App Store

App Store passará a oferecer pré-venda de aplicativos e período grátis de testes

No ano passado, quando a Nintendo lançou o jogo Super Mario Run, ele recebeu uma funcionalidade especial: uma botão de pré-venda, em que os usuários podiam “reservar” o app antes do lançamento e serem avisados quando ele efetivamente chegasse na loja. Esta fórmula já é usada há tempos na iTunes Store (com músicas) e na iBook Store (com livros).

Agora, a maçã irá permitir que desenvolvedores façam isso com qualquer aplicativo da App Store.

O objetivo é oferecer aos desenvolvedores mais recursos de divulgação em uma loja lotada de opções.

Para aplicativos grátis, a pré-venda apenas manda um aviso quando o app chegar à loja. Já aplicativos pagos são debitados assim que a pré-venda é confirmada, antes de serem efetivamente lançados.

Aí você se pergunta: por que eu compraria antes do lançamento algo que não tem limitação de estoques e será exatamente o mesmo quando for lançado?

É que os desenvolvedores poderão oferecer preços especiais para quem adquirir o app no período de pré-venda. De fato, quando há uma mudança de preço durante a pré-venda, o usuário paga sempre o menor valor: ou aquele que ele concordou no momento da pré-venda ou, se for menor, o valor no momento do lançamento.

Outra bela novidade é nas assinaturas internas. A Apple introduziu a possibilidade delas terem um período de testes (trial) antes de serem efetivamente cobradas, o que permitirá que desenvolvedores possam oferecer uma amostra do serviço ou do jogo antes do usuário efetivamente pagar por ele. Isso já existia para assinaturas de revistas e agora está sendo disponibilizado para aplicativos e jogos.

É algo que já acontece quando você assina os três primeiros meses do Apple Music. Porém, o usuário terá que lembrar de cancelar a assinatura antes do começo da cobrança, se ele não quiser continuar com ela.

Esperamos que isso nos traga melhores ofertas em grandes aplicativos, que poderão fazer promoções antes de chegaram à loja.

Fonte
iTunes Connect
Botão Voltar ao topo