DicasTutoriais

[Manual BDI] Como descobrir o IMEI do seu iPhone

Há um código no seu celular que muita gente só dá importância quando o dispositivo é roubado: o número IMEI. É a identificação única de cada aparelho, e é através dele que você pode recuperar o seu iPhone caso ele seja perdido ou roubado. No último final de semana, saiu uma reportagem contando o excelente trabalho da Polícia de Porto Alegre em encontrar os donos de mais de 1.500 celulares roubados e recuperados em ações policiais. Isto só foi possível graças ao IMEI, que geralmente é informado no momento do registro da queixa.

Mas muita gente não sabe o que ele é e nem se preocupa em guardá-lo, só lembrando dele quando o pior acontece.

Neste artigo você verá como descobrir o IMEI do seu iPhone, mesmo que você não tenha mais o aparelho em mãos.

Introdução

IMEI significa International Mobile Equipment Identity (Identificação Internacional de Equipamento Móvel). Todos os celulares do mundo possuem um, que é individual e intransferível. Mas por que você precisa dele?

Bem, em casos de perda ou roubo, a primeira coisa a fazer é prestar ocorrência em uma delegacia ou posto policial, informando a identificação do aparelho. Depois, este mesmo IMEI pode ser informado à operadora, que pode bloquear o aparelho para deixar de funcionar no Brasil.

A Apple também usa o IMEI para identificar iPhones bloqueados na ativação do iCloud. Há uma ferramenta que impede que você compre um aparelho roubado, o que ajuda muita gente.

Apenas dispositivos que transmitem sinais telefônicos é que possuem IMEI. O iPod touch, por exemplo, não possui, e no caso do iPad, apenas as versões com entrada para o chip telefônico (versão Cellular) é que possuem.

Com o aparelho em mãos

Se você ainda está com o aparelho, há diversas maneiras de encontrar o IMEI dele e anotar em um lugar, para o momento que precisar.

– Pelo teclado numérico

A forma mais fácil de verificar o IMEI de qualquer celular é digitando a sequência *#06# no teclado numérico do aparelho, mesmo com ele bloqueado. Na tela, o código aparecerá na hora.

IMEI

– Pelos Ajustes

Se por algum motivo você não puder usar o teclado do iPhone, pode ver a informação nas configurações do sistema. Abra Ajustes > Geral > Sobre e você verá o IMEI entre diversas outras informações.

Nesta tela você pode copiar o código, tocando nele por 2 segundos.

IMEI

– Na parte externa do dispositivo

Se o iPhone não puder ser ligado, ainda há maneiras de saber o IMEI dele. A partir do iPhone 5 (2012) até o iPhone 6 (2014), a Apple estampava o IMEI inteiro na parte traseira do aparelho, onde se encontram as informações regulatórias.

IMEI

No novo iPhone 6s (e 6s Plus) não aparece o IMEI na traseira. Aliás, nem nos modelos mais antigos, como o iPhone 3G, 3GS, 4 e 4S. Nesses casos, o código está mais escondido, impresso na bandeja do cartão SIM. Tire-o e você encontrará o número lá.

IMEI

– Ao conectar no iTunes

No iTunes você também pode ver o seu IMEI quando conecta o aparelho. Na aba do iPhone, clique 2 vezes onde aparece o número de telefone, e você verá o código IMEI. Clicando com o botão direito do mouse é possível copiar o número inteiro e usá-lo onde quiser.

IMEI


Se você não estiver mais com o aparelho

Ok, você não está com o aparelho, mas precisa saber do IMEI dele, pois não tinha anotado.
Como fazer?
Calma, tem como saber, se você tiver sorte.

– Na caixa original

Se você ainda tiver a caixa original do aparelho, pode ver o IMEI impresso na parte de baixo dela.

IMEI

– No backup do iTunes

Hoje em dia quase ninguém mais faz backup no iTunes. Mas se você é um dos que fez, ficará feliz em saber que isso permitirá que você descubra o IMEI do seu aparelho desaparecido. Abra o iTunes e vá no menu Preferências. Clique na aba Dispositivos e coloque o mouse sobre um dos backups feitos do seu iPhone (tenha certeza que é o backup dele e não de outro aparelho). Aparecerá as informações dele, junto com o IMEI.

IMEI


Previna-se

Estar preparado para momentos ruins é a melhor forma de amenizar os problemas. Por isso, anote desde já o IMEI do seu aparelho e deixe-o em um lugar onde você possa encontrá-lo facilmente em caso de perda ou roubo (nas Notas do iCloud.com, por exemplo).

 

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Beñat Vizcay Branco

    Acho legal se vocês falassem da assistência técnica oficial da Apple no Brasil, já que ela existe e poucos utilizam a maneira “oficial” na hora de arrumar seus celulares. Início do mês estarei enviando meu iPhone 6 para arrumarem a tela e gostei muito do atendimento.

