Opinião

Senha para desligar o iPhone não seria uma solução para o roubo de aparelhos

Já faz algum tempo que temos percebido muitos usuários reclamarem do fato do iPhone não pedir senha para desligar o aparelho. A ideia foi difundida pela internet e, como uma bola de neve, cresceu ao ponto de alguns proclamarem que isso seria “uma falha de segurança da Apple“, como se outros aparelhos de outras marcas já tivessem tal recurso.

O problema é que, tecnicamente e por questões de segurança, nunca fabricarão um aparelho celular que não possa ser desligado. Entenda agora por que.

O problema do furto

A Apple criou um sistema muito legal para encontrar aparelhos perdidos, chamado Buscar Meu iPhone (que serve também para iPads, iPods e Macs) e que vem melhorando a cada atualização do iOS. Ele é capaz de dizer onde está geograficamente seu aparelho, além de permitir bloqueá-lo ou apagar todas as informações à distância. Há muitos casos no Brasil em que a polícia conseguiu reaver o aparelho desaparecido com a ajuda do serviço.

Buscar meu iPad

O problema é que larápios mais informados já conhecem muito bem o serviço e sabem que ele funciona somente com a internet. O GPS interno do iPhone é capaz de se localizar sozinho, sem rede, mas o sistema precisa enviar estes dados para os servidores da Apple e é por isso que a internet é necessária, para transmitir estes dados. E sabendo disso, os ladrões mais experientes tratam de desligar o aparelho ou retirar o chip assim que colocam as mãos nele, justamente para não serem localizados. Comigo isto aconteceu dentro da minha casa, quando os técnicos da NET vieram instalar minha internet. Em menos de 1 minuto depois que o iPhone 4S sumiu das minhas vistas, o aparelho não recebia mais nem ligações. Tipo furto.

Neste caso, não há Buscar Meu iPhone que resolva. O ladrão tira o chip, conecta no iTunes e restaura o aparelho, que fica novo para ser usado. Felizmente, os dados do usuário ficam protegidos se ele lembrou de colocar senha no aparelho, e são apagados com a restauração.

É aí que muitos defendem que a Apple deveria implementar um sistema que obrigue o usuário a introduzir uma senha para desligar o aparelho. Mas nem neste caso, o problema seria solucionado.

Desligamento forçado do aparelho

No mundo jailbreak, existem aplicativos que fazem exatamente isto: colocam uma senha para desligar o aparelho ou então não permite que ele seja desligado com a tela bloqueada. Um exemplo disso é o popular iGotYa (existe um de mesmo nome na App Store oficial, mas não tem nada a ver), que além de impedir o desligamento, ainda tira foto do meliante e envia com localização para o seu email.

iGotYa

Este tweak é excelente e já prendeu muita gente ao redor do mundo, mas ele não é infalível. Se fosse adotado oficialmente pela Apple, com certeza perderia sua utilidade, pois os ladrões a conheceriam e mudariam suas técnicas de roubo (eles SEMPRE saberão muito mais que nós, simples usuários). O iGotYa, apesar de ser muito bom, não impede que se faça um desligamento forçado do aparelho.

O iPhone, o iPad e basicamente a maioria os aparelhos eletrônicos permitem que se faça o desligamento forçado do aparelho caso dê algum problema, como sistema que trava por exemplo. Inclusive, já ensinamos isto aqui em um velho artigo que já ajudou muita gente desesperada.


Ladrões experientes já sabem dessa informação faz tempo

E esta é uma coisa que a Apple não pode se dar ao luxo de impedir. Se o sistema trava ou até mesmo a bateria esquenta a ponto de apresentar perigo de explosão, é necessário que haja um recurso de segurança que permita o desligamento sem burocracias e senhas. Até porque, em caso de travamento do sistema, não há como colocar senha nenhuma.

Ou seja, se a Apple adotasse uma senha para desligar o aparelho, os criminosos mais experientes forçariam o desligamento, bastando segurar o botão de repouso e o frontal por 10 segundos. Com o iGotYa, isso já é possível hoje.

Atualmente, serviços como o iGotYa são muito úteis pois como somente uma minoria dos usuários usam, não passa na cabeça dos ladrões em tomar cuidados com isso. Mas se a Apple popularizasse a função no seu sistema, os ladrões rapidamente se adaptariam à ela, burlando facilmente a senha.

Se correr, o bicho pega, se ficar o bicho come. Infelizmente, nunca existirá um sistema que seja 100% a prova de ladrões. Por isso, é pouco provável que um dia a Apple (ou outro fabricante) adote a senha para desligar o aparelho, pois ela não seria muito efetiva na prática e só causaria um transtorno a mais para o simples usuário que quiser simplesmente reiniciar um aparelho com problemas (igual aos DRM dos jogos, que só prejudicam a quem paga por eles). Os esforços da Maçã estão sendo voltados para proteger os dados do aparelho e possibilitar que eles sejam apagados ou localizados caso o ladrão tente ter acesso a eles, e não em inventar maneiras do proprietário reaver seu aparelho.

Já que não há métodos infalíveis contra furtos e roubos, o jeito é cuidar bem do seu iPhone ou iPad e tentar evitar situações que ele seja perdido ou roubado.

Conteúdo original © Blog do iPhone

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Lucas Barbosa

    Excelente matéria.

    • Jupiter

      Excelente sim….
      Uma ideia… Utilizar uma senha NÃO pra desligar, mas para RESTORE, que teria de bater com o da conta original… E mais, conectando em outro computador, ele enviaria email pra conta original com localizacao… ACHO QUE SERIA UMA BOA….. Abs, Jupiter.

      • Thiago

        Pensei nisso tambem, poderia pedir senha quando fosse restaurar.

        • alexman

          o problema seria q se ele conectasse o icoisa no computador em modo de restauracao nao teria como pedir senha nenhuma pois o aparelho esta “inutil” e sem “nenhuma” informacao sobre o dono ou contas com senhas

        • Saulo Freitas

          E ainda num pc que estivesse permitido… Nao sei se isso ja acontesse, mas…

      • Diego Azevedo

        DFU mode.

      • Ticiano

        Acho que seria mais interessante não utilizar senha pra nada!
        Nem para ligar o aparelho.
        Caso o criminoso encontre o aparelho bloqueado, a primeira coisa q ele vai fazer é resetá-lo e depois trocar o chip, impossibilitando qualquer esperança de localização.

      • Henry Michel

        Boa cara, essa é uma boa ideia mesmo.

      • Leonardo

        Excelente ideia. Concordo 100%.

      • PoderosoCastig4

        Ótima idéia! A propósito, você escreveu isso há 3 anos, e eles já implementaram a sua idéia 😀

      • André Santana Ferreira

        Nossa! É vendo os comentários de 4 Anos atrás que percebemos como as coisas evoluíram. Hoje já é assim. kkkkkk

    • Rick

      Excelente mas ótima para os “larápios” aprenderem as manhas…

      • Danilo F Gomes

        Fato…
        Ótimo manual para os #%!!#%%#!

        Mas excelente mesmo a matéria!

    • Leonardo

      Eu uso o “iCaughtu Pro” que faz o mesmo que o iGotYa !!

    • Paulo

      Se as pessoas bloqueassem o IMEI, o número de assaltos diminuiria!

      • Danilo F Gomes

        Vc ja bloqueou o IMEI na prática?

        • Luiz Eduardo F.

          É uma burocracia do @($&[email protected]&[email protected]

          • Giovanna

            Eu já bloqueei na prática e não há burocracia, apenas precisa ser feito um B.O, que hoje pode ser eletronico em caso de furto.

          • edujakel

            Minha mulher fez isso ontem e foi muito simples.

    • Ailton Carlos

      Como excelente ???
      É só pedir a senha ao restaurar o aparelho. Como o ladrão não sabe a senha, não conseguirá nunca restaurá-lo. E aí roubar o iphone para que? Para ouvir música???

      • Pedro

        Se o desligamento é por motivo de segurança possivelmente o aparelho estaria travado. Logo como iria pedir senha? Gostaria q n desligasse tb, mas realmente não há o que se fazer.

    • Thafarel

      A UNICA SOLUÇÃO SERIA UM GPS QUE NÃO DESATIVA AO DESLIGAR O APARELHO E AUTORIZAÇÃO PARA RESTAURAR TIPO SENHA E E-MAIL PARA O NUMERO DE SERIE DO APARELHO OU ATE MESMO O ID APPLE ORIGINAL DO APARELHO…

      • Luiz

        Caro Thafarel, concordo plenamente contigo que deveria existir esse tipo de procedimento, mas talvez não seja de interesse da Apple que todos recuperem seus aparelhos furtados ou roubados, afinal o que fazer quando isso acontece? Nós pessoas de bem compramos outro, não é verdade?.

  • Leandro

    Lógico que não. Não é possível colocar em modo dfu sem ter o cabo plugado ao aparelho. Adiantaria e muito! Pq se tentar dfu sem o cabo o aparelho só vai reiniciar.

    • Ninguém falou em DFU, campeão. Hard reset apenas.

      • Feitosa

        Hard “reset” não desliga, apenas reinicia. Ou estou enganado?

        Então para mim, uma senha para desligar seria útil sim, até no seu caso mencionado no texto.

        • Fernand:o_O

          Foi isso que eu pensei!

          No caso de aparelho travado, ok! reset nele. Mas o ponto é este: Reset (reinício). Em alguns segundos, ele estaria disponível novamente.

        • Se chama hard reset, mas ele só reseta mesmo quando é ligado novamente. Mas dá para forçar o desligamento. Testem voces mesmos.

          • Carlos Vinicius

            É isso mesmo, eu também achava que ele só resetava… mas como sou curioso, e testo antes de falar, testei continuar segurando os botões mesmo depois dele aparecer o símbolo da maca… e não é que ele desligou hehehehe 😉

      • Diógenes

        Mas veja bem, se não estou enganado:
        O hard reset, reinicia o aparelho. Logo, o aparelho estaria ligado novamente, e pronto para ser localizado pelo Find My iPhone.

        O ladrão precisaria dar um Hard Reset, e quando o iDevice for ligar, manter pressionado o botão + do volume para desativar o iGotYa (e todos os outros tweaks do cydia), e dae sim poder desligar o aparelho 😉

        Caso contrario o ladrão continuara correndo o risco de ser pego 🙂

        • JanjaBoy

          Não mais…. ….agora você já passou o “bizu” para ele. 🙁

          • Fernand:o_O

            ahahahahahahahahaha….

        • Daniel

          Mas como o artigo mencionou, basta tirar o chip que ele não tem mais como sequer saber que foi perdido. Com senha ou não pra desligar, só levar com toda a calma do mundo e ativar o DFU em casa.

          Acho que uma solução um pouco mais viável seria atrelar o identificador único do aparelho à conta (ou seja, wipe não faria ele se esquecer da conta iCloud anterior), mas essa tem diversos outros problemas que também precisariam ser resolvidos.

        • Tente fazer o que está escrito acima (segurar os dois botões por 10segundos) e você obterá sua resposta.

