Curiosidades

Para ex-executivo do Google, iPhone tira fotos muito melhores que qualquer Android

Quando lançou o iPhone 7 Plus em 2016, a Apple apresentou algo inédito em qualquer smartphone: o Modo Retrato, capaz de aplicar profundidade em fotos de pessoas ou de objetos. Com isso, a imagem fica realmente com um aspecto como se tivesse sido tirada com uma máquina mais profissional (DSLR).

Em um post pessoal, Vic Gundotra (ex vice-Presidente Sênior de Engenharia do Google) abriu seu coração e declarou que telefones com Android estão anos atrás do iPhone em termos de fotografia.

Diversas marcas (principalmente a Samsung) adoram se gabar pelo número de megapixels das imagens ou outros pontos que excitam geeks. Porém, na vida real do dia-a-dia, há outros fatores bem mais relevantes que fazem uma imagem muito melhor do que outras.

Gundotra possui um iPhone 7 Plus e relatou o que ele sente a respeito das fotos familiares que faz:

“O fim do DSLR já chegou para grande parte das pessoas. Deixei minha câmera profissional em casa e tirei essa foto no jantar com meu iPhone 7 [Plus] usando fotografia computacional (ou Modo Retrato, como a Apple chama). Difícil não chamar esse resultado (em um restaurante, tomado em um celular sem flash) deslumbrante. Ótimo trabalho, Apple.”

E para ele, o real problema desta defasagem dos outros smartphones em relação ao da Apple nem está em uma falha dos fabricantes, mas no próprio sistema Android e o fato dele não ser feito para um hardware específico.

“Aí está o problema: é o Android. O Android é um sistema operacional aberto (principalmente) que tem de ser neutro para todas as partes. Isso soa bem até você entrar nos detalhes. Já se perguntou por que um telefone Samsung tem uma variedade confusa e desconcertante de opções de fotos? Devo usar [o app] câmera Samsung? Ou o da Câmara do Android? Samsung Gallery ou fotos do Google?

É porque quando a Samsung inova com o hardware subjacente (como uma câmera melhor), eles têm que convencer o Google a permitir que a inovação seja disponível para outros aplicativos através de uma API apropriada. Isso pode levar ANOS.

Também a maior inovação não está acontecendo a nível de hardware – está acontecendo no nível de fotografia computacional. (o Google estava arrasando nisso há 5 anos – eles usavam técnicas de AI para remover automaticamente rugas, branquear dentes, adicionar vinheta, etc… mas recentemente o Google desistiu disso).

A Apple não tem todas estas restrições. Eles inovam no hardware subjacente, e simplesmente atualizam o software com suas últimas inovações (como o Modo Retrato) e as entregam ao usuário.

Conclusão: se você realmente se importa com ótimas fotografias, tenha um iPhone. Se não se importa de ficar alguns anos atrás, compre um Android.”

Ou seja, mesmo que a Samsung conseguisse fazer uma máquina fotográfica revolucionária em seu próximo aparelho, ela demoraria muito para funcionar plenamente para seus usuários, porque o sistema que roda no aparelho (Android) não foi feito especialmente para ele. É por isso que há essa defasagem, segundo o executivo que já trabalhou no Google, em relação ao iPhone.

O Modo Retrato realmente é algo que influencia diretamente no dia-a-dia de quem o usa. Diversos leitores já nos relataram que a função é um divisor de águas para eles. No final da semana passada, a Apple passou a divulgar na TV brasileira o comercial Barbeiros, que ressalta bem a função Modo Retrato do iPhone 7 Plus:

Por depender de uma câmera dupla, a função só está disponível na versão Plus. Torçamos para que nos futuros iPhones ela seja democratizada para aqueles que preferem aparelhos menores.

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Ele confirmou o que sempre dissemos, mas a palavra de uma pessoa como ele dá a credibilidade necessária.

    • f.u.

      Falou e disse… Palavra de Underwood!

  • Luciano Assunção

    O recurso é realmente excelente. Agora que é possível tirar uma portrait photo com flash, acredito que o próximo passo deveria ser aumentar a velocidade para se reconhecer e fotografar o objeto, que as vezes demora um pouco, principalmente se for fotografar animais. https://uploads.disquscdn.com/images/d969bad1c7bbd66077689bc7d95e1aae9fdb2319410db805ec2f626e85fb7636.jpg

  • Patrick Dill

    Mas não só a câmera dos iPhones, como dos androids pecam em terem poucos megapixels, pra visualizar num celular, é suficiente, mas caso queira exportar para o pc, já se percebe a baixa resolução das fotos.