  • Thiago

    Acho que também dá pra ver na página do iCloud.com e/ou no site do Meu Apple ID.

    • Não dá mais, Thiago.
      Antes até dava, mas agora a Apple só mostra parte do IMEI, o que é uma pena, pois ajudava quando se perdia o aparelho.

  • Rafael Gomes

    Só de ouvir falar em IMEI, me dá uma coisa ruim… 🙁
    Sempre comprei meu iPhone direto na loja, sem nenhum programa de trocas, até achar “vantajoso” o programa Claro Up.

    Com 4 meses de uso, meu iPhone apresentou alguns problemas(é aí que imaginavam começar todo o pesadelo…) Pelo contrário, levei na loja da Apple no RJ, verificaram o problema e me deram um novo aparelho, com um novo IMEI.

    Liguei para a Claro, para verificar o processo a ser feito devido a garantia ter substituído o aparelho, e simplesmente não souberam informar absolutamente nada nem na loja nem no SAC.

    Com 1 ano de Claro Up, eis que me dirijo a loja para devolver o iPhone e fazer o tal upgrade pelo novo e: Negado. O IMEI não batia com o cadastrado, como já desconfiava. Foi aí que começou todo o transtorno.

    Mandaram ligar para a Seguradora atualizar, a Seguradora Assurant sem nenhuma informação ficou empurrando para um e outro… Milhares de Protocolos… Ouvidoria… Várias informações desencontradas… Até hoje nada fizeram… Não sabem o que fazer… 🙁

    A Apple fantástica soluciona o mais difícil e a Claro não consegue atualizar um simples IMEI(que na verdade, alguns atendentes nem sabem o que é IMEI, EMEI, EMAIL?).

    iLEX, você não faz ideia do quanto de reclamações de outros clientes que tiveram seus iPhones trocados pela garantia… Simplesmente desamparados sem quaisquer perspectivas.

    Bem triste! 🙁

    Fujam do Claro Up, ou rezem para não apresentar defeitos no iPhone.

    • Rafael, sua história nos interessa. Entrarei em contato por email para você nos contar melhor isso. Nossos leitores precisam ser alertados.

      • Rafael Gomes

        Nossa! Show! Podem contar comigo!
        Existem muitas faltas de informações dentro do “tal benefício” que a Claro diz oferecer.

        Fazem a maior propaganda de que o cliente poderá ter todo ano seu iPhone trocado e no fim, falta conhecimento, capacitação e preparo por seus atendentes.

        Posso relatar tudo certinho para vocês. É um total descaso com o cliente.

        Tu se sente humilhado, como se tivesse pedindo uma esmola. 🙁

        • Carlos Eduardo Brabosa

          ola amigo meu amigo ganhou um iphone 6 de uma pessoa que lhe devia então pagou com um dinheiro mas o que acontece e que o iphone é um de cor prata e quando verificar ele no site esta constando que é um iphone cor Dourado e no numero de serie está constando que um produto substituído po não intendi nem ele por acaso vc ou alguém ai pode me da essa
          informação?????

    • Cristiano Matos

      Rafael, comprei um iPhone 6s+ esse mês e precisei da garantia, pois a tela apresentou defeito. A Apple me enviou um e-mail com os dados do aparelho original e do modelo de substituição (IMEI, serial, etc.), e pediu para eu guardar esse e-mail para eventuais comprovações futuras da troca. Será que com esse e-mail e com a nota fiscal da troca (enviaram uma nota com o valor da troca) você não consegue resolver seu problema na Claro?

      • Rafael Gomes

        Infelizmente, não, Cristiano!
        A Claro simplesmente lançou o “Claro Up” e não se preparou por essa condição que todos nós podemos passar que é ter nosso aparelho substituído por um novo em caso de defeito pela garantia. No atendimento ao Cliente, os atendentes dizem que só podem passar informações do programa. Qualquer outro procedimento é direto com a loja. A loja por sua vez diz que é com a seguradora. E a Seguradora desconhece o Claro Up em sua totalidade, demorando para atualizar o IMEI e prejudicando.

        Te aconselho buscar essa atualização no seu cadastro do Claro Up desde agora, até que consiga. Porque se não poderá passar pelo que estou passando. Poderia até dizer que é um caso isolado… Algo que talvez eu tenha tido o azar, mas o caso também ocorre com outros usuários. ReclameAqui está cheio de reclamações. Como um fã da maçã, me senti totalmente enganado. Sabe aquela sensação de que você está sozinho, desamparado? bem essa…

    • Carlos Eduardo Brabosa

      ola amigo meu amigo ganhou um iphone 6 de uma pessoa que lhe devia então pagou com um dinheiro mas o que acontece e que o iphone é um de cor prata e quando verificar ele no site esta constando que é um iphone cor Dourado e no numero de serie está constando que um produto substituído po não intendi nem ele por acaso vc ou alguém ai pode me da essa
      informação?????

