    Quando tive um Android ( Galaxy S I ) eu fui na ideia de que o iTunes era algo ruim que te obrigava a usá-lo para gerência tudo entre o computador e o iPhone e algumas outras bobeiras ( não rodava flash no iPhone, Bluetooth bloqueado ) Assim que comecei a conhecer o Android, pude perceber que o iTunes era tudo o que eu precisava e que não poderia ter. Musicas sem um gerenciador decente, aplicativos e etc…

    Foi aí que eu vendi o Galaxy e comprei um iPhone 4. Sempre gostei do iTunes.

    • Jonas

      Acho q pra quem tem Mac deve funcionar redondinho, o problema é no Windows q da muito erro.
      Ex: erro na hora de atualizar, de fazer backup, de sincronizar arquivos e etc…

    • Estan Duarte

      Tambem nunca tive problemas com iTunes e uso Windows. Uso desde o iPhone 4.

      • Gaius Baltar

        Somos 2

    • Gaius Baltar

      O problema é ser obrigado a fazer algo apenas de uma forma. Era ruim ter que usar obrigatoriamente apenas o iTunes para configurar um iPhone, tanto quanto é ruim agora ter que obrigatoriamente usar a App Store para gerir os aplicativos. O ideal é poder ter escolhas.

  • David

    Sempre gostei do fato de ter os apps no computador, mas atualizei para a nova versão do iTunes e bom, até liberou espaço no meu mac e não está fazendo tanta falta como eu achei que faria pra mim. O problema é quando vemos algum link de app na internet navegando pelo computador. Não tem mais como baixar, porque essa página web não tem nenhuma utilidade pra quem usa o iTunes sem gerenciamento de apps. Acho que ela podia talvez criar códigos QR na pagina dos apps, assim é só ler com a camera do iPhone ou iPad e abrir automaticamente na app store deles. Mais prático que ficar buscando na app store. Ou então ela faz como no Android e permita baixar remotamente.

  • Gaius Baltar

    Acho que foi um retrocesso não poder gerenciar os aplicativos pelo computador. A Apple deveria dar a opção aos clientes de escolherem e não fechar a porta a este modo de gestão.

  • Christian Tavares

    Achei essa decisão bastante equivocada da Apple. Eu costumava baixar uma vez a cada 6 meses os Apps de iOS para manter uma versão deles no meu HD externo e poder instalar eventualmente em dispositivos antigos. Por exemplo, instalei no meu iPhone 2G (o primeirão de todos) uma versão jurássica do Dropbox que tenho guardado e funciona até hoje.