Notícias

Vale a pena comprar o novo iPhone 6s?

Dia de lançamento do iPhone 6s no Brasil e a velha pergunta se sempre: vale a pena? O Blog do iPhone vai levantar alguns pontos do novo modelo para ajudar você a decidir o que é melhor para você.

Lançamento morno

Diferente dos outros anos, não aconteceram lançamentos na madrugada ou festas noturnas com grandes filas. A Apple sabe que o preço desta vez será um grande limitador de compras. Não que o iPhone alguma vez tenha sido barato, mas a atual situação econômica do país faz o preço ser altíssimo até mesmo se comprar lá fora (leia nosso artigo a respeito disso). Portanto, muita gente provavelmente irá se segurar antes de trocar de aparelho, bem mais que nos outros anos.

Decisão de compra

É claro que há diversos fatores em jogo e cada caso é particular; não podemos generalizar. Há muita gente que não pode ou se recusa a pagar tanto por um celular, mas há outros que não se importam em investir em um novo modelo, pensando nos benefícios que ele irá trazer. Ou então quem conseguiu vender o modelo antigo por um bom preço e agora só complementa um pouco para comprar o novo, coisa difícil de fazer quando se compra um aparelho de outra marca, por causa da forte desvalorização que eles sofrem.

Vários são os motivos legítimos de fazem as pessoas comprarem um iPhone. Uso no trabalho, alto valor de revenda, ou até mesmo para se aparecer para os amigos. Não importa, o fato é que cada um tem o direito de decidir o que fazer com o próprio dinheiro.

Se você decidir não comprar o iPhone 6s porque o preço é absurdo, você está certo. Se você decidir comprar, porque acha que vale o esforço, você está certo também. Cada caso é um caso, e se você é daqueles que julga quem decide pagar por um novo iPhone, você está errado.

Características

Por uma questão óbvia, o novo iPhone 6s é hoje o melhor iPhone já feito. Ainda bem, pois o dia que a Apple fizer um iPhone pior que o anterior, a coisa não estará bem… 😛

O processador A9 (mais potente) e a memória RAM maior (2GB) fazem o aparelho ter uma ótima performance principalmente quando se faz várias coisas ao mesmo tempo, como abrir diversas abas do Safari enquanto você escuta uma música e o GPS roda em plano de fundo. Porém, eu particularmente não notei uma mudança visível em termos de uso normal dos aplicativos, em relação ao iPhone 6. Esta mudança foi notada, no entanto, quando colocamos o aparelho na mão de uma usuária de iPhone 5s, que comentou sem nem mesmo perguntarmos, que o aparelho era muito mais rápido e responsivo que o dela.

O 3D Touch é viciante. Depois que você se acostuma a usá-lo, vai se pegar constantemente tentando apertar a tela quando mexer em outro aparelho que não possui a função, como o iPad. Mas você precisa realmente mudar seus hábitos para isso, pois há muitos que compraram o iPhone 6s, mas não se acostumaram a usar muito o 3D Touch. Ele é muito prático ao permitir acesso aos atalhos dos aplicativos, o que faz você ir direto ao que quer antes mesmo de abrir o app.

O sensor de digitais Touch ID também está absurdamente mais rápido. É muito comum o pessoal estranhar o fato de apenas apertar rapidamente o botão frontal do iPhone e ele já desbloquear a tela. Eu, por exemplo, uso muito o atalho da máquina fotográfica da tela bloqueada quando quero tirar uma foto rápida, mas com o Touch ID novo fica quase impossível usá-lo, pois quando toco no botão, a tela já desbloqueia. Tem gente que está descadastrando do sistema o dedão, para isso não acontecer mais.

As Live Photos foram bastante destacadas pela Apple como uma grande novidade. Mas como já falamos aqui, não é uma função que nos chamou tanta a atenção. É interessante em momentos específicos (como fotografar crianças, cachorros ou algo especial), mas para o dia a dia não é algo que vá mudar a sua vida. Tirar foto de prato de comida, por exemplo, não será tão legal assim.

Uma coisa bacana é que agora as fotos feitas com o novo aparelho são em 12 megapixels. O iPhone 6 já era ótimo em tirar fotos, e pelo menos no meu caso já substituiu a câmera digital clássica em viagens. Agora, am imagens são ainda melhores, com uma resolução maior. A câmera frontal (FaceTime HD) também ganhou um belo upgrade e agora faz fotos de 5 megapixels. O recurso Flash Retina é bem legal e ajuda bastante em ambientes de menor luminosidade. Confira um comparativo que fizemos entre as imagens.

Vale a pena a compra?

Nós estamos usando o iPhone 6s há 8 semanas, desde que foi lançado nos EUA. Por isso, podemos avaliar se vale a pena ou não adquiri-lo. E seremos sinceros quanto a isso.

Ele é ótimo, rápido, o 3D Touch é viciante e quem comprá-lo provavelmente não irá se arrepender. O que não significa que a compra seja indicada para todo o tipo de usuário. Dividimos aqui em grupos para definir melhor para quem vale mais a pena ou menos, dependendo de suas características.

Para quem já possui o iPhone 6

Sinceramente, se você já possui o iPhone 6 e está feliz com ele, talvez não seja ainda o momento de investir em um novo iPhone. As novas funções são legais, mas são evoluções do que você já conhece. Não traz, na nossa opinião, nenhuma função revolucionária que seja um ótimo motivo para você trocar. O mesmo design e tamanho de tela fazem você, muitas vezes, esquecer que trocou de iPhone.

Para quem já possui um iPhone 5s

Nesse caso, você tem que ponderar bem o que fazer. Se você trocar para um iPhone 6s, certamente sentirá a diferença de performance e até de tamanho, pois a tela é maior e isso contribui para a percepção de mudança de experiência. Porém, o iPhone 5s ainda é um ótimo aparelho e se você estiver bem com ele, talvez seja o caso de esperar para trocar só no ano que vem. É você quem deverá decidir isso, avaliando suas possibilidades financeiras e suas necessidades com ele.