      • Danielle Guse

        Comprei um aparelho novo, iphone 6 tem 20 e la no sistema consta q meu aparelho é prata e n tem mais garantia.. quase igual ao seu problema. Agora estou com problema no cel e n posso mandar nem pra loja q comprei, pq comprei fora do pais.. já aconteceu com mais alguem isso?

  • JP

    Comprei um IPhone, mas ele foi extraviado antes de chegar pra mim. Pela invoice da Apple Store, tenho o Serial Number. Será que só com isso consigo fazer o bloqueio?

    • Uma vez mandei meu iPhone pra assistência e na volta a transportadora extraviou ele, entrei em contato com a Apple e logo trataram de correr atrás da transportadora, pois caso não fosse localizado e entregue seria reposto por outro aparelho, claro que nisso a Apple com certeza faria a transportadora pagar.

  • Fábio Lucio

    Depois do bloqueio pelo ICloud, parei de dar atenção para o Imei. Sem a minha senha do iCloud não vão conseguir ativar o meu iPhone. Existe um motivo para continuar preocupado com o Imei? Valeu Ilex

    • Joel Hamad

      Boa pergunta!

    • Henrique A.

      Sim, em alguns estados a polícia mantém os imei dos telefones que foram furtados/roubados no sistema deles. Caso algum meliante seja preso com telefones suspeitos, os imei são consultados. Você tem chance de reaver seu telefone.

      • Fábio Lucio

        Valeu Henrique, muito boa observação.

      • Junior Rinaldi

        mas o buscar nao faz a mesma coisa? ja que é sua a conta….

        • Henrique A.

          Junior, são coisas diferentes. Esse registro do IMEI no B.O. não tem nada a ver com o rastreio do telefone. Vou te dar um exemplo pra ver se fica mais claro: Suponha que a polícia prenda um meliante com vários telefones roubados. A polícia verifica os IMEI desses aparelhos e consulta no sistema deles se alguém registrou furto/roubo com esses IMEI. Caso o IMEI de algum dos aparelhos coincida com os registros de B.O.s anteriores, a vítima é acionada na delegacia. Além de fazer reconhecimento do criminoso, a polícia pode devolver o aparelho à vítima.

          • Junior Rinaldi

            A mesma coisa que digo é recuperar seu aparelho. Não entra na minha cabeça a polícia me ligando pra devolver meu aparelho roubado. Salvo se eu fosse quem produz/distribui…

            • Henrique A.

              Conheço 2 pessoas próximas que já tiveram seus telefones localizados e devolvidos pela polícia.

  • Jefferson Soares

    Sempre faço backup no iTunes quando sincronizo minhas músicas.

    • Fabio Freitas

      Tem como desabilitar essa função de sempre fazer o backup após apertar sincronizar??
      Toda vez eu quero passar uma música nova pro cel e a cada sincronização, a cada 5 min ele quer fazer backup, oq demora uma eternidade… não sei se é meu pc que é antigo, mas quando eu aperto pular etapa de backup ainda demora um tempinho até começar a passar as musicas…

  • Francis

    Um post da melhor qualidade! Mais um serviço de utilidade pública do BDi. Parabéns à equipe.!!

  • Enzo Lorenzon Tosi

    Tive que ajudar minha mãe, que teve seu iPhone furtado recentemente. Claro que ela não tinha anotado o IMEI e nem mais caixa ou backup do iTunes (ela nem usa computador). Liguei na Apple, informei o ocorrido e pedi o IMEI. Eles enviaram o mesmo para o endereço de e-mail do iCloud dela. Acho que vale incluir essa alternativa no artigo tb…

    • Mayck Barbosa

      Oi Enzo, gostaria de saber quais informações eles pediram. Falei com um atendente da Apple mas ele disse que não possível fazer isso.

  • Hernon Rosa

    Porque no texto é mencionado que quase ninguém mais faz backup no ITunes? Como são feitos os backups atualmente ?

    • sheldonDS3

      iCloud

  • Aline Maia

    EU AMO VOCES DE TODO O MEU CORAÇÃO. Estava triste sem o meu imei, ate que vi essa dica de encontrar pelo backup do itunes, q não tinha visto em local algummmmmm. estou hiper feliz

  • igor

    oi, gostaria de saber, comprei um iphone e o imei mostra que está previnido, o que isso significa??

  • Bruno Pereira

    Gostaria de uma informação, eu tenho um iphone a alguns anos. Durante a portabilidade do meu número de uma operadora para outra meu emei foi parar na lista de perda, roubo ou furto. Obviamente depois de tantos anos e mudança de residencia não sei onde se encontra a nota fiscal. Alguém sabe como posso proceder?