          • SongBird

            Olha que estranho, iLex: no iPhone e no iPod, quando aperto os dois botões, a tela apaga e, imediatamento, os solto. Mas logo a maçã reaparece, reiniciando o aparelho. Mas no iPad não! Quando aperto os dois botões, a tela apaga e os solto. A maçã não aparece! Apenas se continuar apertando os dois botões ou apertar o botão power novamente a maçã ressurge! Por que isso acontece?

            • Estranho. No meu iPhone 5 ele apaga e só reinicia se eu apertar novamente o botão do power.

          • DescartesDF

            lLex,

            A confusão deve ser porque, como eu, a maioria só solta os botões quando aparece a maça.
            Também estava achando que era um equívoco seu, pois nunca havia feito só “a primeira” parte.

            Agora ficou a duvida: tem diferença* entre soltar os botões após 10s e depois apertar o botão para ligar novamente e segura-los até reiniciar?

            * obviamente, para quem não quer furtar ou roubar. E, ainda, de ficar mais tempo fazendo força (neste caso, papel de bobo!) como eu fazia.

    • Thiago

      É claro que é possível botar em DFU sem o cabo, mas o que isso tem a ver com qualquer coisa?

      • Leandro

        então porque todo manual de dfu manda plugar o cabo primeiro?

        pq se voce colocar em dfu sem o cabo quando voce plugar o cabo ele vai reiniciar!

        ta triste a coisa!

    • leandro

      é possivel sim

  • Stallone Batista

    Será que em um futuro proximo isso?

  • Toscano

    Parabéns pela matéria!

  • Valdinei

    Eu consegui recuperar meu iPhone 5 roubado graças ao Buscar meu iPhone :D, mas infelizmente (ou menos felizmente haha) quem foi preso foi só o cara que comprou o aparelho do ladrão, foi preso por receptação.

    • Leo Freitas

      Fiquei curioso agora. Pois sempre quis saber como seria minha reação em fazer com quem alguém fosse preso. hahahaha. Tipo, a culpa é dele, mas como a denúncia é minha. Eu faria numa boa, mas fiquei curioso.

      Como vc tá se sentindo? =D

      • Felipe

        Meu amigo não teve muita sorte…
        Passou um cara armado de bicicleta, fechou eles, e mandou passarem tudo. Ele deu o iPhone 5 novinho dele, e a primeira coisa que o ladrão fez foi desligar… Isso aconteceu há 4 dias…

      • Valdinei

        O cara levou em uma loja pra eles restaurarem, e quando eles ligaram o aparelho o Buscar meu iPhone já me mandou um email com a localização, fui lá e o dono da loja chamou o cara que levou lá e eu (e meu pai) chamamos a policia. Você se sente tipo, “bem feito” e ao mesmo tempo “sujei o nome do cara”. Haha

        • Daniela

          Bacana, Valdinei!
          Bom saber que você desde cedo já conhece os seus direitos e faz bom uso deles.
          😉

    • Allan

      Na minha opinião é “MAIS FELIZMENTE” pois o ladrão só rouba porque tem gente que compra produto roubado. Quem compra produto roubado (sabendo que é roubado) é pior do que quem rouba!

    • Luccas

      Amigo tive meu iphone 5 furtado, e chegou um email para mim com a localização dele
      A localização do iPhone foi actualizada às 07:48 .
      Localizado perto de Rua Benedito Jenkis, 231–595 Piraja Salvador – BA 41310-270

      Como ja aconteceu com vc, poderia me dizer qual é essa localização ?
      Desde ja agradeço se puder me ajudar a encontra-lo!

    • Milena

      Valdinei,

      ele havia desligado o seu aparelho e ligou novamente? Como vc conseguiu encontrá-lo? Roubaram ontem meu aparelho, ativei o buscar meu iphone, mas ele ainda nao foi localizado.
      A minha dúvida é a seguinte: só é possível encontrá-lo se ele manter o chip no aparelho ? E se ele retirar e colocar um chip novo, não há a menor chance de recupera-lo?
      Então para que serve aquela senha de 4 dígitos do modo perdido do aplicativo “Buscar meu Iphone”?

  • Romulo

    Sempre achei que isso seria uma boa idéia da parte da Apple, mas após o texto vi q faz sentido eles nao implementarem… O jeito é com o jailbreak mesmo

  • Carlos

    Concordo plenamente, porém tambem entendo que deva ser desenvolvido por parte das operadoras e fabricante, uma metodologia mais clara e transparente para a proteção de uso de devices em geral. Já li, provavelmente neste mesmo blog, que existe um mercado paralelo para apagar das blacklists das operadoras os números imei de aparelhos roubados.
    Eu acho que este movimento da policia americana para coibir roubos de idevices deve ser acompanhado de perto, pois pode surgir muita coisa útil.
    Um abraço a todos.

  • Temistocles Sota

    Uma solução, todo celular vincular o imei ao chip com senha, você pode trocar o chip mas precisa colocar a senha para liberar o aparelho para este chip, caso erre a senha 3 vezes somente a operadora desbloqueia mediante documento pessoal da pessoa que esta o chip anterior vinculado, ou nota fiscal do aparelho.

    • Ou então voltar para o método antigo, CDMA, que não existia chip.

      • Temistocles Sota

        O ruim do cdma erá apenas vc ter que ir a operadora fazer a troca, o chip é moderno, falta apenas a segurança de senha.

      • Bryanuhlig

        Como iLex disse voltar a ser como os CDMA, seria uma solução porém no Brasil isso estaria descartado afinal nenhuma operadora voltaria no tempo.Simplesmente haver uma blacklist decente entre as operadoras,e tentar impedir o desbloqueio por qualquer um.

  • asCaio

    Imagina se tem um ladrão lendo aqui e aprendendo como roubar sem ser descoberto pra botar isso em pratica depois e roubar o aparelho de um de nós? xD

    • Caio, eu pensei muito antes de publicar estas informações. Mas o fato é um só: eles JÁ SABEM.
      Não divulgar este tipo de informação só prejudica os usuários honestos, pois os desonestos já sabem o que fazer.
      A ignorância da informação faz todos terem uma segurança em algo que não é seguro de fato.

      • Leo Freitas

        Conheço 2 pessoas que vivem de viajar pelos estados e roubar pessoas. Eles moram lá em minha antiga cidade, em Salvador. Mas, não se pode acusar ninguém sem provas e eu não faria algo assim.

        Porém, iLex, os caras não trabalham, viajam semanalmente para festas em vários lugares, possuem carro, moto, vendem diversos celulares (que eles dizem ser comprados para revenda), além de notebooks, Cameras e etc.

        Sabem TODOS…….TODOS esses macetes para burlar sistemas de celulares. TODOS.

        Infelizmente, é real o que você diz.

      • Hiago

        Uma boa dica, para evitar os ladrões noobs, é ativas as Restrinções do sistema, e impedir a alteração do Serviço de Localização e das Contas. É uma maneira de evitar que sua conta seja apagada do aparelho impedindo o rasteiramente. Mas a restauração no iTunes ainda é o maior perigo perigo!

      • Marlim

        Concordo. Achava que estava super seguro com o iGotYa!, mas, realmente, além do hard shutdown, podem simplesmente tirar o chip!

        Acho que vou meter superbonder na gaveta do simchip!

        Algo que entendo que seria suficiente seria atribuir um identificador ao GPS para ser rastreado sem a necessidade de utilização da internet. Talvez o número de série do aparelho.

        • edilson

          pensei a mesma coisa, colocar super bonder no meu iphone 5, me furtaram o 4 na faculdade essa semana

    • Rodolfo Matos

      Hoje em dia qualquer um tem acesso a internet e é bem mais fácil localizar conteúdo do que há 10 anos atras. Logo boa parte dos ladrões ja devem ter pesquisado no google como evitar que um iphone seja rastreado.

  • Carlos

    E outra

    Anote seu IMEI, com ele é possível travar seu aparelho, fazendo ele virar peso de papel. A operadora pode travar o IMEI inutilizando o uso dele. Talvez vire um iPod. =)

    • Overlord

      Ótima lembrança!

      O iLex poderia colocar esta dica na matéria… Tudo bem que não previne o roubo mas se todo mundo começar a bloquear os seus iPhones quando forem roubados (caso não exista mais esperança de recuperação), quem sabe o aparelho deixe de ser tão visado pelo meliantes.

      • Riichard

        Aqui na minha cidade existem técnicos que desbloqueiam celulares com IMEI bloqueado por 30 reais,
        Alegando que é para casos em que o dono reencontra o celular e queira desbloquear,
        mas não pedem documento algum…

        Não tem jeito, é como o texto mostrou
        não pode dar mole, ficar mostrando o iphone onde nao é seguro, ainda mais com produtos da apple.

    • Alevino

      Fiz isso há um mês quando deixei cair meu Iphone 5 no cinépolis do Iguatemi JK e espero que a vivo tenha bloqueado o IMEI qu repassei.

      Seria bacana colocar esse método na matéria sim iLex (se for 100% efetivo)!

    • Wilan

      Seu sonho amigo, quando se bloqueia o IMEI do iPhone ele não pega sinal da operadora mas funciona o 3G. Então se ele estiver na garantia e você leva-ló a alguma autorizada da Apple alegando que o aparelho não está reconhecendo o sinal da operadora mesmo o pessoal sabendo qe é bloqueio de IMEI eles tem que trocar o aparelho por um novo já que não tem como provar, logo o ladrão aciona a garantia e leva um aparelho novo com novo IMEI.

      • Marcos Nascimento

        ahá, mas aí é q tá Alan… eu já precisei acionar a assistência técnica da Apple com o meu antigo 4S, e se o aparelho estiver na garantia eles não pedem nota nenhuma a vc… simplesmente conectam ao itunes deles e aparecem todas as informações necessárias através do registro do aparelho… e em 2 dias recebi outro 4S zerado (não sei o ladrão se arriscaria a esse ponto heheheh)

      • Sergio Carvalho

        Para a Apple não precisa mais nota fiscal. Só a ID já funciona. O detalhe é que o cara tem que conferir se bate a informação. Lembro de um caso nos EUA que o cara roubou iPad, o dono bloqueou, ele foi na Apple e trocou alegando problemas. Ou seja, falha operacional.

      • Alevino

        Quero ver qualquer operadora trocar o aparelho sem nota fiscal, amigo…

        • Caio

          A Apple Store troca sim o aparelho sem nota fiscal… Já efetuei 2 garantias e nem pediram nota!

  • Gabriel

    Realmente a matéria é excelente! Mas em algumas vezes que pensei sobre o assunto, me veio a cabeça uma “alternativa” que seria viável ao meu ver, uma opção que vc pudesse desativar o “Slide to power off” quando pressionado o botão de power do aparelho! Pelo menos o meliante nao teria como desligar o aparelho quando o mesmo estiver com senha!

    • Mas aqui no Brasil não tem loja física ainda
      E nas lojas que vendem pedem nota fiscal para troca sim

      • Caio

        Na premium resseler iTown do Barrashopping – Rio de Janeiro, eles trocam o iphone sem nota fiscal! Basta levar seu cpf!

  • Felipe Gasparino

    Eu acho que seria útil. Imagine, hoje é possível restaurar o aparelho. Mas se o aparelho foi desligado via hard reset, o iTunes poderia nunca autorizar a restauração, a não ser que destravado via confirmação de nota fiscal e blablabla. Logo, não teria como um iPhone roubado ser utilizado. Pra que irão roubar?

  • Riot

    Ora mais a solução é simples, no caso de ter que fazer um hard reset no aparelho, ele tira uma foto antes com localização geográfica e envia para o e-mail do iCloud, pouco antes de desligar.
    Isso já ajudaria um pouco.

    • Daniel

      O hard reset é instantâneo. Depois de segurar o botão por 10 segundos, o aparelho reinicia, sem possibilidade nenhuma de adiar. Então quando que a foto seria enviada? Aos 5 segundos dos botões pressionados? Eu garanto, o 3G da TIM em Brasília não enviaria essa foto em 5 segundos nunca 😛

  • Jorge

    Mas o desligamento forçado…Desliga e volta, vai aparecer a senha. Daí adiantaria muito.

  • MANOELWSILVA

    Impressão digital e a solução

    • Lousada

      Corta o dedo

      • Weslley

        Realmente, ia se tornar pior, além do ladrão levar aeu iphone, ia querer corta seu dedo também. Kkkkkkk

  • Wellington

    Não tem como fugir dos ladroes mesmo.
    Instalei o igotya pela AppStore pensando que era o mesmo do jaibreak

  • fernando

    Alguem pode tirar uma duvida? Caso furtem meu iphone ou ipad e tirarem o chip , restaurarem o aparelho no itunes, eu nao terei como rastrea-lo nunca mais? podia haver alguma maneira de nao conseguirem tirar o chip

    • Jorge

      Tipo como?

    • JanjaBoy

      Bem, você pode colocar o chip e soldar eternamente a bandeja. 😛

      • Douglas Fischer

        O pior é que eu já pensei nisso! Concordo que como é hardware pode quebrar e dar um problema eterno, mas com tamanha tecnologia, não deve ser complexo fazer um “drive de nanoSIM card” (tipo gaveta de CDROM, mas não tão mecanico) que liberasse uma trava por software.

        Quando ao hard reset. É só obrigar a senha na hora de ligar, já que o chip não poderia ser retirado. Restore via iTunes tbm deve pedir a senha do aparelho.

        Uma reserva de bateria pra mandar update do Find My iPhone, sei lá, uma vez por dia durante algum tempo, também seria algo interessante. Alguns celulares antigos tinham isso para despertadores, a Apple podia inovar e fazer isso para posicionamento dos devices no Find My iPhone.

        Chips GSM são mto bons, mas o fato deles tornarem os celulares facilmente “transferíveis entre usuários”, é algo que facilita muito a vida de ladrões e afins. Não me importaria em ter esse procedimento um tanto mais burocrático (senhas e afins) em troca de uma maior segurança (mesmo que ainda não garantisse 100%).

      • Diógenes

        Huahua
        Essa eu ri alto aki. Idéia esplendida! Como não pensei nisso antes rsrs

  • Em resumo:
    – bloqueio de IMEI e uma furada. Apenas dificulta o uso do device roubado, pois ja existem métodos para troca de imei!

    – buscar iPhone funciona sem chip sim! Ja recuperei um ipad2 um iPhone 4s e uma camionete Hilux. O 4s estava sem chip e o iPad e apenas wifi. O rastreio foi feito pelo 4s ate quando desligaram ele, depois fiquei rastreando pelo iPad que estava embaixo do banco do passageiro. (Os dispositivos foram de brinde em um roubo a camionete).

    Agora em meu Mac Mini, nunca funcionou o serviço de localização.

    Sempre aconselho voce ter alguem de muita confiança com acesso a seu apple id, para o caso de um assalto na rua a pessoa poder rastrear de imediato e auxiliar na localização do aparelho e o mais importante, na localização do bandido.

    • Stefano angelo

      A localização de iMacs e Mac Minis só funcionam se você estiver utilizando o WI-FI.

  • Cleopades Calvet

    Iphone tem que ter seguro! O preço justifica!

    • Paulo

      Então ele teria que ter seguro só aqui no Brasil. Porque lá fora é barato..

      • Fernand:o_O

        Amigão,

        Apple não é barato em nenhum lugar do mundo. Isso é que nem Häagen-Dasz. Aqui no Brasil, um pote de 473mL custa R$ 20,00. Nos EUA, o mesmo pote custa US$ 3.50. É barato? Na visão do brasileiro, sim. Mas o americano conhece outras dezenas de opções tão boas quanto e que custam mais barato.
        Se for falar só de preço e disponibilidade no mercado, Apple é o mais caro lá nos EUA também. Assim como nós, ele podem usar o artifício do contrato (que lá é de DOIS anos – e aqui é de um ano, normalmente).

    • bianca

      mas até hoje não vi um seguro que realmente valesse a pena. vocês conhecem/usam algum bom?

      • Alexandre

        Porto Seguro SP, seguro excelente para smartphones com até menos de um ano de compra. Sai por volta de 200,00 anualmente um iphone, mas você paga em 4 parcelas de 50,00 nos 4 primeiros meses, ou seja, em torno de 16,66 por mês. Eu deixei cai do bolso no ônibus e o passageiro que estava do meu lado pegou e desceu imediatamente assim que viu meu iphone no acento. Quando percebi, ele já tinha descido e desligado o aparelho. Fiz BO de ‘roubo com faca’, hahaha. A Porto me indenizou 1.500,00 em dinheiro após 28, o prazo é 30 dias para indenização, demorou mais valeu apena!

  • fernando

    o apple care combre furtos? tenho no iPhone 5 e gostaria de saber

    • Wilan

      Não, ele apenas estende o tempo na garantia mas não muda em nada a cobertura. Apenas o AppleCare-Plus que ainda não funciona no Brasil mas te da direito de te pagar uma taxa para cobrir danos acidentais na garantia.

  • Tarley

    Uso o tweak NopowerDown, qd pressionado o botão de power não aparece a opção de desligar! Qd preciso desligar faço pelo sbsethings!

  • Fabio Amaral

    Excelente artigo concordei com tudo do inicio ao fim, não existe mágica mas sim precaução e cuidados com os iCoisas.

  • Fernando Santana

    Falou e disse, ótima materia…

  • Thales

    Mas iLex esse desligamento forçado ele reinicia o sistema e não desliga de fato!
    Pelo menos é o que ocorre quando eu o faço!

  • Filipe Kaian

    Cada produto da apple possui um registro certo? Um serial do aparelho. Eles poderiam localizar o aparelho por esse numero, ou seja, ao invés de usar o ID da apple uma vez cadastrado o serial do aparelho no seu ID você deveria liberar para ser transferido, ou seja, mesmo que o aparelho fosse restaurado sempre que ele conectar a internet o serial vai ser localizado e verificado se o ID do aparelho está atrelado ao ID da apple da pessoa ai mesmo que o aparelho seja restaurado só vai parar de localizar quando o ID responsável do Aparelho permitir a troca de responsável ou parar de localizar rs não sei se expliquei bem.

    • JB

      Era exatamento o que eu tinha em mente, cada aparelho tem uma udid unica, um emei unico e um serial unico,eles ja usam para fazer a verificacao dos equipamentos que estao autorizados na sua conta, oq custa fazer o buscar meu iphone localizar esses numeros?

    • Wilan

      Ai você vende o aparelho e não desvincula o serial do seu id e você vai localizar para sempre a pessoa. Parabéns a Apple vai adorar os americanos processando ela.

      • Concordo. Este tipo de regras não são infalíveis contra usuários normais, que nem sabem o que é ID, número serial e IMEI.
        Tem gente aqui que acha que todo mundo é geek e conhece todos os detalhes técnicos do iPhone. Pena que a vida real não seja assim.

      • Kayky Ramos

        Discordo, a Apple fabrica o aparelho pensando no consumidor primário, àquele que foi a sua loja e comprou, a nota sai no nome daquela pessoa, para a Apple o iPhone pertence a quem comprou o aparelho, isso é o que importa, e implementar isso não seria complicado, basta associar a conta do aparelho com sua ID, quando outro usuário tentar desvincular com sua ID e associar com a dele será enviada a solicitação, o cara que comprou o iPhone na sua mão vai saber se você liberou o aparelho ou não, né?

        • Jorge

          Kayky, hoje muitas operadoras é que fazem a ativação da conta no Itunes. O usuário as vezes nunca conectou o aparelho, já sai da loja com ele configurado para o básico e pronto.

          • Kayky Ramos

            Acho que você não leu o que eu escrevi direito…

  • Antonio Araujo

    E vocês do Blog do iPhone NÃO AJUDAM “espalhando” estas informações, EXATAMENTE!
    É apenas minha opinião, se quiser deletar delete, mas a verdade é esta, nem todo mundo conhece essas técnicas de desligamento forçado, falo dos dos ladrões pé de chinelo que pega uma baike e um comparça e sai assaltando qualquer um.

    • Overlord

      Qualquer babuíno acha estas informações na Internet.

  • Paulo

    O ideal seria fazer o seguinte, toda vez que alguém tentar restaurar pelo iTunes ou pelo iPhone, a Apple deveria mandar um código de segurança para o email cadastrado, assim só seria possível restaurar o Iphone mediante esse código! Simples assim! Creio que nenhum ladrão vai roubar um Iphone e deixar de enfeite, um dia vai colocar um chip e usar, dai o buscar meu Iphone acha!

  • Erick

    O Buscar Meu iPhone pelo menos no meu caso tem vezes que não funciona. Nem acha meu iPad e nem o iPhone ambos conectados no wifi. Nem se eu acessar pelo iPhone ele não acha o próprio. Isto acontece diaramente e raramente acha os dois apples.

  • Thais

    Gostaria de saber pq o Buscar meu Iphone nao funciona no meu 3GS.
    Segui tds as intrucoes, deixei a opcao de localizacao habilitada, enfim td como manda o manual e no meu nao funciona nem com reza braba e vi q com inumeros usuarios acontece a msma coisa, antes q falem q era so trocar o aparelho eu ganhei de um amigo q mora fora do Brasil entao impossivel.
    O sistema infelizmente é falho em alguns casos.

  • Fernando Nomellini

    Talvez a Apple amarrando o IMEI ao seu AppleID poderia ser permitido ao menos rastrear o aparelho.

  • Rodrigo

    E se a apple vinculasse o IMEI do telefone a nossa conta do iCloud? O meliante poderia trocar o chip e até restaurar o aparelho, mas quando o iPhone se conectasse em alguma rede nós conseguiríamos localiza-lo. E então para desvincular determinado EMEI da nossa conta, para vender o aparelho por exemplo, deveríamos ter que logar no iCloud e desvincular aquele EMEI. Iria dificultar bastante a vida dos ladrões, pois para eles trocarem o número do EMEI eles teriam que dar sorte de existir Jailbreak para a versão atual do IOS, e mesmo assim a cada restauração que não fosse feito o Jailbreak nos conseguiríamos localizar o telefone. Ou é possível mudar o IMEI sem Jailbreak, de forma permanente?

  • Luciano Alencar

    A solução eu já encontrei, a Porto Seguro. Fiz um seguro contra roubo, danos elétricos e danos físicos. No mês passado acionei para cobertura de danos físicos (os botões home e start deixaram de funcionar). A Apple trocou o aparelho, fora da garantia, e me cobrou R$ 449,00 que foram totalmente cobertos pela seguradora. Essa é a saída.

  • No meu ponto de vista bastaria a apple vincular o IMEI do aparelho a conta do icloud.. assim mesmo o “ladrão” efetuando a restauração a apple localizaria o antigo dono e poderia informa-lo da localização.. O aparelho só seria disponibilizado ( no caso d uma venda) pela própria conta icloud.. Ou seja, sem a liberação nem uma nova ativação poderia ser realizada e a localização sempre seria enviada mesmo formatando remotamente para proteger os dados.. Resolvido?

  • Luiz

    Pra mim teria que ter uma senha para restaura o iphone ai nao teria mais como eles deixarem ele zero

  • Leonardo

    Hum eu já tive 2 Iphones roubados…e e sempre a mesma coisa! Assim q o iPhone some o bandido desliga o aparelho foda viu

  • Saulo Benigno

    Tenho uma dúvida.

    Como você sabe que ladrões já sabem dessas informações faz tempo?
    De como fazer para desligar, de como o celular é identificado…

    • André Tamarindo da Rocha

      Provavelmente porque ele é um desses ladrões disfarçado de blogueiro, rsrsrs…

  • pedroluis5

    pessoal guardem o numero do IMEi do celular de vcs…se houver roubo ligue para sua operadora e passe o numero eles bloqueando o IMEi e o aparelho fica inutilizavel…

  • DarthClayton

    Acho que o ponto de vista é dificultar, nem todos sabem deste ‘Hard Reset’. Se tem ladrão que sabe disso…devem ser poucos!
    Espero que não freqüentem este site! rsrs

  • JanjaBoy

    Eu tenho seguro e já usei, meu filho tem seguro e já usou.
    O que é ruim no seguro é o valor da franquia que está em 25%…. 🙁

    • Madmediphone

      Janja . Não sei se saberia me informar mas tenho a impressão que li em algum lugar que o seguro só cobre roubo , isto é , assalto mediante a ameaça física . E não cobriria o furto ( vc foi roubado e nem viu). Procede isto ?

  • Padusp

    tive 2 iphones roubados e nunca consegui rastrear, o serviço nao funciona quando mas se precisa dele….

    • Leonardo

      E eu também passei por isso…já estou já estou no meu 3 iPhone

  • Heleno Paiva

    ah… se o ladrão quiser burlar tudo isso, é só colocar o iphone roubado dentro de uma lata de leite.
    resolvido! a lata de leite fechada é uma gaiola de Faraday, daí as ondas eletromagnéticas de fora não chegam na antena do celular – nenhuma onda eletromagnética.
    pronto: o bandido pode ter uma lata de leite na mochila, ou mesmo na mão: que mal tem em andar com uma lata de leite na rua?
    então todas as soluções que buscamos são inúteis (exceto, claro, pelo bloqueio via IMEI). o bandido quando quer roubar, rouba – e se não funcionar de forma alguma ele troca o tijolo-fone por umas pedras de crack e pronto… =/
    é a vida – melhor ter muito cuidado com seus devices.

  • Steffan

    Acho que deveriam estudar uma maneira de enviar os dados de localização para o Buscar Meu iPhone através da rede celular comum, sem precisar necessariamente de uma conexão com internet.

    Outra saída também seria criar um banco de dados com o código dos aparelhos roubados, assim se outro usuário tentasse ativar o iPhone, ele não funcionaria, pois estaria em uma lista negra da Apple onde o antigo dono informou que o telefone foi roubado, algo assim…

  • Felipe

    É exatamente por isso que coloquei meu iPhone no Seguro…
    Contratei a Porto Seguro – Seguros, logo após te-lo comprado, e por + ou – R$ 350,00 anuais eu garanto ter um aparelho novo, caso o meu seja roubado… 😉

  • Raul

    Eu acho que com essa senha seria ganhar alguns minutos e não mais que isso, e claro esse alguns minutos não irão salvar seu iPhone todas as vezes

    Bom voce ter dito da NET, as vezes eu tenho a impressão que estou sendo cuidadoso de mais quando recebemos esses serviços técnicos em casa, não acredito que roubaram o seu iPhone assim

  • Luciano Alencar

    Malandro é malandro e Mané e Mané…

  • daniel

    A 10 dias fui roubado a mao armada em meu comercio e levaram meu Iphone 5 a primeira coisa que fizeram foi desligar o aparelho, nao consegui mais rastrea-lo infelizmente, no momento do roubo se tivesse conseguido rastrea-lo provavelmente teria recuperado.

  • Christian

    Concordo com o Valdinei,
    Atrelar o serial do dispositivo a uma conta com o apple id.. Mesmo que o bandido fizesse o hard reset, o sistema da apple ainda pode ter informacoes deste dispositivo. E quando o usuario vendesse o dispositivo, ele enviaria a sua titularidade do dispositivo ao comprador e pronto, problema resolvido. Basta rever as questoes de privacidade para que a Apple possa verificar se no ato da reinstalacao do dispositivo este esteja com alerta de roubo.

  • Alysson Isidro

    iLex, você diz que: “Felizmente, os dados do usuário ficam protegidos se ele lembrou de colocar senha no aparelho, e são apagados com a restauração.”

    Sabia que é possível com o iTools copiar todas as fotos e vários outros dados do aparelho, mesmo ele estando bloqueado por senha?

    Acho isso uma falha muito grave!

  • Adriano

    Se ladrão gostasse de trabalho iria trabalhar e não roubar. Portanto concordo que não seria infalível mas seria melhor q hoje ter a senha para desligar. Afinal se hoje exemplo 70% dos ladroes pensam em desligar o aparelho o que qualquer um sabe fazer, um hard reset esse índice iria cair, afinal desligar qualquer um sabe já fazer um hard reset não. Então esse ladroes “especializados” continuariam na boa. Para todo o resto complicaria. Afinal ter essa informação requer ler sobre o assunto e duvido muito q a maioria leia sobre as coisas.

    • Mateus Miranda

      Exatamente 🙂
      Só estão sendo citados casos de ladrões especializados, por assim dizer. E todos os outros? São chances de recuperar um aparelho perdido, caramba! Eu queria ter mais essa chance.

  • Leo

    Simples. Já idealizei uma capa para iPhone que teria uma trava (chave, ou algo do tipo) e não permite acesso ao botão de desligar nem ao conector inferior. Tá certo que num acesso de raiva o meliante pode simplesmente destruir seu iPhone, mas impediria um desligamento rápido (com certeza em 10-20 minutos não tem o que eles não inventem como abrir. Mas é um freio para o roubo.

  • Leandro

    Acho que a melhor solução seria impedir que o aparelho fosse apagado sem digitar a senha. O ladrão até poderia desligar o aparelho assim que roubasse(usando qualquer método), mas em algum momento o aparelho precisaria ser ligado e precisariam digitar a senha. Se impedirem qualquer maneira de apagar o aparelho sem digitar a senha(inclusive colocar no modo DFU) ele se tornaria apenas um peso de papel. E no momento que o aparelho fosse ligado ele poderia ser rastreado. Ninguém vai querer comprar um peso de papel, logo o mercado de iPhones roubados acabaria.

  • Edilson pereira

    Que tal um iphone sem botões físicos, com desligamento somente via internet com todos os dados do titular…!Acabei de acordar acho que escrevi sonhando.

  • Max

    Peguem o IMEI que está na nota fiscal do aparelho e blacklist nele. Não há outra maneira.

  • Wilson

    Me tirem uma duvida, se o sr ladrao roubar meu iphone, e restaura-lo, ele nao fica mais vinculado com a minha conta do icloud pra poder usar o find my phone? se o receptador criar sua conta na inicializaçao do aparelho ele nao fica vinculado nas 2 contas ? se nao ficar , hoje em dia com o tanto de informação que achamos pela net leia-se google, a função só é eficaz nos primeiros minutos ou horas depois que tmos nosso aparelho roubado.. certo ?

  • TiãoGavião

    Atualmente até as chaves codificadas de Mercedes da para mandar fazer, que dirá quebrar senha de iPhone.
    Vc não quer ser roubado?? Mantenha seu iPhone por perto e não de bobeira para o azar 😉

  • Copeta

    E se desse para alterar o modo como se faz o Hard Reset no iPhone a escolha do usuário, tipo escolhia quando ligasse o aparelho pela primeira vez e pudesse ser recuperada por email (ou sei lá outra maneira) e pudesse mudar quantas vezes quiser até (por que não?) mudar remotamente. Mas Apple é Apple, e só poderá ser de uma maneira, por que eles não tolerariam mudanças tão drásticas assim ao usuário.

  • Paulo

    o negócio é impedir q o aparelho tenha qualquer tipo de comunicação com o computador se nao colocarem a senha, impedindo o ladrão de fazer qualquer coisa com ele… provavelmente nao ajudaria em nada a recuperar o aparelho, mas seria um peso de papel pro ladrão

  • Philip Borges Costa

    O pior e que sempre querem mais dá apple, o samsung n tem a localização mas todos acham ele ótimo, o S4 tem a tela que dá pra usar luvas, e eu uso o iphone 4 com toalha e ninguém fala nada.

  • Kayky Ramos

    Acho que se a Apple poderia melhorar MUITO ainda o sistema de segurança do iPhone, mesmo que o iPhone seja restaurado, seus ‘hardwares’ possuem id’s únicos, o iPhone em si, possui o UDID que é único, isto poderia ser associado à um ID Apple, e se o aparelho for roubado, bastaria acessar sua Apple ID e bloquear, ou pegar a localização do aparelho a qualquer momento, mesmo se fosse restaurado e retirado o chip. Bastaria simplesmente implementar um código na validação do aparelho com a Apple, se UDID do aparelho = ‘bloqueado/roubado’ então, trava-se o aparelho e envia-se a localização, aí não tinha pra ninguém!

  • Discordo. Nao seria infalivel, mas seria melhor do que é hoje. Inserir senha para o usuario desligar é facil de aprender, e da a ele algumas horas a mais para ele tentar rastrear o iphone em caso de furto/roubo, ja q o iphone pode no maximo ser reiniciado (com a tecnica dos dois botoes). Eu quero hackear meu cel so para ter esta funcao.

    • “ja q o iphone pode no maximo ser reiniciado (com a tecnica dos dois botoes)”

      Errado.

      • Christian

        Ual, não sabia dessa! Obrigado 🙂

  • Bruno

    Todo Sistema obtêm Falhas. Séria “Quase Impossível” um Celular 100% Seguro.
    Esse tipo de Post, não será o ultimo.

  • Vitor

    Parabéns pela matéria

  • MafiosaBe

    Gente, cês moram no Brasil, não adianta cês quererem técnicas anti roubo, qualquer ladrão por mais meia boca que seja sabe tudo o que ta escrito na matéria, e se vcs forem roubados, comprem outro iPhone, pq com certeza tentar pelo Find My iPhone é algo que funciona pouquíssimas vezes nesse nosso país sem segurança!