    • Oberdan Gomes

      Patrick, mais pixels em um sensor minúsculo não resolve a falta de nitidez, na verdade só piora, pois serão pixels menores agrupados na mesma polegada, por exemplo, com a resolução de 8 megapixels do sensor da câmera traseira do iPhone 6 a imagem fica com 3264 x 2448 pixels, o que daria com sobra para se fazer uma impressão em papel fotográfico de 25 x 20 cm, isso na conversão direta, na prática a foto impressa nessa configuração ficará ruim.

      Para se melhorar a nitidez das fotos no celular, teria que se ter um sensor maior (não em megapixels, mas em tamanho mesmo) para que se melhore sua Latitude (que é a capacidade de captar do Preto ao Branco na tabela de cores (0-255)), outra coisa que influencia (e muito) na qualidade de imagem é o conjunto ótico (as lentes), não foi à toa a câmera “saltada” nos iPhones.

      Para se ter ideia, uma Câmera Full Frame DSLR, a 1D-X da Canon, possui um sensor de 18MP, porém se você olhar o tamanho dele, ele é “enorme”, 2.4 x 3.6 cm, já nossos iPhones possuem um sensor de 1/3″ (0,34 cm x 0,34 cm) com 8MP (iPhone 6) se não me engano no iPhone 7 o tamanho é o mesmo com 12MP, mas a imagem do iPhone é muito boa, sim é, mas muito graças ao software que faz correções na imagem, emula o modo retrato, entre outras coisas. Na prática para quem trabalha com Fotografia, essa edição pelo software do equipamento acaba mais atrapalhando do que ajudando.

      PS. Por isso não largo minha DSLR de 10MP (rs)

  • Tiago Volpato
    • Lim 

      Também to tendo essa impressão. A cada beta tem melhorado o recurso.

    • Tiago Albuquerque

      Parece que a flor está “flutuando” …

      • É. Eu ainda sou um pouco crítico quanto ao software que aplica este efeito de profundidade, porque as vezes apresenta falhas. Eu preferia que o efeito fosse causado pela lente, não pelo software.

        • sim, eu tb, para isso, o ideal era uma lente com abertura de 1.7 ou 1.4, aí o Bokeh seria na lente.

        • K Junior

          Perfeitamente!!!!!

      • Gustavo Rezende

        Tb reparei na hora, o software embaçou o caule da flor junto com o fundo. :/

  • Andre Luiz Silva

    Uma coisa é o que o software pode fazer, outra é o hardware. O hardware é testado por empresas especialozadas

    • Estan Duarte

      Fora a credibilidade duvidosa da fonte, ex-funcionario e recem contratado da Apple, isso parece até vergonhoso. Apple colocou essa segunda lente para causar, pois percebe-se que tudo poderia ser feito com apenas uma lente, pois o zoom em ambientes interno usa a lente f1.8 e aplica zoom digital. O efeito retrato é feito por software e gera aquele ruido vortex nas camada externa do assunto em evidencia, prejudicando totalmente o resultado final.

  • Anderson Camões

    O modo retrato é bacana. Mas ainda estamos anos luz de termos boas fotos em ambiente com pouca iluminação.
    É só vermos os exemplos, as boas fotos são em ambientes bem providos de luz e a a Apple ainda deve a Samsung neste quesito. Minha irmã possui um s6, um celular antigo e as fotos ficam melhores do que as tiradas com meu 7 Plus.

    • É que quem tira a foto também influencia muito no produto final. 😛

      • Anderson Camões

        Com certeza. Só que no caso a pessoa é a mesma. Eu prefiro meu iPhone que qualquer outro aparelho, essa questão da foto não me é tão relevante.
        O dia em que ver uma foto amadora tirada com um iPhone em ambiente noturno superar as fotos tiradas com Samsung serei o primeiro a reconhecer.
        O blog, pelo público que tem, consegue um s8 pra fazer esse comparativo. Acho um tema interessante para uma matéria!

        • Eu concordo que em termos de foto com pouca iluminação, o iPhone 7 ainda tem muito espaço para melhorar, apesar de já ter dado largos passos nessa direção comparado com anos anteriores.

  • Alex iPilot

    Eu sempre achei a TELA OLED do Samsung Galaxy MUITO superior as do iPhone, o que fazia as fotos ficarem (aparentemente) melhores mas ontem eu vi um S7 durante uma festa e fiquei impressionado como a imagem era VERDE… Completamente fora de balanço (acho que “balanço de branco”)… Eu critiquei e a dona ainda tentou mudar as configurações mas foi IMPOSSÍVEL mostrar a cor branca na imagem!