Para quem possui um iPhone 3GS, 4, 4S, 5 e 5c

Os que usam um modelo mais antigo, notarão uma grande diferença ao passarem para o iPhone 6s, tanto no tamanho da tela quanto na performance cotidiana. Se você decidiu trocar de iPhone e juntou dinheiro para isso, não irá se arrepender com o novo 6s, que traz muitas coisas legais e realmente muda o jeito que você está acostumado a lidar com o iPhone.

Se a grana estiver mais curta, você pode optar também por comprar um iPhone 6 (2014) usado, que é menos caro e também trará diferenças notáveis em relação ao aparelho que você usa hoje. Mas nós aqui sempre acontelhamos você comprar, se puder, o modelo de geração mais nova, pois assim você ganha no mínimo um ano a mais de vida útil (ele aceitará atualizações do iOS por mais tempo).

Para quem quer um iPhone Rosê ou Dourado

Se você adoraria ter um iPhone Rosê, a única maneira hoje de fazer isso é comprando um iPhone 6s, pois esta opção de cor não existe em outros modelos. E a Apple descontinuou a versão dourada em modelos antigos, deixando apenas para o último lançamento.

Para quem não possui um iPhone

Se você não é usuário de iPhone, mas quer começar a ser, a escolha do modelo vai depender muito de sua condição econômica. Se dinheiro não for problema, invista sempre no mais novo e você poderá aproveitar ao máximo todas as vantagens de se ter um dispositivo Apple. Mas se a grana for mais modesta, o ideal é você optar em um aparelho usado, para pelo menos ser introduzido no mundo da Maçã. Quem começa a usar, dificilmente quer sair. 😉

Mas lembre-se que quando mais antigo for o aparelho, menos performance ele irá ter. Evite também capacidades baixas, como 8GB, pois isso limitará bastante sua experiência de uso.

Onde comprar

Este ano vimos algo atípico: os preços no Brasil não trazem grandes diferenças em relação ao preço do aparelho comprado no exterior, se considerarmos o valor à vista, com descontos. Se fizermos o cálculo do preço em dólar de um iPhone 6s comprado nos Estados Unidos, incluirmos os impostos locais, mais o IOF de compras no exterior (6,38%), câmbio turismo e gastos que se tem em uma viagem, chegamos à conclusão de que a diferença de valor é bem menor do que em anos anteriores. E essa diferença é ainda menor no modelo de 128GB, faça a conta.

Então, se você decidiu que quer comprar um iPhone 6s, optar pela compra aqui no país pode ser uma opção válida em certos casos. Com a vantagem que você pode parcelar se acha que assim fica mais fácil para você. Mas se você puder, procure sempre comprar à vista, para conseguir um bom desconto. Neste ano, é possível diminuir em R$500 o valor do iPhone, para quem tem o dinheiro na mão.

O ideal é pesquisar. Procure sua operadora e converse com eles sobre qual preço que eles podem fazer para você de acordo com o plano que você tem (mais saiba que eles não gostam de facilitar muito no preço do iPhone). Ou então procure em várias lojas antes de decidir pela compra. Veja abaixo alguns sites que estão vendendo o iPhone, e seu preço à vista, com desconto:

Conclusão

De novo: se você achou absurdo o preço dos novos iPhones, não compre. Os valores estão bem altos e nunca vale a pena comprometer o orçamento doméstico por causa de um celular, videogame ou qualquer outra coisa que não seja essencial. Mas se você quer muito o novo iPhone e pode comprá-lo, não seremos nós quem diremos para você não comprar. Se você juntou dinheiro, ou ganhou uma boa grana na revenda do seu iPhone novo, garantimos que você não irá se arrepender da compra, pois o aparelho é muito bom. Cada um sabe o que faz com seu próprio dinheiro e tem todo o direito para isso. O importante é ser feliz. 🙂

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Gabriel Tecilla

    Onde eu acho um iPhone 6 por um preço melhor?

    • Leonardo Souza

      to vendendo o meu a R$2500

      • Raphael Lobo

        64gb?

    • cesar 1989

      aqui no forum tem opção venda de iphone, tem um pessoal confiavel.

    • Fernanda Costa

      Comprei o meu vendo um anúncio no Forum, novo…vendi meu 5s e ficou um preço bacana.
      Irreal, para mim claro, pagar 4300 num aparelho

  • Ótimo artigo. Parabéns! 🙂

  • Arley Anjos

    EU acho interessante o sistema da Claro, o tal do Claro Up, que vc divide em 24x e troca todo ano, mas eu sou cliente Vivoe a cobertura me atende muito bem. Sacanagem só a claro fazer esse esquema, la fora a propria apple faz 🙁

    • Maciel Meireles

      Penso exatamanete igual, inclusive sou da mesma operadora vivo.

    • Marlon Santos

      Gosto da ideia do claro up, mas muita gente discorda porque um aparelho financiado em 24x é absurdo. Nesse caso, enxergo o plano como uma alternativa pra quem gosta de trocar todo ano de aparelho, porque se for pensar, vc acaba pagando metade do valor dele no período de 1 ano e logo depois substitui. Pessoas que não têm esse costume, devem pensar 2 vezes antes de comprar. A claro em si não tem me dado dores de cabeça. O sinal de internet é excelente! Era cliente vivo mas depois que houve a intergração com a telefonica o nível de serviço começou a cair e mudei. As vezes vale a pena pesar e considerar alguns pontos!

      • Henry Ford

        Cara, sou cliente claro up e posso dizer com propriedade que não compensa tanto. Explico: primeiro, os planos disponibilizados são a partir de 200 e pouco, pra ter uma franquia de dados e minutos em boa quantidade, sendo assim, voce paga o valor do plano + o aparelho na mesma conta. Ou seja, vai morrer todo mes mais de 300 reais em uma conta. Ok que você paga metade do aparelho e troca pelo novo, mas com essa conta cara, você consegue pagar um iphone a vista e fazer um plano mais em conta e depois de um ano, vender seu iphone e trocar por um novo completando a diferença;

        Segundo: se você quiser desistir do plano a qualquer momento, você tem que pagar o valor remanescente do aparelho + a conta mensal, tudo em uma unica fatura que virá no mes subsequente.

        Resumindo: se você comprar um iphone e cuidar bem dele nesse 1 ano de uso até o proximo modelo e fizer um plano bacana a um preço justo, o valor gasto ao fim de um ano sera menor que o do plano da claro com o aparelho, pois você paga metade dele pra claro mas perde pelo valor alto da conta que paga. Essa é minha opinião! Abraço

        • Thiago Buccos

          Eu também sou cliente Claro Up e não tenho do que reclamar. Minha conta anteriormente já era próximo(às vezes até mais) ao valor do plano do plano inicial/médio da Claro. Ou seja, no final eu acabo pagando “apenas” o valor do iPhone dividido em 24x. Que no final de 12 meses, mal paga um Plus novo de 64 que escolhi. Resumindo, para mim é vantagem. Trocarei no caso sempre de aparelho. Vai de cada um.

    • Leonardo Negrisoli

      Eu acho que é questão de tempo pra Apple fazer aqui.
      Torcendo aqui tbm 🙂

    • Bruno

      Voces sabem quanto vai ficar o iPhone 6S Plus de 64Gb no plano Claro Up ?
      Nao consegui achar pela internet.

      • André Sanches

        tbm quero saber

        • Robson Oliveira

          No site da Claro vc se inscreve e eles te ligam, pelo que entendi depende do plano que você escolher.

      • Marcelo

        Então, fui na loja da Claro ontem e um 6S de 64GB está custando R$214 reais mensais a parcela do aparelho, sem contar o plano! o.o quase caí! Eu pago R$114 pelo meu 6 de 64GB que adquiri com o plano ano passado. Foi um aumentou de ~ apenas ~ 100 reais esse ano (rs). Então, decidi não trocar e esperar o ano que vem (:

    • Guilherme Bezerra

      Voce paga a metade do aparelho e perde ele no final, e a claro pode aumentar o valor da oferta o iphone pode chegar a 5 mil reais… Vale a pena?

      • Alex Aguinaldo

        o valor que você paga seria o que você reembolsa no próximo ano para a revenda e investiria no novo aparelho! meu aparelho saiu 4,600 na nota! um amigo pagou 4,500 a vista na iPlace em Dezembro! (6s 16Gb)

  • Thiago Almeida

    Bom, tenho um iPhone 5S e pretendo comprar o iPhone 6S quando for pra Miami em Abril/2016. Adoro meu 5S, mas vou passar ele pra minha esposa, que tem um iPhone 4 aos pedaços e pegar um zero pra ficar uns dois ou três anos com ele no mínimo. Meu 5S faz 02 anos em abril. Só assim que considero que vale o “investimento” para mim, se fosse apenas pra ter o “melhor iPhone já feito” não trocaria.

    • Matheus Valadares Gomes

      Cara se você pudesse comprar um pra mim, to querendo vender meu iPhone 5S, to qurendo comprar o novo iPhone 6S de 64GB.

  • Carlos

    Eu estava com o iPhone 6, revendi e estou agora com 6S. E sinceramente não vale a pena. Só evoluia de aparelho se você realmente não tiver o que fazer com dinheiro. Eu me arrependo. O valor que se paga na diferença do 6 e 6S não vale a pena A única coisa que to aproveitando muito é essa câmera frontal que está muito melhor e o flash. Mas quase nunca lembro que troquei de aparelho e é pq troquei de cor.

    • Henrique A.

      Idem. Estou com o 6S há 1 mês e não sinto diferença quase nenhuma (eu tinha o 6).
      O Touch ID realmente é bem mais rápido.
      O 3D Touch é bom, mas ainda dá pra viver sem.
      A Camera melhorou, mas nem tanto.
      Também nem lembro que troquei de aparelho.

      Na minha opinião: aguenta e espera o i7.

      • Eu administro minha empresa 80% do tempo pelo iPhone e o 6S sendo bem mais rápido me fez notar, sim, uma grande diferença. Tem um outro princípio que me faz trocar: renovação da garantia.

        Normalmente o conserto de um iPhone com defeito custa o mesmo que a diferença de um pra outro.

    • Junior Taylor Allderdice

      também penso assim , estou com o 6s a 15 dias é muito rápido câmera excelente o touch ID chaga a ser muito mais rápido do quer o do iPhone 6 … mais não vale a troca paguei R$1600 na volta do iPhone 6 64GB para o iPhone 6s 64gb sinceramente preferia ter ficado com o iPhone 6 e guardado o dinheiro pra junta pra troca pelo iPhone 7 no próximo ano

      • Juliano Santos

        Com certeza.

    • Leonardo Negrisoli

      Eu paguei US$140 de diferença entre a venda do meu iPhone 6 e a compra do 6s. Acho que valeu muito a pena sim.
      Amei usar as live photos enquanto viajava, amei o 3D Touch super rápido e sem contar nos bons videos em 4K 🙂
      Pra mim, foi uma boa

    • Tarlan Brunet

      Na verdade nunca vale tanto a pena assim trocar de um X para um Xs. As diferenças são “mínimas”, por assim dizer.

      • Alex Aguinaldo

        na real do X pro Xs até compensa, pq normalmente ele faz o upgrade do sistema e funções, porem do 6 pro 6s não chegou ser muitos, foram poucas bem elaboradas! o que não compensa mesmo é do Xs pro X onde muda apenas a estrutura física.

    • Flavia Danielle

      e questão de capinhas, deu pra reutiliza-las mesmo ?

  • Rodrigo Oliveira

    Boa sorte pra quem vai comprar rs… eu passo! Simplesmente pq valorizo o meu dinheiro…. deixo pra trocar daqui a uns meses quando será possivel encontrar preços mais realistas

    • Danilo

      Daqui 10 meses o preço estará o mesmo.

      • Fabrício

        Já aconteceu, inclusive, do preço aumentar. Mas acho que esse ano, ou melhor, ano que vem, veremos o preço cair.

        • Davi

          Esse ano? Não viu a situação do país?

      • Rodrigo Oliveira

        Em loja, porém prefiro comprar fora, ou de quem traga de fora… ou até de lojas que vendem os importados.. tenho a mesma garantia, não pago esse valor abusivo daqui ;)… em alguns meses, esses lugares estão vendendo bemm mais barato que hoje. e Fica o meu “boa sorte” para os corajosos de comprar nas lojas daqui

    • Lim 

      Comprar um aparelho que é no mínimo 4 mil reais não é não valorizar o dinheiro, é só que fulano é mais rico que vc, simples. Agora brincadeiras a parte, independentemente de a pessoa ter maior poder aquisitivo ou não, o problema é dele, se fulano ta vendendo a mãe pra comprar um iPhone, o problema tbm é dele, só pq alguém paga o preço daqui no lançamento não faz dessa pessoa idiota, fanboy ou qualquer outro tipo de comentário que muita gente faz, isso é opção de cada um, se vc prefere comprar fora ou por outros meios, parabéns pra vc, isso é um problema seu, da mesma forma quem compra o aparelho no lançamento, é problema de quem comprou, o dinheiro é dele, o trabalho pra conseguir esse dinheiro tbm foi dele.
      Acho engraçado esse povo que chama as pessoas de idiota ou fanboy pq fulano comprou um iPhone custando 4 mil reais, agora quero ver se essa pessoa que chama o fulano de idiota vai deixar alguém que nunca nem soube da existência falar o que ela precisa fazer ou não com seu dinheiro.

      • Victor Mello

        Eu não acho que seja idiotice, mas é no mínimo questionável comprar um iPhone 6S pra tirar foto no espelho do banheiro cuja a parede não tem reboco. Mas quem sou eu pra julgar as prioridades alheias (?)…

        • Lim 

          Questionável sem dúvida que é, mas ainda não muda o fato de que é problema dessa pessoa… Eu realmente não acho que o iPhone foi feito pra isso, mas todos nós sabemos que tem pessoas (e muitas) que compram pra se amostras para os amigos. Meu comentário acima não foi para não questionar as pessoas, e sim pq o Rodrigo acha que quem compra não valoriza o dinheiro assim como ele valoriza não comprando, e as coisas não são assim, se o cara gastou 4 mil num celular (que sim, eu acho caro) o problema é dele, mesmo que pra isso ele tenha que vender a mãe pra pagar.

          • Rodrigo Oliveira

            Eu já acho que indiretamente o problema é dessa pessoa, mas me afeta. Pois se o brasileiro tivesse um mínimo de educação financeira e um pouco de consciência, os preços não estariam assim independente do dólar.. mas é aquilo.. pra que vamos abaixar? se tem gente que paga. Isso afeta a mim e a você.. todos nós.

      • Anderson

        Discordo totalmente do seu comentário: “Comprar um aparelho que é no mínimo 4 mil reais não significa não valorizar o dinheiro, é só que fulano é mais rico que vc, simples.” Na verdade é justamente ao contrario, se vc ganha 5 mil e gasta 4 em um telefone e outro ganha 4mil e gasta apenas 1mil em um telefone, quem é que tem mais dinheiro?!!!

        • Lim 

          Por isso a parte: “Agora bricandeiras a parte…”, que você ignorou.

    • Usado, imagino. Pq a Apple não ajusta até a chegada do novo.

  • Anderson Ribeiro

    Comprei o meu iPhone 6s Plus 64gb hoje na minha operadora Vivo. No meu plano (4gb) o aparelho saiu por R$ 3.704,00. Economizei 1.200,00 em relação ao valor original do aparelho. Valeu muito apena.

    • Arley Martins

      O plano que você paga por mês pra ter 4GB da VIVO deve ser muito salgado ($$$), por isso deram um descontinho pra você comprar o cel.

    • Bruna

      Desculpe mas qual o seu plano? Pq o meu é o SmartVivo 4G 50 min e se me derem 50 reais de desconto, será mto hahaha

      • Anderson Ribeiro

        Oi Bruna. O meu é o (4gb 300min)

        • Bruna

          Oi Anderson =)!

          É, realmente seu plano custa mto mais que o meu… Mas sinceramente, só falo com VIVO, seria absurdo aumentar a franquia do plano se não a utilizaria.
          De qq forma, obrigada! Acho que com meus pontos poderia pegar um de graça, pena q eles expiram todo mês e nestes 15 anos sendo vivo nunca utilizei hahahahahahhahaha!

    • Anderson, boa tarde. Esse é o meu plano na Vivo. Ou seria 6Gb? Estou na dúvida. Acho que vou agendar uma visita na loja. Quem sabe o 6 sai por um preço bem mais camarada!

  • Fabrício

    Achei bem ponderados os argumentos pró e contra a compra. Só achei um pouco estranha a palavra “investir” ao invés de “comprar”. Talvez ela fosse mais apropriada só para aqueles que compram fora e na revenda ainda conseguem um valor maior do que efetivamente pagaram. Sempre gostei de comprar os modelos “S”. Porém, aguardarei um pouco mais.

    • Henrique A.

      Acho que ele quis dizer investir “no seu desejo”.

  • Alexandre

    Estou bastante feliz e satisfeito com meu 5s (comprado em Setembro de 2014). Ele ainda está novo em folha e não pretendo trocar agora. Também vou aguardar!

  • daqui 9 meses vai ter rumor do novo iPhone 7, design totalmente diferente, novas funções.. você vai olhar para o seu 6 ou 6S são praticamente iguais enquanto o 7 mudou todo o seu desgin.

    melhor esperar ou comprar o 6S?

    • Reznkov

      O design não mudou ne.. hahahah antes tivesse mudado = /

  • Fábio Vasconcelos

    Artigo muito bom!
    A decisão da compra é pessoal e inquestionável.