  • Borel

    iLex a Apple poderia adotar algum “ID” como os ID dos processadores que são unicos e em se tratando de o software que roda nos iphone é da propria bastaria um trabalhinho a mais para que o “Buscar my iPhone” encontrasse, com isso o cara pode formatar, trocar chip enfim… Plugou numa internet a Apple recebe um e-mail dizendo processador Y SE APRESENTANDO. Eu acredito que existe soluções o q falta mesmo é interesse… O aparelho é caro fora dos USA… Lá é de graça!!!!

  • Giovanni

    Uma maneira de se resolver o problema em poder resetar o iphone e perder o find my iphone é a Apple implemntar um senha no itunes que é ligada com eu apple id e atraves disso caso a senha estiver errada a localizaçao do computador onde houve a tentativa de restore fosse enviada por email do apple id.

  • Borel

    O Kayke já postou o a eu iria comentar!

    No fundo falta interesse mesmo… Afinal são business

  • Bruno

    Tenho uma duvida.. meu aparelho contem senha, mas ele não fica plugado na internet, caso eu for roubado como o programa buscar meu iphone se conectará na internet para os o programa realizar a a busca e encontra-lo ? Pois o ladrão irá precisar conectar em algum lugar para que isso aconteça..
    E caso ele de um reestore minhas informações serão perdidas …

  • David

    A Apple poderia acrescentar a opção nos ajustes de manter o buscador ligado, mesmo após seu desligamento, seria opcional, por usuário , querendo o não, não é fácil tirar o chip no corre corre do roubo.

  • Juliano

    Eu uso o iprotect assim mesmo que o ladrão desligue o iphone, receberei um sms me informando que o aparelho foi ligado novamente e o número do chip que está no mesmo (a função depende de credito para sms) dai é so usar o find my iphone. Sei que não é 100% mais já ajuda um pouquinho.

  • Robert

    Tem um tweak no Cydia, que ele trava o celular ao chip se o cara tirar o chip ou botar outro, ele não destrava, nem mesmo se souber a senha.. eu uso ele e já me ajudou em algumas situações

  • Ramon

    Uma solução que não vi ninguém citar é: o buscar meu Iphone ficaria atrelado ao serial do aparelho, para desvincular precisaria digitar a senha da ID atrelada, mesmo restaurando o idevice.

  • Raphael Ninaut

    iLex, Vale lembrar que caso vc tenha seu aparelho furtado e ja tenha desistido/apagado os dados, que pelo menos tenha seu IMEI(digite *#06# em seu aparelho e anote o numero) gravado para passar para operadora/revendedor para bloquearem o celular! se a maioria conhecesse esse recurso provavelmente os furtos diminuiriam… afinal pra roubar algo que não vai funcionar desanima né!!

    Att,

    • Guilherme

      Infelizmente isso é hoax. Qualquer “zé ruela” para R$10 no centro de qualquer capital e burla esse bloqueio, seja trocando o IMEI do iPhone, seja desbloqueando mesmo.

      Celular com Android eu sei que é podre de fácil trocar IMEI. iOS eu não faço ideia, mas não acredito que seja impossível.

  • Julio Morbeck

    Excelente explicação, mas pelo menos deveriam criar um dispositivo interno no aparelho e em caso de algum lixo roubar o proprietário ativar e o aparelho pelo mac e o aparelho explodir na mão do lixo e arrancar o braço dele. Estou dizendo isso porque tenho nojo de bandidos. Pense em ima idéia boa.

  • Leonardo Negrisoli

    Eu realmente pensava nessa de “poxa, podiam colocar senha pra desligar né…” mas nunca pensei que um simples “eject” no SIM Card invalida qualquer senha.

    Ok, vc tem senha e seu celular nao desliga, mas aí o malaco ejeta o seu SIM Card e já era…

    Triste “/

  • iRon

    Um leitor biométrico resolveria isso.

  • Danilo Melo

    Para amenizar esses problemas é só evitar ao máximo se expor em publico com o aparelho (ônibus, trens, metrôs) . A oportunidade é que faz o ladrão…vejo muita gente querendo se mostrar nesses locais … Discrição é tudo… Infelizmente moramos num país que temos de ser mais cuidadosos… Um fone de ouvido para atender chamadas na rua ajuda muito evitar esse tipo de exposição…

    • Dorinha

      Olhe ladrão sabe reconhecer o celular que tu está usando só pelo modelo do fone de ouvido que tu está usando, um ladrão menor então ou um dependente de drogas na verdade não está nem aí para que modelo tu está usando, ele quer é roubar e trocar por drogas.
      Por fim moramos em um país onde infelizmente não podemos ter o direito de andar e usarmos o que queremos e podemos comprar com o nosso dinheiro, por que além de ser roubado tu tá,bém pode ser morto, afinal pra esses bandidos a vida não vale é nada! 😐

  • Por isso que eu queria inventar uma bomba poderosa e pequena de acionanento a disntância. O cara leva o aparelho, mas de longe vc aciona o bomba e pronto, vc fica sem o seu celular e o ladrão sem a mão, uma troca justa!

  • Evandro

    O jeito é fugir para as montanhas.

  • Danilo Sanches

    Posso estar enganado, mas quando o iPhone tem senha e é conectado em um iTunes diferente, para iniciar o restore é necessário desbloquear o mesmo. Sem o desbloqueio do iPhone o iTunes não reconhece o mesmo e com isso não é possivel fazer o restore ou qualquer outra coisa.

    • Wilson

      li uma vez qeu tem um esquema sim.. tipo o hard reset com o aparelho conectado ai ele aceita fazer o restore.. google it !!

  • Dorinha

    Primeiramente temos que torcer para não sermos mortos neste roubo e segundo, o jeito é apelar mesmo pro seguro, em casa todos nós temos um, se levar faz B.O. entra em contato com a seguradora e pronto entre 20 a 30 dias chega um novinho em folha e por muitas vezes é o aparelho atual e não um antigo ( se o teu era um antigo “pode” receber um novo e atual). 😉

  • Ademar

    Boa noite a todos

    Já fui roubado num Iphone 3GS , há um ano atrás, e consegui zerar pelo Buscar, dei queixa na operadora e na Delegacia Eletronica.

    Um mes depois recebi 2emails de operadoras diferentes (em menos de 15 min, num shopping de Curitiba) que o portador tentou reativa-lo, mas infelizmente não tinham poder de prisão e o cara sumiu e nunca mais soube de nada. E a operadora também não pode reter o aparelho para posterior verificação.

    Pelo menos sei que meus dados foram deletados, pois ao colocar um chip nele o sistema agiu.

    Mas não consegui nada mais do que isto.
    Abraço, fiquem com Deus

  • Rodrigo

    Seria bom se a apple colocasse senha para retirar o chip, ou se as informações do chip ficassem mantidas após o chip ser retirado!
    Também se o “buscar meu iphone” localizasse o aparelho mesmo com ele desligado, isto é… somente o recurso de localização do GPS ficasse ligado independente do iOS estar ligado (como um segundo sistema operacional rodando ao mesmo tempo, no caso ficaria o sistema de localização e o ios…

  • Marcos

    Acho boa essa polemica pois estimula os fabricantes a desenvolverem mecanismos de segurança. Nao tenha duvida que a empresa que trouxer boas novidades nesse campo vai vender mais aparelhos.

  • A Apple tinha que fazer o seguinte, quando o iPhone vem novo mesmo, voce atrelasse o numero de serie ou até mesmo o IMEI ao seu Apple ID, assim, o aparelho seria restreado pelo numero de serie registrado a tal conta do iCloud, mesmo o cara restaurando no
    ITunes, o numero de serie ou IMEI seria mesmo, podendo ainda ser possivel rastrear… Isso sim a Apple ia “Pensar diferente” assim, a unica maneira de nao rastrear seria forcando desligar, mas ai qualquer maneira vao ligar dai rastreava….

    Enfim, queria essa atitude da Apple ;’/

    • Mateus Miranda

      É, essa eu acredito que funciona. Tipo, sabemos que é possível alterar o IMEI, mas não é um processo rápido. Existem muitas chances de recuperação.

  • A solução é por um policiamento decente nesse país :p

  • Dynho

    Minha experiencia com o Find My iPhone.
    Moro no japão, e perdi meu aparelho (esqueci em um local publico), geralmente as pessoas aqui de boa idole entregam para o responsavel pelo estabelecimento, pois o dono sempre volta por onde esteve para procurar o que perdeu. Porem meu caso foi outro, dois “muleques” acharam meu i4 velho de gerra e levaram com ele, bloqueado com senha, jailbreak e o igotya. Localizei o aparelho em um local fixo, nao se movia, como nao conseguiram mexer no aparelho descartaram o mesmo em proximo a uma esquina bem longe de onde eu moro. Qdo cheguei meu email e vi a foto dos meliantes fui a policia, por incrivel que pareça aqui eles dizem nao poder fazer nada, mesmo eu tendo a prova que as pessoas que encontraram meu aparelho estavam mal intencionadas.
    Já pro meu i5 que pretendo usar somente no brasil, comprei uma case da Lunatik, praticamente uma blindagem, ao menos dificulta a retirada do chip, e como esta com jail tbm, vou instalar o igotya ou iCaughtPRo nele.

  • Mateus Miranda

    Acho que estamos considerando só o caso de ladrões experientes. Já fui assaltado duas vezes. Nas duas vezes que fui assaltado, os meliantes realmente não saberiam de tudo isso que foi postado aqui. Na verdade, não saberiam de nada, tendo em vista que os dois não desligaram o celular. Sei disso porque o primeiro, tive chance de recuperar o aparelho. Já o segundo, uma amiga minha ligou e o safado atendeu o telefone. Esse eu perdi. Ainda bem que não eram iPhones 😉
    Caramba, é claro que existe o “ladrão informado”. Claro que talvez a senha pra desligar não seja o melhor método que se pode adotar. O que eu acredito, é que uma solução mais eficiente é possível. O Find My iPhone já é muito bom! Se pararmos pra imaginar um pouco, refletir mesmo, a gente vê quantas possibilidades ele abre.
    Só é bom pararmos de nos conformar com o que a Apple oferece e pensar em como poderia ser melhor. Quem sabe, postando uns vídeos com tutoriais, ela não curte uma ideia? 😉

  • Flavio

    Na minha opinião, para a Apple, não é interessante ($) fazer com que o usuário recupere o aparelho. Perdeu, vai e compra outro. Ela protege os dados, que são mais “valiosos” que o aparelho, até pq o cara vai precisar de outro iPhone, iPad, etc… para recuperar as informações.

  • Wellison

    O ideal, seria quando fosse marcado como celular roubado, o mesmo na restauração, sempre solicita que seja conectado no iTunes, e nao permitisse que fosse usado ate que fosse desmarcado aquela opção de furto ou informado a senha. E além disso, enviar a localização do aparelho.
    Se tivesse isso, ia inibir o roubo, pois o Iphone seria apena um peso, ja que nao ia poder ser usado!

  • Rodrigo

    Seria muito bom que mesmo em DFU ele não permitisse ser restaurado sem por a senha do itunes. E mais ao estar dado como perdido e roubado o iTunes forneceria o ip da onde o aparelho esta tentando ser restaurado.

  • Mauro

    Se todos os usuários de telefone celular (não necessariamente o iPhone) anotasse o IMEI e solicitasse o bloqueasse o celular junto à sua operadora (existem acordos multilaterais entre a Vivo, OI, Claro e TIM) os possíveis meliantes se arriscariam menos, pois os aparelhos celulares perderiam a sua função principal.

    • Carlos Eduardo

      Cara, não precisa anotar o IMEI, ele vem na caixa do aparelho, agora se o caboclo jogar a caixa fora, ai perdeu

      • Daniel

        Ai ele disca *#06# no aparelho e pega o número IMEI. Nunca bloqueei um aparelho pelo IMEI, mas é um negócio legal que pode diminuir o roubo se a maioria das pessoas souberem como fazer.

  • Dudu Colares

    A melhor coisa é bloquear o IMEI mesmo. Se fizer isso, a solução é trocar a placa do aparelho, que iria custar uns R$ 500,00 mangos e não tem garantia de ficar bom.
    Já a senha não ajuda muito. Uma colega minha bloqueou o iPad por digitar senha errada e eu consegui recuperá-lo fazendo DFU e restaurando no iTunes. Quer dizer, se eu fosse um ladrão estaria com um iPad funcionando sem problemas.

  • Carlos Eduardo

    Daqui a pouco vai ter gente querendo que a Apple faça um esquema tipo aqueles alarmes de carros com sensor de presença misturado com CarSystem ai se o iPhone se afastar do dono começa a tocar um som bem alto do tipo “O iPhone que este meliante está carregando pode ter sido roubado. Se você estiver ouvindo isso ligue para XXXX-XXXX”.

  • Mateus

    Por que, por quê, porque e porquê. Cada um tem uma função específica…

  • Cannibal

    Não precisa de jailbreak para enivar a foto e localização do sujeito, no momento que digita a senha. Eu uso o Big Brtoher Camera Security… Ele foi retidado da AppStore algum tempo atras mas voltou. Comprovem!

    • Cannibal

      big BROTHER camera security* ‘-.-

  • Ivanildo Junior

    FICA A DICA:

    Já fui roubado duas vezes, e meus estimados iPhones foram levados!!! O que eu FIZ???? Acionei o seguro!!!!

    SIM, eu tenho seguro no Celular!!! Todo cliente da Vivo pode ter de qualquer celular (não sei as outras operadoras)!!!

    Para iPhones custa só R$ 18,99 por mês!!!!

    E hoje, estou com um iPhone 5, com seguro, claro!!!!!

  • Issacar

    matéria muito legal, porém os bandidos que ainda não sabiam das técnicas e leram o post, agora sabem tudo… 😛

  • Thiago

    Eu fui assaltado na região da Paulista (SP), não consegui localizar porque o cara desligou na hora. Comprei um novo, fiz seguro, jailbreak e instalei o Igotya.

    Espero que o próximo ladrão não saiba fazer o desligamento forçado, afinal de contas, apesar de alguns serem profissionais, outros são bem burros e não conhecem essa função.

    A melhor solução é não ser assaltado, hahaha.

  • Augusto

    Sou a favor de qualquer coisa que venha a dificultar a vida de um ladrão em caso de furto e de exigir uma senha sim, pois a 1 coisa que os ladrões “menos” espertos fazem é procurar o botão desligar do aparelho, óbvio. Como o artigo menciona, nunca nenhum sistema será 100% infalível, mas podem ser adotados métodos para dificultar os meios mais simples de bular a localização. Aposto que mesmo com a popularização da forma citada no artigo, alguns ainda iriam desconhecer o método e tentar desligar o aparelho, pois você pode ser roubado desde um cara com alto conhecimento até por um “ladrão de galinha”. Se de 100 ladrões, 1 é totalmente leigo, porque não dificultar a vida dele? 🙂

  • hipolito

    Bom, sempre tento dificultar, tipo, a localização só pode ser desligada com senha os acesso ao 3G tbm, no entanto, resolvi fazer algo melhor. Fiz o seguro do telefone gasto 19,00R$ mês afinal a pessoa que pode pagar por um iphone se não puder pagar este valor mensal é melhor se enterrar,

  • Patrick Allen

    Discordo do artigo em alguns pontos:

    1. Sou profissional de segurança publica e sei por experiência no trabalho que a maioria dos roubos ou furtos de celulares são realizados por criminosos sem qualificação, em sua maioria com pouca ou nenhuma escolaridade;
    2. Para essa maioria de criminosos tanto faz um “lanterninha” ou um iPhone de última geração, pois vão repassar para o receptador por no máximo R$ 50,00 ou trocar por poucas pedras de crack numa boca de fumo;
    3. Os receptadores normalmente são mais esclarecidos e normalmente têm conhecimento de manutenção de celulares e têm bancas de manutenção e revenda;
    4. Assim sendo, se o iOS impedisse o desligamento caso estivesse bloqueado por senha, teríamos mais tempo para tentar reaver caso fosse furtado/roubado, pois até chegar na mão do receptador estaria ligado.
    5. O hardreset desliga o iPhone 5, como demonstrou o editor do artigo em um video postado aqui nos comentários, má NÃO DESLIGA O IPHONE 3GS/4/4S, e a Apple pode modificar isso se quiser para q nenhum desligue, apenas reinicie;

    • Patrick Dias

      6. Os produtos da Apple são bons? São, mas não temos que nos subjugar aos seus conceitos, que com o tempo se mostram equivocados em alguns aspectos. Ela não é a dona da verdade, tem que prestar atenção nas necessidades dos usuários;
      7. Poder desligar um iPhone bloqueado por senha pode não ser una falha de segurança do iOS, mas considero isso uma FALHA DE CONCEITO. Não faz sentido para a maioria dos usuários, inclusive para mim.

  • Lucas Pinho

    Não seria mais simples exigir a senha do telefone até na hora de fazer a restauração (mesmo no modo DFU)? É a solução mais simples! “Ah, mas ai se alguém esquece a senha e não consegue recuperar já era o iPhone” ai tenho três soluções: 1 – Uma opção pra ativar esse sistema de segurança máximo explicando ao usuário as consequências. 2 – O desbloqueio só seria possível nesse caso em Lojas autorizadas, apresentando a nota fiscal, etc… 3 – A opção de debloquear o aparelho em um computador pré-autorizado). Ah, também seria legal se tivesse uma opção de “forçar o envio de informações pela internet em modo silencioso (foto frontal, gps, etc)”. Mas o melhor mesmo seria uma opção de explodir o celular remotamente (ahahahahah, zueira). Sempre me perguntei pq a Apple não implementa essas opções, simples, de segurança que resolveriam o problema de pelo menos 80% das pessoas que tem o seu iDevice roubado.

  • Guilherme Malacarne

    Quinta-feira passada o iPhone do meu amigo foi roubado, ele entrou no Buscar Meu iPhone mas o ladrão já devia ter restaurado o iPhone…realmente, não tem jeito, os ladrões conhecem muito bem os aparelhos e o que fazer para não ser pego…

  • Elder

    Poderia existir a possibilidade de uma senha para desligar a Conexão. Assim como existe a senha para restrições, deveria haver uma senha para restringir o desligamento da conexão com a Internet.

    ((((((((((((((((((Más, o ideal mesmo, será quando o usuário tiver que registrar as suas digitais para funcionar o iPhone. Um dia isso poderá ser Realidade.))))))))))))))))))))

  • DiNhO

    Entao realmente funciona bloquear o IMEI ? Alguem pode atestar isso na pratica?

    • rubem

      antigamente funcionava, pois os SO dos aparelhos eram proprietários

  • ricardorente

    Mesmo com senha o aparelho poderia ter um desligamento forçado, ok, mas acho que a Apple deveria implementar isso pois é mais uma dificuldade para ladrões e reduz mais ainda a quantidade deles que saberá desse novo obstáculo.

  • Pedro

    Ainda assim acho que valeria a pena a senha se o hard reset fosse programado apenas para reiniciar o aparelho. Ele só é útil se o aparelho travar. Na exagerada hipótese de o aparelho pegar fogo, quem iria se preocupar em desligar? O foco seria apagar o fogo. Esse matéria foi feita pelo iLex na manhã seguinte a um email que enviei pro blog, justamente narrando a perda do meu iPhone 5 e questionando essa história de não ter senha para desligá-lo. Em menos de 2 min ele já estava desligado e não consegui rastrear. Como tinha o IMEI anotado, já passei para a operadora além de ter dado a ordem de apagamento remoto pelo Buscar Meu Iphone. DESOLADO! Comprei no dia do lançamento nos EUA. Aqui as operadoras estão vendendo por um preço absurdo. Por enquanto adquiri um Nokia com teclado QWERT. Que diferença! Tenho iPhone desde o 3GS e está sendo difícil me adaptar!!

  • Tailan

    Não tem como colocar tipo um rastreador de fábrica? Como por exemplo, algo conectado ao processador ou a algum compartimento vital que em si só já tenha um mini GPS e internet própria?

    Eu sei que é meio utópico, pois a internet teria que vir de algum lugar ou de alguma operadora, mas seria a solução pra esses tipos de problemas. O ladrão teria que abrir o iPhone e retirar a peça manualmente, mas isso poderia comprometer a estrutura do aparelho.

  • Alexandre

    Eu fui roubado num sábado, a bateria arriou, mas a sorte que quem comprou por 100 reais, na época era o iphone mais novo o 4, não sabia do find my iphone, na segunda o cara comprou carregador e tudo, consegui achar dentro de uma favela, fui com a polícia e recuperei. Pena que não reavi meu relógio, mas pelo menos recuperei algo

  • Pedro

    Concordo em partes.
    Por mais que os ladroes sejam realmente bem informados, e isso é verdade, eu acho hipocrisia pensar que “é melhor nada do que um pouco”.
    Claro que não é 100% seguro e, como disseram, nunca será! Mas acho importante a opção que tenho pelo iGotya de pedir senha.
    No mínimo da uma atrasada no meliante menos informado.

    • eu acho hipocrisia pensar que “é melhor nada do que um pouco”

      Estranho que não vejo em lugar nenhum usuários de Galaxy S3 ou Motorola Droid reclamarem disso, mesmo não tendo também nada parecido nem com o Find My Phone no Android. Mas aí para o iPhone, tem que ter e a culpa é da Apple. “Ela não faz NADA e quem diz o contrário é hipócrita“.
      Me pergunto se esta discussão é realmente imparcial ou alguns detratores não estão infiltrados para plantarem caô, como fazem em alguns portais brasileiros…

      • Angelo Rodrigues

        Desculpa iLex, mas não concordo com o “não tem nada parecido” – tem o Prey (http://preyproject.com/), tanto para Android quanto para iOS, que tem os mesmos recursos que o Find my iPhone/iPad/Mac, além de outros muito úteis. Por exemplo, você pode pedir para o Prey tirar uma foto com a webcam do MacBook, obter o nome das redes próximas, verificar alterações nos arquivos. É grátis para até 3 aparelhos e vale a pena testar!