  •  lover

    Gosto bastante da câmera do iPhone 7 Plus. Realmente ele entrega um ótimo resultado pra um smartphone. https://uploads.disquscdn.com/images/6b1e9d7418720d18841c7e599b8fcb0ce3c7caef5e6b6fe971b59870f50d7695.jpg

  • Pedro Mol

    Galera tou com um problema, tenho um iPhone 7 Plus preto matte e sua traseira está toda manchada (uma semana de uso já percebi isso) com marcas claras, aparentemente despigmentação. Fui na assistência autorizada e pediram pra ligar pra Apple(0800), ao ligar, me informaram que a garantia não cobre “danos estéticos/cosméticos”, só cobre problemas que danifiquem a funcionalidade do aparelho.
    Vi na internet centenas de pessoas com esse problema e com a mesma negativa da Apple.
    Alguém mais tem esse problema?? Como preceder com esse absurdo???

  • Georgenes Lima

    o cara que escreveu isso, já usou o S6? pois desde o S6 a samsung já tinha esse algo novo ai que ele fala do celular da apple, kkkkkk, me poupe, puxação de saco da apple. Foto com modo seletivo (DSLR) eu já tirava no S6 e no S7, fotos belíssimas, e só agora no iphone 7 e plus que a apple veio colocar. Com mil e pouco vc já tem um celular de ponta que faz isso e ainda tira fotos melhores inclusive as frontas. Vai ver o que significa também abertura do obturador que o S8 na frontal e traseira é f 1.7, enquanto que na apple é bem menos, esse recurso permite maior entrada de luz e as fotos ficam melhores.

    • Georgenes Lima

      e a mídia ainda vem falar que é novidade, a apple está atrasada nesse quesito há uns 2 a 3 anos. E não venha com essa que a samsung não tira fotos boas não, que eu utilizo os dois para confirmar e quem tem celular da apple, está sempre me pedindo para eu usar o meu para tirar as fotos, porque será hein?
      Confesso que no 7, as fotos e não só a tela do iphone melhorou, mas para mim ainda não supera a samsung, eu diria que chega perto, porque ainda tá perdendo na frontal e feio.

      • BlablablahaterblablablaodeioiphoneblablablaSamsungmuitomelhorblabla
        blaoengenheirodoGooglenãoentendenadadeAndroidblablabla…

        É engraçado como os fandroids ficam loucos com este tipo de matéria. Me divirto muito!

        • Georgenes Lima

          kkkk, só fatos querido de quem usa os dois, fez o teste nos dois para comparar? e colocou para comprovar? kkkkk

          • Georgenes, fique calmo. Você claramente ficou incomodado com o que a matéria diz e agora quer fazer flameware. E está esquecendo de usar argumentos maduros para isso.

            Quer debater, argumente contra o que a matéria expôs. Aponte onde ela pode estar errada, reflita e argumente alguma coisa que o engenheiro comentou. Ficar irritado porque disseram que o seu Samsung não é capaz de tirar uma foto como a do gato postada acima e vir esbravejando sem argumentos não nos levará a lugar nenhum.

            Você disse:

            desde o S6 a samsung já tinha esse algo novo ai que ele fala do celular da apple, kkkkkk

            Georgenes, nem o S8 tem algo parecido com o Modo Retrato. Então sua frase acaba ficando solta, sem relação com o que foi dito e sem ser baseada em fatos reais.

            E não venha com essa que a samsung não tira fotos boas não

            Ninguém disse isso, Georgenes. Sua raiva cega está fazendo você ler o que não está escrito.

            Você citou obturdor, abertura de lente e tantas outras especificações técnicas que enchem os olhos (e que realmente fazem diferença em máquinas profissionais), mas nem sequer comentou sobre o argumento do texto, que é o de ter um resultado real de forma fácil, sem que o usuário precise fazer curso. Você ignorou completamente a parte que fala do problema do Android em não ser feito para apenas um hardware. Nem uma palavrinha sobre isso, nem para dizer que discordava.

            Você está ignorando o que o texto diz para vir aqui afirmar que o seu celular é melhor e pronto, como se você fosse o único detentor da verdade.

            Continue pensando que o seu celular é melhor, eu não me importo. Se isso te faz bem, continue. Mas se você quiser vir aqui nos convencer disso, terá que ser mais inteligente em seus argumentos.

