Notícias

O conector Lightning do iPad Pro tem velocidade de USB 3.0

Com o lançamento do iPad Pro em diversos países, o mundo começa a conhecer melhor este novo tablet gigante da Apple. Inclusive algo que pode fazer parte dos futuros iPhones: uma porta Lightning capaz de suportar maiores velocidades de transmissão de dados.

Quem diz isso é o site CNET, com confirmação do iFixIt, que já desmontou o brinquedinho para ver o que tem dentro. De fato, é o primeiro produto da Apple que traz uma porta USB 3.0 sem ser um Mac, permitindo transmissões de dados em uma velocidade muito maior. Visto que o plano de Tim Cook é posicionar o iPad Pro entre um tablet e um computador, faz sentido dar ao aparelho mais poder de fogo.

A mudança de conector significa também mudar os acessórios que você já tem. Apesar dos cabos que já usamos possuírem o mesmo exterior do Lightning do novo iPad Pro, será preciso cabos compatíveis com a alta velocidade, para poder tirar proveito dela. Ou seja, mesmo com conector anabolizado do novo iPad, se você usar nele o cabo do seu atual iPhone para transferir dados, funcionará com a mesma velocidade de sempre. Mesma coisa para acessórios não feitos especialmente para o iPad Pro.

Ligthning

Os cabos Lightning atuais (e adaptadores) usam USB 2.0, cuja velocidade teórica de transmissão pode chegar a 60 MB por segundo. Já o USB 3.0 é capaz de suportar velocidades de 640MB por segundo, mais de 10x superior. É de se questionar se nossos iPhones precisariam de um cabo assim, mas a verdade é que não temos a mínima ideia de como será o mercado móvel daqui 5 anos, e o que parece exagerado hoje, pode ser visto como algo defasado no curto futuro.

Botão Voltar ao topo