  • Antonio

    Claro que dá para evitar roubos, mas não existe interesse das operadoras. Basta criar um código especial único por aparelho que seja ativado junto à sua operadora pelo dono para que no momento que o celular seja ligado e colocado um chip ele não funcionasse, poderiam até usar o IMEI. Assim o celular seria transformado em um peso de papel de luxo, daria para burlar isso? Talvez, mas sendo obrigatório o registro desse código único para o celular funcionar ficaria mais difícil clonar ou adulterar, inviabilizando em muitos casos a revenda e a receptação do produto roubado.

  • Vimprio

    Pra mim o que é mai certo no momento q for roubado ligar pra um amigo e já pedir pra ele localizar e apagar iphone.

    Pronto vai na loja e compra outro!

  • Guilherme

    Qualquer método de segurança deve ter uma “válvula de escape” para resolver problemas do usuário, mas podem ser usados para o mal. Por Exemplo, quem tem Jailbreak pode usar o Hard Reset para limpar o cache(não que o Jailbreak seja primordial para a Apple, mas acaba acontecendo,kkkk).
    Imagine a seguinte situação. Um ladrão rouba seu iDevice e faz um Hard Reset, sem ligar o aparelho. Chegando a um computador, coloca o aparelho em DFU e restaura-o. Se houvesse um vínculo com o Apple ID como seria? Logo no momento que o aparelho fosse ativado? Duvido muito, pois em dia de atualização, muito provavelmente os servidores da Apple seriam sobrecarregados, pois seriam muitos devices sendo verificados ao mesmo tempo. Enfim, como o iLex disse, se correr o bicho pega, se ficar o bicho come.

  • Fabio Nascimento

    Eu tinha um Nokia N8 e ele impedia o desligamento o aparelho estivesse bloqueado, mas também contava com esse recurso de desligamento emergencial.
    O caso é que estamos pensando nos “Profissionais do crime” mas quantos já foram assaltados por trombadinhas cracudos que vão pegar o aparelho seja lá qual for e vender por 50 reais?
    O Buscar é muito bom, verdade, mas acho que se não fosse possível desligar o aparelho com ele bloqueado (desligar no modo usual) o dono teria um pouco mais de tempo para fazer a localização.

  • Carlos

    Eu acho q a apple deveria ter no sistema um local que ficasse armazenado as informaçoes de localização, e que só pudessem ser apagadas qdo utilizado uma senha pre definida, mesmo q a pessoa restaure o sistema ele não consiga restaurar como um todo, de respente o mesmo local onde é armazenado as informaçoes do imei e n de série etc.

    Uma coisa legal que a sansumg utiliza q a apple deveria copiar é o de enviar uma msg com o novo chip inserido no iphone para numeros pré cadastrados…..

  • Bruno

    Tive a infelicidade de um iPhone 4s ser roubado nos EUA. Em Lãs Vegas, dentro do hotel, nas piscinas. Simplesmente levaram o celular. Lá o pessoal do hotel foram bem indiferentes, apenas afirmaram que nao tinha nada pra fazer, nem mesmo olhar nas câmeras.
    Fiz um bo na policia. Eles me pediram o IMEI. Expliquei q nao tinha no momento. Me deram um papel com instruções para enviar o IMEI para poderem bloquear o aparelho. Acabei esquecendo de enviar o numero a eles. Depois de 6 meses a policia de Vegas entrou em contato comigo por email solicitando novamente o IMEI para o bloqueio do aparelho.
    Interessante como a policia lá tenta ao máximo inibir esse tipo de roubo lá.
    Mas no fim nao tinha mais esse numero, pelo buscar o iPhone nunca localizei o celular, apenas sei que o novo usuário chama ele de Zuly.
    Depois disso eu uso o nopowerdown, que impossibilita de desligar pelo método convencional junto com o igotya.
    Nao resolve 100%, mas tenho certeza que já ajuda caso aconteça algo semelhante novamente.

  • @Felipesilvaevc

    Há 1 Mes atrás, tive meu iPhone 4S Roubado em uma Casa Noturna de SP.
    Quando Notei que não estava mais em Posse do Meu Aparelho, peguei um outro iPhone e iniciei o ‘Rastreamento’ pelo Buscar meu iPhone.
    Apos 10 minutos a pessoa ainda não tinha desligado o Aparelho, Eu Liguei (Procurando por mim) e uma Mulher disse quelá não tinha ninguem com aquele nome ¬¬’ kkkk

    Sai da casa, acionei uma Viatura, mostrei o Ponto de localização se Movimentando e eles não fizeram Absolutamente nada ! Sequer pedir reforço para que abordassem um carro nas proximidades com provavelmente 2 homens e 1 mulher.

    enfim … Antes de Voltar pra casa e devolver o iphone que peguei com meu amigo lá na festa, percebi que o Pontinho tinha FIXADO em um Local ! R: Herval ( Bairro: Belém)
    e quando cheguei em casa e entrei pelo iCloud o Ponto ainda estava lá, Funcionando.
    (https://www.facebook.com/photo.php?fbid=474080739326451&set=a.149469561787572.31676.100001735879243&type=3&theater)

    foi aí que eu fui fazer o B.O de Furto para poder talvez ir atrás do meu Aparelho.

    Peguei o Carro e saí da Z/S e fui parar lá no Belém, Exatamente aonde o Ponto de Localização Afirmava !. De lá liguei 190, expliqei a situação pra moça do COPOM e ela disse que “”Não Poderia enviar viaturas para Averiguação, pois caso o aparelho não fosse encotnrado lá os PMS poderiam responder por processo criminal” ¬¬’ … AÍ EU ENLOUQUECI E FALEI PRA ELA:

    “Então faz o seguinte: Já já alguem vai ligar 190 dizendo que um Louco com uma UZI (eu nao tenho UZI) Invadiu a casa dele e tá procurando um iPhone que roubaram e o GPS disse que tá lá !.

    imediatamente ela deslocou 2 Viaturas pra lá ! RIRAIRAIRAIRAIRAIRA
    quando as Viaturas chegaram, eu Exausto expliquei pra eles e falei que SÓ QUERIA MEU TELEFONE DE VOLTA e que eu ia bater na porta ALEGANDO QUE PERDI O APARELHO e ALGUEM DAQUELA CASA ACHOU ! e eles toparam e eu fiz isso .. bati lá mas saiu um Senhor de idade alegando que NINGUEM da residencia dele saiu na noite anterior ¬¬’

    FIQUEI COM CARA DE C#
    pq não podia fazer NADA em relação as Buscas internas da residencia e a PM Pouco se Fuuuuu pra mim e pro meu celular ¬¬’

    horas depois … O SINAL DO “Buscar meu iPhone” simplesmente constou o aparelho como DESCONECTADO ! … já era meu Aparelho, com fotos contatos importantes e etc …

    mas uma coisa um tanto “Curiosa” aconteceu :

    1 DIA DEPOIS ACHEI UM ANUNCIO (NOVO) NO MERCADO LIVRE
    DE UM iPhone 4S, 32GB, BRANCO e curiosamente com um pequeno Descasque nos 2 mesmos lugares que o meu tinha por R$ 1400,00

    Mas quando fui negociar com o Vendedor ou a pessoa que eu estava Desconfiado de ter Furtado ou Receptado meu Aparelho O ANUNCIO FOI FINALIZADO !!! kkkkkkkkkkk

    Uma Sequencia de Azar, porém Se o aparelho tivesse algum sistema de RASTREIO apenas pelo GPS, com base no numero de Série ou algo do Tipo + A Eficiência da Polícia aqui no Brasil.
    Ou então a Solução que dá o nome a este Post. Acredito Eu que Milhares de Usuarios Apple Teriam recuperado seus iphones perdidos, roubados ou Extraviado pelos correios. =/

  • Jao

    Senha pra TUDO, simples assim.

    Quer conectar em iTunes, pede senha do Apple ID.
    Quer desligar, digita senha.
    Hard Reset – pode dar, mas ao iniciar senha.
    Hard Shutdown(existe?) – digita senha que desligo querido
    DFU – senha para iniciar

    Se a Apple quer melhorar a experiência do usuário não pedindo muita senha, então que permita a ativação/desativação dos recursos, pedindo senha claro 🙂
    A maioria das coisas é atrelada ao Apple ID pq esses recursos também não poderiam?

    Ah esqueci a senha.. se ferrou tanso, vai ter que comprovar que o iPhone é teu em uma loja autorizada para que possam fazer alguma coisa.

    No Android eu testei um App chamado Prey que quando alterei o chip diretamente enviou um e-mail/sms para telefone de backup cadastrado que foi trocado o chip, poderiam adicionar isso tbm 🙂

    • Angelo Rodrigues

      Tem pro iOS também, apesar de alguns recursos não rodarem devido as restrições de segurança dele. Ainda assim, vale a pena instalar, segurança nunca é demais!

  • Mauro

    Há algum tempo eu mandei um email para a Apple solicitando à eles que se os mesmos quisessem resolver de vez a questão de roubos de iPhone no mundo era só entrar em contato. Desenvolvi (e ainda tenho todo o fluxo comigo) uma metodologia que torna o roubo de aparelhos impossível. Acontece que nem um “muito obrigado” eu recebi. Eu garanto que o método é infalível e só dependeria da Apple topar fazer os ajustes…. uma pena que vou ter de vender pra Samsung. PS: Isso não é piada.

  • Fabio

    galera , o certo é fazer o seguinte : Cuidar dos eu aparelho . A apple deveria crirar um sistema onde , não poderia de jeito algum tirar a senha . Ok , muita gnete vai dizer , e se eu esquecer a senha , se eu digitar errado , se eu … Porra faz igual a banco , vai lá e desbloqueia , assim a pessoa teria que ir na apple ou na operadora , ou tomar mais cuidado . O find my iphone só serve pra vc achar o iphone dentro de casa , tipo aquele botão que o cel sem fio tem pra vc achar ele dentro de casa . Minha amiga perdeu o iphone dela , claro que não conseguimos achar , essa merda do Find já tinha sido desligada , eu acho que a Apple quer mais é que as pessoas percam seus iphones , pois assim vão vender mais . Esta é a mais pura verdade , como podemos acreditar num app que localiza seu teelfone se nem mesmo a senha é algo seguro pois qualquer um consegue retirar ? O jeito é cuidar do aparelho

  • Fabio

    E como eu falei , infelizmente este serviço é um lixo ! Minha amiga perdeu o iphone dela , tentamos rastrear e deu aquela maldita mensagem . Fiquei tão P da vida , querendo saber o que poderia ter ocorrido , então eu restaurei o meu e instalei a conta dela , pra minha surpresa , o meu sumiu e o meu telefone virou o tel dela , isso quer dizer , quem restaura , passa a ter o tel . Depois restaurei e coloquei a minha conta , e logo o iphone voltou a ser meu . fiz isso como um teste , trocando o meu chip e trocando por um outro dela . para que vcs entendam , quando eu coloquei a conta dela como um iphone novo e liguei o Fmihone , so conseguia a char o dela , ao memso tempo entrei no icloud e tentei achar o meu , que eu tinha restaurado pra conta dela , não encontrava , depois que desfiz tudo e voltei pr a minha conta
    consegui , entao cheguei a conclusão que é uma merda mesmo , basta a pessoa trocar o chip e colocar uma conta que bye , bye , não tem mais o iphone

    Ela já está decidida a comprar um novo e acho que é exatamente esta a ideia da apple , por que quem tem apple , não consegue largar

    Elss querem mais é que vc compre outro

    E olha que ela conhece gente que trabalha em empresa de cell e disse que não tem como rastraear nada , nem por IMEi e ainda falou que essa parada do imei na maioria das vezes não funciona

    Mesmo com toda essa falha do find my iphone , a apple ainda é a apple e acho que devemos tomar mais cuidado , assim como tomamos com relógio , e outras coisas caras

    BAsta ler na net que vc encontra 1000 lugares pra desbloquear tudo , enfim mais uma vez apple maniacos

    vamos redobrar a nossa atenção

    Abraços

  • Delley

    PREZADOS,

    E SE FOR FEITO O RESET DO IPHONE AINDA VAI SER POSSÍVEL LOCALIZA-LO?

