App Store

App Store passará a oferecer pré-venda de aplicativos e período grátis de testes

No ano passado, quando a Nintendo lançou o jogo Super Mario Run, ele recebeu uma funcionalidade especial: uma botão de pré-venda, em que os usuários podiam “reservar” o app antes do lançamento e serem avisados quando ele efetivamente chegasse na loja. Esta fórmula já é usada há tempos na iTunes Store (com músicas) e na iBook Store (com livros).

Agora, a maçã irá permitir que desenvolvedores façam isso com qualquer aplicativo da App Store.

O objetivo é oferecer aos desenvolvedores mais recursos de divulgação em uma loja lotada de opções.

Para aplicativos grátis, a pré-venda apenas manda um aviso quando o app chegar à loja. Já aplicativos pagos são debitados assim que a pré-venda é confirmada, antes de serem efetivamente lançados.

Aí você se pergunta: por que eu compraria antes do lançamento algo que não tem limitação de estoques e será exatamente o mesmo quando for lançado?

É que os desenvolvedores poderão oferecer preços especiais para quem adquirir o app no período de pré-venda. De fato, quando há uma mudança de preço durante a pré-venda, o usuário paga sempre o menor valor: ou aquele que ele concordou no momento da pré-venda ou, se for menor, o valor no momento do lançamento.

Outra bela novidade é nas assinaturas internas. A Apple introduziu a possibilidade delas terem um período de testes (trial) antes de serem efetivamente cobradas, o que permitirá que desenvolvedores possam oferecer uma amostra do serviço ou do jogo antes do usuário efetivamente pagar por ele. Isso já existia para assinaturas de revistas e agora está sendo disponibilizado para aplicativos e jogos.

É algo que já acontece quando você assina os três primeiros meses do Apple Music. Porém, o usuário terá que lembrar de cancelar a assinatura antes do começo da cobrança, se ele não quiser continuar com ela.

Esperamos que isso nos traga melhores ofertas em grandes aplicativos, que poderão fazer promoções antes de chegaram à loja.

Fonte
iTunes Connect
Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Eduardo Gato

    Perfeito ! Porque tem muitos aplicativos que compramos e que chega a ser uma decepção de tão ruim… e testando antes é outra coisa.

  • Diego Azevedo

    Esse período de testes para assinaturas é uma ótima ideia! Só falta o tão pedido período de testes para qualquer app.

    Hoje em dia é necessário pedir o estorno, mas aí nunca mais se pode comprar o aplicativo, o que é bem ruim quando o desenvolvedor já corrigiu o problema que o fez não gostar do app.

    • Alex iPilot

      Pode comprar novamente depois se utilizar outra conta???

      • Diego Azevedo

        Antigamente sim, agora que tem cadastro de CPF eu não sei. Mas de qualquer forma você vai ter que ficar gerenciando as duas. Contra intuitivo e um saco, por ter que ficar fazendo login em uma conta diferente sempre que for atualizar um app.

        Tive um iPad que tinha apps baixados em várias contas (brasileira, americana e ainda entrou a da minha ex em um momento), e foi uma das piores experiências de usuário que já tive.

        • Alex iPilot

          Eu tenho Apps de 3 contas, Brasil, Argentina e EUA, e a atualização dos Apps acontece em todas as contas sem que eu troquei de conta, o iPhone só me pede as outras duas senhas, as vezes, também, não é sempre.

  • Guilherme Caetano

    [off topic] Alguém poderia me dizer se ainda existe a Wish lista da App Store e onde fica? Obrigado.

    • David

      Não existe mais lista de desejos no iOS 11.

      • Henrique A.

        O novo layout da App Store no iOS 11 (para mim) foi um ponto negativo. Tudo mais difícil e poluído.

        • Eu já discordo, achei a nova app store muito melhor, bem mais organizada que antes!!!

    • Fernando

      Realmente não existe mais no iOS 11, mas tem o AppWish, que já quebra um galhão!!! Você acha essa app na App Store. Estou usando ele, pois pra quem compra regularmente, a lista de desejos é muito útil.

  • Claudio

    De certa forma essa “pré-venda” já existia a algum tempo através das compras internas. Comprei o Republiquè passe de temporada quando lançaram o capítulo 1 e demorou vários anos para completarem todo o game… Era só uma questão de criatividade dos desenvolvedores. Agora fica mais claro o que é ótimo, mas não é nada de outro mundo.

    • Fernando

      Vc comprou todos os episódios de Republique? valeu a pena? Eu só baixei o primeiro, na época eu tinha cansado de esperar e desisti de comprar o resto dos episódios…

  • Denys Volpe

    QUERO SABER QUANDO A PORRA DA APPLE VAI OLHAR PARA O CARPLAY!!! PQP.

    • Claudio

      Só será um bom produto quando ela mesma fizer o conjunto todo. :-/

  • Henrique A.

    Ótimas novidades! E agora tudo em Reais R$.

  • Essas assinaturas poderiam ficar mais visíveis ou sermos notificados quando estiver acabando o período grátis, eu mesmo esqueci de cancelar uma assinatura de um app que eu não queria e fui cobrado. Lembrei 2 dias depois.

  • mel spatz

    Eu reservei sem querer, como faço pra reverter isso?