            Quer uma sugestão: tire com seu Samsung uma foto parecida com a do gato, postada ali em cima pelo lover. Isso nos ajudaria realmente a contra-argumentar o texto, caso o seu S8 tenha o mesmo efeito de profundidade de campo. Isso sim é uma boa forma de nos fazer mudar de opinião. Só dizer “o outro é melhor kkkk” não funciona muito aqui. 😉

          • Oberdan Gomes

            Quer Fatos?
            Sensor do Galaxy S8: 1/25″ (0,4 x 0,4 cm), com 12MP e F 1.7

            Sensor do iPhone: 1/3″ (0,34 cm x 0,34 cm), com 12MP e F 1.8

            Se você acha que o sistema de foto do S8 é muito superior você está muito enganado, ambos são praticamente iguais (só lembrando que o iPhone 7 foi lançando ano passado).

            O que ocorre é que o Software da Samsung modifica a foto de tal forma que a sobrecarrega de contraste, destacando cores como o vermelho, dando a impressão de melhor qualidade aos olhos de leigos.

            E sim, eu já utilizei ambos os sistemas.

        • Djalma Dias Freitas

          Acho que o blog deveria promover um teste cego de fotografias… Galaxy S8 X Iphone 7Plus … O resultado vai acabar com todos os mimimis…

    • Carlos Alves

      Desculpe amigo, mas você falou muitas bobagens. Até uma criança sabe reconhecer lado a lado que o modo foco seletivo da câmera Samsung é um lixo em relação ao modo retrato do iPhone. Menos alienação, teste primeiro as duas opções pra não passar vergonha emitindo opinião sobre o que você não conhece na pratica.

  • Carlos Alves

    Uma comparação interessante deveria ser feita entre o 7 Plus e o Google Pixel, já que neste caso a Google controla o hardware e software. Mas por não ter mencionado, acho que o ex-executivo nunca teve contato com um. A função batizada pelo Google de HDR+ (proprietária dos aparelhos Nexus e Pixel) desempenha uma função essencial para melhorar a estabilização, nitidez e captação de luz nas fotos noturnas. Ainda acho que mesmo no iPhone 7 Plus, a câmera é apenas ok, salvo nos casos do modo retrato com bastante iluminação que pode produzir lindas fotos. As minhas fotos no 7 Plus parecem nunca estar com o foco perfeito e fixo. E assim eram nos iPhones 4S, 5S e 6S que eu tive. Ainda há bastante espaço para melhora.

  • Luiz Carlos Souza Antonio
  • André

    Ele não deve ter tirado fotos à noite com iPhone para falar isso. Tenho o i7 plus e as fotos durante o dia são extraordinárias! Mas… à noite…

  • Quando fui pensar em responder ao amigo que quer mais MegaPixels, vc já respondeu tudo. Será que um dia teremos sensores de foto maiores ( não do tamanho de uma câmera DSLR ) em smartphones ?

    • Oberdan Gomes

      Miguel, acho difícil ter um sensor grande em um smartphone, fui até olhar o MotoSnaps e para minha decepção o Sensor dele é pouca coisa maior que o do iPhone (um BSI CMOS de 1/2,3″)… uma alternativa seria utilizar o Sistema das MirrorLess, com Lentes Pancake, porém mesmo com esse sistema compacto estamos falando em um aparelho com 8cm de largura (fora a lente).

      Encontrei um comparativo dos tamanhos dos Sensores (apesar de estar fora de escala), utilizava uma imagem parecida para explicar essa Relação Tamanho x Quantidade de MegaPixels
      https://uploads.disquscdn.com/images/f0bdb9a629d6e593e2330ed91ee2366b315329920c9446c43f926ea6e7e42bd3.png

  • Caio Cartaxo

    Quesito câmera é completamente indiscutivel. Como já retratei aqui no blog, hoje meu uso diario mobile é em um android por inumeros motivos, mas a cada foto que preciso tirar nele, é uma decepção maior… A câmera tem 18mp, 2 flash, o caralho a quatro, mas o meu 5s ainda supera facilmente a qualidade das imagens.

  • Caio Cartaxo

    Quesito câmera é completamente indiscutivel. Como já retratei aqui no blog, hoje meu uso diario mobile é em um android por inumeros motivos, mas a cada foto que preciso tirar nele, é uma decepção maior… A câmera tem 18mp, 2 flash, o caralho a quatro, mas o meu 5s ainda supera facilmente a qualidade das imagens.

  • Rafael Neves

    É impressão minha ou o Modo Retrato detecta e separa melhor e mais rápido o fundo do objeto em foco quando é uma pessoa (formato tronco e cabeça)? Às vezes sofro pra conseguir desfocar o fundo de um objeto, mesmo com boa iluminação. Já uma pessoa, no mesmo lugar, é praticamente instantâneo. Alguém têm ideia se o software tem essa pré-definição?

    • Não é impressão não. O software é otimizado para localizar rostos (o que dá o nome do recurso). 😉

  • Fabio Conde

    Faltou completar na notícia que o “ex-executivo do Google” em questão, hoje está na parceira da Apple, a AliveCor.

    Que inclusive é a empresa responsável pela fabricação de sensores para monitoramento cardíaco pro Apple Watch.

    Em qualquer ranking mobile especializado em fotografia, o iPhone não é nem Top5.

    • Estranho, porque você não apresentou nenhum argumento contrário ao que ele disse.
      Não apontou o que os dados do texto estão errados.

      Desqualificar a fonte é uma estratégia usada por quem não tem argumentos. Aí é difícil de conversar.

      • Fabio Conde

        Tudo bem, então vamos conversar.

        Opinião especialista é um bom argumento?
        https://www.dxomark.com/Mobiles

        Se quiser, pode ser testes às cegas com usuários….que nos últimos anos não lembro de ter visto iPhone sequer no top3.

  • Henrique A.

    Exatamente Oberdan. Os leigos em fotografia acreditam que as cores estouradas das fotos dos Samsung são sinônimo de qualidade.

    Ressalta-se, ainda, que o Georgenes fala em “abertura do OBTURADOR” (???), demonstrando que não entende de detalhes técnicos de fotografia. Nesse sentido, difícil e inútil discutir o tema.

  • Dilton Araújo

    Sei que não tem nada a ve com a https://uploads.disquscdn.com/images/98186ec06a00c2786917b41aa744adcfe4ca05a0f21d34ff0dc56bee3664d481.png materia, mas alguém poderia ne dizer o nome desse aplicativo que faz print screen da tela completa

    • 브루노

      Uso o tailor, mas nele tem que tirar os prints e ele junta todos em um só.

      • Dilton Araújo

        Vou experimentar esse obg!

  • KB

    Hoje o iPhone 7 tem estabilizador óptico, que era um privilégio do 6s Plus. Quem sabe a câmera dupla venha mesmo no modelo não Plus na próxima versão de aparelho?

  • Jeff

    Pelo que entendi o iPhone 7 plus é que é considerado superior devido a câmera dupla e quanto ao iPhone 7 ? Ele é superior em fotos ao Android?

    • Pedro Henrique

      Ele é superior devido apenas um efeito. Se remover o efeito, não é mais superior. Vai em qualquer site gringo especializado em fotografia e vai ver que o iphone nem fica no topo.

    • O que o artigo aponta é que a Apple está caminhando em uma direção própria, diferente daquela dos modelos com Android. Enquanto muitos fabricantes estão aumentando pixels (o que é inútil se o tamanho do sensor continua o mesmo), a Apple está investindo em pesquisas que chegam mais rapidamente na mão do usuário, por ela fabricar tanto o hardware quanto o software.

  • Andre Souza

    Verdade, também não gosto da amoled, aquele branco amarelado e cor saturada é meio enjoativo.

  • Patrik Barbosa De Oliveira

    Gente eu tenho um Iphone 7 Plus e minha esposa tem um S7 EDGE durante o Dia a Foto do Iphone e boa mas a do S7 EDGE e melhor mas a Noite não tem nem comparação como a Câmera do S7 EDGE e melhor muito melhor e já passei as fotos para meu notebook para comparar e não tem jeito em qualquer situação o S7 EDGE e melhor que meu Iphone 7 Plus

    • Estan Duarte

      O iPhone tem um contraste muito alto, por isso fotos iluminadas se aproximam de fotos profissionais, porém o maior contraste atrapalha em ambientes poucos iluminados. Hoje a lente do iPhone já esta limitada pela tecnologia disponivel de abertura de luz. Nesse caso a Apple poderia usar aprendizado de maquina e o ISP do A10 e superior, para determinar iluminação em fotos noturnas, diminuindo o contraste, o que poderia desagradar muita gente, pois isso reduz a qualidade, faz a imagem ficar lavada, como se voce editasse a foto e elevasse a exposição, algo que a samsung aplica via software e perde-se muitos detalhes do assunto fotografado.

  • Ju Jobs

    Mas, um certo EX da Apple, vive falando bosta da maçã
    Não dou credibilidade pois tenho os dois aparelhos comigo. 7 Plus e S8 + e o S8+ é infinitamente superior, noturna então, configuração também na câmera. Sem comentários