Notícias

Firmware do HomePod dá novas pistas do que virá no próximo iPhone

Depois de descobrir um ícone com o formato da tela do próximo iPhone, o desenvolvedor brasileiro Guilherme Rambo encontrou mais pistas do que pode vir no novo dispositivo em setembro. Entre elas, um carregamento de bateria mais rápido, uma resolução maior e um botão Home escondido na tela frontal.

Para recapitular, o HomePod será uma nova caixa de som para usar em casa, em que oferecerá interatividade com a assistente virtual Siri (algo fortemente inspirado no Amazon Echo). Na semana passada, a Apple acabou liberando (provavelmente sem querer) o firmware do futuro produto, que é todo baseado no iOS 11, contendo diversos arquivos escondidos que dão pistas de diversas coisas ainda não anunciadas.

No outro artigo, já comentamos que um ícone muito parecido com os rumores apareceu no sistema oficial, além de um sistema de detecção de rostos (Pearl ID) usando um sensor infravermelho. Agora, mais pistas apareceram.

Nova resolução de tela

A resolução da tela do novo iPhone pode ter 2.436 × 1.125  px segundo alguns códigos encontrados. Isso significa algo em torno de 50% a mais que o atual iPhone 7. Porém, o interessante é que essa seria apenas a área útil para aplicativos; o sistema usaria ainda outras partes da tela, como o topo e a parte de baixo (onde ficaria o botão Home virtual). Estes números batem com um rumor de fevereiro, divulgado pelo analista da KGI, Ming-Chi Kuo.

Isso resultaria em uma tela com definição de 521 PPI, bem acima dos atuais 320 PPI do iPhone 7. E se considerarmos a proporção da tela, ela será um pouco mais “alta” que as telas do iPhone 6, 6s e 7.

Com isso, dá para imaginar um dispositivo mais ou menos do mesmo tamanho do atual iPhone 7, mas com uma tela de 5.3 polegadas (quase do tamanho do iPhone 7 Plus). Se contarmos a área funcional (de uso exclusivo do sistema, não dos apps), ele pode chegar a 5.8 polegadas.

A tela ocupará toda a parte frontal do aparelho, mais ainda que o Samsung S8. O aparelho da coreana possui uma borda (bezel) de 8mm. Segundo as estimativas, o iPhone “8” ou “Pro” pode ter bordas de 1.3mm.

Vale lembrar que são informações retiradas do firmware oficial do HomePod, que batem com rumores de fevereiro.

Botão Home virtual

Códigos confirmam que uma pressão maior na tela em um determinado ponto servirá como substituição do botão frontal. Isso mais ou menos já acontece hoje, com o botão virtual do iPhone 7 (que não funciona quando o aparelho está desligado). No entanto, não foi encontrado ainda nenhuma referência ao Touch ID.

Nova barra de estado

Como a parte superior da tela será invadida por um pedaço onde se encontrará o altofalante, a câmera frontal e os sensores, a status bar será dividida, como sugere a palavra “split” encontrada em várias partes do UIStatusBar. Isso explicaria o retorno às barras de sinal da operadora no iOS 11, que ocupam menos lugar que as bolinhas.

Detalhe: se a tela do novo aparelho for mesmo OLED, o preto será realmente preto, criando uma uniformidade com o pedaço no topo da tela, como demonstrado na imagem acima.

Reconhecimento Facial

Rambo também encontrou códigos que sugerem que o sistema será capaz de identificar diversos tipos de expressões faciais.

A câmera frontal também será capaz de reconhecer a profundidade de imagem, algo que falaremos mais sobre isso em um artigo futuro. Isso seria fundamental para que o reconhecimento facial não seja fraudado com uma foto (como acontece em outros celulares), mas também permitiria algo incrível: o Modo Retrato para selfies.

Tocar para despertar

Desde o fim do clássico slide to unlock, a Apple vem tentando soluções de desbloquear a tela do aparelho. Uma nova maneira poderia ser com dois ou três toques rápidos na tela, segundo alguns códigos.


Claro que nada disso é uma “confirmação oficial” de que o próximo iPhone terá estas características. Mas o fato de encontrar estas informações em um firmware disponibilizado pela própria Apple nos faz acreditar que possa ser muito provável, principalmente porque muitas coisas batem com os rumores que rodam por aí há algum tempo.

Saberemos com certeza só em setembro, quando a Apple apresentar as novidades. Até lá, o jeito é segurar as expectativas.

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Não gostei muito desses rumores…
    IPhone mudando demais (como muitos queriam) mas perdendo algumas características peculiares dele no que se refere ergonomia.
    Talvez o iPhone 7 será o meu último. 🤔

    • Robson Olindo

      Existirá o iPhone 7s, e como preza os rumores esse iPhone Pro, só vai ser atualizado de 2 em 2 anos, logo se ele fizer muito sucesso, pode se tornar um padrão. O Pro não me animou, vou de 7s Plus e serei feliz

      • faz sentido, por um tempo teremos o design tradicional

    • Entendo sua frustração e também não queria um iPhone tão distante daquele iPhone que me faz amar a Apple, no meu caso o 3GS com iOS 3, 4, 5 e 6.
      Era um caso de amor tao intenso que eu nao conseguia parar de ficar olhando pro celular, para os detalhes do acabamento, para os apps skeumórficos… quanta saudade!!

      Hoje não temos mais aquela emoção, pq está tudo tão igual… visual chapado, cores vibrantes e um formato padrão.

      Massssss dizer que mudarei de celular é complicado. Basta brincar 5min com qualquer outro aparelho que lembro o motivo de ser fiel à maçazinha mordida.

      • @danyllorosa

        Haha, massa suas palavras. Penso igual, eu confesso que a introdução do 6 eu ja não passei ligar muito para designer. Minha paixão maior é pelo IOS! Apple é sistema !
        Tudo é por causa do sistema ( interior não vem ao caso ) então o exterior não depende do sistema.
        Então o que realmente me da sed é da geral anterior do ios6…
        Ta certo, que hoje o sistema é bem mais [email protected]#$…. Mas apareceria ….. QUE SDD !

        •  lover

          Um dia a Apple já foi referencia em design, hj o que vemos são: novelo de lã, iSight cm calombo, possível semáforo, AirPod dente de mamute, capa com bateria corcunda…. foram-se os dias de glamour. O iOS está com uma interface estranha, mas mesmo assim, n me vejo usando um Android.

          • Guilherme Bezerra

            O Android 7.0 é muito MAS MUITO BOM.

    • Ricardo Barreira

      cara, concordo em partes. mas dai, ir pra qual? Android? nem de graça… prefiro não atualizar mais meu 6sp e dar manutenção na bateria do que pular pro Travoid.

      • Caio Cartaxo

        Travoid = termo usado por usuarios que nao usarão Android no seu dia a dia nos ultimos 2 anos. Abc

      • nisso tem razao, concorrencia ate hj nao chegou num nivel a altura

  • Parece que vai ficar do tamanho do Moto C plus. A conferir em Setembro.

  • AlexSanders

    Ótimo. Agora será possível ter uma tela maior sem ter que carregar o tijolão Plus!!!

    •  lover

      Parece que sim e n, segundo o homepod, pode ser que ele tenha o tamanho do iPhone 7 Plus todo em tela, mas cada hora surge uma nova linha de código

  • Fabito Silva

    Gostei muito bonito kkk. Se for tão bom e bonito vendo o meu 7 plus e pego esse kkkk

    • Rodrigo Barral

      To querendo comprar um 7 plus. Me vende!

  • Jefferson Soares ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ

    Estou vendo que este ano terei que desembolsar uma grana para trocar de iPhone…

  •  lover

    Se não tiver Touch ID na tela pra mim não vai valer trocar. Será que ela teria como implementar o Touch ID no iOS so no último momento dentro do software. E teria vazado esses rumores pra dar um hype maior no iPhone e no homepod? Prq esconder não teria como, mas deixar pra implementar na versão final .

    • A ideia é justamente que o reconhecimento facial faça o Touch ID ficar “ultrapassado”. Também estranhei em um primeiro momento, mas é típico da Apple abandonar tecnologias quando encontram uma mais promissora.

      • BS

        A questão toda é que no beta do ios 11 tem muitas referências ao Touch ID…

        • Fabiano Colella

          Claro que tem ! Não se esqueça que os aparelhos mais antigos também usarão o iOS 11 !!!