  • Lee Gomez

    1. Trabalhar em um bloqueio da gaveta (que só levando a apple para abrir, talvez)
    2. Configuração de fábrica com 3g/4g ativos
    3. Número de telefone vinculado ao iD de forma que se comunique com os servidores Apple (em modo segurança, geolocalização ativa e tal).

    Só após entrar com um iD e senha vinculado ao número, ser apresentada a opção de desativar a localização entre outras coisas.

  • Ritomar

    Pra ladrão não tem jeito mas ainda acredito que um bom mecanismo de segurança seria criar carregadores codificados assim como são as chaves de veículos.

  • Mirella

    Tive meu iphone 4 roubado hoje, no hospital do servidor público em SP. A velha que roubou, aproveitou que virei para puxar a cadeira para meu avô, deu uma encostadinha em mim e levou… Eu muito burra não me toquei na hora… a cadela desligou imediatamente e não consegui rastreá-lo.
    Bloqueei o chip e fiz a solicitação do bloqueio do IMEI através da VIVO que me disse que em até 5 dias úteis meu aparelho estará totalmente bloqueado, sendo impossível o uso e acesso de qualquer função… Será verdade isso? O atendente me informou que a pessoa não conseguirá sair a tela de início do iphone.
    Meu iphone é japonês, usava o Gevey Ultra Sim Card e não desbloqueei por ser muito caro e a versão dele era a 4.1 ainda, ou seja, a fdp terá que ser muito ninja pra atualizar para a última versão sem travar tudo, já que não existe o Gevey para isso. O pior que outro dia ativei as restrições e esqueci o código, digitei 43 vezes incorretamente e já tinha largado… kkkkk tem vários aplicativos bloqueados inclusive a própria app store…
    Eu já estava de saco cheio do meu iphone… MASSSSSS….
    Solicitei ao restaurante, as imagens da camera de segurança e amanhã irei buscar, apesar de saber que não terei meu iphone zoado de volta, nao vejo a hora de espalhar o vídeo na mídia pra que todo mundo veja a cara da mulher safada que roubou.

    • Mande para nós, teremos o prazer de divulgar. 😉
      Realmente ela terá que restaurar o iOS e fazendo isso, o Gervey deixará de funcionar. Essa se deu mal.

  • Tadeu Bonato

    A melhor forma de acabar com ladrões roubando celulares é ninguém mais comprar celulares de procedência duvidosa ou que saibam que é produto roubado.

    Muitos compram e quando ocorre com eles ficam reclamando.

    A coisa é simples, sem compradores acaba-se a oferta de aparelhos pelos bandidos, logo todos ficam mais tranquilos.

    Ok, você deve estar falando, mas o cara pode roubar para uso próprio. Sim, mas você pode bloquear o MEI. Ah, mas existem lojas que alteram o MEI. Isto ocorre devido a grande quantidade de celulares bloqueados, uma grande demanda. Sem isto não teriam pessoas fazendo o desbloqueio, apenas as autorizadas.

    Talvez o maior culpado disto tudo seja “nós” mesmos.

  • kallef

    Ah apple deveria nos passar informações de localização do aparelho, mesmo com o buscar iphone desligado, duvido que eles não tenham essa informação. afinal somos os verdadeiros donos do produtos.

  • Ed

    Ontem roubaram meu iPhone 5 em uma festa Rave e solicitei o bloqueio do Imei na operadora, o localizador não estava funcionando e o celular dando desligado. Por isso resolvi bloquear o imei, existe algum tipo de bloqueio com a Apple que impeça que o iPhone seja restaurado no iTunes??

  • Stenyo Avila

    Só pra confirmar:
    ” Meu iPod touch foi roubado ontem. Estava com senha forte (que precisa de letras, numeros e caracteres) e se não me engano com Wifi desligado. Já acionei o “apagar iPod” no iCloud.
    Pergunta: Mesmo se ele der Reboot no iTunes fizer um “novo ipod com novo dono” no iTunes, ao conectar na internet Ele será apagado? Ou não. ao dar Reboot a funão “apagar meu ipod” perde sua função porque está em meu ID Apple?

  • mariana

    Óla ,

    Minha irmã , estava com meu cel , quando colocou uma moça para falar ,em qualquer coisa que faiz no iphone 4 ,e agora a minha senha não vai , cada vez que eu erro a senha , aumenta os minutos e a senha esta certa , porem quando eu coloco fala as letras nao os números …. ME AJUDEM

  • Rodrigo

    Pessoal,

    Um case (capa) com senha não seria nada mal hein?! Sabe aqueles cases que parecem um livrinho? Para abrir ele a pessoa deveria digitar uma senha…não sei se resolveria por muito tempo, mas dava tempo de pelo menos tentar acessar algum computador e localizar o iphone, e já informar a polícia … hehe

  • Galera, pensa comigo… como será que hackearam o play 3? ou o xbox?
    não existe sistema perfeito! tanto em hardware como em software… por ex. o sistema de gps do iphone, é só vc danificar a plaquinha responsável por ele… e o software do iphone… os caras q manjam conseguem desviar comandos do processador.. ai um nego desse posta na net ou vende… td isso por reconhecimento e dinheiro…
    entao nao há como escapar … sempre terá alguém q vai conseguir derrubar seu sistema de segurança ‘-‘
    A única solução é orar para q Deus venha tomar posse do coração das pessoas desse mundo, acabando com a maldade de seus corações!

  • kaah

    Me tirem uma duvida, se o sr ladrao roubar meu iphone, e restaura-lo, ele nao fica mais vinculado com a minha conta do icloud pra poder usar o find my phone? se o receptador criar sua conta na inicializaçao do aparelho ele nao fica vinculado nas 2 contas ? tive o meu roubado a 2 semanas e todos os dias olho no site do Icloud para rastrear o meu. Não perd as esperanças.! ME AJUDEM

  • Flavia Campos

    Ola perdi meu iphone sexta feira, só que estou com muita dificuldade de acha-lo pelo buscar iphone por que? Me roubaram um iphone 4s no começo do ano só que eu apaguei todos os dados deles ate o buscar iphone estou com medo de não achar o meu 5 pq uso o mesmo id apple do antigo isso é possível? O meu id atual estar ativo com busca Iphone me ajuda estou desesperada obrigada! T.T

  • Anonimo

    No iphone 5 daria para colocar “senha” para desligar, a senha seria pela impressao digital no botao home,
    se a apple adotasse isso seria muito bom para os donos do iphone 5.

  • paulo

    É amigos mas agora no novo IOS 7.0.2 tem uma novidade no quesito segurança , se vc perder seu iphone ou ser roubado nao tem mais como a pessoa ou o ladraozinho de iphones restaurar ele de fabrica e sair usufluindo de seu aparelho , mesmo em DFU e mandando bala no ITUNES nao vao conseguir ativar ele , a pessoa ate consegue fazer o processo de restauração , mas depois que vem o sistema de segunça ! vem pra configurar o idioma depois regiao conectar a uma rede wifi ou ITUNES e agora vem a surpresa pro iphone ser ativado pede a senha e o ID do proprietario ou seja o dono verdadeiro , nao tem magica pra sair dessa tela , ou digita o ID e a senha ou o iphone nao ativa , nao adianta por seu ID ou qualquer outro tem que ser a do proprietario pois a senha dele ficou guardada nos servidores da apple ou seja só serve pra peças… boa né pelo menos ninguem vai sair usando seu iphone depois de uma restauração como era antes .

  • cmte

    Namorado da minha filha esqueceu iPhone 4S PT no taxi. O taxista caiu na besteira de ligá-lo e desliga-lo dias depois. Pronto!, localizamos e ele – policial -, não teve como não devolver com conversa mole.

  • Ronaldo

    Se eu desligar o buscar do meu iphone 5 com minha senha, poderei mesmo assim ser localizado? Pelo que li, se eu retirar o chip do meu iphone, ou desligá-lo momentaneamente, também não serei rastreado… Procede? Abraços

  • Paulo

    A questão é muito mais simples galera…O fato é que, igualmente as indústrias automobilísticas, as empresas fabricantes de aparelhos telefônicos móveis só tem a ganhar com “industria do roubo e do furto” . Mesmo que houver qq meio 100% seguro (oq duvido que já ñ o tenha), nunca será lançado no mercado.

  • Edson Bedana

    Eu so acho que eles deveriam mudar duas coisas:
    1 – Desligamento para reinicio, afinal se houver o travamento (o que comigo não aconteceu ainda) vc reinicie o aparelho, não desligue. (eu não conheço ninguém com iphone que precisou deixar ele desligado, mas se acaso ocorrer, ele faz isso com o telefone desbloqueado)
    2 – O Iphone procure redes abertas constantemente, se encontrar conecta, envia a localização e desconecta.
    Acredito que com isso mesmo que o levem conseguirão reiniciar o aparelho que logo tentará enviar soa localização. (não é infalível, mas já é algo)

  • Navi

    Pessoal eu tenho uma solução que seria muito simples pra Apple implementar,
    O Iphone já vem com uma “chavinha” pra tirar o chip correto? tudo que a apple precisa fazer é uma chave especial para cada iphone assim teria um botão de desligar/reset total dentro do compartimento do chip e pelas configurações escolher se deseja habilitar a opção de desabilitar o desligar padrão do aparelho e assim só seria possível desligar ou remover o chip quem tiver a chave, claro que os ladrões poderiam destruir o compartimento mais precisariam danificar o aparelho e até conseguirem isso daria tempo pra rastrear pelo find my iphone. #apple #Ficadica

  • Marcio Tavares

    ela nao se preocupa com o desenvolvimento de programas como esse que impede o desligamento do celular por varios motivos porem um dos maiores e diminuir as vendas cada iphone roubado

  • Jade Britto

    Então deveriam reforçar o aparelho a não ter travamento e colocar sim senha para desligar e para abrir a janelinha do chip. Até pq agr não está barato o iPhone como antigamente.

  • _Yuli_

    Não acho que seja inviável. Ela poderia colocar como uma opção para os usuários que quisessem, pois pode ser que nem todos os ladrões partam automaticamente para o desligamento forçado. E sendo opcional, seria como o iGotYa, que nem todos os usuários teriam habilitado, fazendo com que só os ladrões mais prevenidos não enfrentassem problemas no desligamento.

  • Robert Alves

    como faz pra reiniciar o aparelho caso precise ?

    • Pessoa anonima

      Ele senta e espera a bateria acabar.