Notícias

Patente da Apple prevê sistema para localizar o iPhone mesmo com ele desligado

Em 2009, a Apple criou um ótimo sistema de localização de aparelhos, chamado Buscar meu iPhone, que tem como função mostrar em um mapa onde o dispositivo está quando você o perde ou quando ele é roubado. Mas esse método tem um ponto fraco: não funciona com o aparelho desligado.

Felizmente, uma patente da Apple parece indicar que a maçã está tentando resolver isso.

A patente descreve um método de enviar a localização do aparelho mesmo com ele desligado, através de pequenas conexões automáticas à bateria. Uma espécie de timer interno do sistema ativaria um setor específico do aparelho de tempos em tempos, para enviar a localização para o servidor.

Infelizmente não fica claro como esta transmissão de dados ocorreria. O chip GPS é capaz de funcionar sem internet, mas é preciso enviar as informações de localização para o servidor, para que a posição seja atualizada e vista em outros dispositivos. Pela lógica, o aparelho usaria o cartão SIM (chip) da operadora para se conectar à rede de dados, mas aí bastaria retirar o cartão e deixar o aparelho sem conexão nenhuma.

Seja como for, é muito bom que a Apple esteja procurando soluções para isso. Sabemos que dificultar o desligamento do aparelho (com senha ou outro tipo de empecilho) traria mais problemas do que soluções, então outra alternativa deverá ser criada.

via Cult of Mac

Botão Voltar ao topo