          • Bruno Alves

            A questão não é essa. Nunca se foi dado tanta ênfase ao Touch ID no iOS quanto agora. Ainda acredito que a Apple possa manter ambos Touch ID e o Pearl ID.

            • BS

              Exatamente!!!!

            •  lover

              A questão n é ela manter, e sim, onde vai manter! No botão de ligar? Credo seria um retrocesso.
              Nada impede que tenhamos um Face ID e o Touch ID.

            • Na hora de matar tecnologias, nunca duvide da Apple meu amigo

          • BS

            Sim, eu pensei nisso!! Mas o que eu quis dizer é que no ios 11, sempre quando vai se autenticar alguma coisa, por exemplo uma compra na App Store, ele está sempre pedindo touch id… Não estou com o beta instalado, mas pelo menos não vi nada sobre pedir reconhecimento facial ao invés do touch id… Sei lá, só conjecturas mesmo pra apimentar mais a discussão!!! Certo mesmo só no mês que vem!!!!

            • f.u.

              [ Não estou com o beta instalado, mas pelo menos não vi nada sobre pedir reconhecimento facial ao invés do touch id… ]
              Como pedir agora o reconhecimento facial se ele ainda não foi lançado?

            •  lover

              E nem que ele fosse lançado, n pediria em um iPhone que n tem esse recurso.

      • A Apple jamais vai abandonar o Touch ID agora. Ele vai ser implementado no iPhone 8 / Pro, relaxem. Existe o Touch ID no iPad, no MacBook Pro, para o Apple Pay e provavelmente vai ter no futuro para toda a linha dos computadores Mac. O reconhecimento facial vai ser apenas um plus, mas o Touch ID ainda vai ser mainstream. As APIs de desenvolvimento para acessar o Touch ID ainda estão presentes no SDK do iOS 11. É besteira assumir que a Apple vai matar uma tecnologia que só agrega valor e que ela já arrastou para os outros produtos do ecossistema dela. Vocês têm que parar de pensar que existe apenas iPhones.

        • hehehe… OOOPS

        • Sou da mesma opinião do Kazuhiro.
          A Apple não conseguiu colocar o Touch ID no iPhone X (por falta de competência, não por opção), mas investiu tanto na tecnologia que acredito que ela vai continuar tentando para o ano que vem. Não duvido nada que uma das novidades do próximo modelo seja “novo Touch ID sob a tela, uau!”

    • E ai, o que achou? Vale ou não vale trocar?

  • Jmolina

    Não dá muito pra acreditar que a Apple iria bobear e deixar vazar os códigos extremamente sigilosos em um acessório .. ou foi feito por querer pra despistar ou realmente viajaram na maionese

    • A teoria mais aceita é que exemplares do HomePod foram distribuídos para funcionários testarem, e aí disponibilizaram uma atualização (iOS 11.0.2, aliás) apenas para eles. Porém, o link (que é aberto e fica no servidor da Apple) vazou.

      A mancada foi deixar o link em um servidor aberto.

  • Johnata Vinicius

    Acho estranho a apple dar esse mole, gostaria muito desse modelo mas prefiro pensar que a maça foi mais esperta esse ano e ela propria usou algo real como o homepod para criar um rumor falso e o proximo iphone ser realmente uma surpresa na apresentação

    •  lover

      Quero acreditar nisso. Mas se isso for verdade ela vai ter que detonar, se não o mercado vai apresentar uma reação negativa por n apresentar Pearl ID, que era dado como certo.

  • paulogrego

    Estava pensando, no iOS 11 beta, está muito comum um bug onde os botões “OK”, “Cancelar”, “Voltar” e etc ficam lá no alto da tela, misturados ao sinal da operadora/bateria, e não conseguimos nem clicar neles.

    Isso pode ser mais um sinal desse formato do novo iphone, talvez estejam considerando essa área extra lá no topo do aparelho.

  • Acho que alguns recursos que o rambo encontrou no firmware são da própria homepod, como dois toques para despertar, e sei lá.. tá tudo muito estranho. Esses recursos de detecção facial podem ser só do app fotos pra organizar a biblioteca ou da própria câmera: “Siri, mostre fotos sorrindo”, algo assim.

    Algumas coisas seriam legais, mas não sei se é o que podemos esperar. Melhor acalmar os ânimos.

  • Fabiano Cabral

    Só quero saber quanto essa brincadeira vai custar. kkkkkk

  • Caio Cartaxo

    Traduzindo, o iPhone agora será um android com um sistema mais solido hehehehe

  • 9L

    Pearl ID = Photo ID

  • @danyllorosa

    Meu iPhone6 simplesmente deu pau na placa…. agora estou nesse exato momento pesquisando um 7plus.256.
    agora fica duvida.
    Sera que ainda compensa? ou esperar …..? Estou sem celular, precisando de um novo urgente

    • BS

      Esperar com certeza! Até porque depois que lançar os novos iPhones mês que vem, o preço dos velhos vai cair…. Talvez compense comprar um modelo antigo usado e barato que te atenda alguns meses… Depois vende e pega o top ou o 7 mais barato… Sei lá, este é meu modo de pensar!!! Odeio perder dinheiro!! Rsrs

      •  lover

        Tenho até pesadelo cm o preço desse iPhone 8, se um iPad chegou a 5/9mil, o que dirá o iPhone top.

    •  lover

      Depende o Walmart fez uma super promoção nos iPhones, 35% de desconto. Esperar o 8 vai levar mais tempo que o normal, provavelmente ele só chegue aqui no meio pro final de outubro. Vc pode pegar um 7 cm super desconto, ou comprar um iPhone SE de 1500 (até chegar o 8) dps só vender.

    • Guilherme Bezerra

      Compra um Galaxy S8 e se aventurar no mundo Android, você terá todas inovações do futuro iPhone.

      Caso o iPhone atinja suas expectativas basta vende-lo e comprar o novo iPhone.

  • Alex iPilot

    O TouchID não ficaria na maçã, atrás???

  • Fernanda S.

    Só sei que estou com medo desse lançamento…pelo design e pelo preço!!

  • Guilherme Bezerra

    Eu estou realmente ansioso pelo evento da Apple embora eu acredite firmemente que não existirá iPhone pro.

    Acredito que a Apple atualizará a linha SE com o iPhone 7s e creio que o iPhone 8 substituirá o iPhone 7, ou seja nada de iPhone pro.

    Eu espero que mais que uma cópia do Galaxy S8 a Apple surpreenda com uma tela de safira, armazenamento mínimo de 128gb, carregamento rápido e sem fio e um modo de desbloqueio excelente pela face.

    Apple Apple não adianta copiar a concorrente e oferecer a mesma coisa pelo dobro do preço nos surpreenda, e por favor AUMENTA A CAPACIDADE DA BATERIA DO APARELHO.

  • @danyllorosa

    …android não da não rs

    • Guilherme Bezerra

      Eu troquei meu antigo iPhone 4s em um Galaxy S3 eu fiquei 4 meses com o Android até lançar o iPhone 5 e fiz a troca na hora jurei nunca mais usar essa bosta de Android.

      Acontece que nesse meio tempo o Android que era o jellybean evoluiu MUITO, diferente do Ios que é refinado constantemente. o Android parece um sistema operacional do zero, é como comparar mais ou menos com Mac e Windows… Mac é sempre um show de qualidade e Windows ou é péssimo ou excelente nunca tem meio termo.

      O Android envoluiu muito já na KitKat e dai para o nuggat atingiu seu auge.

      Pra quem é como eu um usuário lifetime do ios vai estranhar uma série de coisas, coisas essas que eu vou listar e listar a forma como eu me livrei dos problemas, pois diferente do Ios o Android não vem pronto para todos usuários.

      Bloatwares – comprei um app para barrar o funcionamento deles.

      Firewall – mais que segurança , existem muitos apps maliciosos de Android que abusam de propagandas e consomem seu plano de dados, é um ponto negativo, mas no iOS você não tem como barrar o que acaba sendo algo bom até.

      Teclado – qualquer usuário Apple não vai se adaptar com nenhum teclado que não seja o Gboard.

      A barra de status é horrível com o relógio no canto, e isso incomoda pra caralho.

      Sons do Android são horríveis, eu puxei os sons do ios, de mensagens e até o toque é uma versão mixada.

      Gaveta de app. Desativada, todos os apps estão na home igual o iPhone.

      Por fim vai anotando tudo que te incomoda no Android e vai customizando do seu jeito no final das contas você terá um aparelho que se molda muito mais a você que o próprio iPhone, mas dá um puta trabalho!