  • cesar 1989

    eu to de boa vou comprar e vou cortar algumas coisas de comida aqui em casa, da pra sobreviver so com semente e agua! vem iphone 6 plãns 128gb rose gorld

  • Vitor Antonio

    Eu tenho um iPhone 4s a praticamente 2 anos, vai fazer 2 anos que tenho ele no dia 31 de dezembro, e vou comprar o iPhone 6s, acho que irei sentir uma diferença e tanto.

    • cesar 1989

      o primeiro susto vai ser a tela… dps q vc ver o 4s vai pensar “nossa como conseguia ficar com isso, n da nem pra ler direito, jogar etc” 6s é otimooooo

    • Duane

      estamos na mesma. A diferença é que não comprarei o 6S e talvez nunca mais compre nenhum iDevice.
      A promessa era de que o iOS9 seria focado em aparelhos antigos! Tive a necessidade de atualizar a me arrependi amargamente! O iOS9 ficou ridículo no iPhone 4S. Por sorte, o downgrade foi possível!!!

  • Camila Bandeira

    Bom, eu tenho um Iphone 5s, comprado no lançamento dele no brasil, em 2013, e sempre opto por pegar as versões S do Iphone, o meu esta em bom estado, vendi ele por um preço justo e comprei o novo, só estou esperando chegar.
    Como foi dito no texto a opção sempre é de cada um, e me irrita o povo falar que quem compra é idiota ou fan boy, acho q cada pessoa sabe o q faz com o seu dinheiro.

    • Fábio Vasconcelos

      Camila,
      Eu fiz como você.
      Por sorte, um amigo de trabalho me fez uma oferta no meu 5S de 64GB, que comprei em novembro de 2013. Vendi por R$1.800,00.
      Vou aproveitar que estarei no EUA nos próximos dias e comprarei por lá. E o melhor, comprei dólar comercial com IOF de apenas 0,38%! Ou seja, a compra ficará ainda mais em conta.
      Independementemente disso, concordo com você: cada faz o que quer com o próprio dinheiro.

      • Camila Bandeira

        Eu acabei comprando por aqui mesmo, achei q o valor que estava la fora não compensada e não tinha planos de ir para la tão cedo….Consegui vender meu 5S de 32gb por $1.500….

        • Fábio Vasconcelos

          Camila, pra compensar depende muito da situação. Veja:
          iPhone 6S 64GB + imposto de 7%: 749.00 + 52.43=801.43 dólares
          Eu comprei dólar comercial a 3,77 reais. Logo, os 801,43 * 3,77 = 3.021,43. Esse valor menos os 1.800,00 que consegui no meu 5S é de 1.221,43. Essa é a diferença que pagarei.

          • Camila Bandeira

            Ah Sim, mas vc ate que conseguiu um bom peço no dolar, porque nos valores que estão sendo vendidos nas casas de cambio por ai, não esta valendo mto a pena não….

            • Fábio Vasconcelos

              Eu abri conta no BB Américas. Desse modo, eu faço ordem de pagamento da minha conta no BB pro BB Américas pagando dólar comercial e apenas 0,38% de IOF.

            • Camila Bandeira

              Tendi, esquema bom esse… :)..

            • p_churros

              Cara pare ficar fazendo propaganda de conta no BBA.
              Abri a minha conta quando o depósito inicial era de apenas 100,00
              Mas agora é 2.500,00 Pq tem um monte de brasileiro abrindo a conta e largando ela lá.
              Logo logo o pessoal de lá irá cortar os benefícios.

            • Fábio Vasconcelos

              p_churros,

              O depósito inicial no BBA nunca foi de USD100, nem mesmo qdo ele se chamava Eurobank, antes do BB comprá-lo.
              O valor inicial foi de USD1,500, após o BB comprá-lo.
              Outra coisa, não tem nada de errado em divulgar informações úteis. Na verdade, sua atitude mesquinha, típica de brasileiro que gosta de se dar bem, é que é um desserviço.
              As normas do Bacen autorizam transferências para outros bancos por convênio Swift utilizando dólar comercial e IOF de 0,38%, para alguns fins pré-estabelecidos. Pq o governo não muda as regras? Pq os valores diários e mensais de transferências são baixos, atendem apenas a manutenção de brasileiros no exterior, estudantes, pesquisadores, turismo, entre outros. O governo ganha bem mais sobretaxando os cartões de crédito e débito.

            • p_churros

              Cara a 1 ano atrás, era possível abrir conta pela internet, com depósito inicial de 100 dólares.
              Ai os manés dos brasileiros iam para Miami, abriam várias contas, transferiam o $$$ e deixavam a conta abandonada sem saldo.
              Com isso eles mudaram tudo, passando a exigir depósito inicial mínimo de 1.500.
              Eu estou direito em Miami, minha agência fica na Brickel e conheço quase todos os funcionários lá.
              Pare de passar essas informações assim, isso so prejudica os brasileiros que realmente necessitam destes serviços durante o ano todo e não somente uma vez em uma única viagem.

            • Fábio Vasconcelos

              Cara,
              Vejo q vc se acha informado, mas pelo jeito as suas informações são superficiais.
              Além disso, dizer que essa conversa atrapalha quem realmente precisa do serviço, é coisa de manézão.
              De qualquer modo, valeu pela conversa.
              Até mais vê!

            • p_churros

              Eu não me acho informado, simplesmente eu relato como era.
              Sim, era possível abrir a conta com depósito mínimo de 100 dólares e utilizando a internet, pois a minha conta foi aberta dessa forma.
              Mas pelo jeito, o espertão ai sabe mais do que eu, que utilizei esse meio para abrir a minha conta por lá.
              O pessoal começou a abrir contas para viagem de turismo e deixava o saldo zerado quando voltava para o BR e abandonava a conta.
              Após isso o BB começou a alterar tudo para dificultar a abertura de contas para brasileiros.
              Isso atrapalha quem realmente necessita desses serviços e não quem viaja para o EUA uma vez na vida como você.
              Depois eu que sou o mané…
              Precisa sair falando pra Deus e o mundo que foi viajar e que abriu uma conta etc…

            • Fábio Vasconcelos

              Ok!

      • Bruna

        Pelo amor de Deus me fala como comprou dolar comercial? Fala logo e apaga senao seremos presos! Hahahahaha mas é sério, vou pra lá no final do mês e to desesperada atrás de taxas baixas (vai influenciar mto na compra ou nao do 6S)!

        Me falaaaaa homem!! Onde vc comprou? =DDD

        • Fábio Vasconcelos

          Bruna,

          Abri conta no BB Américas, banco americano que é controlado pelo Banco do Brasil.
          Então, eu envio ordem de pagamento para o exterior para minha conta nessa Banco pagando a cotação do dólar comercial. Não tem tarifa e é cobrado apenas 0,38% de IOF.
          Se você costumar viajar para os EUA, é interessante ter uma conta no BB Américas.

    • Sempre troquei meu iphone na versão S, mas vou passar dessa vez. Talvez vou investir no 6 e passar o 5S para minha esposa. Meu smart ainda está excelente, mas minha esposa está de zoião nele. rs

  • Danilo

    Meu 6 deu aquele problema da câmera frontal desalinhada.
    Fui no Genius Bar e me deram um novo,estava com 6 meses de uso,agora que ganhei outro 6 novo vou ficar com ele pelo menos até o 7S.

  • Erick

    To querendo comprar um iphone 6s de 64gb nos eua, porem quero trocar o real em dolar, pelo custo do iphone e a cotacao do dolar, vai dar mais ou menos 2.800 porem o que mais que vai ser incluso? Desculpa minha ignorancia, nunca comprei fora… E minha intencao é pagar no dinheiro e nao no cartao, e vou pedir pra um amigo… Queria saber o que mais seria incluso no valor do pagamento?

    • Fábio Vasconcelos

      Erick,
      1º Não esqueça de somar o imposto local (de acordo com o estado onde vc estiver nos EUA) ao valor do iPhone.
      2º Se vc comprar dólar em espécie, vc pagará a cotação do dólar turismo + IOF de 0,38%. Se vc for pagar o iPhone com cartão de crédito, pagara dólar turismo (o valor do dólar no dia de fechamento da sua fatura do cartão) + IOF de 6,38%.
      Observação: o dólar turismo do cartão é o chamado PTAX, que é o valor médio do dólar turismo negociado pelas principais instituições financeiras. A PTAX é divulgada pelo Bacen.

    • Dingling Ling

      Depende da região nos EUA, se for em NY você pagará 812,67 dólares.

  • KB

    Excelente texto, análises muito bem colocadas. Valeu iLex!

  • Patrick Rademaker Burke

    Vou esperar pelo iPhone 7, costumo fazer isso, comprar as versões sem “S”. É difícil me segurar, a vontade de sempre ter o último lançamento é grande, mas a coerência acaba prevalecendo e troco de iPhone a cada 2 anos.

    • Rodrigo Brandão Ferreira

      Concordo com esse raciocinio, trocar de 2 em 2 anos. Ou fica-se com o modelo numérico ou com o modelo “s”.

  • Guilherme Dias

    Vou vender meu Iphone 5S ano que vem ! ta 0 bala, R$ 1.400,00

  • Ótimo texto sobre Decisão de Compra, até salvei no meu bloco de notas.

  • Mateus Póvoa

    Sairei do IP4 de 32gb. Vou sentir muita diferença, até por que partirei proPlus. Só estou na dúvida se vou pegar o de 64gb ou 128gb, no meu de 32gb fico sempre com apenas uns 3gb livre. O que aconselham?
    Obrigado.

  • Juliano Santos

    Lançamento morno? Caramba, o que é frio pra vcs então?

  • Filipe Aguiar

    Eu saí fora… Não dá pra acompanhar esses preços da Apple. Estou com o LG G4 e muito satisfeito!

  • Taciano

    Ficarei com o meu 6 até… dá kkkk

  • Rodrigo De Souza Oliveira

    tinha o 4, peguei o 5S ano retrasado… Queria trocar esse ano mas vou continuar “trocando a cada 3” mesmo

  • Mauro Filho

    iLex, me perdoe o preciosismo, mas adquirir um iPhone 6s, não é um investimento, é apenas uma compra de um bem. Um investimento, em termos econômicos, é capital que se aplica com o intuito de obter rendimentos a prazo. Esta aplicação supõe uma escolha que resigna um benefício imediato no futuro. Você aplica um valor hoje e espera que ele, no futuro, seja maior. O iPhone é um bem material, que não tem a característica de ser uma aplicação. Diferente de uma obra de arte ou uma casa , por exemplo. Sou “fanzaço” do iPhone, tanto que depois que adquiri o meu 4S, por causa do blog, ficando com ele mais de 3 anos, não quero mais ouvir falar em outra marca. Tanto que a pouco troquei por um iPhone 6 e você inclusive quem me indicou o modelo certo para trazer dos Estados Unidos. Gosto muito dos seus textos, da sua forma de responder quando alguém de alguma forma interage com o blog. É que como economista, me chama muito a atenção quando você cita 9 vezes investir ou investimento neste seu texto. Até entendo o você disse, mas não dava para deixar de observar. Mais uma vez…me perdoe o preciosismo.

    • Mauro, faz sentido o que você diz e vou rever o texto. A intenção era dizer que, em certos casos, pode ser um investimento se o usuário precisa do iPhone 6s e isso vá lhe trazer algum tipo de retorno (no meu caso, por exemplo, eu tive que comprá-lo para poder falar dele no blog). Mas talvez eu tenha exagerado no número de vezes que citei a expressão e aí desvirtua o que quis dizer. Vou revisar e alterar o que for preciso.
      Obrigado por expor seu ponto de vista e contribuir conosco.

    • CarlinhosDOWN

      A palavra investir pode ser usada de forma diferente do que os economistas estão acostumados a usar. Do português:

      verbo
      1.
      transitivo indireto e intransitivo e pronominal
      atirar-se com ímpeto; acometer, atacar, assaltar.
      “acuadas, as tropas investiram (contra o inimigo)”
      2.
      pronominal
      entrar na posse de, tomar posse de (algo).
      “investiu-se no domínio de vasto território”

      Por isso, comprar um iPhone, em bom português, é tomar posse dele, “investir” nele.
      Além disso, nem todo o investimento significa “intuito de ter rendimentos a prazo”. Eu posso investir em um iPhone pensando nas vantagens que eu vou ter com ele, nos benefícios que seu sistema irá me dar, independente se o valor de revenda dele será menor daqui um ano.

      Outro exemplo: digamos que eu comprei um apartamento pouco antes da Copa, pagando um preço alto nele, para investimento. Aí resolvi vendê-lo hoje, mas como o mercado imobiliário está em baixa, não consigo revendê-lo pelo mesmo preço que paguei. Mesmo tendo perdido dinheiro, não quer dizer que eu não possa chamar a minha compra de “investimento”. Foi um investimento que não deu muito certo, mas ele não mudou de nome só porque não lucrei.

      • Mauro Filho

        Me desculpe, mas você está confundindo o seu “investir” com o que o texto quis dizer. O ttexto e claro, investir no sentido de ganhar algo e não em tomar posse de algo.

  • Geraldo Dal Berto Jr.

    E a bateria? É melhor no S ou não? Eu tenho o 6 e a bateria não me atende.

    • Basicamente é a mesma coisa.

    • cesar 1989

      se a do iphone 6 nao atende a 6s menos ainda, percebi q ele dura 1:30-2horas a menos que o antecessor no ios 9.1

      • Geraldo Dal Berto Jr.

        Que doido esse downgrade de bateria. Fica complicado entender como esses projetistas pensam…

        • cesar 1989

          eu tenho usado o 6s “moderado” e monitorado o uso… serio ta dificil, fora isso tudo funciona bem, aaaah e o app facebook consome cerca de 60%

      • Geraldo Dal Berto Jr.

        Que doido esse downgrade…

  • Kalino Pereira

    Confesso que oq mais me chamou atenção foi o fato do aparelho ter 2gb de ram. Creio q poderei ficar com esse aparelho por longos 3 anos ou mais sem pensar em trocar. Infelizmente 1gb é pouco p o iOS 9, principalmente para o iPhone 6 Plus q certamente demanda muito mais do processador e memória por conta da tela com resolução maior.
    Estou muito feliz com 6s. Porém creio q terei q levá-lo para assistência pois o mesmo tem apresentado uma tonalidade do branco diferente no canto esquerdo superior da tela. Creio q seja o tal de “Pressure Point”.
    Por acaso iLex poderia me dizer se existem relatos desse problema aq no Brasil? Se possível posso enviar fotos da tela p iLex verificar.

    • Kalino, fora o usuário que nos contou a história, ninguém mais nos reclamou disso. Talvez com o início das vendas por aqui, o número de casos aumente.

  • Hades666

    Não pretendo! Acho que tudo tem limites, e nem é uma questão de ter ou não ter para comprar…..é abusivo demais.

  • César Filho

    Eu acredito que vários países tenham sofrido com dolár também, entrando na Apple Store Mx (Mexico), me deparei com o iPhone 6s Plus de 64GB custando $18.499,00 pesos que seriam aproximadamente R$ 4.256,37 – Não tem muita diferença pro preço praticado aqui, e o mais estranho é que sempre comprava produtos Apple lá pela similaridade de preço em relação aos EUA e por obviamente ser mais barato que aqui, e agora vejo que a diferença é pouca coisa.

    • Hades666

      Verdade, fim do ano passado estive em Cancun, preço era quase igual ao americano, só que vc não achava iPhones para comprar. Acabei comprando no Panama….

  • Anderson Campos

    Qué naum… Muito caro…

  • Lucas Ramos

    Um iPhone 6s? Lógico que vale a pena.
    Vale a pena, o pescoço, a asa….. vale a galinha inteira mais seu rim!

  • Henrique

    Comprei o 6s e nao vale a pena

  • Paulo

    Muito bom o texto, geralmente a gente pergunta e os blogueiros saem pela tangente. Me ajudou a decidir o que fazer! Ficar com o meu 6 e guardar a grana pro 7.?

  • Solly1picciotto .

    “0 importante é ser feliz”
    então é importante nao deixar se levar pela emoção e evitar gastar tanto em um telefone. Porque depois de algum tempo (mais ou menos tempo),a emoção da compra vai desaparecer,assim como o valor gasto… Ser feliz é não necessitar gastar tanto (mesmo que tenha este direito), em algo desnecessário.
    SEJA FELIZ,SEJA INTELIGENTE!!!

  • Fernando

    Aparecer não é um verbo reflexivo. Portanto, ninguém vai “se” aparecer, mas sim, aparecer, sem o “se”.

    “Ou até mesmo para aprecer para os amigos…”

  • barbazul

    Se 20 pessoas na frente da loja oficial da Apple é um lançamento morno, o que é um frio? Se brincar, tinha mais funcionário do que comprador.
    Não sou hater, gosto muito dos produtos da Apple. Só tô constatando uma realidade.

    • Respondendo a sua pergunta: a gente chamaria de frio se não tivesse NENHUMA pessoa esperando na frente da Apple Store. 😛

  • Digoloureiro

    O iPhone vem perdendo a todo ano aqueeeele encanto que se tinha e sinceramente em muitos casos corre atras da concorrência que inundou o mercado com opções das mais diversas faixas de preços e níveis de qualidade, acredito que se em alguns anos a Apple continuar neste mesmo esquema já terá muita dificuldade em ter clientes que se mantenha fiel aos produtos da marca, hoje por custos e em algum futuro próximo até por produto!

  • Diego Fernandez

    Gente, só uma curiosidade. O 6s vem com o Anatel “carimbado” atrás como nas versões anteriores? E se sim, os comprados em lojas com o Extra e Saraiva, vem com o Anatel na tampa traseira como os da loja da Apple?
    Desde já agradeço quem puder me responder. 😀

    • Luís M.

      Sim, comprei um na vivo um dia depois do lançamento e veio sim com o “Anatel” atrás.

  • Ruan Mariano

    Pessoal, vcs sabem informar se o modelo vendido no Japão é o mesmo que o nosso? Já tentei procurar em todos os lugares mas não acho informação sobre o 6S!

  • Edson Vander Alves

    Eu sempre pulei uma versão do iPhone.
    Mas acho que dessa vez irei pular 2 versões.
    Vou aguardar o lançamento do iPhone 7.
    Se a situação econômica (pra mim) melhorar antes disso, talvez eu me antecipe e compre o 6S.

  • Cristiano Matos

    iLex você tem experiência com o 6 e com o 6 Plus? Tenho um 6 Plus e estou vendendo para pegar o 6s Plus na semana que vem. Na sua opinião, qual dos dois tem a usabilidade melhor, o modelo menor ou o Plus?

  • Marcelo_iOS

    O celular é maravilhoso: pegaram o iPhone 6 e deram um baita uograde nele não apenas na parte de mídia (câmera e fotos), mas no próprio Touch ID, processador, RAM, incluindo funções como Live Photos. Tenho ele? Não, é pesado demais pro meu bolso. Agora, vc tem “bela na agulha” e está indeciso independentemente do motivo? Compre logo, é um Apple atualizado rodando o eficiente iOS com 2 GB de RAM, está esperando o quê?

  • Fernando Bravo

    iLex, peço desculpas publicamente por ter feito ofensas à este blog renomado e conceituado!
    Estou acostumado com outros blogs que não se importam e muito menos respondem para os seus participantes e como nunca tinha precisado de seus serviços imaginava que fosse igual… puro engano!!
    Obrigado pelo seu comprometimento com todos e pelo seu profissionalismo com esse maravilhoso blog!
    Sucesso para sempre!

  • Elton Fabricio ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ

    Vendi meu 6 Plus 128 GB por 3,200 e paguei 3,600 no 6S Plus de 64 GB.
    Fiz downgrade de capacidade, mas ganhei novos recursos, mais memória RAM, câmera, etc… e poderei ficar com ele mais uns anos, visto que ele deve receber muitas atualizações ainda.
    Acho que fiz um bom negócio… Por 400 reais.

  • Elton Fabricio

    Ah, acho que faltou citar no artigo que a carcaça do iPhone está bem resistente e com uma pegada bem melhor.
    Confesso que estava preocupado com o fato do meu 6 Plus entortar, ainda mais depois de ter visto 2 casos onde trabalho. Mas o 6S eliminou essa possibilidade e ainda dá pra usar sem capinha, pois não está mais tão escorregadio quanto o 6. 🙂

  • JanjaBoy

    Sei que o meu 6 vai durar muito!

  • Bruna

    Que bacana! Mmmmmmto obrigada pelo toque, ta bem em cima da minha viagem mas procurarei saber mais para as proximas =)!

  • Leon

    Tem otário pra tudo nesta vida, até pra comprar iPhone com o preço inflado aqui no Brasil… Desculpe.

  • Guilherme

    Vale a pena…. A camera é muito boa. Vendo o meu iPhone 5s

  • FaBiTo O

    o negocio é esperar quem sabe o dólar não abaixa mais kkkkk
    esperança ultima que morre… estou louco pra trocar meu IPHONE 5 pois ele ja esta começando a qrer dar trabalho kkkkk

  • Denys Volpe

    Hahahaha muito bom!!! A melhor parte: ” Se você decidir não comprar o iPhone 6s porque o preço é absurdo, você está certo. Se você decidir comprar, porque acha que vale o esforço, você está certo também. Cada caso é um caso, e se você é daqueles que julga quem decide pagar por um novo iPhone, você está errado. ” Eu to com o blog quem tem o 6 não precisa trocar!! So vc estiver apaixonado pelo rosa!! De resto tudo igual!!

  • Douglas Gonçalves

    Estava guardando dinheiro para compra-lo e venderia meu 6 para completar e pegar um 6S, só que hoje vendo a crise em nosso país e os valores absurdos praticados pela apple estou decidido… 2016 troco meu carro! ??

  • Guilherme Bezerra

    Um iphone 6 com jailbreak, faz absolutamente tudo que o iphone 6s faz, eu prefiro esperar o iphone 7

  • Abeel Oliveira

    eu to pensando em comprar um 6S 64GB na gringa, vou ter algum problema de compatibilidade ou eu posso comprar de boa sem me preocupar????

  • Telefone gourmet? a pergunta é: o que o iphone tem É MESMO MELHOR que qualquer outro do mercado pra justificar ser sempre o mais caro do mercado? opinião de fanboy eu dispenso. A Apple faz produtos de qualidade mas nunca são os melhores, nunca são os mais compatíveis, e juro que se o steve jobs estivesse vivo e a apple fabricasse carros as rodas teriam 7 furos (quando nenhum carro do mundo tem 7 furos) pra te obrigar a comprar na applestore a preço escorchante.
    Minha opinião: Dispenso Apples, tem coisa boa fora desta marca no mundo.

  • Jackson Dias Medeiros

    Eu tenho um galaxy note 4 e estou pensando em comprar la pro meio do ano q vem um Iphone 6s. Será q vale a pena?

  • santos fernanda

    Oferta de empréstimo entre particular

    Você está procurando um financiamento de carro ou aumentar as suas actividades,

    tanto para a realização de um projeto, porque uma comperarvi

    apartamento, mas, infelizmente, o banco impõe condições que são

    eles não podem ter mais interesse, eu sou uma pessoa que fornece

    empréstimos a pessoas incapazes de cumprir os seus compromissos, por outro

    , a taxa de juros é razoável, se você precisar do dinheiro para

    outras razões, não hesite em contactar para obter informações

    [email protected]

  • Matheus Costa

    Compensa eu comprar um iphone 6s de 16 gb , sendo que eu não vou querer ocupar muito espaço o máximo q vou querer ter vai ser wathsapp , facebook , e menseger ?