Notícias

Patente da Apple prevê sistema para localizar o iPhone mesmo com ele desligado

Em 2009, a Apple criou um ótimo sistema de localização de aparelhos, chamado Buscar meu iPhone, que tem como função mostrar em um mapa onde o dispositivo está quando você o perde ou quando ele é roubado. Mas esse método tem um ponto fraco: não funciona com o aparelho desligado.

Felizmente, uma patente da Apple parece indicar que a maçã está tentando resolver isso.

A patente descreve um método de enviar a localização do aparelho mesmo com ele desligado, através de pequenas conexões automáticas à bateria. Uma espécie de timer interno do sistema ativaria um setor específico do aparelho de tempos em tempos, para enviar a localização para o servidor.

Infelizmente não fica claro como esta transmissão de dados ocorreria. O chip GPS é capaz de funcionar sem internet, mas é preciso enviar as informações de localização para o servidor, para que a posição seja atualizada e vista em outros dispositivos. Pela lógica, o aparelho usaria o cartão SIM (chip) da operadora para se conectar à rede de dados, mas aí bastaria retirar o cartão e deixar o aparelho sem conexão nenhuma.

Seja como for, é muito bom que a Apple esteja procurando soluções para isso. Sabemos que dificultar o desligamento do aparelho (com senha ou outro tipo de empecilho) traria mais problemas do que soluções, então outra alternativa deverá ser criada.

via Cult of Mac

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados