Comparativos

Teste iPhone 6s: comparativo com as câmeras fotográficas do aparelho

Uma das grandes novidades do novo iPhone 6s é a melhoria nas suas duas câmeras fotográficas (a traseira e a frontal). O Blog do iPhone começa hoje uma série de artigos destacando os detalhes dos novos aparelhos.

Modelos

Neste texto, vamos considerar aqui apenas a geração do aparelho, chamando tanto o modelo menor de 4.7 polegadas (6s) como o maior, de 5.5 polegadas (6s Plus) de iPhone 6s. As câmeras de ambos possuem exatamente as mesmas características, com a diferença que a do Plus tem estabilizador ótico, que melhora vídeos e fotos em movimento e no foco quando a iluminação é baixa.

Evolução da câmera

Desde o iPhone 4s, a câmera do iPhone não sofria uma mudança de resolução. A Apple sempre disse que um maior número de pixels não era o que determinava uma boa imagem, e sim a qualidade do sensor e suas lentes. Com isso, ela ia mantendo os 8 megapixels, mas aperfeiçoando a câmera durante os anos. A história mudou agora no 6s, com uma câmera reformulada internamente e que faz fotos de maior resolução.

Mais pixels. E melhores.

A Apple cuidou não apenas em aumentar o número de pixel (agora são 12 megapixels), mas o sensor avançou e incorpora a tecnologia chamada de Focus Pixel (que já existia no iPhone 6) também na hora de ajustar o foco com o toque na tela.

Live Photos

O novo 6s incorporou uma nova maneira de tirar fotos. É o Live Photo, que grava automaticamente um vídeo de 3 segundos no momento que você bate uma foto, para registrar os momentos que antecedem e sucedem a imagem fixa. Isto significa que toda vez que você tirar uma foto com o 6s, ela permitirá que você aperte forte nela (3D Touch) para começar a se mexer.

A função já vem ativada por padrão e toda a foto que é tirada, já vem com este recurso. Abaixo, você vê os dois arquivos gerados pelo sistema ao fazer uma Live Photo (as dimensões foram comprimidas para a publicação neste artigo):

Live Photo 

Minha opinião: achei o recurso chato. Além de registrar uma parte da foto que eu não estou interessado, o vídeo acaba ocupando 3x mais de espaço que a foto fixa, que já é maior por possuir 12MP. Provavelmente é legal em momentos específicos, mas eu aqui já desliguei a função e o espaço interno agradece.

Vídeos em 4K

Agora o iPhone é capaz de registrar vídeos também em 4K. Como aqui estamos falando de fotos, dedicaremos um outro artigo para falar especificamente de vídeos. Porém, basicamente prepara os nossos vídeos para o futuro, visto que daqui 5 anos provavelmente todos eles precisarão ter altas resoluções para serem visualizados em produtos ultra-sofisticados que ainda não conhecemos.

video 4k

Melhores selfies

A Apple melhorou a câmera frontal do iPhone 6s, permitindo fazer imagens em 5 MP, o que é bem melhor do que era antes. Mas o lance legal é que em ambientes de pouca luz, a tela do aparelho se ilumina, funcionando como um Flash. Confira abaixo o resultado em um ambiente escuro, sem luz nenhuma, comparado com o iPhone 6.

Selfie Flash Retina

Já em luz normal, a imagem ganha em definição, apesar de hoje em dia o padrão ser bem maior que 5MP. Mas é uma melhoria importante. (clique na imagem para ampliar)

Selfie iPhone 6s

Câmera traseira

Fizemos as mesmas fotos tanto com o iPhone 6s quanto com o 6, para fazer a comparação. O que percebemos é que em um primeiro momento, não há grandes diferenças na qualidade de imagem. A não ser que você as amplie e perceba que elas possuem uma melhor definição, por causa da diferença entre os 8 e os 12 megapixels.

Veja as imagens abaixo (clique nelas para ampliá-las):

i6s_foto01 i6s_foto03 i6s_foto04 i6s_foto02

Fotos noturnas

São em ambientes com pouca luminosidade que podemos perceber uma certa melhora nas novas câmeras. Confira:

i6s_foto05 i6s_foto06 i6s_foto07 i6s_foto08

Conclusão

Em termos de fotos normais do dia-a-dia, provavelmente quem já usa um iPhone 6 não sentirá grandes diferenças para fotos feitas no iPhone 6s. É claro que as imagens ficarão mais nítidas, principalmente para quem pretende ampliar as fotos para imprimir em um quadro de parede, por exemplo. A melhora na câmera frontal também é muito bem-vinda, com a boa sacada de transformar a tela em uma fonte luminosa que trabalha como um flash fotográfico.

Sendo a nova câmera um dos pontos fortes do iPhone 6s, ela deve pesar na decisão de compra apenas para quem usa aparelhos antigos, anteriores ao iPhone 5s. Neste caso, a melhora é bem grande.

O recurso Live Photos nos pareceu mais uma função cosmética do que realmente útil. É do tipo de coisa que a gente mostra para os amigos a primeira vez e depois nunca mais usa. Claro que é possível que haja um público para isso que adore a novidade, mas em nossos testes aqui, não nos empolgamos muito.

Conteúdo original © Blog do iPhone

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • José Arnaldo

    ilex vc sabe me dizer se é possível voltar do ios 9.0.2 para o ios 7 no iphone 5s?

    • eu acho que, SE FOR POSSÍVEL fazer algum downgrade, somente para a última versão disponibilizada pela Apple, a 8.4.1

      • José Arnaldo

        valeu Leandro…

    • Não é possível.
      Nem para o iOS 8.4.1, pois a Apple fechou as portas essa semana.

  • Dourado

    Para mim a grande mudança na câmera será quando mudar o aplicativo nativo incorporando funções mais profissionais , tais como: ajuste de balanço de branco, modo macro, velocidade, abertura, ISO.
    O LG G4 atualmente está assim e com 16MP melhorando bastante, acho que falta isso ao IOS.

    No demais, quem já possui o Iphone 6 acho que não essa mudança na câmera não é grande, aguardarei o próximo iPhone

    • Acho que isso poderia ser algo novo para o iPhone 7 e iOS 10. Algo totalmente possível de ser atrelado aos devices mais antigos e ao iOS9 mas utilizado como marketing nos próximos modelos.

    • Bruno d’El-Rey

      Eu uso os apps Manual, Pro Cam 3 e Slow Shutter… Eles fornecem controle manual praticamente total (acho que essa API foi liberada no iOS 8).. Quebram um super-galho, nunca curti muito o app nativo do iPhone.

    • Luiz Fernando Ferreira

      Aham o LG G4 tem tudo isso, mas olha a interface da câmera, vc acha mesmo que a Apple faria uma coisas dessas no app de câmera, acho que não

    • Matheus Augusto

      A apple NUNCA vai fazer isso. Ela quer que a fotografia seja rápida e prática como ela sempre menciona nas propagandas o que é mto melhor que ficar ajustando essas especificações. Acho mais plausível ela colocar esses recursos na edição pq no proprio app de camera duvido muito que isso aconteça.

      • Daniel Alencar

        Mas a fotografia nao deixaria de ser pratica com esses recursos. Se ela adicionasse seria um botão a mais ali para abrir o modo avançado, vc quer praticidade, abre a camera e tira a foto, como qualquer outra coisa. Modo automatico continuaria sendo o padrão, se vc for tirar uma foto mais profissional vc teria mais tempo para configurar, nao precisaria ser rapido.

        • Matheus Augusto

          Uai, fala isso pro pessoal lá ?

        • velociround

          Cara, já existem 918579127602937623906872930786 aplicativos na App Store que fazem isso com altíssima qualidade. A Apple lançou já faz tempo uma API da câmera que permite acessar funções de baixo nível do hardware, e eu que tenho fotografia como um hobby tenho usado vários desses aplicativos e adorado, mas ainda assim muitas vezes prefiro a câmera do iOS mesmo.

          Dito isso, ela nunca vai fazer isso na câmera que já vem instalada no aplicativo, e eu acho que é melhor assim…

          • Daniel Alencar

            E se ela fizer tb vai matar todos esses 918579127602937623906872930786 Aplicativos…

      • Paulo Mu

        “Nunca” é uma palavra bem forte, ainda mais se tratando de tecnologia, viu? Muitos disseram que a Apple “nunca” iria lançar um iPhone de 4″, um tablet de 7″, e uma caneta stylus. Adicionar um recurso tão simples quanto esse no sistema é algo que poderá acontecer, sim, numa futura atualização do iOS.

        • velociround

          Dados os fatos atuais, eu acredito que “nunca” para esse caso específico não seja uma palavra tão forte assim:

          – A Apple lançou uma API de baixo nível para desenvolvedores utilizarem recursos avançados da câmera e poderem lançar aplicativos que tenham todas essas funcionalidades profissionais que os hobbyistas gostam. Inúmeros apps já fazem isso.
          – A Apple prefere facilidade de uso, e só de ler “ISO” na câmera já quebra totalmente a facilidade de uso para 99% dos usuários. Para ajustar o f-stop por exemplo a Apple fez a função de tocar para foco e depois arrastar para cima e para baixo na tela.

    • Felipe Marques

      Acho que você não entende nada de Apple…
      A Apple nunca fará isso…
      Ela tem uma boa razão…
      Existem outras empresas fazendo aplicativos para fotos que fazem tudo isso….
      A Apple só precisa fazer um bom aparelho…
      Experimente usar o câmera +
      Você tem todos os controles na sua mão…

  • O que impediria os iPhones 6 e 5s de ter esse “flash” na tela ao utilizar a câmera frontal??? Seria apenas o processador A9 e o coprocessador M9 capazes de tal feito??

    • Acredito que não, pois é apenas uma tela branca.
      Acho que a Apple não quis investir nos modelos anteriores por causa da baixa resolução da câmera mesmo.

      • Valeu! ??

      • Pelo que entendi na Keynote de apresentação do iPhone este hardware do 6S existe um comando que a iluminação da tela fica 3x mais forte que a normal quando usado neste flash. E os aparelhos anteriores não tem suporte a esse comando.

        • Sim, eles não tem suporte. Mas é porque a Apple não deu.
          Pelo que eu entendi da pergunta do Leandro era a razão dela não ter habilitado o suporte também nos aparelhos antigos.

          • velociround

            Também entendi que é essa a pergunta dele sim, mas não há como dar suporte para iPhones antigos se esse “comando que a iluminação da tela fica 3x mais forte” for uma mudança de hardware, como, por exemplo, é o 3D Touch.

            Edit: não achei o negrito nos comentários então leiam “SE for mudança de hardware” com ênfase.

      • Phylipe Ferreira

        Não acho isso não.. para quem usa jailbreak a função é bem antiga até… se não me engano o tweak se chama “frontflash”

    • george

      Para isso pode usar o Snapchat e salvar a foto, ou algum outro app com essa função.

      • Ah sim. Mas com toda certeza seria melhor no aplicativo nativo. Não possuo Snapchat e não o instalarei somente por isso! ??

    • Alexandre Santos

      Para quem usa o Jailbreak esta função está disponível, basta instalar o app FrontFlash….Eu uso no meu Iphone 6 e funciona muito bem!

    • Kayky Ramos

      Nada impediria, a Apple que gosta de limitar recursos aos aparelhos novos. O SnapChat por exemplo possui esse recurso há um tempinho já…

      • Matheus Augusto

        Mas convenhamos que aquele flash do snap é horroroso. Deixa todo mundo com cara de zombie

      • Alexandre

        O flash do 6S tem efeito “True Tone”pra não deixar aquela cor de zumbi dos outros apps. Não é apenas um flash branco. E parece que algo no hardware permite brilho muito maior que nos apps existentes hoje. Isso associado a baixa resolução na camera frontal dos outros iPhones anteriores faria a foto “Ficar meia boca” nos modelos antigos e as pessoas iriam dizer a “foto frontal com flash do iPhone é uma merda”. Por isso a Apple não colocou. Simples assim. Povo adora trolar

    • Tem aplicativos que já faz isso a tempos Leandro, um exemplo disso é o snapchat que tem a função flash com a câmera frontal. So vc usa o aplicativo pra usar essa função no seu antigo iPhone. Boa sorte.

      • Valeu!!!

      • Alexandre

        O flash do 6S tem efeito “True Tone”pra não deixar aquela cor de zumbi dos outros apps. Não é apenas um flash branco. E parece que algo no hardware permite brilho muito maior que nos apps existentes hoje. Isso associado a baixa resolução na camera frontal dos outros iPhones anteriores faria a foto “Ficar meia boca” nos modelos antigos e as pessoas iriam dizer a “foto frontal com flash do iPhone é uma merda”. Por isso a Apple não colocou. Simples assim

  • Michel Peron

    iPhone 6s já deu as cara aqui nas lojas do Paraguai (chegou dia 30/09). Os preços estão em torno de US$ 890,00 (16gb), US$ 970,00 (64gb) e US$ 1.100,00 (128gb).
    A cotação do dólar nas lojas é 4,10 e os modelos rosê podem estar 10 a 20 dólares mais caro… Queridinho nos outros anos o dourado é o mais barato.
    A tendência nos próximos dias é baixar o preço ficando uns 100 dólares mais baixos que os apresentados acima.
    Esse ano não vai dar pra trocar de iPhone não…. Mas a mão chegou tremer de emoção. 😁📱

  • David

    E, não vi muita diferença mesmo não. A única coisa que me irritou foi a atualização do iOS ter tirado alguns atalhos do app câmera. Além de não ter colocado um atalho pra escolher quantos quadros para gravar o vídeo, ainda tirou o atalho pra escolher a quantos quadros quer gravar em câmera lenta. Agora só indo no ajustes. Sem falar que nunca teve atalho pra usar ou não a grade. Isso é tão simples e eles não conseguem colocar. Acho que eles pensam em coisas tão complexas que esquecem que algumas coisas simples fazem mais falta que esse live photos.

  • Gustavo Huffenbacher Daud

    Parabéns pelo artigo, gostei muito do estilo de redação, bem pragmático e direto ao ponto.
    Eu procurei vários outros artigos que explicassem a diferença da qualidade das câmeras mas só depois que li este aqui que consegui responder minhas dúvidas e ficar satisfeito.

  • Hades666

    Realmente o forte da Apple não são suas câmeras. Saudades da Nokia nessas horas, N95 fazia fotos melhores.
    PS: Fiquei curioso iLex, suas xícaras estão presas no galinheiro O_O ,rsrsrsrsrs

  • Guilherme Vezaro

    Amigos, sei que não tem a ver com a matéria mas preciso sanar uma duvida. Mandei meu iphone 5c 16gb para garantia, com alguns problemas que vi que geralmente mandam um aparelho novo, igualzinho. O problema é que não existe mais iPhone 5c de 16gb, só o de 8gb. E agora, sera que vao me mandar um aparelho com metade da capacidade? :/

  • Alex iPilot

    Já estou imaginando as selfies NO CINEMA… Putz!!!!

    • Carlos Dasmer

      Nããããããoooooo! rsss

      • Alex iPilot

        Sim!!!! Com direito ao Pau-de-Selfie passando nas nossas cabeças… :/

        • Hades666

          Gezuisss, melhor no Teatro…O_o

  • Lucas B. Furtado

    Como ficam as Live Photos ao transferir ao computador? Visualizamos elas em movimento com os programas nativos do windows? É possível mandar revelar as Lives Photos, mantendo a mesma qualidade de uma foto convencional? É possível você atualizar esta página adicionando alguma live photo com exemplo, ou só mesmo em vídeo?

    • Ao passar para o computador, vão dois arquivos: um JPG e outro .MOV.
      O artigo foi atualizado com um exemplo disso.

  • Marcelo

    Na materia esta falando que a LivePhotos grava 5s.. mas na verdade são 3s (1.5 antes e 1.5 depois).. e eu particularmente achei um dos recursos mais legais deste novo iPhone… dá um ar de HarryPotter… ao passar as fotos o efeito é bem bacana… acho que este recurso vai ser copiado e veio para ficar!

    • Corrigido, e incluído um arquivo de exemplo. 🙂

    • Nicolas Moraes

      Já é uma copia amigo, dos Windows Phones e Galaxy S4.

    • Fabio Ricardo Bulgaron

      Minha irmã comprou um Windows Phone há quase 1 ano e já tem este recurso. Acho que foi a Apple que copiou hein rs..

      • c_mcardoso

        o App FYuse, faz quase isso também e se não me engano ja esta na casa de um ano ja publicado. É um app para IOS e Android que faz a mesma coisa (praticamente), abrindo a imagem pelo App pode movimentar o eixo XY.

    • Claro que o recurso vai ser copiado a Apple ja fez essa copia quando ela copiou essa função do Windows Phone.

  • Talvez o Live Photo seja interessante apenas em alguns casos. Com certeza ficará desabilitado por padrão para a maioria dos usuários.

  • Arley Martins

    Perfeito foi exatamente isso que falei em outro post. Parabéns pessoal blog ta muito bacana!!!!! Agora so falta o teste da bateria feito por vocês para ver se realmente empata ou ganha do iphone 6.

  • cesar 1989

    meu 6s chegou ontem, e tipo ele é muito rapido, gostei muito do flash na camera da frente, faaz MUITA diferença na foto, a de tras nao vi muiito ganho em relacao ao 6, mas tudo no 6s voa…touch id da ate raiva pq as vezes vc so esbarra e puts debloqueia.
    mas tem uma coisa me incomodando é o 3g ficar desabilitando a todo instante

    • Qual modelo você usava antes dele?

      • cesar 1989

        iphone 6

  • LAERTE

    A parte decepcionante em tudo isso é a bateria, se vc vai em um evento que dure horas como o Rock in rio e quer tirar fotos e gravar vídeos de uma música inteira não consegue porque a bateria não dura nem um dia inteiro usando pouco o aparelho. Eu acho impressionante como melhoram tanta coisa e a bateria que deveria ter uma melhora importante não tem. Infelizmente acho uma falha grande em se tratando de smartphone mas o iPhone em se tratando de um aparelho caríssimo deveria trabalhar nisso.

    • cesar 1989

      concordo to com o 6s e bateria voando , mais que meu antigo 6, e ele é “gordinho” ate poderia tirar o 3d touch e enfiar um pouco de bateria, apesar que é gostoso a tremida atras do celular…

    • Leonardo Wille

      Consegui filmar e fotografar um dia inteiro no rock in rio com iphone 5, mas sem usar 3g e no kmodo aviao – ate pq n pegava sinal mesmo. Tambem funcionou no Circuito Banco do Brasil, mais de 100 fts e varios videos e sai dos dois festivais com 1%. Modo aviao eh o jeito nesses casos, infelizmente. E pela ideia do Johnny Ive, nao veremos melhoras de bateria. eu adoro o fato dos iphones serem finos, mas eles tem como conciliar isso com o aumento da bateria. Eles nao aumentam ngm entende pq…

      • LAERTE

        Meu sinal 3G da claro pegava o tempo todo no RIR

  • Danilo

    A Apple perdeu a chance de dar um salto enorme colocando suporte ao formato RAW.
    Aí sim me convenceria a trocar o 6 pelo 6S.

    • Bruno d’El-Rey

      Apps de terceiros já incluem esse suporte! Pro Cam 3!

    • hecnpo

      Vai de Camera+

  • Marco Antônio M

    Excelente artigo, conforme já comentado: objetivo e bastante claro. Ou seja camera um pouco melhor que a do modelo anterior.

  • Alexandre Isola

    Impressionante a melhora do desempenho do Time Lapse no 6S PLUS. Fiz diversos timelapses no 6 plus e qq pequeno tremor se estiver sem tripe arruinava e era registrado. Agora fiz timelapses no 6S Plus em locais como bondinhos e trens com grandes tremores e ficaram PERFEITOS. Realmente uma mudança consideravel nesse recurso.

  • Vitor Tiosso Batistetti

    Aonde? To pensando em pegar um mais pro final do ano

    • Michel Peron

      Ciudad del Este, divisa com Foz do Iguaçu-PR.
      Até o fim do ano baixa um pouco esses valores (cerca de 100 obamas).

  • Fabio Ricardo Bulgaron

    Potz, agora você me broxou. Tinha esperança nos tradicionais 699 dólares :/

    • Michel Peron

      Pra chegar nos 699, leva uns 6 meses ainda. Fim do ano deve estar por volta dos 750 obamas.
      Pelos menos nos últimos 3 anos é esse o histórico.

  • Jefferson Soares

    Parabéns pela sinceridade em falar dos novos aparelhos, achei o texto bastante franco.

    P.S.: Sensacional esse pôster do BTTF, preciso ter um desse!
    Quero um chaveiro desse do blog!
    Não esqueci da foto que vou te mandar do adesivo do BDI no carro! 😉

    • Concordo! Cada o chaveiro do BDI na bdistore? E falando nisso… Quando ela volta? 🙂

  • Felipe

    O que eu realmente gosto nos iPhone e apreciava no meu Lumia é o software da câmera. Hoje eu tenho Xperia Z3, mas do que adianta a câmera linda do aparelho com um software meio enlouquecido? No Windows então, a Nokia tinha um app fantástico, com várias opções mais profissionais (o que falta no iPhone), mas você não vê um iPhone deixando uma cor mais forte, e todos aqueles bugsbizarros.
    (Só completando, hoje eu uso outro app de câmera é tiro fotos otimas também)

    • hecnpo

      Qual app?

    • H.

      Qual?

  • Rafael Paiva

    iLex sei que falarão em um próximo artigo, mas me tira apenas uma dúvida: a gravação em 4K tem limite de tempo (como os 5 min dos Androids) ou fica a critério do freguês?
    Grande abraço!

    • Juliano Andrade

      5 min? Lol

  • Excelente conteúdo original!!!! Curti demais as fotos e as ponderações. Estava numa dúvida cruel entre o modelo regular e o Plus… Rola um sorteio de chaveiro do Blog?

    • Nessa crise atual, tá difícil de fazer sorteios.
      Mas em breve teremos novidades… 😉

  • Taciano

    Excelente matéria! Parabéns BDI!!

  • Repare que em nenhum momento eu disse que a Apple não implementou porque o hardware não permite, se você ler meu comentário anterior vai ver que eu disse o contrário, inclusive.

    Minha opinião não é diferente da sua. 😉

    • helderlima

      A função Retina Flash não consiste apenas em piscar a tela “em branco” (isso é o que faz a solução no jailbreak e até em alguns apps na App Store). A grande novidade do Retina Flash é que a tela, agora, tem 3 vezes mais leds do que uma tela normal, sendo que esses leds adicionais só são ativados quando se usa o Retina Flash. Isso foi dito na Keynote de lançamento do iPhone 6S. Então, não, não é possível implementar o Retina Flash nos modelos anteriores. A menos que você chame de Retina Flash o simples fato de piscar a tela em branco, com um terço da luminosidade do iPhone 6S.

  • Lucian Guilherme

    Só eu que fiquei interessado no chaveiro do BDI? HAHAHAHAHAH

  • ricardopilatti

    Deve ser bem chato mesmo usar as Live Photos pra fotografar “um prato de comida” no shopping.

  • o ideal seria ter isso no celular sem ter que fazer JB. Eu pelo menos não curto. ??

  • Guilherme

    A Apple tá parecendo Samsung colocando perfumarias desnecessárias como esse Live Photo!

  • Carlos Muniz

    Vou comprar um 6s, pois em comparação com a câmera do 5s (que é muito boa), melhorou bastante.
    Também quero um chaveiro do blog! 🙂

  • Gaius Baltar

    Parabéns pelo artigo. Sei que nem sempre é possível (é pertinente) a publicação de conteúdo próprio, mas acredito que esse é um grande “plus”de vocês. Realmente, para quem já tem um 6 as diferenças na câmera não são tão grandes que justifiquem a troca, mas e para quem tem 5s? Não só no aspecto fotos, mas no geral? Vale a troca?

  • Anderson Lopes

    Meu iPhone não esta mais sincronizando com o iTunes, o apps não são mas transferido para o mesmo ?

  • Leonardo Miranda

    vou esperar chegar no Brasil, aí o preço deve estar melhor no PI, aí sim vou comprar. Até lá deu tempo de vender o meu iPhone 6 128gb.

  • O display não tem 3 vezes mais leds. O chip do display é que foi atualizado para forçar o brilho a ficar 3x mais forte para a função de Retina Flash.

  • Rodrigo De Souza Oliveira

    o cachorro nem se mexeu… parece a mesma foto com um tratamento de photoshop (e um movimento na cortina para não ficar nítido ;p)

    • Alex iPilot

      Ou….. Lembrando o Princípio da Lâmina de Occam: As duas fotos foram tiradas exatamente no mesmo instante, para comparação ainda melhor! Nota-se leve diferença de ângulo nas imagens, devido aos aparelhos estarem lado a lado… 😉

      • É isso mesmo, Alex, matou a charada.
        Em nossos testes fazemos sempre as fotos no mesmo instante, para que as condições sejam as mesmas nas duas fotos.

        Mas brasileiro sempre prefere acreditar que os outros estão trapaceando ou enganando…

  • Alex iPilot

    comentario repetido, perdão

  • Woooow e onde consigo esse chaveiro do blog do iphone?

  • Barbara Marques

    Parabéns pelo blog. ADOREI A MANEIRA COMO TRATARAM DO ASSUNTO, MOSTRANDO A OPINIÃO DE VOCÊS SEM INTERFERIR NAS POSSÍVEIS OPINIÕES DESCORDANTES. ABORDARAM O ASSUNTO DE UMA MANEIRA LEVE, DIRETA, MAS ESPECIFICANDO OS PONTOS IMPORTANTES E SENDO DETALHADOS SUFICIENTEMENTE PARA ENTENDERMOS, MAS NÃO O SUFICIENTE PARA A LEITURA FICAR CANSATIVA. ENCONTREI O QUE PROCURAVA, MUITO OBRIGADA!

  • Amanda goes

    ALGUÉM ME AJUDA POR FAVOR!!! Eu tenho o iPhone 5s, esses dias consegui dar zoom com a câmera FRONTAL e adorei! No entanto, eu não sei como consegui fazer isso e agora eu não consigo mais. Pesquisei muito na internet e não encontro nada a respeito, acredito que muitos desconhecem essa função na câmera frontal (eu também, até mexer na tela e dar zoom sem querer enquanto tirava minha selfie). Alguém poderia, por favor, me falar como faço isso novamente??? Valeu gente!!

    • Olá Amanda, já pesquisou em nosso fórum?
      Lá é o melhor lugar para resolver esse tipo de dúvida, porque talvez haja outros usuários
      na mesma situação. Se resolvermos isso aqui, depois a informação se perderá no meio dos
      comentários e nunca mais ninguém vai achá-la. 😉
      forumdoiphone.com.br

  • MeFalem Porfavor

    Tenho um iPhone 6s e a câmera é uma merda, eu achei q ia tirar fotos em Hd ou até +, pelo preço q vc paga nessa bosta, a imagem sai horrível , às vezes tremida e desfocada, mesmo q eu mantenha a mão parada , o problema não é meu aparelho e sim essa linha d iPhone 6s, eu tinha um 5, e te garanto q a imagem ficava bem melhor dos esse