Notícias

Patente da Apple prevê sistema para localizar o iPhone mesmo com ele desligado

Em 2009, a Apple criou um ótimo sistema de localização de aparelhos, chamado Buscar meu iPhone, que tem como função mostrar em um mapa onde o dispositivo está quando você o perde ou quando ele é roubado. Mas esse método tem um ponto fraco: não funciona com o aparelho desligado.

Felizmente, uma patente da Apple parece indicar que a maçã está tentando resolver isso.

A patente descreve um método de enviar a localização do aparelho mesmo com ele desligado, através de pequenas conexões automáticas à bateria. Uma espécie de timer interno do sistema ativaria um setor específico do aparelho de tempos em tempos, para enviar a localização para o servidor.

Infelizmente não fica claro como esta transmissão de dados ocorreria. O chip GPS é capaz de funcionar sem internet, mas é preciso enviar as informações de localização para o servidor, para que a posição seja atualizada e vista em outros dispositivos. Pela lógica, o aparelho usaria o cartão SIM (chip) da operadora para se conectar à rede de dados, mas aí bastaria retirar o cartão e deixar o aparelho sem conexão nenhuma.

Seja como for, é muito bom que a Apple esteja procurando soluções para isso. Sabemos que dificultar o desligamento do aparelho (com senha ou outro tipo de empecilho) traria mais problemas do que soluções, então outra alternativa deverá ser criada.

via Cult of Mac

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Roney Cezário

    Que ótima notícias!!! Já era tempo deles acharem uma solução para isso.
    Abraço

    • Valerio de Vito

      um abraço pra vc tb amigo!

      • Fabio Ricardo Bulgaron

        Abração aí tbm pra você, sujeito estranho simpático!

        • Anderson Campos

          Abraço pra vcs!

    • peknama

      Um abraço aí!!

  • Travar a abertura da porta SIM pra ser feita só via software.. só abriria no ato da ativação ou pedindo pelas configurações. E dar um jeito de que caso seja forçada pra abrir, quebrasse algo do celular que não tivesse como arrumar. Será?

    • Fernando

      O que vai aparecer de gente com a “porta” SIM amassada nas Apple Stores nao vai ser brincadeira.

  • Marcelo Ferraz de Souza

    A retirada do SIM poderia ser resolvida transformando-o em virtual, configurado via software… mas dependeria de criar o padrão com as operadoras.

    • MagicCarpetDriver

      o SIM virtual deve resolver isso…

    • Fernando

      milhares de engenheiros passam horas pensando em segurança, ai uma solucao tao simples e inofensiva como transformar o SIM em virtual coloca tudo a perder…
      Transformar o SIM em virtual abre outras portas para clonagem de celular etc…. NOT A GOOD IDEA

  • cesar 1989

    Que maravilha

  • Registro a operadoras sem sim permitindo ligação de emergência e envio de coordenadas (dados) seria a melhor solução. Desde que se tenha uma rede disponível pôde-se fazer ligação de emergência nela (911) e envio de dados para o servidor do fabricante do aparelho.

  • MagicCarpetDriver

    nem precisaria localizar na hora, bastaria localizar na hora que alguem tentasse ativar…

    • A maioria dos roubos tem como finalidade desmontar e tirar peças por isso o ideal é localizar na hora sim e enviar a localização mesmo sem chip registrando na rede e enviando como msg de emergência (precisaria de acordo com as teles).

  • E aquela patente de conseguir fazer o GPS localizar melhor dentro das instalações? Nenhuma novidade?

  • Márcio de Jesus

    Digo com texto em caixa alta: QUE NOTÍCIA ÓTIMA! Que isso se concretize logo.

  • Fabio Ricardo Bulgaron

    Não sei, mas acho difícil a real aplicação desta função de localizar o telefone. Supomos que eu seja assaltado, meu aparelho seja roubado mas eu consigue localizá-lo posteriormente. Das duas, uma: ou a polícia vai atrás ou eu vou.

    Há vários relatos de que a polícia não vai atras. Eu não vou me enfiar na biboca atras de bandido por causa de um telefone.

    Por isso acho meio inaplicável está tecnologia em caso de assaltos..

    • peknama

      Tive meu iPhone 5s roubado a 2 meses, tive que entregar o aparelho ou eles iriam atirar na minha namorada. Eram dois bandidos armados, eles conheciam o iOS pois no momento que entreguei eles viram que tinha senha e pediram pra resetar ele todo. Com isso fez com que desvincula-se minha conta do icloud no buscar meu iPhone. Ou seja, dependendo da ocasião o Buscar iPhone não funciona, vi diversos casos na Internet quando estava atrás de tentar resolver o meu de pessoas que nunca conseguiram achar, justamente por que quando iam rastrear no icloud.com o aparelho constava como “desligado”. Mas felizmente não aconteceu nada comigo e já comprei um iPhone 7 Plus 256 gb preto fosco.

    • Adnnu Baut

      é bem complicado mesmo! Ainda mais que a apple só existe no Brasil.

  • Sergio Sevilhano Junior

    É simples é só eles colocarem um cartao sim interno da Apple mesmo, que mantera uma conexão minima de dados com o servidor enviando a localização, esse sim poderia ser acoplado a placa mae do aparelho…

  • Adnnu Baut

    Mas seu caso é exceção, principalmente se pensarmos no resto do mundo e não apenas no Brasil. Nos EUA, por exemplo, são muito mais comuns os casos de furtos, onde o ladrão vê o aparelho dando mole e mete no bolso do que os assaltos à mão armada. Mesmo à mão armada a maioria dos casos o bandido aborda por oportunidade e não tem tempo de pegar senha, ele quer terminar a ação o mais rápido possível. Inclusive com um amigo meu o bandido jogou o aparelho no chão quando viu que era iphone justamente por saber que seria mais complicado.